Coifa ou depurador: qual escolher?

Arquivado em: Decoração, Meu Apê
Eu já estava pra fazer este post por aqui e vocês me pediram lá no grupo de discussão essa semana, então ficou perfeito! <3

Assim como muitos de vocês eu também estou na dúvida entre qual escolher, qual eu vou poder comprar e qual será permitido instalar lá no apartamento. A verdade é que por mim é lógico que eu quero a coifa né! Não tem nem o que discutir. *_*

Mas muitas coisas ainda são pontos de interrogação pra mim, já que a cozinha será entregue com aquele buraco ridículo que insistem em chamar de passa-pratos! (Quem não viu, veja aqui.)

O fato é que a coifa além da sua principal função que é renovar o ar do ambiente, também é considerada como objeto decorativo então por isso que a grande maioria prefere ela a um depurador.

Diferenças entre coifa e depurador

 

 

Coifa
A função da coifa é sugar o ar quente, retirar a fumaça, a gordura e o cheiro do ambiente. O ar é filtrado através de dutos que podem ser instalados no teto, no forro, na lateral ou na parede que tenha saída para a parte externa da casa ou apartamento. Como o ar quente é retirado do ambiente e enviado pra fora, o ambiente fica bem mais fresco. As coifas são mais eficientes do que depuradores mas também tem um preço bem mais salgado.

A diferença real entre eles é que as coifas oferecem maior poder de captação do ar. Chegam a extrair mais de 1000 m³/h, contra o máximo de 400 m³/h dos depuradores, o que justifica o preço mais elevado. Na minha opinião vale o investimento pelo resultado que ela nos dá. Nada como evitar o cheiro de comida pelo andar todo do prédio. ;)

Existem dois modelos: os de parede e os de teto, este último geralmente é usado em cozinhas com ilhas centrais dividindo a sala. A coifa pode ser usada no modo depurador ou no modo completo que devolve o ar filtrado ao ambiente.

Quando não há a possibilidade de ter uma saída externa para passar os dutos, muita gente acaba optando ainda por investir na coifa e usá-la somente como se fosse um depurador. Neste caso a pessoa apenas opta literalmente pelo design pois um depurador faria o mesmo serviço!

Na hora de procurar a coifa ideal, leve em consideração o tipo e o tamanho do seu fogão ou cooktop. Ela nunca deve ser menor que eles!

Ah, quase sempre os dutos da coifa são escondidos dentro dos forros de gesso. Então veja se a sua cozinha tem o pé direito alto para poder rebaixa o teto, ok?

 

Depurador
Nele o ar é aspirado bloqueando a gordura nos filtros metálicos, o odor é quebrado nos filtros de carvão ativo e depois o ar retorna a sua cozinha. Ele é mais popular por ser mais acessível financeiramente e também porque pode ser instalado em cozinhas sem saída externa para dutos. No depurador as impurezas ficam concentradas no aparelho e a manutenção em alguns modelos é feita com a troca do filtro e em outros modelos é feita através de lavagem do filtro do aparelho.  Para os aparelho à base de carvão recomenda-se a troca do filtro a cada seis meses, se você faz fritura de duas a três vezes por semana.

A instalação só pode ser feita em paredes, portanto cozinhas americanas ou com ilhas já não podem ter depuradores.
Tanto a coifa quanto o depurador devem ser instalados a uma distância até os queimadores entre 70 a 90 cm para que sejam eficientes. Recomenda-se ligar 5 minutos antes de começar a cozinhar e deixar 10 minutos ligado após apagar o fogo.

Os arquitetos sempre falam que depurador é indicado para cozinhas menores e a coifa para as maiores. Concordo com essa afirmação, afinal a parte de cima da coifa tomará o espaço de uma parte do armário e sabemos como isso faz falta em cozinhas pequenas. Mas gosto é gosto gente, e se você tem o sonho de ter a sua coifa mesmo em cozinha pequena, vá em frente. Eu achei um exemplo bem legal para tentar driblar a falta da parte do armário. Olha só: prateleiras ao redor da coifa!

Essa abaixo apesar de eu não gostar muito, mas é uma solução também para não perder tanto espaço!

Estou para fazer a segunda vistoria no meu apartamento, e dessa vez vou tentar não esquecer de perguntar se poderá ou não instalar os dutos da coifa. (Mas sei não viu, pelo que olhei lá, não vai poder fazer o buraco na parede da lavanderia não. #xatiada)

 

Imagens: Reprodução
 
Muita gente diz que coifas com este detalhe em vidro ao redor é difícil de limpar, vive cheio de gordura. Eu já imaginava isso, mas será que é tanto assim?
Quem tem experiência com ela, poderia nos contar?
 
