16  11
2013
Burocracia | Meu Apê

Assembleia de instalação do condomínio

Hoje vim aqui contar pra vocês como foi a primeira reunião de assembleia do meu condomínio!

Quando adquirimos um apartamento ou casa na planta e o empreendimento termina de ser construído todos os futuros moradores devem aguardar que a Prefeitura da cidade emita o documento chamado Habite-se, o AVBC (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e a matrícula individual de cada unidade. Tudo isso significa que o empreendimento está dentro de todas as exigências e normas exigidas para um local seguro e que você já pode começar a solicitação da documentação final e escritura da sua unidade.

CMA_assembleia1

O meu apartamento teve todos estes três documentos emitidos (ufa!). E o próximo passo para que a entrega do prédio aconteça, é fazer o condomínio passar a existir como empresa. Para isso deve ser realizada a primeira reunião de assembleia que irá instituir o condomínio de fato. Somente após esta assembleia é permitida a mudança dos moradores, assim como reformas, etc.

Foi exatamente isso que aconteceu com o meu! Como vocês viram eu já estava com as chaves em mãos desde o dia 01/11/2013, porque a construtora fez a entrega antecipada já que são muitas unidades e se deixassem para entregar somente após a reunião de assembleia, iriam demorar dias e dias pra todos receberem suas chaves. Mas no dia da entrega, tive que assinar o termo declarando que não iria fazer nenhuma reforma nem mudança até o dia da reunião.

A reunião foi marcada para quinta-feira dia 14/11 às 19h00, achei um pouco estranho e questionável pois era véspera de feriado, o que nos leva a crer que não queriam que muita gente comparecesse, não acham?! Assim seria fácil para eles colocarem pessoas deles e não os moradores do condomínio. Foi o que a maior parte dos moradores pensou também!

Mas para o azar deles cerca de 99% dos moradores compareceram! o/
Até levei um susto, pois não tinha a noção de que seriam tantos moradores assim. Acho que tinham cerca de umas 1.000 pessoas lá (em torno de 400 apartamentos).

Como vocês sabem, a primeira torre já está morando há um ano lá, mas faltava entregar a segunda fase do empreendimento que são as torres 2 e 3. Então no total são 656 apartamentos, ou seja, uma mini-cidade!

E para ser tudo organizado, a reunião teve o foco principal em formar uma grande equipe de colaboração e fiscalização. O síndico já foi escolhido em 2012 pela própria construtora (ele não é morador), isso é normal nos dois primeiros anos de condomínio novo, pois para o condomínio passar a existir um síndico deve ser nomeado. Mas os subsíndicos de cada torre nova foram escolhidos nesta assembleia de quinta-feira, assim como três conselheiros de cada bloco e alguns ajudantes para estipular as regras e aplicações de multas.

Fiquei bem feliz com o resultado, pois as pessoas que se apresentaram e se disponibilizaram para colaborar, nota-se que querem mesmo defender e zelar pelo que é nosso. Não houveram discussões (pelo menos não nesta primeira reunião!), e a grande maioria dos moradores me pareceu serem educados, um ambiente bem familiar (crianças pequenas), novos casais, mulheres grávidas ou com bebês. Gostei do que vi por lá!

Outro assunto que fez parte da reunião foi a previsão orçamentária, onde o diretor da empresa contratada para cuidar do condomínio, nos passou todos os gastos que teremos de enxoval de cada torre e bloco, o que está incluso no valor de condomínio e o que não está e os próximos assuntos da reunião futura.

Ao término da reunião, a ata é devidamente assinada, o condomínio passa a ser instituído e já poderá requerer o número de inscrição de Pessoa Jurídica (CNPJ), assim poderá começar a efetuar as compras de equipamentos, contratar funcionários, etc.

Foi oferecido um buffet para quem compareceu, tinham alguns fornecedores e lojas com alguns stands (principalmente de aquecedores à gás!) e as áreas comuns foram entregues e estavam abertas para visitação. Agora, finalmente as três torres podem utilizar a piscina, quadra, academia, salões de festa e jogos, cinema, espaço mulher, etc.

Ficou tudo lindo e exatamente como as perspectivas em 3D que fizeram lá em 2010 (se não viu, clique aqui). São tantas áreas de lazer que eu mesma nem consegui conhecer todas ainda! Ficou faltando achar onde é a sala de cinema, salão de jogos, pomar e o pet place.

