20  03
2014
Decoração | Leitores | Reforma

Pergunte ao arquiteto #4 (Respostas)

Respondendo as dúvidas dos leitores!

Marcia Rodrigues Bizerra Correa (Varzea Grande/MT)
Quero reformar a cozinha, mas não pretendo remover as peças cerâmicas do chão. Posso cobri-las com massa e pintar?

Quando pensamos em renovar nossa casa, o primeiro item que desejamos trocar, normalmente,  é o revestimento dos pisos e das paredes. Porém, pensar no famoso “quebra-quebra” faz muita gente desistir dessa ideia.

O que nem todo mundo sabe é que existem soluções para mudar o visual sem grandes transtornos.

1) Pintar cerâmicas
pintar-azulejo-revestimento-ceramico

Sabe aquela cerâmica desbotada, manchada ou com uma estampa ultrapassada?  Você pode  dar cara nova as suas paredes e pisos usando tinta epóxi na sua cor preferida.

O passo-a-passo é:

  1. Limpe a superfície, tanto das cerâmicas quanto a dos rejuntes, com água e detergente neutro, para eliminar a sujeira, a gordura e o mofo;
  2. Aplique uma camada de massa acrílica sobre os relevos da peça e seu rejuntamento. Aguarde a secagem por 24 horas;
  3. Prepare a tinta conforme as recomendações do fabricante;
  4. Dê a primeira demão e espere secar conforme o tempo exigido pelo fabricante;
  5. Use lixa fina para alisar suavemente a superfície e elimine o pó com um pano seco;
  6. Aplique a segunda demão e espere secar;
  7. Dê a terceira demão, caso haja necessidade.

Cuidados extras: a limpeza dos azulejos após a pintura  pode ser feita normalmente  com água e sabão neutro, mas evite escovas de aço e  produtos abrasivos.

2) Piso sobre piso
piso-sobre-piso

Aplicar piso sobre piso é uma outra opção muito viável para  renovar o revestimento sem sujeira, entulho e quebra-quebra. Isso porque, o tempo e o custo da obra serão menores, já que eliminaremos a etapa de demolição e os gastos com caçambas para entulho. Porém, ao usarmos essa solução, aumentamos o nível do piso. Isso implica num ajuste em portas (que podem ser cortadas) e soleiras.

Se você optar por porcelanatos, existem cerâmicas mais finas do que o padrão, que são próprias para esse tipo de aplicação e que, assim,  diminuem essa diferença de altura. Nesse caso, use argamassa colante indicada para o assentamento de piso sobre piso, observando se são para às áreas internas ou externas. Sempre siga a orientação do fabricante. Lembrando que, se o  piso for aplicado em a ardósia ou pedras envernizadas, é necessário remover a camada de resina impregnada à superfície antes de aplicar a argamassa.

Atenção: Contrate um profissional com experiência nesse tipo de serviço para que o resultado seja satisfatório.

Cuidados que devemos ter ao assentar piso sobre piso:

  • Verificar se existem peças soltas no revestimento de base. Como se faz isso? Batendo com o cabo do martelo no centro de cada peça devemos observar se o som é oco. Se for, essa peça deve ser retirada. O espaço vazio deve ser corrigido usando uma argamassa de areia e cimento em espessura suficiente para regularizar e nivelar a área. Isso previne que a nova peça assentada não descole também.
  • Verificar se o piso antigo de base está nivelado.
  • Limpar a superfície do piso antigo de base para a retirada de qualquer sujeira, gordura  e mofo (Limpar e secar muito bem!).
  • No caso de cerâmica, limpar as peças a serem instaladas com escova seca para retirar o pó do verso da placa (Não molhar de jeito nenhum)

Também podemos aplicar sobre outro piso existente, pisos laminados e vinílicos. Ambos necessitam de nivelamento e não indicados para locais úmidos.

Stéfane (Lençois Paulista/SP)
Olá, boa tarde. Gostaria de tirar uma dúvida, pois faz mais ou menos 2 anos que minha casa ficou pronta e o quintal teve que aterrar nao tenho certeza quase 2 metros, mas agora o cimento do chão começou a rachar e quando pisa em cima parece que esta um pouco ôco, e os muros estão trincando tambem, isso é normal, tem perigo de desabar essa parte? Desde já, grata.

Pelas suas informações, o que me parece que o solo recalcou. Isso acontece assim: o aterro não deve ter sido compactado o suficiente, então o solo foi se acomodando, acomodando… e a edificação sofreu um rebaixamento por causa do adensamento do solo sob fundação.  Sugiro que você procure um profissional habilitado (engenheiro civil ou arquiteto) na sua região para verificar a causa dessas rachaduras e a gravidade do seu problema.

Quer fazer a sua pergunta à equipe do Estúdio Ideia também?
É só clicar aqui e preencher o formulário!

Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube

6 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 20.março.2014

    Obrigadíssima por esse post, estou querendo reformar meu quarto e queria começar pelo banheiro, mas já estava pensando na agonia que ia ser fazer tanta sujeira pra trocar o piso. Vou utilizar essa técnica do piso sobre piso. Queria muito também pintar os azulejos das paredes e seu post foi maravilhoso pra mim.
    Bjs!!!

    Mille – CoisaPhynna
    http://coisaphynna.blogspot.com

  2. Bruna Santos
    20.março.2014

    Olá!!!
    A cozinha do meu apê era toda azulejada. Na parede da pia foi colocado o revestimento novo em cima do antigo, e na parede oposta foi passado uma massa acrílica para esconder o revestimento. A ideia inicial era retirar todo revestimento, mas meu cunhado deu a ideia de lixar a cerâmica (para tirar o brilho, fazendo que a massa aderisse melhor), comentamos com o pedreiro, ele disse que dava e assim fizemos. Menos entulho, menos quebra quebra…. vale a pena!

  3. Cibele
    21.março.2014

    Olá! tudo bem?
    Gostaria de saber se a sugestão de pintar as cerâmicas com tinta epóxi, pode ser usada para pintar o chão da sala, quarto, cozinha? ou é mais indicado para paredes?
    o atrito dos móveis pode riscar ou danificar muito a tinta?
    tem alguma marca que seria a mais indicada?
    ah! e se futuramente eu decidir colocar o piso sobre piso, teria algum problema na aderência? ou é so lixar?
    Desde ja Obrigadaaa! ;-)

  4. Cristiane
    21.março.2014

    Obrigada por esse post Bruna! Estava esperando por ele! :)
    Mais pra frente, irei renovar o meu piso usando a tinta epóxi. Vc sabe se é necessário que um profissional faça? Estava pensando em eu mesma fazer.

  5. Marília
    31.março.2014

    Bom dia,

    Fiz uma pergunta à equipe do Estúdio Ideia, e até hoje não obtive resposta, demora quanto tempo? Mandam a resposta no meu e-mail?

    • 31.março.2014

      Toda semana eles estão respondendo aqui no blog Marília! É que não esperávamos receber tantas perguntas, então aos poucos eles estão respondendo todas aqui nos posts semanais! ;)
      Bjs