29  09
2014
Burocracia | Casa

Dicas para escolher o seu imóvel

dicas-escolher-imovel-02-bx

Seja na hora de comprar ou alugar sempre ficamos perdidos na hora de escolher o imóvel ideal. Como essa tarefa envolve muitos fatores e nem sempre encontramos todos em um só imóvel, então hoje trouxe algumas dicas para ajudá-los a encontrar a maioria dos objetivos para que o seu novo lar tenha a sua cara! ;)

Tipo de imóvel

Primeiro é importante definir um só tipo de imóvel: apartamento, casa ou até um terreno pra construir. Se você não tem um único tipo definido a busca pode ser muito mais demorada do que você imagina! Outro fator é decidir se será dentro de um condomínio fechado ou não.

Localização

Depois do tipo, é preciso definir a região e seguindo os mesmos critérios, tente focar em apenas uma ou no máximo duas regiões. Faça uma lista de prioridades: é melhor pra você um imóvel perto do trabalho? Próximo a escola das crianças? Ou prefere um bairro mais afastado e tranquilo? Pra quem tem filhos, acho muito melhor um imóvel próximo a escola do que do trabalho, pois os pais podem acabar mudando de emprego ou de local de trabalho, já a criança é bem mais difícil!

Se vai morar em cidades grandes, prefira os imóveis mais próximos a transportes públicos (metrôs, trens, ônibus…) pois com o trânsito está cada vez mais difícil se locomover de carro. Decida se é melhor comprar um imóvel mesmo que seja menor mas que seja perto de grandes centros ou se prefere um imóvel maior mesmo que seja em locais mais afastados.

Verifique também se a rua tem muitos bares, faculdades ou comércios que gerem muito barulho a noite. Não esqueça de pequisar sobre os índices de violência da região e também dê uma boa olhada na infraestrutura do local, se oferece supermercados próximos, lojas, farmácias, hospitais, etc.

Tamanho

O tamanho do imóvel além de influenciar no preço final, deve ser pensado com muito cuidado. Pessoas que moram sozinhas, casais que trabalham fora o dia todo ou que viajam muito não precisam de espaços tão grandes. Geralmente pessoas jovens que não planejam ter filhos tão cedo podem se virar tranquilamente em um apartamento de 40 a 60 m2.

Se a pretensão é ter filhos em no máximo 3 anos, um quarto a mais é bem-vindo. Para quem recebe muitas visitas de longe, é legal ter um quarto de hóspedes.

Ah e uma dica preciosa: se for visitar um modelo decorado, nunca acredite 100% no tamanhos dos móveis e disposição deles. É muito mais confiável se basear na planta onde tem as medidas reais. Geralmente até as portas dos modelos decorados não tem o tamanho padrão, a cama é menor do que a real, entre tantos outros truques. Sugiro lerem este outro post com muitas dicas sobre o assunto aqui no blog. ;)

Posição

Não esqueça de verificar a posição do imóvel em relação ao Sol. Os virados para a face norte recebem o Sol o dia todo e tem menos chance de umidade, mas em cidades muito quentes, isso pode ser um grande incômodo!

Em prédios, os andares mais altos são mais valorizados devido a vista privilegiada e também em relação ao barulho ser menor (embora eu ache que esta última afirmação seja uma grande mentira, pois pelo menos no meu o barulho parece até ser maior. Não sei o que acontece, mas o barulho todo da rua faz um “eco” e sobe! Outro fator é a ventania absurda, mas ainda assim prefiro andar alto por conta da vista e de ser bem longe de salões de festas, playgrounds e tudo o que causa barulho em condomínio! rs).

