27  10
2014
Casa

Dicas para uma limpeza eficaz | Desinfetantes x Água Sanitária

dicas-limpeza-cma

Depois de fazer uma bela limpeza em casa sem dúvidas nos sentimos satisfeitas em saber que tudo está organizado e sem sujeira, não é mesmo? Mas hoje separei algumas dicas para uma limpeza eficaz na sua casa que não apenas nos livre da sujeira visível mas também dos germes causadores de doenças!

Para ficarmos livres deles a resposta está na desinfecção! A limpeza com água e sabão remove a maior parte dos germes, mas são os desinfetantes e alvejantes que realmente matam os microorganismos de vez.

Parece algo tão óbvio, mas sabia que muita gente não desinfeta os principais ambientes da casa? Há uma ideia de que desinfetar o banheiro já é suficiente, mas o recomendável é fazer o processo também na cozinha e até nos quartos das crianças. Dessa forma você as protege, e além disso evita muitos problemas se alguém da sua casa tiver alguma deficiência na imunidade. Isso também serve para quando há alguém doente em casa, com alguma gripe ou resfriado por exemplo, pois reduz bastante o risco de disseminação do vírus.

Quando for desinfetar a casa, não esqueça de superfícies como maçanetas, trincos, interruptores de luz, controles remotos, teclados de computadores, telefones e celulares e as demais superfícies mais utilizadas por vocês. Muitas vezes esquecemos destes pequenos detalhes e acabamos focando somente no piso, paredes e móveis, quando na verdade colocamos a mão nos outros itens o tempo todo! ;)

Por onde começar e o que usar para desinfetar?

Comece destruindo os germes!
Para isso é necessário o uso de desinfetantes domésticos. Na hora de comprar atente-se à marca escolhida pois ele deve ter o selo de aprovação da Anvisa e ser adequado ao tipo de uso que você quer, então leia o rótulo muito bem.

Limpe antes!
Para uma limpeza eficaz, a sujeira deve ser limpa antes de desinfetar a superfície. Mas para que você não precise ter dois trabalhos, prefira comprar produtos multiuso. Geralmente eles vem escrito “limpa e desinfeta” ou com alguma mensagem parecida.

Alvejante à base de cloro
A água sanitária é um alvejante à base de cloro muito usado em ambientes domésticos e por sinal muito eficaz. Mas neste caso a superfície precisa ser limpa antes (com uma solução de água e sabão) já que a água sanitária não é um alvejante com dupla função. Após fazer a limpeza, use a solução do alvejante e deixe secar naturalmente.

Você sabia?

Alvejantes à base de cloro têm validade de 3 a 6 meses! Pois é, então na hora de comprar confira quanto tempo ele ficou na prateleira do supermercado, para isso basta verificar a data de fabricação. Não esqueça de fazer um planejamento de quando você terminará de usá-los em casa para que não perca a eficácia dos produtos.

Mas e o álcool 70?

Ele também tem o poder de desinfetar superfícies, porém é considerado um desinfetante de média ou baixa eficiência, mas como ele pode danificar e ressecar muitos materiais como plásticos, borracha entre outros e manchar superfícies em madeira, então ele acaba não sendo tão favorável assim na limpeza doméstica.

Esses são os princípios básicos de como se livrar de germes, bactérias e todos esses agentes causadores de problemas em nossas casas. Espero que tenham gostado das dicas! ;)

Se tiverem alguma dúvida ou sugestão é só escrever aqui nos comentários que eu vou ler e responder todos com muito carinho!

 Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

29 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Emylaine
    27.outubro.2014

    Dicas muitos uteis! Adorei Bruna!
    Bjs adoro seu blog!

  2. Andréa Lima
    28.outubro.2014

    Bela dica Bruna, nunca tinha pensado nos interruptores de luz e nem nos controles remoto, realmente fundamental. você como sempre surpreende ,bjs.

    • 28.outubro.2014

      Sim, ali moram os bichinhos ameaçadores heheheheh
      Obrigada Andréa, fico feliz que gostou da matéria! ;)

  3. Flavia
    28.outubro.2014

    Bru! Tem alguma dica de desinfetante para porcelanato polido?
    Bjs!

    • 28.outubro.2014

      Oi Fla, vc pode usar qualquer desinfetante que não tenha ácido.
      Alguns fabricantes de pisos dizem que pra limpeza pesada pode usar saponáceo cremoso ou em pó ou ainda Veja Cloro Ativo, ambos sempre diluídos em água conforme orientações das embalagens. Eles não tem cheirinho tão agradável mas é só usar depois um spray com perfumes para ambiente. De qualquer forma eu prefiro a primeira opção que te falei! :)

  4. Ellen Santos
    28.outubro.2014

    Olá Bruna.

    Tenho uma dúvida, meu meu futuro ap terá piso laminado nos quartos e sala, neste caso o que eu poderia usar para desinfecção? O cloro pode manchar o piso?

    Obrigada.

    =*

    • 28.outubro.2014

      Oi Elen
      Para pisos laminados e de madeira não podemos usar cloro não, pois ele mancha! Somente um pano com água e sabão bem torcido. Deixe para desinfetar com alvejantes os demais itens e objetos, assim como banheiros e cozinha… ;)
      Bjs

  5. Luciano
    28.outubro.2014

    Você é muito linda. :)

  6. Suh Carvalho
    28.outubro.2014

    Bruh adorei, faz mais post’s assim, dicas de limpeza nunca é demais :D

  7. Adriana Dias
    28.outubro.2014

    Oi Bru, tudo bem? Bem lembrado, porque muitas vezes nos esquecemos de limpar esses itens menores.
    Você já ouviu falar da empresa Pisoclean? Outro dia vi o site dessa empresa e tem vários produtos para limpeza de porcelanato, mas não conheço alguém que use. Assisti a um vídeo deles no youtube e surgiu uma dúvida. Você fez limpeza pós-obra com algum produto especial para porcelanato?
    Beijos

    • 28.outubro.2014

      Não cheguei a fazer uma limpeza especial não Adri, mas confesso que ainda tem alguns cantinho que me irritam… não conheço esta empresa, mas vou pesquisar! Obrigada! ;)

  8. Jéssica
    28.outubro.2014

    Oi Bruna,

    O álcool 70 é um produto utilizado e licenciado de limpeza hospitalar, se indicado como INPM,hoje no Brasil somente alguns estabelecimentos comercializam esse produto já que ele é indicado como produto para uso institucional.

