17  09
2013
Casa

Lava-louças: vale a pena?

Lembram que fiz o post com dicas para fazer a sua cozinha planejada?
Uma das dicas era para comprar ou pelo menos definir os eletrodomésticos que irão fazer parte da cozinha antes de planejar os móveis. E é isso que estou fazendo no momento!

A dúvida que surgiu foi: vale a pena ter uma máquina de lavar louças?
Então fui em busca de informações e de pessoas que tem experiência com ela pois eu nunca tive uma.
E agora vou dividir tudo que aprendi com vocês!
O que mais me deparei no começo foram com alguns mitos tais como: “ela não lava a louça direito”, “ocupa espaço a toa na cozinha”, “as peças dão defeito”, “gasta muita água e energia elétrica” e por aí vai!
No Brasil esse eletrodoméstico ainda não faz tanto sucesso quanto no exterior e eu não entendo o porquê. Será que tanta gente assim gosta de lavar a louça manualmente? rs
Então podem me chamar de preguiçosa, porque eu não curto nenhum pouco! Acho que este é um dos motivos de eu evitar ir para a cozinha ao máximo, pois sei que após um belo jantar, tem a louça pra lavar! hahah
Uma lava-louças custa a partir de R$ 800,00 e quanto maior e mais funções tiver, mais cara será. Mas acho que é um investimento que vale cada centavo pela comodidade que oferece. Hoje em dia ninguém tem tempo a perder, não é verdade?
Para quem vai planejar a cozinha, existem os modelos de embutir, mas pra quem já tem uma cozinha pronta, também existem os de mesa, que podem ser instalados até sobre a pia.

Imagens: Reprodução

Fiquei feliz ao descobrir que as lava-louças modernas economizam até seis vezes mais água do que se lavássemos a louça na mão.
Quanto à energia elétrica, o maior consumo está na hora da secagem, mas no meu caso, geralmente quando lavo a louça, deixo no escorredor secando naturalmente pois não gosto de passar o pano de pratos a fim de evitar que encha de pelinhos. Então é só fazer o mesmo na lava-louças, assim economizamos energia! Uma outra dica é utilizar a máquina com a sua capacidade totalmente cheia, assim você a usa menos vezes ao dia.
Outra vantagem é a economia na quantidade de detergente, pois ela já tem dosadores para que não haja desperdício. Caso você decida secar a louça na máquina, precisará usar um líquido abrilhantador para que as louças não manchem.
Descobri também que não precisa “dar uma lavadinha” na louça antes de colocar na lava-louças. Pelo menos nas lava-louças atuais, já existe um sistema de jatos de água para pré-lavagem justamente para não precisar fazer isso fora dela! Mas claro que os restos de comida devem ser jogados no lixo antes, assim como fazemos quando lavamos a louça manualmente também. ;)
A maioria das máquinas já vêm com vários programas de lavagem, para panelas bem sujas até para louças mais delicadas como taças de cristal, então é só escolher o programa adequado.
Para que ela lave tudo direitinho, o segredo está em selecionar o programa certo, colocar a quantidade indicada de detergente e arrumar a louça corretamente lá dentro. Nada de amontoar tudo!
Não é só a praticidade que me encanta neste eletrodoméstico, mas também a questão da higiene. Lavando a louça na mão, nós usamos a mesma esponja várias vezes e corremos o risco de deixar germes nas louças. Ninguém troca a esponja de louças todos os dias, não é verdade?
Já na lava-louças, a água quente e o calor da secagem garantem que tudo fique livre de germes e bactérias!
Para escolher o modelo da sua lavadora de louças, analise a dimensão e o espaço da sua cozinha. A capacidade dela em relação ao número de pessoas que moram na casa é muito importante também.
Dizem que os modelos de aço inox são os mais duradouros e eu também acho os mais bonitos! rs
A questão do design vai mais de gosto mesmo, mas existem tanto as fechadas quanto as com tampa de vidro temperado que permitem acompanhar todo o processo de lavagem.
Depois de ter colhido todas essas informações, agora preciso escolher a marca e modelo da minha lava-louças! Minha cozinha será bem pequena no estilo corredor de apartamento, mas como por enquanto somos apenas um casal, então ela não precisará ser muito grande. Sei que ocupará uma parte do armário, mas ainda prefiro ter menos espaço nele em troca de comodidade! :)
Quem aí tem máquina de lavar louças? 
Poderiam indicar as marcas e modelos que mais gostaram?
É só deixar nos comentários! ;)
Bjs *_*
Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter  Fanpage ❤ Instagram  Youtube
117 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 17.setembro.2013

    Eu também fiz várias pesquisas, e acabei desistindo por conta desses “mitos”. Depois mudei de ideia, e o eletricista e o encanador falaram que tinha que ter deixado pronto já.
    Então, fica a dica: antes mesmo dos móveis planejados, tem que deixar a elétrica e a hidráulica preparadas. Dá prá fazer depois, mas no meu caso as paredes já estavam com revestimento…tinha que quebrar muita coisa!
    Beijos…

    • 17.setembro.2013

      Poxa que pena Paty, mas você sabe que as de mesa não precisam de nada disso né? A instalação é fácil, vc mesma faz, e a mangueira pode ficar dentro da pia pra água ir embora. Não fica tão funcional quanto uma embutida, mas já ajuda!
      Beijos e obrigada pela dica!

  2. 17.setembro.2013

    Adorei essa postagem! Com certeza é um item que vai para minha wish list. Odeio lavar louça só porque toma muito tempo mesmo.

  3. 17.setembro.2013

    Eu estou muito tentada a comprar uma. Mas exito quando lembro que minha cozinha já está pronta e, claro, ninguém pensou um deixar uma saída de água extra. Aí eu teria que quebrar a parede para colocar a outra saída de água… Ou será que teria uma maneira mais fácil? Eu odeio lavar louça!!! Adoro cozinhar, mas a louça… Se eu pudesse usava tudo descartável, só para não precisar lavar. E como eu não tenho empregada… O marido no início do casamento até me ajudava, mas hoje? Acho que trocaram meu marido por um ogro enquanto a gente dormia. rsrsrsrs

    • 17.setembro.2013

      Melissa, não precisa quebrar não se vc comprar uma de mesa e colocar em cima da pia. É só colocar a saída da água no ralo da pia mesmo! ;)
      Beijos

    • maria ines cunha
      06.janeiro.2014

      Olha nao precisa nao quebrar a parede. Hoje em dia tem “T” que coloca na propria saida de agua da pia e vc pode tocar sem precisar quebrar nda.

