06  08
2013
Decoração | Reforma

Dicas para fazer uma cozinha americana

A cozinha americana é a grande vedete principalmente na decoração dos apartamentos pequenos. Costuma ser integrada com a sala de estar ou jantar e possibilita que você cozinhe e ao mesmo tempo interaja com os convidados ou a família nos ambientes vizinhos. Geralmente o que separa estes dois cômodos é apenas um balcão, que geralmente é usado como mesa de lanche rápido ou mesa de jantar.

Mas alguns cuidados precisam ser tomados quando pensamos em fazer uma cozinha integrada com os demais cômodos da casa ou do apartamento. Vamos conferir?

1. Coifa
Se o cheiro é o que impedia de ter uma cozinha integrada, uma coifa potente é uma boa solução para evitar o cheiro de fritura e fumaça pela casa toda.

2. Balcão
Mesmo que a pia seja voltada para o lado da sala, faça um balcão para refeições, além de ficar lindo, é um local para ter mais interação com a família e amigos.

3. Estilo
Para haver essa integração não esqueça que como o ambiente está totalmente aberto, os dois cômodos devem ter elementos que combinem, cores e texturas para não haver conflito na decoração.

4. Mesa integrada
Se prefere uma mesa ao invés de balcão de refeições rápidas, integre-a com a cozinha como no exemplo abaixo. Fica lindo e você economiza espaço.

5. Piso
Se a função da cozinha americana é ser integrada com a sala, que tal usar o mesmo piso para unificar tudo? Hoje em dia com os produtos de limpeza que temos, não temos mais a necessidade de lavar a cozinha. Os pisos vinílicos que temos hoje no Brasil são ótimos para isso também, se for sem cola no sistema click, não tem problema se cair líquido no chão!

6. Móveis e eletrodomésticos
Se o ambiente for muito pequeno, opte por móveis mais claros e eletrodomésticos que otimizem o espaço como cooktops por exemplo.

Deixarei mais algumas inspirações lindas pra vocês!

Imagens: Reprodução

Na minha opinião, uma cozinha fechada deixa o cheiro de fritura e alimentos passar pra casa toda da mesma forma. A não ser que você feche a porta e se isole dos outros cômodos, mas sabemos que no dia-a-dia isso é bem difícil! Então eu prefiro uma cozinha aberta onde além de deixar mais amplo o ambiente, ainda posso interagir com a família e os amigos na sala.

E vocês preferem uma cozinha fechada ou integrada?

Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter  Fanpage ❤ Instagram  Youtube

42 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 06.agosto.2013

    Bru, adorei o post!! E eu adorei mais ainda a segunda e a quarta ideia para cozinha, são lindas!! E com certeza a cozinha aberta fica bem melhor, com muito mais espaço!! Eu adoro!!
    Fique com Deus… Beijinhos
    Flá

    Convite para o meu cantinho: http://sonheerealize.wordpress.com/

    • 06.agosto.2013

      Lindas né Fla!
      Tomara que eu consiga fazer algo parecido hehehe
      Bjs

    • 07.agosto.2013

      Vai conseguir sim, Bru!! Se Deus quiser!! VC tem muito bom gosto e a gente ir pesquisando antes, como vc faz, consegue o preço melhor e ir se planejando, né?! =D

  2. Anonymous
    06.agosto.2013

    Olá Bruna, comprei meu 1º apê no mês passado e ele só ficará pronto no final de 2016 (tem chão!).
    Procurando algumas matéria sobre imóveis na planta, incc… me deparei com o seu blog e na primeira leitura (sobre o incc, juros, cálculo) me APAIXONEI.
    Estou começando a ler todas as postagens desde o início e estou me identificando MUITO desde a ansiedade, obsessão pela decoração… seu espaço está show de bola. Parabéns pelo trabalho e por compartilhar um pedação da sua vida conosco. Beijos e mais uma vez parabéns!
    Jenifer

  3. 06.agosto.2013

    Cozinha americanda: Taí um sonho que eu ainda vou realizar! *-* Adoro!

    Beijos mil ♥

    http://www.uzeabuze.com

  4. Anonymous
    06.agosto.2013

    Patricia Lippa (patricia.lippa@hotmail.com)