CMA_assembleia_piscina2

Além disso, após a reunião, disponibilizaram auxílio para as pessoas que por algum motivo tiveram financiamento negado ou que ainda estão em trâmites para receber as chaves. Achei legal esta iniciativa, embora eram poucas pessoas para atender e a fila ficou bem extensa!

É importante frisar que tanto a equipe que zela pelo condomínio (síndico, zelador, subsíndicos, conselheiros e funcionários) quanto os moradores, devem ter cuidado com as áreas comuns e também com as unidades entregues, e para isso o manual do proprietário é primordial para não perder a garantia por uso indevido.

No nosso caso, a partir do dia 01/12/2013 já começará a ser cobrado o valor do condomínio + água e gás, assim como as taxas de enxoval (e em breve a taxa para instalação dos itens de segurança como câmeras e cerca elétrica). Mas se a maioria dos moradores ainda não tivessem recebido as chaves, ou se não tivessem conseguido quitar ou financiar as unidades ou ainda se o habite-se não tivesse sido expedido, poderiam ter votado se quisessem para se recusarem a ter o condomínio instalado. Então se no seu empreendimento tiver algum problema destes, saiba que vocês podem se recusar, assim ninguém precisará pagar o condomínio ainda, mas também nenhum morador poderá receber as chaves até que tudo esteja ok.

O fato é que lá no nosso empreendimento, quase metade das pessoas ainda não conseguiram as chaves ou financiamento, então infelizmente elas terão que pagar o valor do condomínio mesmo sem morar lá. :
Se estas pessoas se sentirem lesadas, devem procurar seus direitos na justiça. Mas como a maioria já está com as chaves ou com financiamento aprovado, então não tinha o porquê de não instituir o condomínio.

E todos que já estão com as chaves assim como eu, já podem utilizar as áreas de lazer e também começar reforma e a mudança! Agora sim vai começar a quebradeira no meu apê! (Fiquem ligados!) o/

Bom, espero que a experiência que eu tive e o que aprendi possa ter sido útil pra vocês de alguma forma!
Um beijo *_*

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube

50 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 16.novembro.2013

    Muito bom Bruna! Achei seu blog há pouco tempo e vivo a mesma situação com meu apartamento na planta! Há obra está atrasada há 1 ano e nem sinal das chaves! Bjs

    • 16.novembro.2013

      Ai que bom, seja bem-vinda Tatiana!
      E boa sorte no seu apê tbm!
      bjs

  2. 16.novembro.2013

    Fazer o que né, sem mil burocracias o Brasil não funciona hehe
    Mas ficou muito lindo seu prédio, que delícia essa piscina! E muito chique também ter cinema, espaço mulher e prin-ci-pal-men-te PET PLACE! Que legaaaal *_*

    uehauehauhe
    Beijos!

    • 16.novembro.2013

      Obrigada Jaque!
      Eu tbm adorei o resultado, mesmo com o atraso na entrega, valeu a pena esperar!
      Bjs

  3. Bruna Macário
    16.novembro.2013

    Olá Bruna!
    Muito legal que seu apê já está “reformável”! hehehehe… Deve ser uma fase mto boa, pois vc vai começar a concretizar a decoração tão sonhada.
    O meu ficará pronto em fev/2016, mas vou ficar ligada nessas dicas com relação {a constituição do condomínio e, com certeza, participarei da assembléias :)
    Um dúvida: o que a pessoa pode fazer se o financiamento for recusado pelo banco? Ela perde o imóvel?
    Bom final de semana, Xará!

    • 18.novembro.2013

      Oi Bu, te respondi no seu comentário mais pra baixo! rs ;)

      • Bruna Macário
        18.novembro.2013

        Obrigada!! :D

  4. Érika
    16.novembro.2013

    Ai Bruna, confesso que fiquei emocionada! Parabéns e que você seja muito feliz no seu novo lar. E vamos às reformas! rsrs

    • 17.novembro.2013

      Oi Érika! <3
      Obrigada, eu tbm fiquei rsrs
      Sonho sendo realizado!
      Bjão!