  4. 17.setembro.2013

    Nossa, paguei a língua agora, rs
    Minha sogra comprou uma máquina de lavar louças e falei tão mal, usei todos os mitos que você citou acima, maaaas agora lendo seu post fiquei até com vontade de ter uma, rs

  5. 17.setembro.2013

    Muito Obrigada, salvou minha vida! Minha maior guerra com meu marido e a louça, trabalho o dia todo e ainda faço faculdade a noite ai já viu né, nunca sobra tempo pra nada! Vamos começar a reforma da nossa casa agora e esse era um ponto que estávamos na duvida justamente por conta dos mitos, agora acabou! Hoje mesmo já vou marcar o cantinho cativo para ela! =D

    Obrigada pela Ajuda!

    Bjs

    • 17.setembro.2013

      Ah Jéssica, ninguém merece chegar exausta de um dia de trabalho e estudo e ir lavar a louça. Nem pensar hahahahah
      Obrigada você pela visita! ;)
      Bjs

  6. 17.setembro.2013

    Adorei o post, porque eu também tinha essa dúvida! Quando eu falava que queria um lava-louças as pessoas me olhavam como se eu tivesse cara de preguiçosa, mas não é bem mais prático! O meu medo era por causa desses mitos, mas agora não, já tenho certeza.

    1beijão:*

    http://www.stellavasconcelos.com/

    • 17.setembro.2013

      Pois é Stella
      Não é preguiça não, é ser esperto e inteligente heheheheh pra que perder tempo com algo que tem quem faça por vc! Melhor curtir a vida do que ficar lavando louça hahaahahha
      Bjs

  7. 17.setembro.2013

    Tínhamos uma lava-louças em casa, daqueles modelos de mesa já que morávamos em apartamento alugado e vou te contar, tinha sido um dos melhores investimentos que tínhamos feito, melhor até mesmo que o microondas, é muito bom, a praticidade, a higiene, pois tenho a impressão que ela sai bem mais limpa do que lavada na mão, e não tivemos problema nem com os moveis nem com a hidráulica, pois era aquelas de mesa, em relação aos mitos citados ai, são todos mitos mesmo, depois que tivemos uma não sabemos mais viver sem, infelizmente não temos mais ela, pois como mudamos de estado desfazemos de tudo que tínhamos e estamos mobiliando a casa do zero, mas não vemos hora de ter novamente. Vale cada centavo gasto nela

    • 17.setembro.2013

      Oi Jacky!
      Mais um testemunho, oba!
      Quero a minha urgente heheheh
      Bjs e obrigada!

    • 05.outubro.2013

      Jackymakeup, me diz uma coisa !!! e as panelas quando vc faz uma fritura ou acontece de dar aquela queimadinha básica no fundo da panela de arroz …. a lavadoura de louça também lava direitinho ????

      • Mantunesjr
        20.fevereiro.2014

        Alex este talvez seja o único ponto em que ela não é perfeita. “Queimado” agarrado no fundo da panela. Aqui em casa sai 70% limpo, mas já sem nenhuma gordura, então pego a esponja e o que resta sai facilmente. Recomendo demais.

  8. 17.setembro.2013

    Oi Bruna,
    Tenho uma Brastemp Active 12 serviços e ADORO! Somos em 3 em casa então acumulo café, almoço e jantar e quando vou dormir ligo a maquina fecho a porta da cozinha e pronto!!! A louça sai praticamente esterilizada!!
    Bjs

    • 17.setembro.2013

      Oi Ka
      Estava pensando em comprar a de 8, mas fico na dúvida se seria muito pequena para duas pessoas. Masagora que vc falou isso, acho que a de 8 tá de bom tamanho pra gente. Obrigada!!!
      Beijos

      • maria ines cunha
        06.janeiro.2014

        eu tenho de 8 da brastemp, ela é otima só nao gosto da secagem que para mim nao é muito boa. Mas eu tou deixando só no programa rapido e a louca sai limpinha… bom demais. Ah somos 2 aki em casa.. Minha vontade é comprar uma de 9 servicos por caber loucas mais altas, mas por enquanto tou curtindo a minha.

    • Anonymous
      17.setembro.2013

      Eu vou comprar a de 8! Que bom que é boa!

  9. Anonymous
    17.setembro.2013

    Minha mãe tinha uma máquina de lavar louça que comprou há uns 15 anos e ela não gostava muito não… Ela estragou muito rápido e o preço do conserto era quase o mesmo de uma nova. Minha mãe só não jogou fora pra não ficar aquele vão enorme. A máquina ficou em casa só pra tapar buraco, literalmente! Mas isso faz tempo né, acho que hoje em dia a tecnologia deve ter melhorado.

  10. 17.setembro.2013

    Bruuuuuu, você não vai acreditar mas já até chorei por causa disso essa semana!! Minha cozinha é muitooo pequena, se colocar lava louças não tem gavetas sabe!! Triste!! hahahahah!!

    http://www.ideiasdeartista.com/

    beijooo!!!

    • 17.setembro.2013

      Putz Beatris, não chora não, pra tudo se dá um jeitinho!
      Não rola de fazer um aparador na sala de jantar pra te ajudar?
      Bjs

    • Mantunesjr
      20.fevereiro.2014

      Mesma coisa aqui em casa. A solução foi instalar na área de serviço, com uma aparador bem preso na parede, logo acima do tanque. Assim o cano de saída de água cai discretamente sobre o mesmo, e coloquei um “T” no encanamento do tanque para a entrada de água da lava louças. #ficaadica

    • KELLI MEDEIROS
      19.fevereiro.2015

      Olá meninas… Tudo bem?
      Então Beatris Ramos porque vc não coloca na lavanderia? No meu AP que ainda não peguei as chaves… (não vejo a hora), eu vou colocar a Lava louças na lavanderia no lugar onde é o tanque eu vou colocar uma pedra e colocar uma cuba acima e a lava louças em baixo da pedra.
      Bjux – Espero ter ajudado!!!

  11. 17.setembro.2013

    Aqui em casa temos uma da Brastemp, é ótima, eu não gosto de sobrecarregar ela, mas minha mãe tem essa mania, e mesmo assim limpa tudo, sem contar que economiza bastante nosso tempo, enquanto ela faz esse serviço, fazemos outros afazeres, trabalhamos ou vamos passear!

