22  05
2013
lava e seca | lavanderia | máquina de lavar | passar roupa | publieditorial | roupas | secadora | varal

Lava e seca para a lavanderia do meu apê!

Vocês sabem que a lavanderia do meu apartamento será bem pequena, como a da maioria hoje em dia, então eu terei que planejar cada centímetro dela.
Apartamentos já tem a desvantagem de não terem quintal e ainda com um espaço reduzido para colocar varal, fica complicado secar as roupas da família. Então o primeiro item da minha wish list para a lavanderia é um modelo de máquina lava e seca!

Eu já estava para fazer este post aqui no blog e essa semana a Lojas Colombo me convidou para falar sobre o tema. Fiquei muito feliz pois é algo que eu queria contar aqui e dar dicas pra vocês.

Então a primeira dica que eu dou é escolher o modelo da máquina antes de instalar o tanque (se você puder, claro!), pois dependendo da capacidade de lavar roupas que ela tenha, o tamanho pode aumentar muito e não caber no espaço da lavanderia.

Se você vai querer uma com abertura frontal assim como eu, para poder colocar granito em cima, embutir o tanque e aproveitar para fazer uma bancada, aí que você deve mesmo comprar a lava e seca primeiro, assim você poderá medir tudo certinho!

Imagens: Divulgação

Conheço algumas amigas que tem a lava e seca e que dizem que foi a melhor aquisição que fizeram para as suas casas. Nada como poder chegar em casa a noite depois do trabalho e lavar a roupa sem fazer quase nenhum barulho (sim, a maioria das lava e seca fazem menos barulho que uma máquina de lavar convencional). E o melhor: sem ter que deixar a janela aberta em dias de frio porque a roupa não seca!

Essa próxima dica é para quem estiver reformando ou acabando de receber as chaves de um apê novinho como o meu. Deixe tudo pronto para embutir a mangueira da máquina direto no cano que vai para o esgoto, assim você não deixa a mangueira exposta e fica tudo mais clean na sua decoração.

Separei abaixo os 4 modelos mais comprados, mas no site tem muito mais, inclusive outras cores, com capacidades diferentes.

1. Lava e Seca Electrolux 9 kg
2. Lava e Seca LG 8,5 Kg
3. Lava e Seca LG 12 Kg
4. Lava e Seca Electrolux 12 Kg

O que me fez escolher a lava e seca foi acima de tudo a praticidade.
Eu tenho uma preguiça gigante de estender a roupa hahahaha ou quando não é a preguiça é o esquecimento por estar fazendo outras coisas, e sei que com certeza vou esquecer várias vezes a roupa molhada para estender, aí ela começará a cheirar mal e lá vai eu ter que lavar a roupa de novo!

Depois de muito pequisar, percebi que as reclamações na internet referentes a lava e seca eram sempre relacionadas ao mau uso ou a falta de informação. Então separei abaixo algumas dicas de como usá-la e tirar o seu melhor proveito:

As roupas encolhem por causa da secadora?
Isso é um grande mito! Você resolve isso apenas olhando a etiqueta da roupa. Se está escrito que tal tecido não pode ir na secadora é porque vai encolher. Então a culpa é do tecido e não da coitada da secadora! rs

Roupas muito amassadas?
O segredo está no tempo. Se você colocar no ciclo secagem e voltar horas e horas depois, é claro que elas vão estar totalmente amarrotadas. Tire as roupas assim que a secagem terminar. Alguns modelos tem a opção “Ferro Secagem”, que deixa a roupa no ponto certo, inclusive algumas saem tão perfeitas que nem precisam ser passadas.

Mau cheiro?
É comum nas primeiras utilizações. O calor da secadora estará “queimando” os restinhos de plástico e lubrificantes usados na fabricação da máquina. Depois tudo se normaliza. Outra dica é seguir as orientações do fabricante, realizando os ciclos de limpeza para que a água não fique parada no cano ou dentro da máquina, o que resultará em mau cheiro mesmo!

Roupas mal lavadas ou mal secas?
Veja no manual a quantidade e o limite de peso para lavar e para secar. Geralmente a máquina não lava a mesma quantidade que seca. Fique atento a isso até mesmo para não danificar a máquina!

Faz barulho?
É só regular os pés da máquina com o nivelamento do seu piso e prestar atenção se no seu modelo tem um parafuso de fábrica que deve ser retirado.

Consome muita energia?
Todas as minhas amigas disseram que não notaram uma mudança significativa na conta de luz, mas como esse tipo de máquina economiza água então acho que equilibra bem.

Tipo de sabão?
É recomendável que utilize sempre sabão líquido para evitar resíduos que podem estragar a máquina.

A maioria das dúvidas podem ser resolvidas apenas lendo o manual primeiro, então não tenha pressa para usar e leia tudo antes.

Espero que tenham gostado das dicas!

Na Colombo vocês encontram as lavadoras com secadoras de roupas que fizeram parte deste post e outros modelos também nas marcas Brastemp, Electrolux, LG e Samsung e o legal é que vocês podem pagar em até 12 vezes!

Alguém aí tem a lava e seca? Qual a marca e a sua experiência com ela?
E quem pretende comprar?

Um beijo!