Veja inspirações de cozinhas com coifas, clicando aqui.
Veja como fazer uma cozinha americana, clicando aqui.

Espero que tenham gostado do post de hoje! :)
Beijos

Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter  Fanpage ❤ Instagram  Youtube

39 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Anonymous

    Nossa, muito bom o post … estou nesse dilema, comprei um apartamento maior, no qual já tem a cozinha planejada e a ilha integrando o espaço da cozinha com a sala de jantar, então preciso de uma coifa, porém … (sempre tem um porém) … no local de instalação existe uma coluna !!! =( Não sei se será possível perfurar para poder instalar minha tão sonhada e linda coifa … Mas eu volto pra contar o que deu … rs

    Conheci o blog há pouco tempo, mas já li várias coisas que vão me ajudar muito com meu novo lar !!!

    E outra coisa, somos vizinhas !!! Sou de São Bernardo e todas as suas dicas de fornecedores estão servindo como um guia pra mim … Obrigada !!!

    Beijos !!!

    Juliana
    [email protected]

    Responder
    1. Obrigada Juliana! Que legal, somos vizinhas então!
      Obaaa, fico feliz que tô te ajudando!
      Um beijooo

      Responder
  2. Em casa usamos uma da Suggar com vidro em volta, eu particularmente não vejo tanta gordura nela mas nada que um detergente e um limpa vidro depois não resolvam, é bem mais bonito e não tenho dificuldade para limpa-la.

    Responder
    1. Ai que bom saber disso Nadi!
      Obrigada!

      Responder
  3. Olha eu acho a coifa linda mas minha cozinha é tão pequena que pra otimizar o espaço ai ter que ser depurador mesmoo!!!

    http://ideiasdeartista.blogspot.com/

    beijooo

    Responder
  4. Ai Bruna, agora vc me deixou em duvida!!
    Eu achei q essa coifa ja tivesse sido extinta. No ape q eu comprei tem um buraco na parede (acima do fogao) e fizeram um caminho até a janela (passa lá em cima da parede da area e sai pela janela). Imaginei q fosse p uma coifa velha, nao sabia q tinha dessas recentes.
    O q vc acha? Fico com essa e coloco a coifa ou tiro essa adaptação e coloco um depurador?
    Bjs

    Responder
  5. Anonymous

    Bruna…linda..adorei o post, estava precisando, embora queria muito uma coifa, mas por enquanto vou ficar querendo :( vou ter que comprar um depurador mesmo, ainda mais casa alugada, sabe como é que é…mas estou feliz :) mesmo assim…um ótimo fim de semana querida, fica com Deus… Beijos!!!

    Claudia Santiago

    Responder
  6. Oi Bruna, descobri seu blog a pouquíssimo tempo e já li ele inteiro… Adorei cada dica aqui, e já guardei varias idéias na minha pastinha do apartamento.
    Comprei meu Mini Apto em Maio, e tem previsão de entrega para abril/2014… Ele tem pouco mais que 40m², então imagine os milagres que não terei que fazer pra deixar ele do meu jeitinho…
    Como só sera eu e meu noivo, e trabalhamos o dia todo o tamanho pra começo esta “ótimo”…
    Assim que passar por nossas cabeças a ideia de aumentar a família teremos que correr pra algo maior! :)
    Meu sonho de consumo era ter uma ilha na cozinha, com coifa, mas pelo tamanho da cozinha do apto, fica impossível cogitar a ideia! Teremos que optar pelo depurador, pois não terá saída para instalar os dutos da coifa… E levando em consideração o espaço, um armário que seja tirado da minha cozinha já fara grande diferença!
    E como provavelmente só irei cozinhar nos fins de semana e de vez em quando durante a semana, o depurador ira suprir minhas necessidades…
    Ah e também tem a parte econômica ($$$), é tanta coisa pra comprar de inicio que onde você conseguir cortar um pouquinho já é uma grande economia!

    Beijos!
    Adoro seu Blog!