    • 17.setembro.2013

      Que ótimo né Evelyn!
      Obrigada
      beijos

    • 25.setembro.2013

      Evelyn Calixto, vc lavam panelas na maquina ? se sim qual ?

      • Mantunesjr
        20.fevereiro.2014

        Aqui lavamos. Mas cabe ressaltar que as panelas não devem ser de alumínio, pois a química do sabão mancha ele todo. Dê preferência para panelas inox ou principalmente, esmaltadas ou teflon de boa qualidade.

      • Mantunesjr
        20.fevereiro.2014

        Aqui lavamos mas cabe ressaltar que as panelas não devem ser de alumínio, pois a química do sabão o mancha. Dê preferência à panelas inox ou principalmente, esmaltadas ou teflon de boa qualidade.

  12. 17.setembro.2013

    Oi, eu e marido somos loucos por uma! Amei o seu post, muito bem explicado e me animou ainda mais em comprar uma! só não sei se vai ser agora, pois pretendo mudar de casa, e ai posso planejar melhor o modelo! *-* mais não vejo a hora!
    (Pode me dá algumas dicas sobre shitzu, quero muito um cãozinho dessa raça ano que vem, mas tenho medo de não saber cuidar direito)
    bjus

    • 17.setembro.2013

      Ai que bom que te animei Jé! =)
      Vou anotar aqui como sugestão e preparo um post pra vc! <3
      Beijos

  13. 17.setembro.2013

    Eu tentei convencer minha sogra de colocar uma na casa nova dela, pois como a família é grande, sujam muita louça… ela disse que o maior problema da lava louça é que quando vc vira as gostas, as pessoas usam p lavar 1 único copo que usaram p beber água, que ninguém mais vai querer lavar na mão quando foi coisa pouquinha…

    =/

    • 17.setembro.2013

      Hahahahah quando todos vêem a praticidade é assim mesmo! Mas é só estipular as regras pra usá-la heheheh
      Bjs

  14. 17.setembro.2013

    Adorei… nossa achei bem legal que seguiu minha sugestao de fazer um post sobre a lava-loucas. Eu ja tinha optado por ter sim ela em minha futura cozinha, mas e legal ler mais informacoes a respeito. O nosso futuro ap e bem pequeno e o ideal seria uma pequena, mas os modelos disponiveis de embutir so tem com mais servicos, entao ja decidimos por uma de 12 servicos da electrolux… ela e um luxo de linda!

  15. 17.setembro.2013

    Também ouvi todos esses mitos, mas quando projetei minha cozinha, deixei o cantinho dela lá, na época não podia comprar. E 2 anos depois comprei uma da Brastemp para 8 pessoas. Se valeu à pena, cada centavo, não aumenta tanto o consumo de energia não, enquanto ela lava e seca, eu lavo o fogão e limpo o chão e em pouco minutos, cozinha arrumada. A noite, enquanto durmo ela lava a louça que se acumulou durante o dia. Só ligo 2 vezes ao dia ou quando está cheia. Quanto aos mitos, deixa pra lá, lavo inclusive as panelas de inox, só não dá pra colocar alumínio. Espero que se animem a comprar, porque vale muito à pena.

    Bjos

    • 17.setembro.2013

      Oi Glaucia!
      Ai que bom saber, tbm quero uma Brastemp, é a primeira opção da lista!
      Beijos

  16. 17.setembro.2013

    Oi Bruna, concordo totalmente com você. Temos uma lava-louça de mais de vinte anos aqui em casa. Já trocamos algumas peças e ela funciona super bem. Claro que as novas podem ser mais fáceis de estragar já que tem várias funções.
    A parte boa é deixar toda louça suja escondida ate ter suficiente para lavar. Também não precisa secar, só deixar um tempinho aberto antes de guardar e ela seca toda. Muito trabalho poupado! hehe
    beijos e sucesso

  17. 17.setembro.2013

    Nem sabia que existia essas de mesa…rs
    Vou pesquisar melhor!
    Obrigada!
    Bjss

  18. Anonymous
    17.setembro.2013

    Também achava que não funcionava direito até ler os comentários da sua enquete!
    Me entusiasmei e pedi uma pro meu marido que deu sua opinião e eu desisti da ideia: Pra nós o mais importante de tudo na vida é a saúde. Ela em primeiro lugar (aliás, ótima escolha as panelas de inox, tente procurar tudo neste material como formas, leiteira, panela de pressão e bule… tudo em inox com cabo de plástico).
    Voltando à lava-louças, meu marido comentou sobre o detergente usado… que devia ser muito potente pra tirar a sujeira que nem eu deixando de molho em água quente e esfregando as vezes consigo (no caso dos refratários de vidro, por exemplo)… e se fica resíduo desse detergente na louça pode ser muito perigoso não é?!
    Ahhh fiquei com medo e desisto, mas também não pesquisei pra ter certeza :/

    Outra sugestão pra enquete: máquina que lava e seca é boa mesmo? ou máquina que só seca não estraga a roupa? Não amarrota de mais? Será que secadora de parede (enxuta) não é mais vantagem? To super em dúvida nisso dae e no caso de apartamento com sacada fechada é importante saber não é?!

    Obrigada!
    Beijos
    Kaa

    • 17.setembro.2013

      Não tem como ficar resíduo porque o jato é potente, ela enxagua bem pelo que me falaram!
      Tem alguns posts no blog sobre lava e seca, inclusive muitos comentários dos leitores, busca na lateral do blog!
      Bjs

  19. 17.setembro.2013

    É engraçado, porque eu também sou super encanada por causa desses “mitos”, mas acho que é porque a lava louças antigas não eram tão boas quanto as de hoje em dia, no começo do ano viajei para a casa da amiga da minha sogra em Buenos Aires e lá eles usam muito mesmo, ficamos 1 semana lá e não lavamos louça um dia sequer, eu adorava, estava me sentindo em um hotel, depois dessa viagem mudei completamente minha visão sobre a lava louças. Aconteceu de nessa semana de férias pegar um prato com um cisquinho aqui outro ali, mas é tudo bem superficial e dá pra verificar se está tudo em ordem antes de guardar.
    Nesse final de semana fui visitar uma amiga minha que casou a uns 3 meses e ela está usando também, é um conforto e tanto, ainda mais pras visitas que veem e tem vergonha de não ajudar e sempre acabam lavando.