93 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 22.maio.2013

    Olá, descobri seu blog há pouco tempo e já coloquei ele no meu feed. Adorei seu blog! Estou escrevendo pra dizer q já tive uma Lava e Seca da LG e NÃO recomendo, pois ela em 3 anos já deus problema 2 vezes e as peças de troca são absurdamente caras! A da Electrolux não posso opinar, mas se vc quer uma Lava e Seca compre de outra marca q não seja LG. Outra coisa, ela só aguenta secar metade da capacidade da máquina, pois necessita de espaço e tb tem muita roupa q não é recomendável secar à maquina pois encolhe, principalmente as de algodão. Espero ter ajudado. Beijinhos.

    • 22.maio.2013

      Oi Carol, seja bem-vinda!
      Então que as peças são mais caras eu já tinha ouvido falar, mas será que não foi devido a como foi feito o uso dela? Pq todo mundo que conheço que tem a LG, ama de paixão e nunca tiveram problemas. Mas as vezes vai de sorte mesmo, tipo carro né, as vezes a marca é ótima mas um só daquela leva dá problema :(
      Ahh a parte de secar tem capacidade menor geralmente mesmo, eu até escrevi no post, vc viu? E tem que olhar a etiqueta das roupas antes de colocar pra secar, geralmente já vem escrito se pode ou não. Mas mesmo assim eu quero pois vai ajudar e muito a diminuir a quantidade de roupa no varal!
      Bjãoooo

  2. 22.maio.2013

    Nossa! Super util pra apê que mal tem lugar onde pendurar um varal!!

    • 22.maio.2013

      Ótimo né Geni ;)
      Não vejo a hora de pegar as chaves em julho, reformar e comprar minha lava e seca logo!
      Bjus

  3. 22.maio.2013

    Meu apto a lavanderia é diferente do que vejo normalmente… Tanque de um lado, lavadora do outro.
    Eu ainda estou pensando se pego uma lava e seca ou se compro uma secadora de parede.

    • 22.maio.2013

      Ai mesmo se tem mais espaço é melhor pegar uma máquina só que faz tudo do que duas, pra não perder tanto espaço que hj em dia é valioso! :)
      Eu prefiro assim!
      Bjusss

  4. 22.maio.2013

    Bom eu tenho lava e seca e na realidade o ciclo de secagem total é de 4 horas para qualquer máquina. Então se quiser lavar vários tipos de roupa em um dia impossível lavar e secar todas. O varal é indispensável, mesmo porque algumas roupas não podem secar em hipótese alguma na máquina porque simplesmente encolhem.
    A lava e seca com certeza é um ótimo investimento, mais não substitui o varal de forma alguma.
    bjos

    • 22.maio.2013

      Oi Patty!
      Ah, mas o bom é dividir mesmo em vários dias da semana, até mesmo pra não juntar muita roupa!
      Não substitui totalmente o varal, mas reduz e muito né Patty, nada como ter mais organização na mini-lavanderia hehehehe
      Bjus
      Obrigada pelas dicas!

  5. Anonymous
    22.maio.2013

    Olá Bruna, também decidi comprar um lava e seca, pois a lavanderia do meu apartamento será na cozinha mesmo, ao lado do fogão (vou colocar uma divisória de vidro), então o espaço será muito reduzido, e assim poderei colocar granito em cima da máquina e aproveitar o espaço até mesmo para passar roupa! Não decidi de quantos quilos comprarei, mas ouvi dizer, que são diferentes das maquinas comuns, então terei que ver a qual será melhor para o meu caso!

    Beijos,

    Bruna Libardi

    • 22.maio.2013

      Oi Bru!
      É igual a minha lavanderia então, vou separar com divisória tbm!
      Eu tb ainda não decidi de quantos kgs, mas vou calcular o espaço e comprar a maior que couber lá pra garantir a lavagem heheheheh
      Bjsss

  6. 22.maio.2013

    Adorei aposagem e tirou muitas duvidas!!

    saúde,paz e feliz dia do abraço!! \0/

    Ro

    blog conversando no jardim

    • 22.maio.2013

      Oi Ro!
      Obrigada, que bom que tirei suas dúvidas :)
      Beijos e feliz dia do abraço pra vc tbm!

  7. Anonymous
    22.maio.2013

    Olá Bruna!
    Eu também comprei uma máquina lava e seca, o maior problema está sendo embuti-la embaixo da pedra de granito exatamente como você mostra nas fotos. O problema que encontrei foi o seguinte: a mangueira da máquina deve ser conectada a uma torneira para que a mesma receba água só que no meu apto a só há torneira em cima do tanque fora a tomada que está a 1,20m do chão, ou seja a infra fica tudo aparente! Na minha lavanderia há um shaft onde está o tanque e que segundo projeto hidráulico que recebi no manual do proprietário passam as tubulações de água e esgoto, chamei um encanador e ele fez um buraco no shaft para que eu pudesse instalar um tee para conexão de uma nova torneira embaixo do tanque para que o gabinete do mesmo pudesse esconder esta infra, minha surpresa se deu que quando o encanador furou só achou 2 tubos de 100 de esgoto e não conseguindo localizar os tubos de água, ou seja, gastei tempo e dinheiro e minha lavanderia não vai ficar do jeito que imaginei, terei que pedir na marmoraria um furo no granito para que a infra passe por ele, ridículo, mas foi o jeito que encontrei, se você puder junto a construtora se informar sobre a localização da tomada e o ponto de água e se não estiver localizada de modo que você consiga embutir sua máquina, veja se há possibilidade de eles alterarem para o local apropriado.

