04  01
2014
Decoração | Reforma

Tendências 2014 para as Cores de Paredes

Já virou tradição no início de cada ano eu fazer um post pra quem está com dúvidas sobre qual cor escolher pra pintar as paredes da casa ou do apartamento! Então cá estou novamente pra mostrar as tendências de cores 2014 pra vocês! =)

Algumas empresas consagradas no mercado de tintas e cores sempre elegem as paletes e realmente acabam se tornando as mais usadas do ano mesmo!

pantone18-3224-radiant-orchid

Começando pela Pantone, a cor eleita do ano 2014 foi a Radiant Orchid. Linda mesmo, não acharam? <3
Eu mesma tenho várias coisas em casa neste tom, inclusive a cortina do meu quarto. Sempre amei os tons de lilás.
No ano passado a cor eleita foi a Verde Esmeralda e realmente foi tendência não só na decoração quanto na moda de roupas também. Vamos conferir abaixo a explicação do motivo da escolha:

“Enquanto a cor do ano de 2013, PANTONE 17-5641 Emerald, serviu como um símbolo de crescimento, renovação e prosperidade, Radiant Orchid vem do outro lado da roda de cores para intrigar os olhos e despertar a imaginação”, como disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute ®. “Um convite para a inovação, a cor Radiant Orchid estimula a criatividade e a originalidade expandida, o que é cada vez mais valorizado na sociedade de hoje.”
“Uma harmonia encantadora de fúcsia, em tons roxos e rosa, Radiant Orchid inspira confiança e emana uma grande alegria, amor e saúde. É um roxo cativante, que irá atraí-lo com seu charme sedutor.”

lagoa_particular_coral

Segundo a Tintas Coral, a cor eleita do ano é a Lagoa Particular, acho lindo esse tom de verde, inclusive é bem parecido com o tom que sempre usei no blog em detalhes, tipografia, etc. :D

Além da cor do ano, a Coral também elegeu mais cinco outras tendências que mostrarei nas imagens abaixo e para conferir o nome de cada uma das cores da coleção é só clicar aqui.

A coleção Revolução Silenciosa vem com tons neutros e brancos; a “Prova Substancial” com tons de gesso, tijolo e massa de vidraceiro, enriquecidos com tonalidades de esmeralda escura; “Faça Agora”, repleta de tons com muita energia que estimulam a ação e “Jardim Secreto”, com tons suaves como o cinza e o lilás.

tendencias_cores_parede_coral

A Tintas Suvinil elegeu como cor do ano de 2014 a cor Curaçau Blue.
Sinceramente, por mais que eu ame a cor azul, achei este tom forte demais, pelo menos na minha opinião. Não é uma cor que eu aplicaria em um apartamento ou ambiente pequeno, mesmo que fosse em uma só parede. No máximo eu colocara numa casa de praia, algo do tipo. Mas cada um tem um gosto específico e tudo é escolhido depois de vários estudos, então vai ver existe um grande público pra ela!

A explicação deles é a seguinte: “A tonalidade limpa e iluminada desse tom, que evoca os sentimentos de compreensão e pertencimento, faz parte do estudo anual de tendências apresentado este ano sob o tema comportamental Voz, que transmite a sintonia entre as cores e a vida das pessoas.”

tendencias_curacaublue_suvinil

Além desta cor, eles também elegeram outros tons conforme mostro abaixo.
Para conferir cada cor específica é só clicar aqui.

tendencias2014_suvinil

Imagens: Reprodução, Coral, Suvinil e Pantone.

Como vocês viram, muitas cores alegres farão parte das nossas vidas, nossas roupas e das nossas casas em 2014!

Mas o que eu sempre digo é que antes de seguir qualquer tendência, temos que verificar se realmente gostamos daquela cor, daquele estilo e se reflete a nossa personalidade. Não adianta seguir a moda e não se ver nela! ;)

E vocês já sabem que cores farão parte das paredes ou dos seus objetos neste ano?

❤ Acompanhe as minhas fotos no instagram: brunadalcin
❤ Siga o blog no Twitter: comprandomeuape
❤ Curta a página no facebook: comprandomeuape
❤ Se inscreva no canal do YouTube: comprandomeuape

16 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 04.janeiro.2014

    Concordo com você, Bruna… tem que ver se gosta… porque esse ano a cor pode ser tendência mas no ano seguinte não… e a gente não pinta a casa todo ano, certo? Eu acho que não vou me arriscar e vou de tons neutros no meu apê…
    Beijocas…

    • 05.janeiro.2014

      Tem lindos tons neutros nessas paletes tbm Fran, dá uma olhada nas novidades dessas coleções que postei, tem uma mais linda que a outra pra deixar a casa bem clarinha! :)

  2. Erika/SP
    04.janeiro.2014

    Adorei a escolha da Pantone, essa cor é maravilhosa!! Diria que é uma das minhas favoritas, tenho muitas peças de roupas desta cor! :) Mas por conta do maridex não teria como pintar alguma parede desta cor, visto que ele não curte paredes coloridas. Então só me resta utilizar objetos de decoração para colorir o ambiente. Beijos, Erika/SP

    • 05.janeiro.2014

      Oi Erika, essa cor é linda, tente usar em algum detalhe algum canto que será só seu então! Quem sabe né! =)
      Bjs

    • Renata
      02.junho.2014

      Pantone é o nome da empresa que faz a pesquisa da tendencia de cores e possui um amplo catalogo de cores, norteando os profissionais que trabalham com cores (arquitetos, designers, etc). Pesquise no google e dê uma olhada no site deles, é fantástico. O nome da cor do ano escolhida pela PANTONE é Radiant Orchid.