    Eu aprovo de mais e também quero uma :D

  20. 17.setembro.2013

    Oi Brunna!!!
    Gostei do post!!!
    Eu tb detesto lavar louça!!! Fico só pensando, em quanta coisa mais agradável, faria enquanto estou lavando louças!!!
    Qdo viajei, fiquei em um hotel que tinha lava louças,voltei apaixonada,pois é tudo de bom!!!
    Se Deus quiser vou comprar!!! Estou procurando preço!!! Rsrsrs!!!
    Pretendo comprar uma Brastemp com 8 serviços.Pra mim está bom, mas depende da quantidade de pessoas!!!
    Gde beijo!!!
    http://binacombina.blogspot.com.br/

  21. 17.setembro.2013

    Oi, Bruna, tudo bem?
    Tenho a lava-louça da Electrolux Blue Touch (12 serviços), recomendo, é muito boa. Antes da compra, achei que seria muito grande, mas percebi que para o dia-a-dia ela é perfeita, acredito que valeu a pena, apesar do tamanho. :) Beijão!!

    • 17.setembro.2013

      Que legal Ca, obriagda pela dica! ;)
      Beijos

    • tati duca
      11.maio.2015

      Olá. ..tenho uma blue 9 serviços. .mas acho q as loucas não saem tão sequinhas… os copos ficam com uma aguinha em cima…isso acontece com a sua?

  22. 17.setembro.2013

    Olá Bruna !!!

    Eu casei a pouco tempo, e quando compramos a maquina de lavar roupa, ganhamos 150€ em vale, pois a maquina era classe A+++ (não sei como classificam ai no Brasil, aqui os electrodomésticos quanto mais “+” tiverem a seguir ao “A” mais económicos são), então decidimos comprar a maquina de lavar louça, compramos da marca BEKO e classificação A++ !! No inicio não utilizamos muito, mas depois farta-mo-nos de lavar a louça a mão tendo a maquina ali ao lado, então agora usamos a maquina SEMPRE, mas temos o cuidado de só a pôr a funcionar quando está cheia (dia sim, dia não), e é uma maravilha, lava super bem, não acumula cheiros, e estamos a poupar 5€ por mês em agua, passamos de uma factura de 20€ para 15€!! Ah e quanto a luz não vimos qualquer diferença na factura!!

    Vale mesmo a pena!

    Beijos :)

  23. 17.setembro.2013

    Ah se eu tivesse lido esse post antes de fechar meus móveis!!!
    Sempre quis muito uma, mas o marido por conta de todos esses mitos sempre foi contra, aí acabei desistindo!
    Essas de mesa ocupam muito espaço?!
    Vou dar uma procurada!
    Beijos!

  24. Anonymous
    17.setembro.2013

    Tenho uma lava-louça da Brastemp, 8 serviços. Ela é ótima para a louça diária, economiza muito o tempo da gente! Só precisa tomar cuidado com o tamanho dos pratos… Tem pratos que são tão grandes que só cabem quando a parte superior dos copos é retirada! Quando casei eu ganhei 2 aparelhos de jantar que nunca uso, por causa do tamanho dos pratos. Na lava-louça de mesa esse “problema” é ainda maior!
    Não senti aumento no gasto da energia elétrica. Às vezes passo uma água na louça antes de colocar na máquina, mas geralmente é da mesa direto para a máquina!
    Bruna, vc não vai se arrepender se comprar uma lava-louça! Eu adoro a minha e recomendo para todos!
    Bjs

  25. 17.setembro.2013

    Super recomendo! Inclusive nao vivemos mais sem a nossa! Quando casei ha dois anos achei que era besteira e que nao lavava tao bem, entao nao compramos. Ate que depois de dois anos mudamos para um ape com cozinha americana, e resolvi me render a lava loucas, a ideia principal era a de nao deixar nenhum copo e louca se acumular na pia, usar e colocar direto na lava loucas! compramos a blue touch da electrolux de 9 servicos, e me surpreendi! Eh perfeita, o xodo da casa! Rs nao lavamos nem mais panelas e formas na mao! O espaco interno dela eh super versatil, cabe bastante coisas! as prateleiras sao removiveis, a altura da prateleira tambem pode ser ajustada de acordo com o que voce vai lavar! Como pouca coisa eh fixa dentro dela, acho essa possibilidade de “ajustes” interno o diferencial nesse modelo! Quando recebemos visitas ela da conta do recado. Percebi o quanto de tempo economizamos com a maquina e as loucas tambem ficam mais limpas!
    Minha cozinha tambem eh corredor mas acho que essa lava loucas da electrolux tem o tamanho ideal, recomendo e nao troco a minha por nada! :)
    Boa sorte na escolha do modelo!
    beijooos!!

    • 05.outubro.2013

      Vanessa Pombo, a lava louça consegue lavar até uma forma que assou um bolo ????

      • Mantunesjr
        20.fevereiro.2014

        Facilmente. Para garantia de sucesso, deixe a forma de molho na água alguns minutos antes de colocar na lava louças e lembre-se: se a forma for de alumínio, sairá manchada pela química do sabão.

  26. 17.setembro.2013

    Estou pensando na possibilidade de comprar uma…Vou pensar bem para não me arrepender.
    Beijus
    http://aesperadoprimeiroape.blogspot.com.br

  27. 17.setembro.2013

    Oi Bruna!

    Eu comprei a a Active de 8 serviços e somos dois. Na verdade eu fico até uns dias sem ligá-la pois as vezes demora pra juntar. O mais legal é que mesmo com “louça suja” se alguém chegar em casa inesperadamente, a impressão é que a minha cozinha está sempre limpa…rs.

  28. 17.setembro.2013

    olha só eu tenhop a melhor experiencia possivél com uma lava louça, alias acho que foi o melhor presente que meu marido me deu, em relação a conta de luz e de agua eu não vi nenhuma diferença,e em relação a estalação da para fazer tipo uma gambiara igua eu fiz na minha ja que moro em casa alugada e não tem nem encanamanto nem nada, a minha lava louças é uma da brastemp de 8 serviços uma anterior a essa nova que eles lançaram, fica em cima de um armario que mandei fazer,a maquina fica proximo a pia de louças e o encanamento eu comprei uma torneira para a pia da cozinha com 2 saidas de agua uma fica para pia mesmo e a outra eu estalo a mangueira de saida de agua, e para jogar a agua fora eu coloco a mangueira dentro da pia,então não se priver d compra uma lava louça eu tenho e recomendo, essas historias ai de que ela não lava e que gasta muita agua e energia é mito eu posso garantir.

