09  06
2014
Decoração | Leitores

Iluminação da cozinha | Pergunte ao arquiteto

Talize Reis (São Paulo – SP)
Olá! Eu tenho uma enorme dúvida minha cozinha tem 9,3 m² e eu praticamente não tenho mais orçamento para grandes reformas pensei em colocar um trilho com spots que iluminariam a cozinha e também o meu balcão ! Mas um trilho com no máximo quatro spots ilumina bem uma cozinha ? ou ela é capaz de deixar o ambiente escuro para as tarefas diárias? Vcs tem outras sugestões de iluminações para cozinha sem pensarem em grandes reformas?w Espero que tenha conseguido explicar direito beijos a todos.

A boa iluminação na cozinha é importante para efetuar com segurança e de forma correta as tarefas que serão efetuadas ali.

Usar apenas  iluminação central pode gerar sombras sobre as superfícies de trabalho. Uma maneira de corrigir isso é usando iluminações localizadas nas zonas de atividade.

Nas superfícies de trabalho o ideal é iluminar dirigindo a luz diretamente para baixo. Uso pode ser conseguido com spots no teto no alinhamento da bancada com lâmpadas fluorescentes compactas amarelas., com o facho perpendicular a bancada. Outra opção é o uso de iluminação sob os próprios armários, direcionadas às bancadas.

iluminacao-cozinha-02Nessa cozinha foi usado um trilho com spots com lâmpadas PAR 20 para a iluminação do balcão de refeições e uma outra com o facho direto sobre a pia. Projeto: Cantergiani+Kunze Arquitetos

iluminacao-cozinha-01

iluminacao-cozinha-03

Além de spots sobre a bancada de trabalho, você pode usar luminárias com tubos leds. Nesse caso, foi usada a Slim Shape LED, da OSRAM. Essa funciona com o sistema super fácil de instalação que se chama plug&play.

Nas áreas de refeições, uma luminária pendente pode oferecer a luz necessária. Lembrando que essas devem ficar a uma distância de 55_60 cm da mesa.

iluminacao-cozinha-04

Nesse projeto foram usadas, nos armários, halógenas bipino de 20 w e na bancada, dois pendentes ômega light. Projeto lighting design: Rafael Leão 

iluminacao-cozinha-05

Além de lindo, colorida e alegre esse ambiente é favorecido com bastante luz natural, que é sempre a melhor opção. Mesmo assim, para a noite, essa cozinha é provida de iluminação nos armários e pendente sobre a mesa. Projeto: Adriana Yazbek – Imagem: Casa Claudia.

Dica: As lâmpadas sujam-se rapidamente numa cozinha. Em apenas um ano, podem perder 50% de luz. Por isso, é essencial limpar regularmente as luminárias e lâmpadas.

Imagens: 1 | 2 | 3

Quer fazer a sua pergunta à equipe de arquitetos do Estúdio Ideia também?
É só clicar aqui e preencher o formulário!

Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

1 comentário
Deixe um comentário pra mim!

  1. DAYANE dos santos
    21.julho.2014

    Amei todas as dicas, de fato uma boa cozinha precisa de uma boa iluminação. Dai dá até gosto de cozinhar rsrs.
    Eu tenho uma dúvida, tenho uma casa pequeninha, ela é térrea. Como é só um quarto, sala integrada com a cozinha e um banheiro, queriamos aumentar fazendo mais dois quarto, e pensamos em fazer sobrado, mas não tenho idéia de como seria esse processo já que a casa atual não tem a estrutura adequada para isso…poderiam me ajudar??? Isso até poderia virar um post rrsrs