    Oi Bru, estava lendo seu desabafo sobre o atraso na entrega do apê, e quero comentar com você um pouco da minha experiencia.
    Eu e meu noivo, compramos um apartamento da MRV em março de 2012, e eles nos passaram um prazo de 2 anos. O meu corretor me explicou tudo o que eu teria que pagar e os valores aproximados.
    Antes de comprar, não pesquisamos NADA. Fomos em um ponto de venda, achamos interessante, e fechamos no mesmo dia.. OLHA SÓ!! rsrs..
    Depois que compramos, comecei a pesquisar mais sobre o assunto e sobre a construtura, e muita gente me falava mal da construtura, sobre pagamentos e sobre tudo! queria me matar né.. mas, graças à Deus, até hoje esta dando tudo certo, o prazo para ficar pronto é março do ano que vem, de acordo com o que ele me disse no ato da compra, + 4 meses de tolerancia.. porém, eu acredito que no final deste ano, mais tardar no inicio do ano que vem, estarei com minhas chaves na mão. Em abril se não me engano, eu e meu noivo assinamos nosso contrato com a Caixa, e esses dias eu estava olhando meu extrato no site, e o banco ja pagou a minha divida para a construtora, então, ja não devo mais nada teoricamente né.. Fiz um pagamento de novecentos e pouco esses dias, que foi o único valor que não nos foi informado. Este valor, era pra registro em cartório.. e logo após, recebemos um documento, do registro do imóvel no cartório. Estou muito ansiosa, e satisfeita até então com o “negócio” que nós fizemos. Sou muito grata à Deus por isso, porque sem ele, não teríamos nada disso!
    Bom, consigo imaginar o tamanho da sua ansiedade e frustração sobre o atraso, ja que você comprou em 2010! Eu acho sim que você deveria entrar com uma ação contra eles, afinal, tenho certeza que não foi pouco dinheiro que você gastou até hoje, muito pelo contrário né.. e é um direito seu!!
    Te desejo boa sorte, e muita calma.. no final, da tudo certo! Pede pra Deus, porque para Ele, nada é impossível viu! Pede pra Ele, e descanse, que o mais Ele fará!!
    Beijoss

    • 06.agosto.2013

      Com certeza Patricia, pra ele nada é impossível mesmo! :)
      Estou ansiosa, mas tenho fé que vai dar tudo certo em breve!
      Um beijo e muito obrigada por compartilhar sua história aqui!
      Bjs

  5. 06.agosto.2013

    Ambientes lindos! Um sonho! Uma coisa que reparo em algumas cozinhas é a pia na ilha… não vejo muito sentido… não é, assim, muito legal compartilhar a lavagem de louça kkkk

    Adoro o seu blog! ;)

    • 06.agosto.2013

      Então Maria Cristina, na minha a pia ficará na ilha mesmo. O sentido disso é que foi construída assim e não tem como mudar a tubulação do prédio, a não ser que quebre tudo e refaça mas haja dinheiro!
      Normalmente quando a pia é na ilha, uma paredinha maior é levantada para não dar pra ver a louça suja heheheh
      Bjs

  6. 06.agosto.2013

    A minha cozinha será integrada, acho bem mais lindo!
    O apê já virá com o balcão de cozinha americana.

    Beijos
    http://casamentofestaeapartamento.com/

  7. 06.agosto.2013

    Amooo cozinhas integradas,Mas o meu vai ser cozinha fechada :( vou ter que usar a criatividade para ficar tão linda o quanto :)

    • 07.agosto.2013

      Ah mas mesmo sendo fechada, é só usar a criatividade que vc consegue deixá-la mais espaçosa tbm Kariny! ;)
      Boa sorte, bjs!

  8. 06.agosto.2013

    Acho a coisa mais linda do mundo cozinhas americanas! Essas das fotos, uma mais linda que a outra *-*
    Uma coisa que eu acho lindo e essencial é um balcão maior, com banquetas e cooktop. Imagina que delícia você receber amigos e ir cozinhando ai enquanto conversa com eles, sentados nas banquetas? Acho isso a coisa mais gostosa que tem *-*

  9. 06.agosto.2013

    Adorei as dicar Bruninha !

    Beijinhos

    http://anageneroso.blogspot.com.br/

  10. 06.agosto.2013

    Bruna, querida! Eu estou ficando viciada no seu blog!
    Prefiro cozinha integrada com certeza!!
    Esse seu post iluminou minhas idéias!!

    Beeeejo gata!

  11. 06.agosto.2013

    Olá, comprei meu primeiro AP na semana passada e ele esta na Planta e deve ficar pronto em Dez de 2015. Eu e minha mulher optamos pela cozinha americana e procurando sobre dicas encontrei seu blog que achei sensacional! Parabéns e felicidades em seu novo AP.