  29. Anonymous
    17.setembro.2013

    Eu tô achando é que a maioria desses comentários negativos é de gente que teve ou conhece quem teve ou lidou com uma máquina de lavar louça 10, 15 anos atrás, e acha que a tecnologia está exatamente a mesma hoje em dia… kuakuakuakuakua,

    • Anonymous
      18.setembro.2013

      A minha mãe teve uma lava-louças há uns 15 anos atrás e amou!! Imagino as de hoje em dia…

  30. 18.setembro.2013

    Eu tb tinha um monte de mito na minha cabeça, antigamente elas gastavam muita energia, minha mae teve e pouco usou, ate jogar fora. Mas hj confesso que preciso muito de uma. Ja pesquisei e como ja tenho os planejados na cozinha (pois nao tinha pensado numa lava louças), vou diminuir um gavetao e o basculante abaixo da pia onde a construtora ja deixou a ligação pronta e ate dezembro compro a minha. Pesquisando encontrei a brastemp ative 8 serviços e esta é a minha escolhida preço varia entre 1100,00 na prata, pra combinar com meus eletros que são de aço escovado. Assim nao foge muito. Nao guento mais perder tempo lavando louças! Bjaum

  31. Graça Rodrigues
    18.setembro.2013

    Ganhei uma lava-louças há seis anos quando meu caçula nasceu! Foi um dos melhores presentes da minha vida. A bichinha funcionou TODOS OS DIAS nesse tempo todo e só veio dar defeito agora! E meu marido ainda perguntou “vc acha que vale a pena consertar?”. Clarooooooo!!!! Cada centavo! É uma companheira que eu não quero perder jamais. A medida que vamos usando as louças, eu coloco e ligo no ciclo “Higienização”. Depois, à noite antes de dormir, é só ligar e deixar a menina trabalhando. Maravilha! Mesmo com o gasto de energia, vale a pena! A minha é Brastemp 8 serviços.

  32. 18.setembro.2013

    AAAAi ai Bruna!!!

    Minha história com louças é longa! E toda minha família já sabe que eu não suporto lava-las! Meu sonho de consumo é ter uma lava louças, na realidade tivemos uma em casa a bastante tempo atrás mas minha família não usava direito e eu lembro de ter muita raiva de ter uma lava-louça em casa e ter q lavar tudo a mão !
    Sou beeem “traumatizada”! rsrsrs

    Na realidade são meus dois sonhos de consumo: uma lava louça e ter banheira em casa!
    Agora só preciso encontrar posts q digam a felicidade de uma banheira em casa, só pra eu ganhar um empurrãozinho pra fazer poupança pra banheira também pra quando tiver minha casa!! rsrsrs

    Beeeijos Flor!!! E Feliz Aniversário!!

  33. 19.setembro.2013

    Na minha cozinha/Lavanderia não cabe, por motivos de: O aparelho de gás ocupa praticamente o tamanho de uma lava-louças… cataplof! Que desânimo :/

  34. 20.setembro.2013

    Bruna, eu tive num apto alugado e me foi mt útil, principalmente, pq tendo filho pequeno full time em casa, acaba me auxiliando mt. Agora na minha própria casa, acabamos não adquirindo por uma série de razões e acabou q estamos dando conta, principalmente, pq agora é lava-seca-guarda. Na época da lava-louças, acabava ficando na máquina até a próxima rodada mts vezes..
    Bom, mas além de lavar, elas pode ter outra utilidade, cozinhar! Escrevi sobre isso aqui http://donasdecasaanonimas.com/cozinhando-carne-na-maquina-de-lavar-loucas/, é higiênico (apesar de mt gente não achar) e ecológico. Minhas próximas experiências de cozimento nela vãp demorar um pouco agora..:)
    bjss

  35. 23.setembro.2013

    Oi Bruna, adoro seu blog meu apartamento está previsto pra ser entregue no ano que vem, não vejo a hora!!!
    Bom, queria comentar sobre este post, sempre falo pras minhas amigas que a máquina de lavar louça é minha prioridade, e todas me falam exatamente o que mencionou acima, porém morei fora por 6 anos e tinha maquina em casa, era perfeito, colocava tudo lá e num segundo cozinha super arrumada e pronta pra sair!!! Super recomendo… bjs

  36. 23.setembro.2013

    Oi Bruna, tenho acompanhado e adorado seu blog, meu apartamento será entregue se Deus quiser no ano que vem…
    Qto ao post concordo totalmente, os mitos são referentes as máquinas antigas, morei no exterior por 6 anos, e não lavava nada, era perfeito, num segundo a cozinha estava toda arrumada… tbm fazia como uma leitora juntava do café até a janta pois éramos apenas 3 e à noite colocava pra lavar…
    Não tem coisa melhor!!!!
    bjs

  37. 23.setembro.2013

    Tive minha 1 máquina há 28 anos qdo casei, tirei o tanque p ficar com ela . Minha mãe já tinha e não abria mão, durou muito, há 10 anos troquei e tenho esta até hoje. Minha filha casou há 2 anos atrás e tb não abre mão, ato a resíduos não deixa nenhum tente abrir a máquina no meio do processo de enxágüe , a água e tão quente que te queima, a louca sai toda esterilizada. Gleuca

  38. 04.outubro.2013

    Bruna, eu sou totalmente fã de lava-louças
    Até que eu pesquisei bastante pra colocar uma lava louças no meu ap também, mas duas coisas me desmotivaram:
    1) não tenho a famosa saída de água (e nem espaço para colocar em cima da pia a portátil) e me falaram que não posso fazer um ‘gato’ com a saída de água da pia
    2) lendo o manual vi que é necessário instalar 1 disjuntor de 20A no quadro geral exclusivo para a lava louça (ser engenheira dá nisso rsrs) então além de tudo teria que ter lugar no quadro pro disjuntor e passar a fiação só pra isso.
    Enfim, até o momento estou desmotivada… Mas se conseguisse resolver a parte hidráulica já me motivaria bastante…. Bjim

  39. 22.outubro.2013

    Olá
    Acabei de comprar a Brastemp ative 8 serviços, achei o preço bom, não vejo a hora dela chegar e volto p comentar sobre o uso. Mui interessante o blog, parabéns:)
    Bjos

  40. 22.outubro.2013

    Olá
    Acabei de comprar a Brastemp Ative 8 serviços, avaliei o custo e achei um preço bacana, não vejo a hora dela chegar para começar a usá-la, e volto para contar.
    O blog foi muito útil para minha escolha…. obrigada. bjos.