Condomínio

Pra quem vai morar em condomínio seja de casas ou apartamentos, é importante verificar a quantidade de imóveis no local. Quanto mais imóveis, menor será o custo do condomínio já que o valor será dividido em um maior número de moradores.
É importante verificar os itens de lazer e ver o que você precisa realmente. Pode ser que um condomínio com piscina seja um gasto grande do qual uma pessoa que mora sozinha e trabalha fora o dia todo nem irá usufruir tanto, então não seria melhor escolher um com menos itens de lazer? ;)

dicas-escolher-imovel-01

Cuidados extras

Verifique sobre a possibilidade de enchentes na região, principalmente na rua onde irá morar. Para isso uma dica é olhar a altitude do local, verificar se existe um vale onde possa ter risco de alagamentos e enchentes. O Google Maps é uma ótima forma de pesquisar! ;)

Fique atento à possibilidade de valorizações ou desvalorizações futuras. A construção de um shopping ou parque por exemplo pode fazer o seu imóvel dobrar de valor, já uma construção de rodovia pode desvalorizar devido ao barulho.

Se o imóvel é usado, converse com os vizinhos sobre a conservação do prédio ou sobre a questão de segurança na região e se gostam de morar ali. Verifique também se aquela não é uma rua onde ocorre feira livre, pois pode ser um grande impecilho na hora de tirar o carro da garagem!

Pergunte se é permitido ter animais de estimação no caso de condomínios. Também pergunte como é a questão de gás, água e energia elétrica, se o valor é cobrado junto ao condomínio ou separadamente. O número de vagas de garagem também é um fator muito importante na hora da decisão, principalmente se não tem metrôs/transporte público próximos ao local.

Por fim, antes de se decidir visite o local várias vezes em dias e horários diferentes para saber um pouco mais sobre a vizinhança e região. Tenha muita paciência para decidir, mesmo que o corretor ou o proprietário do imóvel fique acelerando a venda, o importante é verificar tudo o que puder pois você não está comprando uma roupa na loja, estamos falando de um imóvel que custa caro e que você viverá nele todos os dias!

Para ajudar ainda mais a esclarecer sobre finanças pessoaisinvestimentos e compra de imóveis, criei uma comunidade que se chama #RumoAoMeuApê. Lá eu envio conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail, totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos. Para fazer parte basta se cadastrar clicando aqui!

Boa sorte à todos e me contem se conseguiram encontrar o imóvel perfeito pra vocês!
O que vocês mais levam em consideração na hora de escolher um imóvel pra alugar ou comprar?

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

18 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Lene
    29.setembro.2014

    Olá, vi um comentário de um leitor no instagran de que vc parecia com “kahbak”, então veja o que ela publicou no mesmo dia em que vc publicou essa foto: http://instagram.com/p/tgnO3Sqhwu/
    e a foto dela do mesmo dia: http://instagram.com/p/tgAdYtTMUI/

    Até a moça de cabelos azuis,
    e a textura da calça, igual a tua….
    em um são quatro mulheres e tres homens na outra são tres mulheres e quatro homens… que impressionante.

    Obrigada pelas dicas de como comprar ou alugar um imovel,
    Adooro seu blog e sou viciada desde sempre.
    Bjs

    • 29.setembro.2014

      Oi Lene
      Hahahahahaha não creio! Tô chocada! :D :D :D
      Algumas pessoas me falaram que somos parecidas, tem fotos que realmente eu acho como essa, mas tem outras que não rs engraçado né! :)
      Um beijo

  2. Ana Vitória
    29.setembro.2014

    Olá Bruna,tudo bem?
    Irei avisar sobre um erro que cometeu no post pacificadamente,as vezes você escreve rápido ou pelo fato de as vezes você apertar uma tecla e não ir.No conteúdo ”Localização”,no segundo parágrafo,na terceira linha na seguinte frase:
    Decida se é melhor comprar um imóvel mesmo que seja menor mas que seja perto de ”grnades” centros ou se prefere um imóvel maior mesmo que seja em locais mais afastados.
    Você digitou grnades ao invés de grande,espero que você entenda o sentido de eu te corrigir,falo isto pois pessoas podem entender em outro sentido.
    Um beijo e espero pela compreensão.

    • 29.setembro.2014

      Oi Ana, obrigadaaaaa, erro de digitação mesmo! Já vou corrigir! ;)

  3. Nathália
    29.setembro.2014

    Vi que uma leitora postou o seguinte, e essa também é a minha realidade rsrsrs.