    Abraços,
    Ariane

    • 22.maio.2013

      Hummm ótima dica Ariane, eu vou verificar no meu apê sobre isso, ai que medo, só me falta acontecer isso tbm! Tomara que não!
      Poxa mas que droga ein… mas ainda bem que encontrou uma forma de mesmo assim ficar legal ainda!
      Um beijo e obrigada!

  8. Fabiula
    22.maio.2013

    A minha é a Eletrolux Lava e Seca 9kg. É maravilhosa! Tive apenas um susto: Coloquei uma peça que não poderia ir à secadora, num tempo um pouco elevado; a peça amarelou, pois “queimou” as fibras do tecido. Nada grave; só o susto de ver a peça que era branca virar amarela. kkk Mas, foi erro meu mesmo. No mais, ela é excelente! Silenciosa, rápida e não elevou as contas de luz/água.

  9. 22.maio.2013

    Oi Bruna !! Excelente a dica da bancada !!
    Eu já tinha decidido comprar uma máquina lava e seca e suas dicas foram ótimas :D

    Obrigada e parabéns como sempre !!

    bjão

  10. Anonymous
    22.maio.2013

    Recomendo muito máquinas que tenham água quente, principalmente para alérgicos a ácaro que nao sao amigos do ferro de passar. Elas sao mais caras, mas acho que vale a pena.
    Ah, um varalzinho acaba sendo necessário. Acho o de pé ótimo, dá pra colocar na sacada ou num quarto desocupado (ótimo quando se tem visita ou pra roupa nao ficar com cheiro de comida). No meu próximo apê vou projetar um cantinho pra guardar o varal.
    Bjs,
    Elisa

    • 22.maio.2013

      Oi Elisa, boa a dia de projetar um cantinho para o varal de chão!
      Vou pensar nisso para o meu!
      Beijos

  11. 22.maio.2013

    Oi Bruna tudo bem, eu sou uma feliz proprietária da lava e saca Electrolux que vc citou no post. Ela é P E R F E I T A rsrsrs, colocamos a roupa e recebemos ela linda, cheirosa e sequinha :). Compramos no site associados da Electrolux, o precinho também foi perfeito, aliás, estamos comprando tudo por lá! Depois farei um post sobre o assunto! Beijo bem grandãooooooooo e boa sorte na escolha!

    • 22.maio.2013

      Jura Fran?
      Ai menina vc me ajudou muitooo!
      Obrigada!
      Já ouvi falar muito bem dela mesmo, bom saber que vc gostou!
      Bjsss

    • 23.agosto.2013

      Oi meninas, Fran! como funciona o site associados da electrolux?

  12. 22.maio.2013

    Ah… mas esse publieditorial foi muito util… rs… gostei de você fazer um review do produto junto com a propaganda… tá evoluindo, moça!

    Então, tenho uma amiga do trabalho que disse que não deu muita diferença na conta de luz dela não… ela tb ama a lava e seca dela.

    No meu apê pretendo fazer uma bancada como essas que você mostrou… o tanque que vem com o apê é muito feinho e quero aproveitar o espaço em baixo dele para fazer um armário, então vou trocar por um tanque de inox. Fora que a pedra da mesma cor da pia da cozinha dá unidade ao ambiente, acho que fica ótimo!

    Beijinhos…

    • 22.maio.2013

      Oi Fran sua linda!
      Nossa imagino que o seu apê vai ficar lindo ein!
      Eu quero muito fazer assim tbm, tomara que eu consiga!
      Bjs e obrigada viu ;)

  13. Anonymous
    22.maio.2013

    Ótimas dicas, Bruna!!!! Cada dia que passa fico mais apaixonada pelo seu blog!!! Um beijo e sucesso!!!! :-)

  14. 22.maio.2013

    Ola Bruna!
    Estou pretendendo comprar a lava e seca também, vou morar em apê e estamos terminando a reforma…Vale a dica pra você observar com atenção tanto a tubulação da água limpa quanto a agua suja tbm! O post me ajudou mto pois estou na duvida que marca comprar. Beeeijos

  15. 22.maio.2013

    Ola Bruna,

    Sou apaixonadaaa pelo seu blog…Estou reformando meu apê e suas dicas foram otimaas, irei comprar a lava e seca também e falo pra vocês prestar bastante atenção nas tubulações e tomadas pois tive que alterar bastante coisa junto com o pedreiro e marceneiro. Moro na bahia e nao conhecia o site de compras COLOMBO, gostei dos preços! rs

    Beeijo

    • 22.maio.2013

      Os preços estão bem legais né? Eu tbm curti! Com certeza assim que for comprar a minha lava e seca, vou consultar este site!
      Bjuss e obrigada pelas dicas!

  16. 22.maio.2013

    é uma ótima opção mesmo porque as áreas de serviços dos apartamentos estão cada vez menores.