  41. […] post onde contei tudo o que aprendi nas minhas pesquisas sobre lava-louças. Clique aqui ou na imagem abaixo! Contei sobre os efeitos e tratamentos de imagem que este aplicativo é […]

  42. Dóris
    19.dezembro.2013

    Agúem sabe me dizer se há problema em colocar a máquina lava louças abaixo do cooktop elétrico? Reformei a cozinha colocando piso sobre piso. A altura que ficou não tem como encaixar a máquina de lavar. Vou colocar a cooktop elétrico de indução. Como vou fazer a pedra de granito pra encaixe do cooktop top, pensei em instalar um pouco acima do nível da pia e colocar a máquina em baixo.

  43. 27.dezembro.2013

    Olá Bruna. Tenho 2 modelos da Brastemp, a de 8 serviços Ative! e a de 12 serviços Ative! também. Minha experiência é super positiva, não vivo sem elas, sério mesmo. Vale cada centavo!!
    Na minha vida a de 8 serviços não daria por muito tempo, pois cozinho muito e acabamos ligando ela 2x por dia, quando não 3. Ela não cabe muito bem panelas, e como tem 1 jato a menos que a de 12, a sujeira não pode estar muito grudada, pois ela não tira direito.
    A de 12 é um sonho. Na parte de baixo já cheguei a colocar 5 panelas, e na de cima enchi com pratos e copos. Ficou tudo limpo e seco e apesar de sermos 2 adultos e 1 criança, essa é a que melhor atende nossas necessidade, ligo 1x ao dia e pela manhã está tudo pronto para uso, ela também tem adiar o início, a de 8 não.

    Algumas coisas que não gosto na de 8 é que ela não Pausa, tem 1 jato a menos que a de 12, seca numa temperatura menor, a grade inferior não abaixa como na de 12 (para lava melhor as panelas) e é de plástico por dentro (a de 12 é inox).
    Na de 8 serviços da Brastemp não tem como programar para ela não secar, só na de 12. Mas sinceramente, não compensa. Mesmo usando 2x ao dia, não percebi mudança na minha conta de luz, vale mais a pena ter tudo seco, pronto para guardar ou usar (até pra não dar mal cheiro).
    O sabão tenho usado da Limpol em pó, custa uns R$6,00 a embalagem com 1kg e esta durando o mês aqui.

    Minha conta de luz sempre veio na faixa de R$160,00, e continua assim. A de água é que foi a surpresa, veio R$30,00 a menos. =)

    Bom, minha dica é, COMPRE! rsra. Não vivo sem minha Rose e Rosinha =)

    Beijoss.

    • 27.dezembro.2013

      Menina, seu comentário foi MA-RA!
      Obrigada mesmo, vai ajudar não só a mim quanto a todos os leitores que passarem por aqui!
      Queria muito a de 12 serviços, mas acho que não cabe, então a de 8 já ajudará muito rs
      Bjs e obrigada mais uma vez!

    • Elaine Reis
      09.janeiro.2014

      Muito bom seu comentário.
      Valeu por ter dividido a sua experiência conosco.
      Está na minha lista de compras.
      Bjos

    • andrea
      16.julho.2016

      Muito bom seu comentário, sempre quis ter uma de 12 serviços pq eu queria lavar panelas. Detesto lavar qualquer coisa. Certeza que sua explicação será muito útil a todas as pessoas q estiverem em busca de informações. Obrigada!!!!

  44. Elaine Reis
    09.janeiro.2014

    Bru
    Que legal, para mim era carta fora do baralho em decorrencia dos mitos, mas agora fiquei mais animada e voltou para o baralho rs….
    Vou colocar na minha whylist
    Pense na altura dos pratos e panelas qdo for adquirir a sua.
    Bjos

  45. MICHELE OLIVEIRA
    17.janeiro.2014

    Olá Bruna!
    Primeiramente gostaria dizer que seu blog é maravilhosooooooooooo omprei meu Ap no ABC e estava pesquisando sobre decorações e achei seu blog perfeito, já faz alguns meses que venho acompanhando, o meu apto só será entregue em 2016, mas como a anciedadse é grande (é vc deve saber) rsrsrsrs, já estou pesquisando e imaginando quando chegar a época da reforma…amei esse post sobre as lavas louças, sempre ouvi comentarios que não era boa idéia ter uma, mas agora concerteza tbm terei uma.
    Parabéns, bjs. =)

  46. 17.janeiro.2014

    Bruna, você já escolheu a marca da sua lava louças? como a sua cozinha é pequena igual a minha queria algumas dicas.

  47. Ana Claudia Perez
    20.janeiro.2014

    Ola Bruna!! Pra ser sincera, nunca pensei em ter uma lava louças, e qnd via no apê da minha prima, achava o maior trambolho… mas depois de ler tantos comentarios positivos e as informaçoes que vc postou, estou repensando. A cozinha do meu apê é literalmente quadrada, entao pensei em talvez colocá-la na lavanderia. Se eu comprar mesmo a lavadora de roupas com a porta na frente, poderia colocar a lava louça em cima, e como elas ficarão de costas para a pia da cozinha,consigo puxar o cano de agua sem problemas.. rsrsrs

    Alguém ai tem ela em algum lugar da casa q nao seja a cozinha??

    • Mantunesjr
      20.fevereiro.2014

      Olá Ana temos uma Brastemp 6 serviços na área de serviço do apê. Mas caberia uma de 8 sem problemas. Aqui trabalhamos e comemos fora todos os dias úteis então a de 6 dá conta do recado. Nos fins de semana ligamos ela 2 vezes, para louças e depois para as panelas. Agora que o Davizinho está a caminho, talvez compre uma maior. Bjos.