  12. Anonymous
    07.agosto.2013

    Bruna, eu vou ter cozinha aberta e estou cuidando para comprar eletros silenciosos. Ninguém merece querer assistir um filme ou conversar e a coifa parecer uma turbina.
    Minha ilha vai ser grandinha, com armário e forno embutido de um lado e armário mais estreito do lado da sala. No fim vai ficar 1,8m de largura por 1 m de profundidade com o tampo maior saindo para podermos ter banquetas. Na parte das banquetas (da sala) coloquei os armários sem puxador para ficar bem clean (e nao bater o joelho… hihi). Tô louca pra ver minha cozinha pronta!
    Bjs,
    Elisa

  13. 07.agosto.2013

    Oiee Bruna primeiro parabééns pelo blog! É viciante!
    Adorei o post sobre cozinhas, a minha tbm é integrada…
    Agora mudando de assunto, hehehe
    Estou querendo mto um shitzu!!
    Mas estou com muitas duvidas sobre ter ou não um cachorro
    Andei pesquisando sobre a raça e li que se adapta bem em apartamento, é verdade?
    Vc sabe mais ou menos quanto gasta com o Alvin por mês? Por que não adianta só ter
    depois tem que cuidar, vacinar, dar banho… não tenho noção de quanto gasta
    Vc acha que eles podem estragar os moveis novos, roer, essas coisas…
    Fico preocupada pq agente gasta tanto com o apartamento, da uma dó.
    Espero que possa me ajudar… Beeeijo

    • 07.agosto.2013

      Obrigada Cintia! :)
      É verdade sim, eles são muito bonzinhos, pelo menos o Alvin e outros da raça que conheço são ótimos para apartamentos pois quase nem latem!
      O Alvin nunca roeu nada, mas tem que ir dando bronca desde bem novinho e dar muitos brinquedos para eles gastarem as energias hehehe
      Por aqui estávamos com medo tbm pq minha mãe tinha trocado os móveis da sala, mas ele nunca chegou nem perto de roer nada!
      Bjs

  14. 07.agosto.2013

    Meu sonho é ter uma cozinha americana!

  15. 07.agosto.2013

    A minha será integrada, mas eu queria coifa de ilha e parece que esse modelo é bem mais caro que o de parede.
    Ameeei as inspirações, o post ficou muito bom

    ;*

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

  16. Hostineco@hotmail.com
    15.agosto.2013

    Muito bom me deu ótimas ideias para o Ap do meu irmão!!!

    Hostin

  17. 26.agosto.2013

    Olá Bruna! Acabei de descobrir seu blog e me apaixonei. Comprei um apê ( já usado e com todos armários prontos), então terei bem menos trabalho do que se tivesse comprado na “planta”. Confesso que comprei de uma arquiteta e por isso ele é de muito bom gosto. A cozinha é integrada à sala sim, mas planejo fogão, geladeira em inox, pra poder colocar os itens de cozinha em vermelho, o que vc acha? Bem, estou na fase de começar a pagar registro, ITBI, etc, é bem estressante e me sinto “falida”, raspando todas as economias, espero que seja assim …rs. Boa noite, grande abraço! Gisele Aguiar

  18. 25.outubro.2013

    Um mais lindo que o outro, dá pra bolar uma boa ideia na hora de decorar, pegando ideias de um e de outro. Adorei. Acho cozinha americana mais bonita e mais prática, apesar de não ser uma boa ideia numa família muito grande. Mas a mesa integrada já é uma ótima pedida nesse caso. Amei o post, beijos Bru

    http://bonecasdeatitude.blogspot.com.br/

  19. […] Muita gente diz que coifas com este detalhe em vidro ao redor é difícil de limpar, vive cheio de gordura. Eu já imaginava isso, mas será que é tanto assim?Quem tem experiência com ela, poderia nos contar? Veja inspirações de cozinhas com coifas, clicando aqui.Veja como fazer uma cozinha americana, clicando aqui. […]

  20. […] Espero que tenham gostado do post e das dicas! ;)Mais matérias sobre cozinha:• Dicas para fazer uma cozinha americana• Cores para a cozinha• Cozinhas com ilha, cooktop e coifa• 30 cozinhas americanas para te […]

  21. Renato
    05.maio.2014

    Muito boa suas ideias e pesquisas Bruna. Sou de Santo André e também estou dando acabamento. comecei quase junto ao seu e sempre as melhores dicas estão aqui.
    Muito bom

  22. Mauro
    21.julho.2014

    Prezados!!! Eu junto com minha noiva compramos nosso lindo ap rsrsrs…. Estou querendo montar uma cozinha americana, mas tenho avirias amigas que estão colocando medo em mim nesse projeto, dizem que minha casa pode ter um cheiro de comida, cheiro de gordura mesmo eu explicando que colocarei coifa de ilha. Então se alguém tem este tipo de cozinha gostaria de saber os contras deste tipo de projeto. Adoro este blog.

  23. mary
    04.janeiro.2015

    Quero uma cozinha americana alguem pode me ajudar?

  24. Suellen
    12.fevereiro.2015

    Oi Bruna, tudo bem?

    Amo seu blog ele tem me ajudado muito.
    Gostei muito da antepenúltima imagem, estou pesquisando ideias pra minha cozinha americana e adorei e queria mais imagens desse projeto.

    Se conseguir me ajudar.

    Beijos.

  25. 21.maio.2016

    Gostaria de montar uma cozinha gostoza num espaco de 5por2.5 como moveis simples mas como se fosse moveis planejados