    (Tbem comprei o meu apto na planta esse ano e a obra será concluída em 2017 (será…kkk).Gostaria de ver um post sobre Planejamento, tipo uma linha do tempo, mostrando quando começar a comprar os eletrodomésticos, qdo começar a buscar orçamentos para reformar o apê, qdo começar a poupar para poder pagar as despesas qdo ocorrer a entrega das chaves, o que poupar… etc, Estou super perdida e queria me organizar e me preparar o quanto antes, para evitar surpresas)

    Esperando respostas, obrigada!

    • 29.setembro.2014

      Esse post está pra sair muito em breve Nathália!!! ;)
      tenho recebido mesmo vários pedidos assim!
      Bjãoooo

  4. Carolina
    29.setembro.2014

    Oi, Bruna.
    Muito boas as dicas. Adoro seu blog e pego muita inspiração aqui pra montar o meu apê. Parabéns e obrigada. :)

    Particularmente, eu procurei mais de seis meses (quase um ano, na verdade) meu imóvel ideal, e foi bem como você descreveu. Primeiro eu queria casa, mas na cidade onde moro, está cada vez mais difícil encontrar casa para vender com preço justo. Só encontrei em condições péssimas para o que que poderia pagar. Dai parti pra apartamento e estou bem satisfeita.
    Encontrei um próximo a casa dos meus pais, no mesmo bairro, novo, apartamento na planta, um condomínio clube. Moro na região metropolitana e trabalho bem perto. E isso contou muito.

    Beijo.

    • 29.setembro.2014

      Ai que maravilha Carolina, quando tudo dá certo e acertamos é tão bom né!

  5. 29.setembro.2014

    Oi Bruna, que post legal!
    Adorei as dicas, informações muito bem colocadas!
    Moro com meu marido numa casa que é da família dele, mas estamos procurando um apartamento para chamar de nosso. Suas dicas me deram uma super luz para focar no que realmente precisamos. Thanks! :D
    Beijos, Paola
    http://blogcasadasideias.com/

  6. Suh Carvalho
    29.setembro.2014

    Oi Bruh! tava com saudade de comentar por aquii, rsrsrsrs
    com a correria do dia não estava com muito tempo, enfim… Adoreii essas dicas são muito importantes, o que mais levo em consideração é o local, lugares muito barulhentos é um horror pra se viver. Um bjão :*

    • 29.setembro.2014

      Verdade Suh! E é raro encontrar um lugar silencioso e com toda a infraestrutura perto! rs

  7. Tais Santanna
    29.setembro.2014

    Oi Bruna, obrigada pelas dicas, são valiosas! Eu to nessa fase de procurar, e a pressa de corretor em vender o imóvel logo é algo complicado mesmo. Mas é engraçado que quando você encontra um que gosta, se sente em casa logo de cara. Beijo.

    • 29.setembro.2014

      É mesmo né Tais, a gente sabe quando encontra heheheh é engraçado mesmo!

  8. Bárbara Santos
    21.outubro.2014

    Oi Bruna!
    Adoro seu blog e suas dicas me ajudaram muito a adquirir meu apê que só ficará pronto em 2018!
    Parabéns e obrigada. :)

  9. […] tem uma série de itens a ser verificados como metragem quadrada, região e muito mais. (Este outro post aqui pode […]

  10. Grazy
    04.maio.2017

    Tenha muita paciência para decidir, mesmo que o corretor ou o proprietário do imóvel fique acelerando a venda, o importante é verificar tudo o que puder pois você não está comprando uma roupa na loja, estamos falando de um imóvel que custa caro e que você viverá nele todos os dias!
    Nossa foi isso que falei na hora que estava vendo alguns Aps no condomínio…. disse que demorava mais de uma pra comprar roupas, imagina um imóvel.
    Amei as dicas principalmente de visitar varias vezes, não tinha pensado .

    obrigada

  11. 27.maio.2019

    Olá Bruna, somos uma imobiliária aqui de Sorocaba e estamos com um problema, fizemos a compra de um loteamento em condomínio fechado, mas somente depois vimos que o terreno era muito úmido e poderia ocasionar problemas futuros, mas na hora da empolgação não percebemos a construtora só quis vender, o que podemos fazer sobre isso?