  48. […] ❤ 1. Lava-louças Brastemp Ative 8 serviços branca:Segundo as lojas de planejados ela caberá sim no apê, mas eles não tiraram as medidas no local ainda. Meu medo é não entrar por conta da cuba e do cifão da pia, mas vamos ver! Aliás, pra quem quiser saber se vale a pena ou não ter uma lava-louças, tem um post bem legal aqui no blog (clique aqui)! […]

  49. neide
    21.janeiro.2014

    Eu tenho máquina de lavar louça da brastemp. Simplemesntr.maravilhosa!! A louça sai limpa e seca enquanto cuido de outras coisas!! Uma casa tem muita coisa pra fazer pra perdermos tempo lavando louça! Eu recomendo!

    • Vânia
      21.março.2014

      Ei Neide, você sabe me informar qual o tempo de lavagem de louças na lava louças? Comprei uma da GE, estou aprendendo a usar ainda, mas ela demora mais de duas horas para lavar no ciclo normal, é normal isso?
      Desde já, agradeço a atenção.

  50. Elaine
    01.fevereiro.2014

    Com certeza Vale MUITO a pena!!! Adoro a minha 2ª secretária do lar, lógico que a 1ª é a lava roupas! Bjos

  51. neuza
    06.fevereiro.2014

    Oi Bruna, tenho uma brastemp ative 8 serviços há 02 anos e descobri recentemente que após o término do ciclo (lavagem, enxague e secagem) fica resíduos de sabão nos copos. Faça o teste, pegue o copo de vidro depois do término do ciclo e coloque agua, repare que quando está enchendo o copo, começa a espumar.
    Já chamei o técnico da brastemp, já levaram a lava louça para a oficina, já trocaram a lava louça por uma nova e ela continua com esse problema (chegou uma novinha em dez/2013 e também já foi para a oficina, voltando com o mesmo problema).
    Será que ninguém pode resolver esse problema? e essa espuma é resíduo do sabão

    ou do líquido secante? É nocivo para a nossa saúde?
    Se alguém tiver observado esse problema, por favor, compartilhe, pois não sei o que fazer…

    • Mantunesjr
      20.fevereiro.2014

      Olá Neuza, você não estaria exagerando na quantidade de sabão não? Algumas lava louças tbm possuem regulagem de líquido secante, veja se dá para reduzir o fluxo da sua. Se vc usa sabão em pó, minha sugestão é testar as de pastilhas, que já vêm na dosagem certa, e ver se o problema some. Digo isso pq aqui em casa no início acontecia o mesmo usando a dosagem recomendada de Finish em pó, aí foi só reduzir a quantidade que o problema desapareceu. Bjos.

      • neuza
        14.março.2014

        Obrigada Cris, aguardo seu comentário.

        Mas, se for do líquido secante, será que também não é prejudicial para nossa saúde?

      • neuza
        14.março.2014

        Oi Mantunesjr, já reduzi o sabão sim, para 1/2 pastilha e o problema de excesso de sabão continua.

        Vou testar sem líquido secante ou diminuir.
        Obrigada por compartilhar.

  52. Cris
    14.fevereiro.2014

    Eu tenho a Brastemp Active 8 serviços e amo!! O que não gosto é o fato de não caber panelas grandes e algumas não ficarem bem limpas. E os copos ficam com um cheiro ruim (já observei isso em várias máquinas de lavar, inclusive no exterior). Então, para evitar isso eu lavo os copos na mão mesmo ou, depois de terminado o ciclo da lava-louça, uso a função Acquaspray. Às vezes lavo as panelas na mão também, mas ainda assim vale muito a pena!

    Agora, eu jamais colocaria embaixo da bancada. Ter que abaixar e levantar o tempo todo para colocar e retirar as louças é o fim para mim. Onde moro hoje (aluguel), tem uma torre para a máquina: armários em cima, o nicho para a lava-louças e gavetas embaixo. Achei essa ideia ótima e pretendo copiar esse modelo para a minha casa.

    Descobri teu blog recentemente e estou gostando muito!

    • neuza
      19.fevereiro.2014

      Oi Cris, voce fez o teste de pegar o copo de vidro, após ser lavado e secado na lava louça, e encher de água?
      Se o copo está com sabão, toda a louça também esta, concorda?!!
      Faça o teste e me conte.

      • Cris
        09.março.2014

        Oi Neuza!

        Acabei de ver sua mensagem. Olha, acho que essa espuma é do líquido secante. Vou fazer o teste e retorno.

      • Cris
        15.maio.2014

        Neuza, fiz o teste e não espumou. Recentemente, mudei o nível do óleo secante para 1. Você usa sabão em pó ou em tablet? Costumava usar o Finish em tablet, agora mudei para o Sun (tá muito difícil encontrar o Finish por aqui).
        Passei a colocar os copos nas grades laterais superiores e não ficam com cheiro ruim. Estou amando minha lava-louças!

  53. Thayane Alves
    02.abril.2014

    Bru fico super na dúvida ainda sabe ?!!
    Minha mãe diz que é perda de tempo e mandou eu deixar de ser preguiçosa

  54. 03.abril.2014

    Bruna, tenho uma dúvida!
    Na hora de deixarmos a louça secando naturalmente dentro da lava-louças, será que não estraga?? Tipo, será que a louça ficar secando de um dia para o outro dentro dela não vai estragar??
    Ou nesse caso a gente coloca tudo no escorredor e deixa secar lá?

    Beeijos

  55. 11.agosto.2014

    Oi Bruna, ótimo post e ótimos comentarios. Estou escolhendo e pesquisando muito na internet uma marca boa para usar, minha cozinha não foi planejada pra isso, mas penso em comprar uma maquina de lavar e coloca-la em cima da pia, como somos em dois, talvez aquela pequena da eletrolux daria bem…. mas estou atras de mais opinioes sobre ela…. e vc já comprou a sua ? bjs
    Laura

  56. Lily
    10.setembro.2014

    Amei, comprei uma da eletrolux 9 serviços, a única coisa que não estou sabendo como resolver é tirar o cheiro dos copos, eles têm ficado com um cheiro ruim… alguma dica?

  57. Anny
    22.outubro.2014

    Olá, estou planejando minha cozinha porém ela é muito pequena, pensei: se eu colocar uma maquina de lavar ficarei sem armários…

    Gostaria muito de ter uma maquina de lavar… Porém preciso de armários.

    li alguns post´s de maquina de lavar de mesa, porém procurei na net brevemente e não encontrei nenhum modelo.

    Alguém teria uma dica!!

    Muito obrigada!!