  5. Adriane Pinheiro do Nascimento
    16.novembro.2013

    Oi Bruna! Muito legal o seu blog. Há um tempo atrás eu estava fazendo uma pesquisa sobre máquinas/secadoras de roupa e acabei lendo uma matéria bem relevante que você tinha postado sobre as principais marcas de lava e seca no mercado; desde então viciei no seu blog, acho que fiquei um mês lendo todas as matérias postadas, as novidades no mercado da construção civil, enfim, muito útil e gostoso de ler o seu blog. Parabéns pelo sucesso. Bjs

    • 17.novembro.2013

      Obrigada Adriane!
      Fiquei muito feliz em ler o seu comentário. Me animou ainda mais a continuar escrevendo!
      Bjãoooo

  6. Aline
    16.novembro.2013

    Minha pergunta não tem mto a ver com o tema deste post.Mas gostaria de saber se no caso do seu empreendimento teve taxa de ligação definitiva.
    Bjs

    • 17.novembro.2013

      Oi Aline, tudo bem?
      Não entendi muito bem a sua pergunta. Essa ligação que vc menciona se refere ao que?
      Bjs

  7. marlen
    16.novembro.2013

    Oi! Achei seu site por acaso e amei ontem fiquei o dia inteiro vendo li mais da metade também comprei meu ape mas falta alguns meses pra ficar pronto muitas idéias principalmente dos adesivos no azulejo me animaram muito. Esta de parabéns virei fã. Bjs…

  8. Bruna Macário
    17.novembro.2013

    Oi Bruna, tdo bem?
    Não sei se vc viu na minha msg anterior… Mas tenho um dúvida, se vc puder me ajudar…
    Vc saberia dizer o que a pessoa pode fazer se o financiamento for recusado pelo banco? Ela perde o imóvel mesmo já tendo pago toda a entrada?
    Tenho essa curiosidade para poder me precaver de todas as formas.
    Fico grata desde logo pela atenção! Abraço.

    • 18.novembro.2013

      Oi Bru
      Não perde o imóvel durante um tempo, mas enquanto isso fica correndo multa, juros e iGP-M altíssimos, e enquanto isso vai virando uma bola de neve, pois a renda vai ficando mais complicada de bater com o saldo devedor que aumenta todo mês. É fogo! Por isso que ao comprar um apartamento na planta deve-se estar precavido financeiramente para a entrega das chaves, pois tem que contar que o INCC aumentará nos anos de construção, fazendo o saldo devedor final aumentar bastante!
      Bjs

      • Bruna Macário
        18.novembro.2013

        Ah sim, entendi! Por isso queria saber, para estar preparada. Mas tenho fé que dará tudo certo! heheheheh…
        Obrigada, Bruna!! Bjs!

  9. Jacqueline
    17.novembro.2013

    OI Bruna!!!
    Fico muito feliz por todas essas suas conquistas, vc é merecedora disso!!!
    Em relação ao financiamento junto com a Caixa(se foi com o banco), teve algum problema?? Bjs e sucesso!!!

    • 18.novembro.2013

      Oi Jacqueline, obrigada!
      Então, as chaves que não foram entregues, são justamente por conta da burocracia da Caixa, pois ainda não liberaram o financiamento. =\
      Bjs

  10. Vanessa Avila
    18.novembro.2013

    que showw Bruna, gostei, é emocionante, hihi, voce tem previsao de quando comeca a morar nele?

    lá em casa estamos rasgando algumas paredes para colocar o aquecedor solar, mas me parte o coracao essa quebracao, kkkk

    • 18.novembro.2013

      Ainda não Vanessa!
      Como é fim de ano, tudo fica mais difícil pra conseguir pedreiros e fornecedores que entregam antes.
      Mas tudo indica que seja ano que vem, não sei em que mês rs
      Bjs

  11. Lennethh
    18.novembro.2013

    Muito legal todo mundo ter aparecido!! (Com certeza eles colocaram essa data pro povo não ir!)
    Obrigada por dar tantos detalhes Bru! Eu moro de aluguel mas sonho em um dia poder comprar o meu cantinho e provavelmente vai ser assim, na planta também e todos os seus posts ajudam demais!!
    Agora que passou a reunião é hora de reformar huhu \o
    bjus e obrigada pelo link do bb cream (adorei o resultado!)

