11  12
2014
Finanças | Organização

Planilha para controlar finanças pessoais

Desde que postei aquele vídeo de como me organizo no dia-a-dia, muita gente me pede pra que eu disponibilize a minha planilha de gastos pessoais pra baixar. É claro que eu não poderia deixar de atender aos pedidos de vocês, né! <3

Ela é uma planilha para controlar finanças pessoais, ou seja, nela você vai colocar toda a grana que você recebe no mês, todas as contas a pagar e também quanto você poupou/investiu. Para ajudar na organização, ainda tem um campo que mostra se a conta foi paga ou se ainda está em aberto.

Já tem mais de quatro anos que uso esse modelo de planilha e tenho conseguido me organizar bem. O lance é pegar o hábito de abrir todos os dias e anotar tudo o que você gasta. E outro truque é colocar lembretes no celular ou na agenda pra te ajudar a lembrar das datas de vencimento das suas contas!

Vocês vão perceber que ao alterar os valores, automaticamente o valor que te resta também mudará. Isso é legal para você tentar evitar os cheques especiais e outros tipos de empréstimos.

Um outro campo que inseri na planilha é o Investimento como se fosse uma conta a pagar. Dessa forma a gente se força a poupar um valor por menor que seja, mas caso isso não seja possível, é só ir ajustando a planilha de acordo com a sua vida financeira atual! ;)

Planilha_FinancasPessoais_ComprandoMeuApe

PS: todos estes valores na planilha são fictícios e servem apenas de referência.

para-voce-baixar-cma

A planilha está em formato “xlsx“, ou seja, funciona com o programa Excel. Depois de salvar a planilha no seu computador, é só abrir e clicar em “habilitar edição“. ;)

Para os próximos meses é só abrir uma nova aba/página dentro do Excel, copiar tudo e colar nela. Caso tenha dificuldade, você pode também salvar como outro arquivo. Depois disso, é só alterar o nome do mês e inserir suas novas contas e valores!

Espero que seja muito útil e não esqueçam de me contar se usarem!

Não deixe de conferir também este post sobre como conquistar uma vida financeira independente.

E se quiser aprender como investir em Tesouro Direto de uma forma descomplicada, recomendo este curso que é maravilhoso!

❤ Acompanhe mais dicas na categoria FINANÇAS aqui no blog.

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

51 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. flavia
    11.dezembro.2014

    Tbm me organizo assim é a melhor coisa! =)

  2. Ana Vitória
    11.dezembro.2014

    Quem me derá ganhar R$5,000 todos os meses hahaha

    • 12.dezembro.2014

      Opaaaa! hahahaha por isso que eu escrevi que são dados fictícios! :D kkkkkkk

  3. Tamiris
    11.dezembro.2014

    Bruna, adorei sua planilha e com certeza vou utilizar como utilizo as outras. Mas uma dúvida, e no caso de ser um casal? Você acha que cada um deve ter a sua ou podemos unir toda renda e todos os custos em apenas uma planilha? Grande Beijo! :*

    • 12.dezembro.2014

      Oi Tamiris,
      Vai de gosto mesmo e de como vcs organizam as contas… Se for fazer junto, tem que combinar direitinho pra que os dois incluam tudo que gastarem…
      Como eu ainda não casei então estou fazendo separado ainda!

  4. 11.dezembro.2014

    Não consigo de jeito nenhum usar uma planilha apesar de querer muito! Esqueço, não acho muito prático.. acho que é falta de prática mesmo, não sei ): http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • 12.dezembro.2014

      Oi Paola, cada um tem a sua maneira mesmo… eu já não consigo ficar sem ela rs

  5. Bruna Emerick
    11.dezembro.2014

    Bru o meu está baixando em zip bua bua bua

  6. Mari Couto
    11.dezembro.2014

    Oi Bru td bem? To precisando da sua ajuda. Depois de quase dois anos acompanhando seu blog me vejo mais focada no futuro e vc é minha grande inspiração. Quero um 2015 muuuuuito diferente, por tanto estou me propondo mudanças. Primeiro minha família precisa de um teto só seu rs morar com minha mãe é bom, mas desejamos nosso espaço.
    Então pensei em aproveitar o corredor que tem ao lado da casa, porém sem laje e improvisar um casa para morar por uns três anos enquanto economizamos para a compra de um apê. A janela do meu quarto dá para este corredor, mas o grande problema é que ele tem pouco mais de 7 m de comprimento e apenas 1,12 m de largura e precisaria haver sala de estar, cozinha, banheiro e área de serviço. Com essa largura seria impossível?
    Minha mãe já ofereceu alguns centímetros de sua casa para aumentar a largura, mas não seria muito.
    Será que algum arquiteto do #pergunteaoarquiteto poderia me ajudar por e-mail?
    A casa de minha mãe é antiga (+/- 30 anos) não suporta uma casa em cima e este seria meu único modo de construir um cantinho para minha família, se alugarmos uma casa ficará muito difícil economizar. Então Bruna o que faço?
    Desculpe a invasão no seu post e o testamento é que confio muito no seu trabalho e acho que vc pode me dar uma luz.
    Bjs