  58. Marcela
    20.fevereiro.2015

    Boa tarde Pessoal,

    Também estou interessadíssima em comprar uma lava louças, alguém já teve daquelas antigas, qria saber se ela consome muita energia, pois tem uma pessoa que está vendendo uma com um precinho bom, alguém pode me ajudar?

  59. claudia
    14.junho.2015

    gente eu tenho uma GE de 12 serviços o que dizer simplismente maravilhosa eu amo uso muito e estou super satisfeita, um unico problema é que não encontro produtos na minha idade e preciso muito comprar se alguem souber um site de confiança me ajude por favor.

  60. Mayra Almeida
    29.junho.2016

    Gente tenho uma Brastemp 8 serviços, e ela foi melhor investimento vale cada centavo, como trabalho fora e tenho filho pequeno ela me ajuda e muito lavo tudo nela , e uma dica e que acho o sabao em po finish bem superior ao sun .

  61. 25.julho.2016

    Vocês sabem se tem máquina de lavar que economiza água e quail o modelo mais duradouro?

    • 01.agosto.2016

      Todas são pra economizar água… elas reutilizam a mesma água várias vezes como uma máquina de lavar roupa, e só trocam na hora do enxague!

  62. aliana
    17.agosto.2016

    só o trabalho de ter que abaixar para colocar toda essa louça ai em baixo, mata qualquer um.

  63. Meiri
    19.novembro.2016

    Noooossa, tenho máquina de lavar louça há 30 anos, pra mim é tão importante quanto a de lavar roupas, sempre comprei da Brastemp, agora tenho uma de 8 serviços, tem menos gente em casa, filhos casaram….kkkk, muita tranquilidade, tudo de bom!!!!! Água e energia elétrica, sempre tranquilo, sem exageros de gasto!!!! 1000 porcento aprovadissimo!!!!!!

  64. 12.maio.2017

    Olá, tô no inicio do casamento e super afim de uma máquina de lavar pra casa, mas sempre fico com aquele pensamento de que tem que tirar a sujeira antes de lavar. Como funciona essa parte, é só jogar o pedaços no lixo e por pra lavar ou precisa de algo a mais?

  65. Val Rodrigues
    09.janeiro.2018

    Olá Bruna, tudo bem?
    Primeiramente, quero agradecer você por esse blog incrível.
    Comecei a te seguir bem no seu comecinho e foi por sua causa que meu noivo e eu conseguimos comprar nosso imóvel. Fizemos planejamento e sua orientação sobre INCC nos ajudou até a salvar um amigo de uma armadilha de um corretor.
    Enfim, seu blog é informação pura e de qualidade.

    E agora estou na fase dos eletros. Quero planejar bem, para não me arrepender depois.
    E queria muito saber se, depois de bastante tempo, você ainda recomenda o uso.
    Vale a pena comprar uma? Investir nisso?

    Obrigada viu?

    Beijos

    : )

    • 17.janeiro.2018

      Oi Val, obrigada, fico feliz que te ajudei!
      Usamos todos os dias até hoje, mas só vale a pena se ela for localizada bem abaixo da pia. Do contrário, você pensará duas vezes até levar toda a louça até ela rs… uma amiga minha colocou longe e nunca usava, acabou vendendo!

  66. Sandrine
    22.agosto.2018

    Ganhei uma de piso, amei a praticidade e as loucas ficam impecáveis! Meu plano é deixar secar naturalmente na própria lava loucas mesmo para economizar energia e produto (e tempo!). Quanto a instalação eu não tinha planejado a lava loucas, então vou fazer uma adequação porém sem quebra quebra, a mangueira de saída pode ser conectada direto na parte de baixo da pia e a água instala igual máquina de lavar louça

  67. Pedro
    22.outubro.2018

    Sério, assim que eu me formar isso vai ser a primeira coisa que vou comprar! Odeio lavar louças. >:(

  68. Enedir Xavier
    23.junho.2019

    Eu moro sozinho,correria o tempo todo,sonhava com uma tinha um tempinho já,mas por contas dos mitos q a envolviam tinha medo de ser dinheiro desperdiçado,mas venci os medos e é só alegria depois da máquina de lavar roupa minha melhor compra …

  69. genésia
    20.março.2022

    Tenho psoríase e sou muito exigente com a limpeza das louças, o meu maior medo era que saísse suja ou que quebrasse com facilidade. A minha dica é comprar em qualque bazar, bem barato, uma escova própria pra tirar comida da louça, parece uma vassourinha pequena mas serve qualquer uma parecida, basta colocar os pratos na boca da lixeira e passar a vassourinha, simples, assim evita problemas com entupimentos e quebra da máquina. Mas no meu caso, o problema não foi mal uso, eu tinha uma brastemp e a tela de coar dela, que é a proteção interna pra não entrar comida no ralo dela, é super larga, os buracos são super largos, ela é amais comum nas casas e a mais vendida mas também é a qu emasi dá problemas e a mais consertada em todo o brasil, ela tme vários problemas de engenharia, de desenho mesmo. Depois de consertar dez vezes e perceber que o problema era ela mesmo, troquei por uma midea, o motivo foi que eu não queria uma marca comum porque elas tem várias reclamações, é qu enem gedaleira, nãod epende tanto damarca e sim do modelo e da unidad me esi, algumas vem defeituosas mesmo. Mas a midea eu já tinh aum climaizador então, decidi gastar um pouco mais, ela é um pouco mais cara, pra fazer uma ultiam tentativa, se não, teria que perder muito tempo e usar luvas pra sempre. As pessoas nem eprcebem a quantidade de tmepo que perdem lavando louça nas suas vidas, mesmo que me pequenas parcelas durandte o dia ou a semana. O preconceito que a m´quina de laavr louças desperta é o mesmo que a de lavar roupas desprtava quando chegou ao brasil, as pessoas falavam mil coisas, e ahoje, é muito dificl encontrar uma casa que não tnha e todo mundo acha normal, em outros paises e lavalouças é assim, essencial, sem preconceitos, e será assim no rbasil também. A minha midea é maravilhosa, acabou o problema da telinha do ralo, nela a engenharia é otima, as cestinas e gavetas são muito bem desenhadas, a tela do ralo é bem fechadinha, enfim, só alegria! Recomendo midea.
    Ahh, não esqueça que todo eletrodomestico descartado tem qeu ri pr auma recicladora que recicle toda ela, não jogue no lixo comum, por favor!