  12. Renata Oliveira
    18.novembro.2013

    Oi Bruna, tudo bem?
    Vc já sabe o valor q ira pagar de condomínio?
    Bjs

    • 18.novembro.2013

      Oi Renata!
      O valor fixo sim, será 173,00 mas a parte terá a água, gás e o enxoval de todo começo de condomínio novo.
      Bjs

  13. 18.novembro.2013

    Bom dia Bruna…

    Como foi seu processo de financiamento?

    Tenho tantas dúvidas sobre esse tema rsrs.

    Beijos.

  14. Rodrigo
    18.novembro.2013

    Bruna,

    Com o tempo você vai perceber que qt menos moradores em reunião de condomínio melhor. Há sempre o indecisos e os problemáticos. No meu prédio de 45 apts, apenas 6 ou 7 frequentam as reuniões. O que é ótimo, pois quem de fato frequenta são os interessados em ter um cond melhor e tomar decisões fica mt mais fácil com um número menor de moradores. Uma coisa que ajudou mt na nossa realidade foi a contratação de uma empresa para administrar o cond. No mais… Parabéns!!!

  15. Sabrina
    18.novembro.2013

    Quanto será mais ou menos o seu condomínio? Para ter uma ideia já que o meu tbm terá vários itens de laser, menos o cinema.
    Arrasou no post mais uma vez!!

  16. Laiza Bispo
    18.novembro.2013

    Oiê!
    Queria saber se, os itens de lazer (equipamentos da academia, móveis do espaço gourmet, brinquedos da brinquedoteca, etc) são pagos pela construtora ou é feito um rateio entre os moradores?
    Obrigada, beijão :)

  17. Daniele
    18.novembro.2013

    Ta ficando tudo lindo. Meninaaaa to babando com a área de lazer! Falei ate pro meu namorado, será que ainda tem algum Apê pra vender? Bjosss

    • 19.novembro.2013

      rsrs oi Daniele!
      Tá ficando tudo lindo mesmo, mas sobre unidades a venda eu já não sei…
      Bjãooo

  18. Églin
    18.novembro.2013

    Oi Bruna!!! Que Deus te abençoe nessa nova fase. Estou esperando sair meu financiamento mais vou as reuniões de condomínio. Fico sonhando ao ver as coisas que posta e imaginando qdo será minha vez. Troquei agora de assessoria porque o que a construtora me indicou é péssimo! !!! Um super beijo e Parabéns

    • 19.novembro.2013

      Eu tb saí da assessoria da construtora… péssima por sinal!
      Boa sorte pra vc tbm!
      bjão e obrigadaaa

  19. Camila
    18.novembro.2013

    Olaa! Sou nova no blog mas adoro suas dicas, eu acabei de assinar contrato de um Apê na planta, meu caminho só está começando! Mas sua experiência me ajuda e irá continuar me ajudando muito.
    E parabéns por essa nova etapa concluída!!!

    • 19.novembro.2013

      Obrigada Ca!
      Seja bem-vinda! Fico feliz que tenha gostado do blog!
      Um beijo e obrigada!

  20. Gisele M. Silva
    19.novembro.2013

    Oi Bruna, tudo bem?
    Mais uma vez, não fui informada através da construtora sobre a assembléia e só fiquei sabendo que havia ocorrido através do seu blog. Me sinto frustrada! De todo modo, vou seguir o seu conselho e entrar no grupo de condôminos do Face, assim, pelo menos fico sabendo do que anda acontecendo pelo nosso condomínio. Aliás, vc já sabe quando ocorre a próxima reunião, Bruna?
    Bjs e muito obrigada!

    • 19.novembro.2013

      Poxa Gisele, que difícil isso ein… mas no grupo vc ficará sabendo de tudo. Participa lá!
      Ah, pra mim chegou uma carta registrada deles avisando. Pra vc não?
      Ainda não sei quando será a próxima, mas pelo jeito será em breve!
      Bjs

  21. Karine
    28.novembro.2013

    Parabéns pelo seu blog, as dicas são fantásticas, e ainda por cima descobrir itens que sequer imaginei que existiam quanto a parte burocrática. Obrigada por compartilhar!!!

  22. 26.dezembro.2013

    Nossa eu amei sua experiência de vida, achei a planta do apto um máximo, muito linda, com piscina e tudo, mas fiquei com uma dúvida, foi muito caro seu investimento mensal?
    Você acha que minha renda de 1000,00 reais da pra investir todo mês em um apto na planta?
    Bjs.