    • 12.dezembro.2014

      Mari, concordo com vc que dessa forma realmente vc economizaria muito mais do que pagando aluguel. Mas veja quanto vc gastaria com essa obra por menor que seja, ok?
      Vou te pedir pra colocar essa dúvida naquele formulário do Pergunte ao Arquiteto, pode ser? Pq a arquiteta Andressa olha tudo por ele… aí fica melhor! ;)
      E na minha opinião, mesmo que seja um corredor pequeno, dá pra improvisar algo temporário sim, pra tudo nessa vida a gente dá um jeito, não é mesmo? Mas depois de um tempo o esforço valerá a pena e vc poderá ter a sua casa dos seus sonhos! <3

      • Mari Couto
        12.dezembro.2014

        Ai Bruna estou pensando bem em relação aos gastos com a obra mesmo fazendo por menos gastaria uma quantia relativamente boa.
        Obrigada por permitir enviar a pergunta para a arquiteta preferi falar com vc primeiro, pois foge do tema central do blog. Como fiz minha avó só não se dá com a morte então não vou descartar a possibilidade.
        Obrigada

  7. 11.dezembro.2014

    Bru, eu uso o programa muito legal chamado jfinanças pra programar contas a pagar ele é ótimo, tem lançamentos e tem a versão empresarial também!

    Mas ainda não consigo abrir mão de planilhas, já baixei e vou atualizar com meus dados agora mesmo!

    Um beijo e sucesso!

    • 12.dezembro.2014

      Que legal Carla, este eu não conheço, vou dar uma olhada!
      Tbm não consigo viver sem planilhas não… rs

  8. Robson
    11.dezembro.2014

    Oi, tive um problema com o ferro perfect care que você comentou ser ótimo. Ele queimou uma calça minha quando não deveria. Você pode me enviar seu telefone por e-mail para eu te ligar e entender melhor o que fiz de errado, se é que fiz?

    • 12.dezembro.2014

      Oi Robson, não posso passar meu telefone, espero que entenda! rs
      Mas para qualquer tipo de roupa, primeiro devemos olhar a etiqueta pois algumas não podem passar com ferro nem mesmo o perfect care! ;) Ele não queima tecidos se deixar o ferro apoiado até 5 minutos em cima desde que estes possam ser passados a ferro, ok?
      Abraços

  9. Kaa
    11.dezembro.2014

    Adoreeii Bru!!
    Bem simples assim que eu gosto!
    Pra fazer o planejamento, não apenas registrar o que foi pago.
    Continuo com o molesquine por não me adaptar aos aplicativos e sua tabela é igual ao que coloco no caderno! :D

    + uma vez obrigada por enrriquecer nossas vidas!
    Bjão e Deus lhe pague!!

  10. Ana
    12.dezembro.2014

    Bruna vc conhece o Mobills? Acho que tem pra iphone tbm eu uso ele, acho que vc vai curtir, é possível controlar os gastos pelo celular ou computador.

    Muito bom!
    Abraços,
    Ana

  11. 12.dezembro.2014

    Ótimo Bruna, isso vai facilitar bastante minha vida agora que estou terminando a reforma do apê ;)

    Obrigado!

  12. Leyd
    13.dezembro.2014

    Oi Bruna, tudo bem ? Sou nova aqui no seu blog (e canal) e gostei tanto dos seus videos que resolvi assistir todos de uma vez rs, você é muito simpática e fofa.
    Gosto muito dos de comprinhas (principalmente os para o apê) tenho muita vontade de morar sozinha, montar meu próprio cantinho, deve ser bom demais, mas como isso ainda ta longe de acontecer (espero que não) fico assistindo os seus videos para que um dia sirva de inspiração.bjos

    • 15.dezembro.2014

      Ai que linda Leyd, obrigada e seja sempre bem-vinda aqui no blog tbm! ;)
      Sonhe e acredite que em breve vc estará no seu cantinho morando viu!!!