    Responder
  7. Olá , tenho uma coifa na cozinha do apto, estou super satisfeita!!! A minha coifa é com vidro e não tenho grandes problemas na hora de limpar não, na verdade só o tempo irá dizer kkkk. Eu também não tive como jogar o duto para fora do apto e a solução encontrada foi fazer uma grelha entre a cozinha e a lavanderia … e a recomendação foi que ali na direção da grelha é melhor não estender roupa, e assim estou fazendo, a janela da a. serviço é bem grande e venta muito lá por isso até o momento não tenho nenhum problema. Não tenho forro na cozinha e colocamos uma prateleira em cima dela, assim como está nas fotos, e o restante do duto, até chegar na parede que divide com a lavanderia, escondemos no armário, perdemos uma prateleira, mas vale a pena. Uma dica: comprei uma coifa de uma marca não mto conhecida, mas o instalador disse que a mesma é super bem vista no mercado e funciona direitinho, e o instalador não é específico da marca que fique bem claro, e o principal o preço é bem abaixo das coifas de marcas renomadas … Fogatti ótima indicação viu!!!

    Responder
    1. Bruna Campolina

      Oi Julis, tudo bem? Também não tive como fazer a saída do duto para fora do apartamento e gostei muito da sua ideia. Entretanto, estou com um pouco de dificuldade em visualizar como a grelha ficou “entre a cozinha e a lavanderia”. Esta grelha fica bem próxima à abertura da área de serviço? Estou com um pouco de receio em relação às roupas, se a gordura que sai do duto não seria suficiente para sujar minhas roupas. Você poderia enviar fotos para que eu tirasse alguma ideia do que fazer? Agradeceria muito. Caso queira, pode enviar para [email protected].

      Responder
    2. neila

      qual marca q é sua coifa? estou querendo comprar uma urgente , mas pesquizei tanto q nem sei mas, gostaria de uma com pouco barulho etc, obrigada.

      Responder
  8. Oi Bruna! Tudo bem?
    Em casa temos essa coifa com a borda de vidro, e sim, é terrível. Se tem uma coisa que eu abomino é ver mancha de gordura, e por mais que você viva limpando, você nunca deixa de usar o fogão, né? Então ela vive com essas manchas! E por ser alto, é mais difícil de limpar! Mas eu prefiro a coifa, acho mais bonito e adoro o fato de poder acender as luzes pra “enxergar melhor” o prato que estou preparando! Vale muito a pena!

    Beijos

    Responder
  9. Oi Bru, e como fica a manutenção da coifa, eu digo a parte externa?
    Acho que por ser branca ela não tende a amarelar mais tarde??? Alguém ai já viu depurador preto???
    Adoro seu blog vc é muito fofa.Bjs Day

    Responder
  10. Aqui em casa tem uma coifa, dessas que tem vidro ao redor. Nunca vi reclamarem que é difícil de limpar não…

    Tem um tutorial de maquiagem no meu canal meio “inusitado”, se quiser assistir. hahaha
    https://www.youtube.com/watch?v=NbvGCWb6CFg

    Responder
  11. Eu quero muito uma coifa… mas essa com detalhes em vidro esta fora de cogitação, na casa da minha mae tem, e ela sofre pra deixar limpa, pois toda vez que cozinha mesmo nao sendo fritura o vidro suja e embaça, engordura muito. Claro que ela e linda e maravilhosa, mas so fica assim depois de uma bela limpeza e pouco tempo depois a poeira se instala novamente. Meus planos sao uma toda em inox, vamos ver se a grana vai permitir ^^ adorei o post.

    Responder
  12. Anonymous

    Ótimo texto Bruna! Eu estava mesmo muito em dúvida entre as duas, na verdade, contínuo em dúvida, mas agora sei o que analisar e levar em conta para cada modelo. Obrigada pela ajuda!

    Érika Veloso

    Responder
  13. Hoje existem opções de depuradores com duto estético, imitando o design das coifas, para cozinhas pequenas é ótimo…..

    Responder
  14. Hoje existem opções de depuradores com duto estético, imitando design das coifas, ótimo para cozinhas pequenas…

    Responder
  15. Queria muito colocar coifa mas preferi priorizar o melhor aproveitamento do espaço já que a cozinha é pequena.
    Ótima publicação! Como sempre Bruna!

    beijo

    Responder
  16. Achei demais o seu post, muito legal mesmo. Adorei as imagens. No meu apê vai ter que ser depurador porque quisemos aproveitar para colocar mais armário. Coifa é bonito, mas mesmo com prateleira continua ocupando muito espaço!!

    http://minhacasaorganizada.wordpress.com/

    Responder
  17. Ameiii!! Foi a resposta do meu comentario de ontem .. hahaha

    Obrigada! Bjuhs

    Responder
  18. Anonymous

    Oi Bruna,
    A minha coifa você já conhece por fotos, como optei por uma “ilha” conduzi o duto através de uma sanca de gesso até a varanda, quem sabe você não consegue levar para a varanda também ? veja se não é uma opção na próxima vistoria. Fiz a mesma coisa com as máquinas do ar condicionado, todas nas varandas… é outro ponto que terá que projetar e deixar preparado antes dos acabamentos.
    bjs, bom fim de semana
    Márcia Maltempi

    Responder
  19. interessante! eu não sabia a diferença entre eles, para mim era tudo igual!