    • 27.dezembro.2013

      Dá sim Carolina, tem parcelas de até 300, 400 por aí… mas a dica que te dou é juntar o máximo de $ antes de entrar nessa!
      Pq vai ter anuais, semestrais e as chaves e fora o INCC que já expliquei aqui no blog, não deixe de ler pra não ser pega de surpresa no final! ;)
      Bjão

  23. LETICIA
    27.janeiro.2014

    Oi bruna.. muito bom suas dicas!!
    estou passando pela mesma situação que voce passou..
    comprei na planta e estou esperando.. a assembleia geral foi marcada pro dia 05/01/2014..la eles vao marcar o dia pra pegar a chave? pq nao peguei ainda..
    outra coisa…
    eu pensei em vender esse apartamento tao esperado e comprar outro.. porém o corretor no qual pedir pra verificiar a situação na construtora.. disse que nao tinha como financiar outro porque o nosso ja estava financiado! como se nao pode fincanciar apê antes da entrega não é?

  24. Priscilla
    05.abril.2014

    Oi Bruna muito bacana suas dicas estou amando,vou fazer a vistoria no meu ap esa semana estou muito anciosa ele já esta pronto para morar e já estou pesquisando os planejados já que o meu já vem com porcelanato.Muito útil suas dicas aproveitei bastante coisa e amei sua cozinha.obrigado por dividir ajuda a controlar a ansiedade rsrsrs bj

  25. Sandra
    13.agosto.2014

    Olá! No meu caso, a Construtora/dona do empreendimento nos força a nomear um síndico para receber a área comum do prédio residencial que ainda não recebemos as chaves, mesmo aqueles condôminos que quitaram à vista, seus apartamentos. Na primeira assembléia, resultou pela não nomeação e, consequentemente, pela não instituição do condomínio até que a empreendedora entregue o prédio tal qual contratara com os respectivos compradores. O habite-se é parcial e a instituição do condomínio, também. Ainda falta um andar que está pendente. Por tal razão, essa discordância em criar o condomínio, haja vista que, assim ocorrendo, a Construtora desonerará das despesas de manutenção etc, transferindo para os condôminos que, sequer, são moradores porquanto ainda não receberam suas unidades. Na sua opinião, devemos nos resguardar e não nomear nenhum síndico?

  26. Fernanda Tamiris
    09.dezembro.2014

    Bom dia, estou amando seu blog, que está me dando muitas idéias e ponto de partida, assinamos hoje a compra do nosso ap que já está pronto, mais quero mudar algumas coisas rs..
    Você pode por favor me dizer que cinza é esse da sua parede? Cor, marca..
    Qremos pintar mais não qro errar rs..
    beijooooos! E PARABÉNS PELO BLOG PERFEITO!!

  27. Juliana
    21.abril.2015

    Bruna, o edifício no qual comprei meu apê tinha dizendo, no folder, quebreira uma piscina infantil. Essa, na verdade, não,foi feita.

    Posso reclamar?

    • 23.abril.2015

      Pode sim Ju, mas veja no contrato e no memorial descritivo, é ele que conta!

  28. Juliana
    21.abril.2015

    Ops, quebreria não, que teria

  29. Dione Feltran
    08.outubro.2015

    Boa tarde Bruna tudo bem?

    Parabéns pelo blog muito mais muito bom mesmo, bem esclarecedor, dinâmico e super legal.
    Eu e minha namorada também compramos um Ap na Planta e ficará pronto em janeiro de 2017 com seis meses de prazo para possível atraso.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas com vc pois seu condomínio é bem parecido com o que vou ter (piscina, elevador,etc).
    Dessa forma me desculpe se estou sendo intrometido mais vc poderia me informar quanto é a taxa de condomínio para um empreendimento como o seu, o que esta incluso no condomínio o que paga-se a parte.
    Pois estou preocupado com o financiamento que pode ficar meio alto para meu orçamento e gostaria de me preparar melhor para um possível valor de condomínio alto.
    Outra pergunta, existe algum lugar que possa me informar melhor sobre a tal “taxa de valorização” se estão cobrando corretamente.
    Desde já obrigado pela atenção !!!

  30. Cleidimar
    14.dezembro.2015

    Bru,

    É correto depois do habite-se a construtora fazer uma assembleia de instalação de condomínio?