  17. 22.maio.2013

    Oi Bruna… mudamos faz uma semana e foi o melhor investimento que já fizemos… Temos uma lava e seca da Samsung 8,5Kg… Também tive problemas com a instalação, pois o meu apartamento não tinha saída de esgoto pra máquina e entrada de água só no tanque… Mas o meu marido fez um T atrás da máquina e conectou por dentro do armário… O descarte ficou ligado direto no sifão do tanque…Assim, ganhamos muitoo espaço de bancada e tempo na secagem das roupas…. Não sei como seria minha vida sem ela….. rsrsrsrs

    • 22.maio.2013

      Eu preciso muito dela!!!
      Bjs
      Obrigada Talita! ;)

    • veronica
      28.abril.2015

      Oi Talita, estou com o mesmo problema! preciso conectar o descarte da maquina direto no sifão do tanque. Queria saber se tem alguma peça ou tipo de sifao especifico para isso ou se ele teve que criar a adaptaçao. Para que serve o T atrás da máquina? Como vc fez com a agua? Se vc puder me mandar uma foto de como ficou o sifao, ficarei muito agradecida! meu email é [email protected]! bjs

  18. 22.maio.2013

    Oi Bruna.. mudei a uma semana e não consigo imaginar minha vida sem ela… Temos uma Samsung Eco Buble 8,5Kg… O melhor investimentooo.. sem dúvida!!! também tive problemas com a instalação, pois não tinha saída de esgoto pra máquina, mas meu marido fez a conexão por dentro do armário no sifão do tanque. A água também fizemos um T para conectar as entradas de água no tanque por dentro do armário… O meu marido gosta tanto dela que às vezes faz questão de lavar roupa!!!!kkkkkk bjuss

    • 22.maio.2013

      Hahahahaha tomara que o meu futuro marido tambem faça questão de lavar a roupa então hahahaha
      Bjs

    • 02.novembro.2013

      kkkkk valeu pelos posts. quero mordernizar a casa de papai e deixar q ele mesmo lave ao inves de ocupar o tempo da secretaria do lar com isso. massa!

  19. 22.maio.2013

    Realmente Bruna, é um item MUITO desejável, uma pena é que como a maioria é lançamento ainda estão muito caras, mas com certeza até o final do ano e ano que vem o preço diminui (espero conseguir casar ano que vem… haha… então o preço tem que baixar mesmo)… haha *-*
    Beijos

    frescurasdemulherzinha.blogspot.com

    • 22.maio.2013

      São um pouco mais caras que uma lavadora convencional, mas as vantagens são maravilhosas, vale a pena o investimento eu acho!
      Bjs

  20. 22.maio.2013

    Aiiii meu Deus eu nunca tinha ouvido falar, que vergonha ne, mais acho q será um sonho de consumo né? Eu já tenho uma brastemp, quem sabe convenço o noivo de comprar uma dessas, kkkkkkk. Bjusss pra vc linda, meu noivo falou q vc é lindona :( Brincadeira!!!!!! Adoro vc.

    • 22.maio.2013

      Oi Kenia!
      Que vergonha o que, menina?!
      O blog é justamente pra isso, pra levar informação a vocês a facilitar a vida do dia-a-dia!
      Ahhh obrigada, fiquei até envergonhada agora kkkkkkk obrigada sua linda!
      Bjão

  21. 22.maio.2013

    Nossa me tirou todas as duvidas rsrs. Tenho uma maquina de lavar, que apesar de nova nao chega aos pés da lava e seca. Eu sou uma que quer ter em casa, acho muito mais pratico e é bem assim que acontece, agente chega a noite em casa poe p lavar quando ve ta sai sequinha, mil vezes melhore que ter que ficar estendendo e sem contar os 3 dias no minimo que levam p secar, pelo menos aqui no sul que é frio e chove muito no inverno… Eu quero uma para fazer na minha area de serviço como nas imagens que você postou, iguailzinhooo rsrsrs. AMEIII o post beijos

    • 22.maio.2013

      Ai que bom que gostou Cintia!
      Temos que aproveitar todos os cantinho nesse espaço tão pequeno né :)
      E a lava e seca é ótima pra isso tbm!
      Bjs

  22. 22.maio.2013

    Olá Bruna,

    Tenho a Electrolux Eco Turbo 9kg certamente foi uma das melhores aquisições que fizemos pro nosso ap, ela é sensacional! Super indico :)

    Dica atente sobre as questões hidráulicas, pois no meu caso tbm não é possível embutir as mangueiras, então acaba ficando exposto mesmo, inclusive tive com comprar uma torneira de 3 saídas para facilitar o uso, pois ela necessita de 2 saídas de água viu, e o ideal é ficar com pelo menos 1 saída livre.

    Super bjo e soa sorte!

  23. 22.maio.2013

    Sou dona de uma LG Lava e Seca há 4 anos, escrevi sobre isso no meu blog essa semana. http://www.donaprig.com

    Passa lá!

  24. 22.maio.2013

    Oi Bruna!

    Só acho que na tua lista faltou a Samsung EcoBubble 8,5 Kg. Comprei esse modelo e adorei!! É super silenciosa, centrifuga super bem.
    Tb tinha muitas dúvidas entre os modelos que tu citou, mas acabei escolhendo essa justamente pelas poucas reclamações sendo que o produto já tá mais de ano no mercado.

