12  11
2014
Leitores

Mesa de jantar | Pergunte ao Arquiteto

Qual a mesa de jantar ideal para espaços pequenos?

Olá! Gostaria de saber qual o tipo de mesa fica melhor e ocupa menos espaço em uma sala de jantar de um apartamento pequeno. Obs.: A minha sala de jantar/estar possui 18 metros quadrados. Obrigada!
Eliza Fonseca  (Tubarão – SC)

Eu acabei de comprar meu ape. Ele tem apenas 49m2. Gostaria de um conselho em relacao a mesa de jantar, pois nao sei se mando fazer quadrada, retangular,oval ou redonda. Minha sala de jantar da de frente com a porta de entrada e tem formato em L.
Lainara Kelly (Natal – RN)

Meu apartamento é pequeno e não tenho espaço para colocar uma mesa de jantar, mas sinto uma necessidade enorme de poder fazer as refeições numa mesa. Como posso solucionar este problema?
Aline Sato (São Paulo – SP)

Olá!
Apesar da nossa vida de correria e falta de tempo, não há nada melhor do que a oportunidade sentar com a família para compartilhar uma refeição, não é mesmo? Hora de colocar os assuntos da vida em dia, de saber como foi o dia de cada um… E isso não é só uma sensação boa, é saúde também. Segundo número de Fevereiro de 2003 do Jornal da Associação Dietética Americana, comer em família favorece uma alimentação mais saudável para as crianças. É por isso que ter um espaço para refeições é tão importante numa casa e todos, mesmo morando numa casa minúscula, devem ter esse cantinho.
Então, para orientá-los nessa missão, trouxe alguns dados sobre as dimensões necessárias para o uso de cada tipo de mesa e algumas ideias para driblar a falta de espaço.

Uma das coisas que temos que ter em mente é que cada lugar à mesa necessita de um espaço mínimo, que é de 60 cm de largura e 40 cm de profundidade. Dessa maneira tem-se distanciamento suficiente em relação ao vizinho de mesa. Seguindo esse módulo, podemos dimensionar a mesa à nossa necessidade de assentos.

c
(via)
A largura de uma mesa ideal é de 80 à 85 cm. Para mesas redondas, octogonais ou hexagonais, o diâmetro ideal de uma mesa para 4 pessoas é de 90 à 120 cm.

Outra coisa que devemos observar é que deve-se reservar o espaço para a circulação e movimentação das cadeiras ao se sentar.

mesa-jantar-cma-02
Não havendo espaço para mesas, podemos usar balcões. A altura apropriada de um balcão é de 1,00 à 120 cm e o banco escolhido deve ser 30 cm mais baixo.

mesa-jantar-cma-03
(via)
Se espaço for artigo de luxo na sua casa e ainda, se você não gosta de balcões, uma outra saída pode ser as mesas dobravéis. Selecionei algumas que são bem interessantes:

mesa-jantar-cma-04
mesa-jantar-cma-05
(via)
mesa-jantar-cma-07 mesa-jantar-cma-06

(via)

Espero ter ajudado com essas informações.
Um abraço e até a próxima edição do “Pergunte ao arquiteto“!

Quer fazer a sua pergunta à equipe de arquitetos do Estúdio Ideia também?

É só clicar aqui e preencher o formulário com o seu nome, e-mail, cidade, estado e escrever a sua dúvida!

Conheça a galera do Estúdio Ideia: estudioideia.com

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

11 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Amanda
    13.novembro.2014

    Bruna, acompanho sempre teu blog! Sempre com dicas muito úteis e de bom gosto, mas o de hoje está ÓTIMO! Era exatamente a minha dúvida também, pois eu e meu namorado estamos aguardando nosso apê também (3 “aninhos” de espera) e eu tinha dúvida em relação ao espaço para a mesa e tudo mais! Muito bom, parabéns!