  3. Elaine Reis
    04.janeiro.2014

    Oi Bru
    Feliz 2014, muita paz, saúde e sucesso.
    A sua frase final foi para fechar mesmo, não há razão para seguir a moda se não nos identificamos com ela , apenas por seguir, tudo tem que haver um sentimento seja da sua personalidade ou estilo.
    A vida com cor é mais bonita, mais alegre.
    Bjao

    • 05.janeiro.2014

      Pra vc tbm Elaine!
      Realmente com cor a vida fica tão mais alegre né :)

  4. Ana
    05.janeiro.2014

    Não sei porque, mas, a cor Radiant Orchid não me “desceu”. Provavelmente por causa da sua semelhança com o Lilas, que é uma cor que eu particularmente detesto, o Radiant Orchid é uma cor bem sem graça. Me dá uma sensação ruim, de coisa velha, desgastada.

    • 06.janeiro.2014

      Oi Ana,
      Sempre com cores haverão pessoas que gostam e pessoas que não gostam, é algo bem pessoal. Eu já adoro esse tom! :)
      Bjs

  5. cleyde
    07.janeiro.2014

    Oi Bruna adorei as cores, + nao sei que cor pintar o meu quarto pois meu piso e tabaco e tenho medo de pintar de um tom forte e minha decoracao ficar escrava dessa cor.O que fazer? kkk bjs.

    • 08.janeiro.2014

      Oi Cleyde,
      Talvez no seu caso seja melhor usar os tons claros então e não correr o risco.
      Vc viu que nas tendências tem vários tons claros lindinhos?
      Bjs

  6. Luciano
    27.janeiro.2014

    Boa noite Bruna,

    Como você é uma pessoa de muito bom gosto, queria uma opinião sua.

    Fiz o projeto de móveis planejados para meu apartamento inteiro. A pessoa que fez meu projeto me sugeriu fazer os tetos em “branco neve” e as paredes em tom “areia”.

    Na sala teria uma parede vermelha (a sala é pequena tem uns 9m²).

    E no quarto de casal (11,7m²) terá uma parede texturizada. O projetista dos móveis sugeriu bege, mas eu estou achando meio apático, parede areia, com piso carvalho doover, moveis parecidos com o piso e ainda parede bege texturizada.

    Pensei em uma textura azul clarinho no lugar deste bege, mas tenho medo de ficar meio extravagante, dado as cores que estão sendo usadas no apartamento todo.

    Estou inseguro de pintar essa parede bege, por isso queria sua opinião.

    Obrigado,

    Luciano

    • 28.janeiro.2014

      Oi Luciano, cor é uma questão de gosto mesmo! A pessoa que te ajudou citou o areia e branco por serem cores neutras e difíceis de errar na combinação.
      Parede vermelha na sala fica legal na minha opinião, mas talvez por ser um ambiente pequeno possa ficar com sensação de menor, isso você no local poderá ver melhor. Mas se você gosta, vá em frente, o importante é deixar a casa com a nossa cara e nossos gostos pra nos sentirmos bem!
      Azul clarinho eu sou suspeita a falar pois é uma das minhas cores preferidas heheheh
      Aqui no blog mesmo na semana passada postei uma sala de uma leitora, dá uma olhada! E ela apostou em tons fortes para a sala pequena e ficou show! Então tudo depende do gosto do morador mesmo! ;)
      Bjs

  7. Priscila
    15.junho.2014

    Olá…Gostaria da sua opinião….Minha casa está sendo pintada o teto de branco e as paredes na cor palha….tenho uma parede de piso duplo da escada que dá acesso para o corredor dos quartos que gostaria de pintar com um tom de vermelho. Essa combinação da cor palha com o vermelho e legal ou não…. o que você me sugere?

  8. 05.novembro.2014

    Gostaria de dar um novo visual na minha área externa, mais queria uma cor bem bacana pq tenho um quintal imenso e preciso muito de uma cor de seje top, tenho piscina no quintal e precisa de algo que chame muita atenção!

  9. Silvia
    19.novembro.2014

    Gente, foi uma luta definir um tom de verde claro para a minha sala, as paletas de cores são confusas, no papel e no site é uma coisa, na parede muda as vezes completamente o tom da cor escolhida. As explicações são desde o ambiente, até o computador ou o lote…enfim, cheguei na cor chamada vinho verde da suvinil, achei que ficou bem suave e mais aproximado do que eu queria e via nas fotos da internet, ficou muito bonito e agradável, da vontade de ficar na sala o tempo todo!