    Bjos

  25. 22.maio.2013

    Olha Bruna que interessante:
    http://www.youtube.com/watch?v=AX5Pjqar5Y8&feature=player_embedded

    como instalar uma máquina lava e seca frontal !!

    bju

  26. Rosa
    22.maio.2013

    Oi Bruna, tudo bem?

    Eu peguei a chave do meu apê há alguns meses e estou nessa fase de compras de eletro e reforma. Há um mês comprei uma lava e seca de 10kg cor prata da LG pelo preço de uma 8,5kg branca.

    Acredito que em casos como o nosso, a lava e seca é uma questão de necessidade e não de luxo rs

    Parabéns pelo blog.

    Bj

  27. 22.maio.2013

    Olá Bruna!
    Como também vou mudar em breve para um apartamento, me adiantei…no final do ano, comprei uma lava e seca (a minha é essa Lava e Seca Electrolux 12 kg, abertura superior), na promoção do Black Friday do ano passado…realmente valeu a pena, porque tive uma economia significativa…
    Aconselho a quem quiser comprar, pesquisar antes no site http://www.buscape.com.br, pois ele compara os preços do mesmo produto em diferentes lugares…é muito bom…
    Quanto ao funcionamento, no começo “apanhei” bastante…mas hoje em dia, quando vou lavar e secar (isso porque ainda moro em uma casa, onde tenho varais), coloco apenas metade do cesto de roupas…isso fica ideal para uma secagem de em média 2 horas. As roupas saem sequinhas, e se eu retirar logo que o ciclo termina, como você mesma disse, algumas nem precisam ser passadas, como as malhas levinhas…
    Ah, aproveitando…amei o post sobre a visita…vou pegar as dicas que você deixou para fazer a minha primeira visita…será essa semana, estou super ansiosa..depois divido com você e todos a minha experiência também!
    Parabéns pelo blog, desde que descobri, acompanho todos os dias…
    Sucesso!e que saia logo os nossos apês!!!
    Beijo!

  28. 22.maio.2013

    Olá Bruna!

    Como também vou mudar para um apartamento em breve, comprei uma Lava e Seca no final do ano passado. Aproveitei as ofertas do Black Friday, economizei muito!!
    Aconselho a quem quiser comprar, pesquisar no site http://www.buscape.com.br, o site compara os preços de diferentes lojas…
    No início “apanhei” um pouco…agora já estou craque, rsrsrsrs…
    Pra quem quer lavar e secar, para que não fiquem peças úmidas, o ideal é colocar apenas metade do cesto de roupas…assim o ciclo de secagem se torna mais eficiente.
    O ideal é como você falou mesmo, se retirar as peças assim que o ciclo termina, algumas peças nem precisarão ser passadas (elas saem quentinhas, é só dobrar direitinho)…
    Ah, aproveitando…amei o post da primeira visita!
    Estou hiper ansiosa, farei a primeira visita no meu apê essa semana…
    Vou usar todas as dicas que você passou…e depois conto como foi…
    Parabéns pelo blog, sucesso!
    Beijo!

  29. 22.maio.2013

    Oii Bruna!
    Eu sempre venho aqui no blog ler, mas hoje vou ter que comentar, porque eu tenho uma lava e seca aqui no apê. Antes de me mudar, eu morava em uma casa enooooorme, então tinha espaço para o varal, no pátio e tudo. Mas agora moro num apê BEMMM minúsculo e tenho a tal lava e seca. Também achava que era tudo de bom, mas me decepcionei um pouco. Primeiro porque eu achei que sim, secar a roupa gasta mais energia. Depois, o ciclo demora muitooooooooo mais (quase 2hs para secar uma roupaa!) e as roupas saem beem amassadas (e por vezes encolhem, por mais que na etiqueta digam que podem ser secas na secadora). Mas tem seu lado ótimo: secar lençóis é uma beleza, porque não tenho onde os estender, ou então quando eu quero uma roupa para amanhã, não preciso me preocupar. Mas olha, arruma um varal pro teu apê, porque senão vai fazer falta. Quanto a lavagem, essas máquinas de tombamento são tudo de bom, lavam bem direitinho!!

    Beiijooos

  30. 22.maio.2013

    “Eita…”vai escrever em um blog na primeira vez, dá nisso…rsrsrsrs…
    primeiro escrevi, quando fui enviar, deu um erro…
    depois escrevi tudo de novo…tentando escrever as mesmas palavras…
    agora pelo menos, aprendi como se faz…
    kkkkkkkkkkkkkkk…
    bjo!

  31. 22.maio.2013

    Oi Bru!!
    Qdo eu fui comprar minha máquina de lavar roupas fiquei nesse mesmo dilema, o que me fez optar pela lava&seca foi esse clima maravilhoso de inverno de São Bernardo, que as coisas não secam nem por reza, hahaha.
    Eu acho excelente!
    Uma dica de produto que existe: minha tia trouxe dos EUA uns “lencinhos umedecidos” de amaciante!! Vc coloca um lencinho daquele dentro da máquina na hora da função secar e as roupas saem mais do que perfeitas, raramente tinha que passá-las depois. É só tirar da máquina e dobrar na hora. É um POWER de amaciante! É uma pena que não existe esse tipo de produto aqui no Brasil. :(

    Um beijo!