    Responder
  20. Adorei o post Bruna!

    Acho coifas lindas e não vou abrir mão de uma.

    Meu apto sai daqui seis meses, mas já me informei com a engenheira responsável pela obra, e parece que não vou ter problemas com a instalação de uma.

    PS. Sou sua vizinha de SBC =)

    Bjs

    Responder
  21. Acho que o depurador slim é uma terceira opção também e ainda consegue aliar design e espaço, pois dá para colocar armário em cima. Além de tudo, tem um preço mais em conta que uma coifa. Penso que se for para usar a coifa na parede e somente como depurador, esse depurador slim é uma alternativa melhor.

    Responder
  22. Lucia

    Olá, Bruna!

    Adoro seu blog! Enquanto não vi todos os posts, não consegui me desgrudar dele. Também estou no mesmo processo que vc, peguei as chaves em agosto e estou na luta da reforma! Muitas ideias estou buscando no seu blog. Quando tiver concluído as obras, te mando as fotos.

    Quanto aos eletrodomésticos para facilitar nossa vida, sou super adepta. Já comprei coifa (como tem vidro, acho que vai é me dar mais trabalho :(, mas como cozinho pouco e vai ficar bonito, acabei optando por essa mesma), lava-louças, lava e seca, sempre seguindo suas dicas. Meu mais novo sonho de consumo é o aspirador robot!! Faz um post sobre isso pra me ajudar!!!

    Bjs

    Responder
  23. Patrícia

    Olá Bruna! adoro o seu blog, você já me salvou em várias dicas… agora vou te dar uma: comprei um depurador de ar da Brastemp com coifa estética… achei bem bonito! dá uma olhada! Beijos

    Responder
  24. Natália

    Oi…amei seu post e quero dar minha opinião sobre as Coifas com acabamento em vidro….gente é muito simples de limpar (pelo menos a minha!) limpo com algum produto para retirar gordura e fica limpo…não tem muito segredo não….tem que ter é um pouco de paciência pra limpar e não deixar manchado e limpar com certa frequência tb ajuda a sujeira não impregnar!!!! Bom é isso, um beijo!

    Responder
  25. Laine

    Oi Bruna! Adoro seo blog. Sempre vejo as atualizações!
    Tive um depurador por muitos anos e dava muito trabalho pra limpar. Sobre ele impreguina pó e gordura que pra tirar até com veja é difícil. Impreguina também muita gordura na grade onde fica o filtro. Além disso não acho muita diferença com ou sem ele. Resolvi tirar o meu e não colocar nada. Conheço outras pessoas que também não gostaram de depurardor pelo mesm motivo. Perde-se muito tempo na limpeza e eficácia não muito boa. Acho que a coifa pode ser mais fácil de lidar.

    Responder
  26. Maurício Lemme

    Coifas geralmente tem maior eficiência que depuradores, esses últimos só utilizaria em casos em que realmente não houvesse como fazer uma saída de ar. Sem dizer que ficam lindas em cozinhas bem planejadas.

    Se tiver possibilidade, pesquisem por coifas de ilhas que se destacam na cozinha, como essa (http://www.llavine.com.br/coifas-de-ilha/coifa-de-ilha-tube-isla-35-tramontina-27.html), ficam lindas em cozinhas amplas.

    Responder
  27. Paula

    Olá Bruna, adorei o post.
    Queria saber se vc ou alguém tem indicação de coifa da fischer, meu cook e forno serão dessa marca. Alguma dica?

    Responder
  28. Daniela

    Parabéns pelo post, esclarecedor.
    Gostaria de esclarecer só mais uma duvida, com relação a consumo de energia, tem alguma diferença entre coifa e depurador.

    Responder
  29. Eu acho lindo a coifa, mas minha cozinha é bem mini.. então vou colocar o depurador Slim de embutir!!!

    beijoo

    http://www.bihramos.com

    Responder
  30. Robson Muraro

    Olá. gostei muito do blog, muito informativo para nós leigos de primeira viagem. compramos um apto sem saída para coifa. vc diz que existem depuradores que conseguem filtrar até 400m3. qual seria a marca? ainda não encontrei essa potência.

    obrigado.

    robson

    Responder

Pingbacks e trackbacks

Deixe um comentário

Quer que sua foto de perfil apareça nos comentários? Então cadastre-se no gravatar clicando aqui.