    No caso do álcool 70 INPM ele pode ser utilizado em superfícies lisas e esmaltadas sem problema com manchas com eficácia comprovada de 99,8% na destruição de bactérias e vírus e é recomendado para limpeza e desinfecção.

    Curiosidade a parte, sim eu trabalho numa empresa de álcool rs
    E eu adoro utilizar na minha casa para banheiros e cozinha, além de pisos e azulejos.

    Beijoss

    • 28.outubro.2014

      Exatamente Jéssica, ele é muito utilizado mesmo em hospitais!
      Obrigada pelo comentário! :)

  9. clarissa
    29.outubro.2014

    Oi, Bruna, adooro teu blog, porém hoje vou ter de discordar de vc. Sou médica, e, as últimas pesquisas têm mostrado que nós temos que ir na contramão da chamada “desinfecção” de ambientes. As bactérias e os germes que convivem conosco são importantes para conter as bactérias patogênicas, o problema é que quando desinfetamos tudo, matamos as bactérias “do bem” também… daí geramos o crescimento de bactérias malvadas… entendes?
    O mais indicado é fazer a limpeza com água e sabão e apenas desinfetar os banheiros, alguns infectologistas não recomendam nem desinfetar nada, só limpar mesmo com substâncias que não contenham degermantes na fórmula.
    O mais seguro mesmo para todos, nós, o meio ambiente e as bactérias do bem é lavagem de mãos e dos alimentos que consumimos, manter os ambientes domésticos limpos, e, por favor, não use degermantes hospitalares em casa… bjoo

    • Thally
      02.novembro.2014

      Bacana….

  10. Ananda
    29.outubro.2014

    Oi Bruna, não tem coisa mais chata que limpar tudo e, em poucas horas, a poeira estar presente nos móveis ;'( isso acontece muito no meu apto, a chuva não está muito presente e tem duas construções acontecendo por perto, é terrível. Vim dar uma dica pra quem sofre com a poeira: Coloque em 2 litros de água meia xícara de amaciante, sim amaciante. Daí com o pano úmido você limpa a superfície e depois você passa um pano seco para tirar o excesso. Funciona com tudo, mesas de centro de vidro, madeira, eletros, e até no chão, caso o piso suporte o amaciante. A poeira custa a aparecer. Não sei qual é a mágica, só sei que funciona! hahaha um beijo!

  11. Flavia
    08.novembro.2014

    Bruna, me desculpe mas tenho a obrigação de informar que você cometeu um engano. Álcool 70oINPM tem sim a função desinfetante. Aliás, ele é o único que possui esta aplicação. Álcool 46GL e 90 tem são classificados pela ANVISA como limpadores. E por que isso?!? Porque o álcool 46,2GL tem grau alcoolico baixo demais para combater microorganismos; já o 96o tem grau muito alto, e portanto não atinge o tempo mínimo de contato com a superfície para ação desinfetante. ;) Beijos e parabéns pelo blog!

    • 10.novembro.2014

      Muito obrigada Flavia! Peguei esta info em um livro, mas obrigada por comentar aqui com mais essa outra! Bjus

  12. Bianca
    19.novembro.2014

    Bruna, como vocês fizeram a limpeza das paredes do apê depois que pintaram? Apenas pano úmido com sabão neutro ou algum outro produto?

    Obrigada.

    • 19.novembro.2014

      Só um pano úmido com sabão mesmo pq nossa tinta é acetinada… nos azulejos também e a parte de tirar o excesso de rejunte (se bem que ainda tem um pouco até hj, mas vamos aos poucos rs)!

  13. Kacia
    31.janeiro.2016

    Bom dia Bruna, adorei as dicas, mas ainda tenho muitas dúvidas. Tem piso de madeira (assoalho) e li que água sanitaria mancha, limpo com detergente neutro e água, mas sinto que não é suficiente. Não consegui encontrar outra dica para desinfectar, sabe cuido muito com os insetos indesejáveis, tenho telas nas janelas, mas as vezes eles entram pois aqui é quente em alguns meses do ano, e acabo usando água sanitaria mesmo em tudo pq tenho uma menina de quatro anos, e fico desesperada quando isso acontece. Você tem algo pra me indicar?

  14. Geraldo dos Santos Alves
    22.maio.2016

    Comprei “Limpador Perfumado¨ Sensazione Limpador de Uso Geral “Casa e Perfume¨. Não consegui ler o modo de usar que se encontra no verso do rótulo, portanto, horizontalmente no lado interno do frasco.
    Usei lupa (lente de aumento) e mesmo assim não consegui visualizar as letras muito pequena e, ademais, o reflexo, do produto impede a visualização internamente no frasco. \Não consegui tambem a informação no site. Poderiam me ajudar “Como aplicar o produto?U

  15. Thais Cristina
    29.dezembro.2018

    Qual seria mais eficaz na desinfeccao: água sanitária ou lysoform?

  16. Marcelina Bessa Soares
    02.abril.2020

    Bia noite.
    Sou alérgica a cloro e água sanitária. Queria saber se o Lysoform desinfeta igualmente.