  32. 22.maio.2013

    Oi Bruna.
    To adorando seu blog. Faz alguns meses que comprei o meu apê. Ele também é pequeno e estou amando as suas dicas. Sobre a lava e seca, já estamos comprando. Vai ser muito útil. Eu e meu esposo estamos muito animados com o nosso novo lar e curtindo muito esse blog. Bjsss

  33. 22.maio.2013

    OI , Bru , tudo bem , já venho te acompanhando faz um tempinho , te achei nos blogs de maquiagem, estou bem pertinho de voce , sou de Maúa , minha lavanderia tbm é minuscula, faz 4 meses que estou no ap, tenho uma lava e seca LG, 10 kl, um dos modelos que voce indicou, ammmmmmooooo ela de paixão , melhor custo benéficio, pesquisei muito , antes de comprar , pois no reclame aqui tem muitas reclamações de varias lava e seca, inclusive tem uma lava e seca da samsung que eu iria comprar , mas ela tem um defeito de fabrica , pesquisei e vi que a da LG não tinha reclamações.
    Ela é maravilhosa , lava a roupa em 1 hora , 30 mim , ou quanto de tempo voce quiser , voce regula se quer água quente ou fria , regula a velocidade da centrifugação , seca em 30 mim , 1 h , 2 h , ou o tempo que voce quiser , quando desliga , ela fica durante 6h resfriando a maquina , mas voce pode desligar a hora que quiser , há e dá para programar a máquina pra ligar a qualquer hora , mas não aprendi ainda , há ela é minha melhor amiga ……..voce não vai se arrepender …….bjs

  34. 22.maio.2013

    Bruna!!! Eu tenho uma, e é ótima!! Ajuda muito, pois quando voce precisa de uma roupa vc coloca la e ela seca pra vc!!! Ainda mais que tenho um pequeno que suja mais a roupa que sei la o que?! rs
    Ta de parabéns pelo blog, sempre acompanho ele!!

    bjs

  35. Gabriela
    22.maio.2013

    Bruna, me mudei a menos de 1 mês e resolvi levar pro meu apê a máquina antiga, acontece que na primeira vez que usei a máquina fiquei até com medo de ser expulsa do condomínio de tanto barulho que a bendita fez (na casa antiga eu nem notava, pois a máquina ficava na área externa).
    Então eu surtei e na mesma semana corri na loja e comprei minha LG 8,5kg. Ai que sonho! Moro com meu husband e meu filho e ela me atende muito bem, é só respeitar o manual que dá tudo certo. Ah, tem gente que acha besteira mas eu adquiri a garantia estendida já que me disseram que a manutenção e as peças dela são muito caras.

  36. Olá Bruna!

    Moro em uma casa e tenho uma lavanderia. E há dois anos resolvi comprar uma máquina de secar de parede. Posso dizer que foi a melhor ideia que tive. Aposentei os varais e não fico dependendo do tempo. Foi uma libertação.
    Minha secadora é da brastemp.
    bjs
    Inês

  37. Anonymous
    22.maio.2013

    Oi Bruna
    A minha lava e seca é da Brastemp 7kg, com todas as vantagens citadas nos comentários acima, no dia-a-dia como o tempo de secagem é longo (4 hs) acabo usando o varal da parede ou o de chão… o que fiz de diferente que apesar da bancada de granito ser útil eu optei por aproveitar toda a instalação da lavadora e colocar em cima do granito a lava louças, achei que ficou mais prático pois geralmente elas não ficam completamente embutidas nos armários da cozinha.
    bjs
    Márcia Maltempi

  38. 23.maio.2013

    Oi flor, ainda não me mudei mas já adoro minha lava e seca. Também morro de preguiça de estender as roupas. Uma vez dormi no ape e levei todas as roupas sujas lá de casa para lavar, vou fazer um post sobre a minha experiência. Ahh, e essas lavanderias com tanque embutido são lindas e super práticas, pode investir que você não vai se arrepender. Bjs

  39. 23.maio.2013

    Então.. minha vizinha usa e a roupa sai pelando e úmida ¬¬

  40. Anonymous
    23.maio.2013

    Oi Bruna, já venho acompanhando o blog tem algum tempo, mas nunca comentei. Decidi comentar hoje pq me mudei tem pouco tempo e também decidi investir numa lava e seca. Antes de comprar, pesquisei bastante, pois os preços não são tão em conta assim. Por tudo que pesquisei decidi comprar um modelo que você não citou acima e que é simplesmente sensacional…é a lava e seca da Samsung, no modelo Eco Bubbles. A que eu comprei era de 8,5kg mesmo, pois somos só eu e e meu noivo e achei que seria mais do que o suficiente. Vou te mandar um blog simplesmente fantástico que fala absolutamente tudo de lavadoras:

    http://lavadorasderoupas.blogspot.com.br/2012/05/lancamento-lava-e-seca-samsung-eco.html

    Mandei o link específico dessa máquina, mas você pode pesquisar sobre as que você se interessou e ver o que as pessoas estão comentando. Escolhi a da Samsung não só pelo que o próprio autor do blog, mas pelos comentários também. Enfim, fica essa dica.