  13. Rafaela Silva
    14.dezembro.2014

    Bruna, eu baixei a planilha e tenho o excel 2013 no meu notebook, mas não tá funcionando :/ o excel abre mas não aparece o conteúdo da planilha…

    • 15.dezembro.2014

      Que estranho Rafaela, pelo que percebi todos conseguiram utilizar a planilha… :\

  14. Luana Li
    15.dezembro.2014

    Oi Bruna,

    Adoro seu blog, sempre me tira muitas dúvidas. Estou na fase de planejamento do meu ape e uma “coisinha” anda me dando dor de cabeça.

    Nosso apartamento tem o pé direito duplo na sala e apesar de não ser um apartamento grande, a sala tem uns 5 metros de altura.

    Agora estamos no dilema de como decorar e o que exatamente fazer… pensamos em um mezanino, mas desistimos da ideia, pois pesquisando na internet não achei nenhuma loja em Brasília especializada e não vi também ninguém com experiência.

    Quem sabe você não poderia incluir na sua lista de post algumas dicas do que fazer em uma sala (não muito grande) com pé direito duplo…

    Bjus!!

    • 15.dezembro.2014

      Uauuuu Luana, vc é uma sortuda viu, o sonho de muitos é ter um pé direito alto assim! O meu é tão baixinho, coitado kkkkkk
      Vou anotar a sugestão de post, pode deixar! ;)
      Um bjo e obrigada

      • Luana Li
        15.dezembro.2014

        Pois é Bruna, tivemos sorte sim! O apartamento não foi tão mais caro se comparado com os outros… a construtora estava querendo se “livrar” das unidades que não foram vendidas, já que o prédio já está pronto tem uns 2 anos…e já tem muita gente morando! Foi um achado, mas infelizmente a falta de experiência está me deixando cada vez mais confusa!! Só de imaginar o preço de uma cortina para aquela janela já fico com medo!! rsrsrsrs

        Sucesso para você! Adoro seu blog. O conteúdo é de muita qualidade e você é adorável!!

        Bjs

  15. barbara
    15.dezembro.2014

    Oi Bruna.
    Vc sempre com umas dicas excelente. Baixei a planilha pra comecar a me concentrar em juntar um dinheirinho pra realizar meus sonhos. Ainda nao esqueci seu post de metas. Vou fazer as minhas para 2015 e para realizar algumas, preciso de $$. rs
    Antes eu era mega controlada c a grana, agora nao sou mais tanto, e ja percebi que acabo gastando com besteiras, ao inves de juntar e comprar algo que realmente precise, tipo uma mesa nova para o pc, pois a minha esta se DESFAZENDO. kkk É bom mesmo a gente ter um controle.
    Baixei a planilha e botei meus gastos ali e vi que gasto apenas 50% do meu salario em contas. ai pensei, meu Deus, pra onde vai os outros 50%???
    Vou começar a economizar já!!!
    Menina, cade os posts de casamento pelo amor de Deus? To precisando de incentivo kkk
    Outra coisa, queria mandar 1 foto de um cantinho meu na cozinha, pois nao sei o q fazer, posso mandar pra vc me ajudar? Ainda tem akela sessão no blog de ajuda com decoração?
    Bjs

    • 16.dezembro.2014

      Oi Barbara, pode enviar no leitores@comprandomeuape.com.br
      Vc quer participar do Pergunte ao Arquiteto?
      Ah, logo mais tem post sobre o casamento, é que eu estava segurando algumas coisas que são surpresa, mas outras eu já estou finalizando de entregar como os convites dos padrinhos, aí dá pra mostrar uma parte pelo menos! hehehe

      • Barbara
        18.dezembro.2014

        oi bruna.
        É quero participar desse mesmo!! Oba! Esse final de semana te mando a foto do cantinho.
        Obrigada.
        Beijos

  16. Elaine Reis
    08.janeiro.2015

    Olá Bru, não estou conseguindo abrir a planilha, que vem como zip para mim, você poderia me enviar por email ?????
    Please.
    Obrigada
    Bjos
    E mais sucesso em 2015

  17. Yasmin Rezende
    09.janeiro.2015

    Olá Bruna, você tem algum curso de finanças pessoas para me indicar?
    Obs:. Acabei de conseguir meu primeiro emprego e estou juntando dinheiro para investir e poder comprar meus futuros bens. Alguma dica? Estou também procurando um curso sobre investimentos pra pessoas como eu, que tentam mas não entendem nada! kkk Me ajuda?

    • 12.janeiro.2015

      Oi Yasmin, tem alguns cursos que já indiquei aqui mo blog, clica na aba Cursos no menu que vai aparecer, ok?
      Bjuuusss

  18. Samara Gisele
    31.janeiro.2015

    Bruh admiro muito, a pessoa que você é e tudo que você passa em sua simplicidade como blogueira. Obrigada por todas as suas dicas e sempre acompanho o seu trabalho. Bjos e muito sucesso !