    • 13.novembro.2014

      Obrigada Amanda, este post foi escrito pela Andressa, arquiteta do Estudio Ideia, então repasso os parabéns à ela! :)

  2. Marcos Paulo Ribeiro
    13.novembro.2014

    Ótimas dicas! Comprei meu apartamento (62m²) recentemente e estava super perdido na busca incessante da mesa ideal. Chamei um profissional e o mesmo me aconselhou a transformar a bancada americana em uma “mesa” de jantar, troca a pedra por uma com 85cm de largura por 1,30m de comprimento. O resultado ficou ótimo e nos momentos de maior necessidade consigo colocar até 6 banquetas confortavelmente para realizar as refeições.

  3. 13.novembro.2014

    Oi Bruna! Nada a ver com esse post, mas passei aqui para te agradecer de ter compartilhado conosco a cor da tinta da sua parede! Eu a minha família compramos uma casa no meio deste ano e eu queria muito uma cor que não fosse branco ou bege, pq acho que não combina com nosso estilo. Fui à procura de tons de cinza e eis que encontro seu blog e suas lindas paredes, que são exatamente como eu queria! Compramos a mesma tinta e nosso tão sonhado lar doce lar está ficando com nossa carinha e com uma grande ajuda sua! Muito obrigada e parabéns pelo blog, ele é lindo e de muita utilidade!

    Beijos! =*

    • 13.novembro.2014

      Oi Cris, ai que bom, fiquei feliz que inspirei vcs de alguma forma! <3
      Depois nos mostre o seu lar decorado ein!

  4. Jéssica
    13.novembro.2014

    Bruna, será que você saberia responder qual mesa é melhor para espaços pequenos, a quadrada ou a redonda?

  5. Luana Magalhães Domingues do Prado
    13.novembro.2014

    Olá Bruna, hoje venho ao seu blog para agradecer. Por quê? Primeiramente porque faz um ano que conheci seu blog, ou seja, há um ano assinei com a construtora a compra do meu primeiro apê e desde então seu blog virou meu vício, não passo um dia sem passar por aqui e ver as novidades. Outra coisa é que você foi minha companhia noturna durante o último mês porque como estava gestante (estava pois o meu bebê Miguel nasceu no último dia 02/11) e nesse período fica difícil de achar posição para dormir, eu assistia aos seus vídeos e ameeeeei, sinto até que te conheço pessoalmente, parecia que você era a minha visita diária, rsrsrsrs mas é isso ai quero agradecer sua companhia e compartilhar com vc a minha alegria (assim como vc compartilha conosco cada passo do seu crescimento pessoal), pois em uma semana foram muitas realizações a assinatura tão esperada e sonhada do financiamento na Caixa e a chegada do meu bebê. Novamente obrigada e continue publicando coisas maravilhosas! Bjs!

    • 13.novembro.2014

      Luana, me deixou até emocionada aqui! <3 <3 <3
      Eu que te agradeço pela delicadeza comigo e quero te parabenizar por essa fase que é sensacional, parabéns também pelo baby que deve ser a melhor fase de uma mulher né! :)
      Bjs e que Deus os abençoe!

  6. 13.novembro.2014

    Moro em um lugar muito pequeno e essa mesa seria IDEAL para mim! Não tenho espaço para uma mesa de jantar que ficasse o tempo todo! As imagens ainda são lindas, a decoração, cada detalhe da casa! Estou planejando reformar o apartamento todo e olho muito o seu site :D

    Beijoos, Love is Colorful

  7. 13.novembro.2014

    Meu namorado só come na mesa, essas dicas vão ser muito importantes pra mim HAHAHAHA http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  8. Kaa
    14.novembro.2014

    Adoooro o Pergunte ao Arquiteto!
    As dicas são tão claras e didáticas que quem pretende se mudar ou mobiliar não tem como não colecionar essas dicas, né?! <3

    Parabéns Andressa!
    Obrigada pela sessão, Bruna!
    Bjs