    Beijos
    Mariana

  41. Anonymous
    23.maio.2013

    E ah, andei lendo nos comentários acima que o tempo mínimo de secagem é de 4h. Não sei como é nas outras lava e seca, mas na da Samsung não é assim não. Você coloca as roupas e seleciona o ciclo de secagem, daí ela calcula o tempo necessário pra secar de acordo com a quantidade de roupas, e durante o ciclo ela vai ajustando o timer caso seja preciso. É muito incrível!

    Mariana

  42. Anonymous
    24.maio.2013

    Olá, também sonhava com uma lava & seca. Tive a infeliz idéia de comprar uma da Samsung no ano passado. Ela veio de fábrica com defeito e nunca nem acendeu uma única luz se quer, nunca funcionou. Fiquei desgostosa com a postura da empresa, que ao invés de assumir e reparar o erro, me deixou MESES esperando por uma resolução, que só aconteceu depois que eu entrei com um processo no Procon. Com o dinheiro da devolução do produto, comprei uma LG que estava em promoção, economizei uns 500 reais e estou felicíssima. Pode ser que tive azar com o produto, mas isso não justifica a postura da empresa, que sempre foi de fugir e ignorar o problema – sem contar as inúmeras enrolações da assistência técnica Eletrolar. Procurem no Reclame Aqui para ter uma ideia!

  43. Anonymous
    27.maio.2013

    Bruna, pesquisei um monte sobre as lava e seca, e a que achei de melhor funcionalidade foi a da Sansung, que tem Eco Buble, podendo lavar as roupas a seco. Meu ape,eu já fiz a vistoria, só aguardando as chaves, na maior ansiedade. Minha cozinha vai ficar como a da foto, com ela embutida no granito e bancada única. A parte e baixo é branca de toda a cozinha e a parte aérea é de espelho e preta. Acho que vai ficar bem bonita! Bjs
    Amanda

  44. Anonymous
    13.junho.2013

    Bruna, preciso de uma informação meio rápido, nao sei onde procurar, os vendedores nao sabem informar. Comprei o meu apto vou tirar o tanque e colocar um de inox e colocar a pedra de granito, o que eu faço para a agua da maquina ir embora? na minha casa a saida da maquina e na parede, proprio para maq. lava roupas, mas no apto nao possui, tenho que fazer um buraco no granito para a mangueira de saida da maquina cair no tanque? ou existe algum tipo de adaptador na saida da agua do tanque que eu possa ligar tambem a saida da maquina, não queria que a mangueira da maquina ficasse pendurada no tanque. Me dá um Help!!! Email [email protected] ou [email protected]

  45. Anonymous
    16.junho.2013

    Adorei sua lavanderia. Posso conhecer o seu ap?
    jeferson

  46. 28.julho.2013

    Aqui tem um vídeo sobre como instalar varal de teto: http://www.youtube.com/watch?v=yk3S4evBtBo

  47. 20.agosto.2013

    Olá Bruna.
    Sou uma feliz proprietária de uma LG 12 kg.
    Não tenho reclamações. Confesso que comprei com medo, pois haviam muitas reclamações a respeito, mas percebi lendo o manual on line, que muita das reclamações eram por falta de informação.
    A minha maquina cheirou a plástico queimado nas primeiras lavagens, mas nada desesperador, dava pra perceber que era normal do aquecimento.
    Quanto a não secar roupas na máquina, seco quase tudo. Assim como existem muitas roupas que na etiqueta fala pra não lavar na maquina, e todo mundo lava!! Além das secadoras usarem vapor na secagem, e diminuir muito o risco de encolhimento, e mais, pode dobrar a roupa úmida mesmo, porque a roupa sai praticamente esterilizada da máquina, o que torna quase impossível mofar, ou cheirar mal.
    Só não seco roupas mais caras, ou novinhas pra evitar prejuízos rsrsr
    SUPER RECOMENDO!!!

  48. Anonymous
    28.agosto.2013

    Olá
    não consegui deixar de dar minha opinião, essa máquina para mim foi péssima não recomendo para ninguém alagou meu apartamento 2 vezes pois entupiu com fiapos de roupas e não existe travas para isso então a agua sai somente pela tampa ou uma mangueira muito pequena em baixo foi prejuízo as duas vezes moveis, carpete de madeira e outros , espero ter ajudado

  49. 17.setembro.2013

    Comprei meu AP em 2011 na planta, entregam no mês que vem se Deus quiser e minha primeira aquisição foi a lava e seca de 10kg…. agora só to rezando pra caber…rs. Adorei o blog… parabens! bjus

  50. 22.setembro.2013

    Olá… adorei o post… fiquei interessada na electrolux 9kg… mas fiquei com uma dúvida… o aquecimento de água é automático? ou precisa de alguma instalação de água quente??

  51. Anonymous
    04.outubro.2013

    Olá! Comprei uma Electrolux Intelligent Sensor 12 kg e estou decepcionada…As roupas saem tão, mas tão amassadas que nem um bom ferro à vapor resolve…Comprei pensando em economizar meu tempo e arrumei uma grande dor de cabeça…bj

  52. Anonymous
    24.outubro.2013

    Olá, Bruna! Conheci seu blog há alguns meses, dou sempre uma olhadinha nas novidades, mas nunca comentei. Como muitos que visitam seu blog, estou aguardando a entrega do meu apê. Hj, pesquisando eletrodomésticos, achei um blog interessante do Fernando Ricci sobre lavadoras. Não sei se já conhece. Ele cita novidades e esclarece dúvidas p quem interessar. Uma ajudinha é sempre bem vinda =). Espero q goste tb. http://lavadorasderoupas.blogspot.com.br/
    Parabéns pelo blog! Bjs
    Ticiana

  53. Anonymous
    24.outubro.2013

    Gostaria de deixar minha opinião sobre a Electrolux. Fujam desta marca por diversos motivos:
    1) As roupas saem completamente amarrotadas;
    2)Várias partes da máquina enferrujam com menos de 3 anos;
    3) Uma placa de potência, que queima com em torno de 3 anos de pouco uso (apartamento onde mora apenas um casal), tem o custo de troca de quase R$ 800,00 (para modelo LSE11);
    4) O SAC e a assistência técnica desrespeita o cliente e ficam apenas enrolando;
    5) Enganam os clientes inclusive no livreto do equipamento, onde dizem ter bom custo de manutenção.

    Moral da estória, após 3 meses sendo enrolado para conseguir um desconto na manutenção, decidi jogar minha máquina fora e comprar uma nova de outra marca. Electrolux nunca mais, para nada!

    • Angela Costa
      17.fevereiro.2018

      Gente!!!!!Pelo amor… fujam do modelo Electrolux!!!!Desde q adquiri o modelo lSE 09 kg só venho tendo problemas.Já troquei uma placa q me custou 900 rs.Detalhe:com pouco tempo de uso.Em seguida foi o ventilador da secagem ,a borracha q rasgou(ninguém sabe como)…Bem,vou parar por aqui ,o ideal é q não comprem,pois além d tudo,as roupas saem extremamente amassadas…….Um verdadeiro fiasco!Estou pensando em” jogar fora” e comprar uma Samsung de 8,5 por recomendacões neste site.

  54. Anonymous
    28.outubro.2013

    essa mulher é uma brastemp, gezúis!

  55. Anonymous
    03.novembro.2013

    Minha vizinha de cima tem uma lava e seca. Liga a máquina a noite depois que chega do trabalho, por volta de 20:00 hs. Quando vai dormir deixa a máquina trabalhando que passa da meia-noite e o barulho me incomoda muito, não é nada silenciosa. Não sei qual é a marca mas acho que demora muito para completar o serviço.

  56. […] nossos lares! :)Não deixe de ver o outro post que fiz esclarecendo dúvidas e mitos sobre as máquinas Lava e Seca!Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais […]

  57. I read your article and then tried to come up with some witty comment, but all I’ve got is that you’re awesome. Really great article.

  58. Áurea
    18.abril.2014

    Hoje eu ganhei a lava e seca opção 4! Estou totalmente apaixonada. Preferi a com abertura superior pela comodidade de ficar não precisar ficar me abaixando para colocar e tirar a roupa hahaha. Agora é rezar pra caber no ap! A previsão de que ficará pronto daqui a 2 meses. Oremos hahahaha

  59. Cristiane
    04.novembro.2015

    A minha lava e seca é uma 8,5 samsung eco bubble.Mas ela as roupas não saem com cheiro gostoso de amaciante mas tb não saem fedendo o que vc acha que estou fazendo de errado? Bjs!

  60. Mirian
    23.setembro.2016

    Como a mAquina foi colocada sob a bancada… Pq
    Sao pesadas e nao tem rodinha..?

  61. Aline
    11.julho.2017

    Oláa, quantos m2 é seu apto? a lavanderia nao ficou muito apertada com a maquina com abertura frontal?

  62. Carla
    04.setembro.2018

    Não recomendo a lava e seca da Lg também. Com quatro anos de uso ela parou de ligar, o técnico disse que queimou a placa principal, a troca mais de 700 reais e em apenas 15 dias depois parou se funcionar novamente. A máquina fica no meu apartamento e sempre segui o manual de limpeza e manutenção dela. O cheiro na hora da secagem nunca passou na minha.

  63. Fátima Perini
    02.maio.2019

    Oi Bruna, boa tarde.
    Quero fazer minha lavanderia igual ao modelo de bancada com a lava e seca.
    Minha dúvida é o seguinte, em relação a entrada de água para a lava e seca , onde é colocado a torneira?
    Pra saída pro esgoto tudo bem, sei como é.
    Agora como preparar pra entrada de água na máquina que não sei como fazer e meu pedreiro também não, para ficar escondido.
    Pode me dar uma dica?
    Obrigada.

  64. Vanessa
    02.setembro.2022

    infelizmente eu odeio a lava e seca. tenho há 5 anos e por mim jogaria fora.
    claro pra quem depende de espaço pra secar mesmo nao gostando e o q se tem. como eu tenho espaço não me adaptei a ela
    uso a minha velhinha q só lava mesmo