  19. Bianca
    03.fevereiro.2015

    Bru,não estou conseguindo usar a planilha ! o excel fala que o programa esta num formato que ele não pode abrir..pode me ajudar? Beijão!

    • 03.fevereiro.2015

      Oi Bianca, o seu Office (excel) deve ser muito antigo, será?
      Se vc tiver a versão 2013 pra frente ele já abre… Beijoooo

  20. Rodrigo
    05.fevereiro.2015

    Oi Bruna. Legal a planilha, mas existe (pelo menos nos dados fictícios) um problema que não sei se está sendo refletido na sua planilha real.

    Você colocou que algumas contas foram pagas com cartão de crédito, além de colocar a própria fatura do cartão de crédito na planilha.

    Digamos que em fevereiro você pagou R$1500 em contas no cartão de crédito. Digamos ainda que em março você terá essas mesmas despesas. Então a planilha de março terá R$1500 a serem pagos com o cartão de crédito, além de ter a despesa da fatura do cartão de R$1500. Totalizando R$3000, quando na verdade a despesa do mês de março é de R$1500.

    Não sei se no seu dia-a-dia você coloca dessa forma as despesas com cartão de crédito, mas desta maneira você superestima a despesa real do mês.

    • 05.fevereiro.2015

      Oi Rodrigo, eu não faço dessa forma, eu coloco o valor total que a fatura fechou, ou seja, aquele valor total é como se fosse um boleto que eu vou pagar naquele mês mesmo, entendeu?
      Beijos

  21. Renata
    01.abril.2015

    Olá Bruna,

    Passando para te dizer que a sua dica da planilha de finanças e gastos pessoais, mudou a minha vida. Com ela venho planejando meus gastos até dois meses antecipados.

    …. Já tem um ano que venho guardando 75% do meu salário fixo e torrando o que eu conseguia por fora com alguns freelances.

    Após te conhecer, pesquisando sobre móveis planejados e organização das compras para o casamento, eu vi em um dos seus vídeos que você indicava uma planilha incentivando seus seguidores a controlar os gastos pessoais e administrar melhor a sua renda mensal.

    …. Eu viva protelando para colocar meus gastos no papel por saber que são sempre os mesmos todos os meses (por enquanto, pois moro com meus pais…rs) então eu adquiri uma certa habilidade em usar o débito automático e parcelar muito pouco em até 3x antes de virar o cartão, deixando apenas duas parcelas pra frente. Acabava o mês sempre apertada, mas com tudo pago e com uma sobrinha bem justa para aquelas contas ou taxas que são debitadas antes de recebermos o salário.

    Por curiosidade baixei a sua planilha e tive uma grande surpresa quando abri. Achei super simples e descomplicada. Geralmente quando falamos em planilhas, finanças, pensamos logo naquelas planilhas muito complexas que acabam desmotivando iniciantes como eu, a aderir esse hábito de anotar tudo que gastou.

    Para resumir e não te tomar muito tempo, hoje eu consigo planejar melhor meus gastos já prevendo saldo em conta para gastos fixos do mês seguinte, principalmente controlando gastos no cartão de crédito no mês atual, pois é este o maior vilão do planejamento para os próximos meses.

    Eu tinha pavor de parcelar em muitas vezes. Atualmente aceito bem a idéia de parcelar em mais vezes, por enquanto em até 5x..rs , tudo pensando no planejamentos das contas que deixei previstas e organizadas na minha planilha.

    Claro, que tudo isso precisou e precisa de muito esforço da minha parte em me disciplinar… Então… faço assim, eu anoto todos os gastos que terei no mês seguinte, me baseando na média do mês anterior e nisso já tenho o “crédito” para me manter a cada mês. E se eu vejo que sobrou acima da média, eu aumento o valor do investimento para o próximo mês ao invés de achar que tenho mais dinheiro pra torrar, eu imagino que tenho mais dinheiro para guardar.

    Para não cair na tentação de gastar, no momento que sobra, quando caem todos os salários na minha conta, eu já transfiro a parte “acima da média” para poupança. É uma poupança sem acesso via internet e senha para saques.

    Isso é um pouquinho de mim, depois que conheci você. Espero que fique contente em saber que contribuiu para o bem de mais uma seguidora.

    Que Deus continue te abençoando.

    Parabéns pra você!!

    Parabéns pelo tempo que dedica em postar conteúdos bacanas na internet!!!

    Sou sua seguidora há pouco tempo, mas já assisti quase todos seus vídeos…rsrs e já li muitas matérias aqui do seu blog, pois estou na fase de sonhar e planejar meu novo lar..;)

    Bjs

    Renata

    • 09.abril.2015

      Renata, estou emocionada com o seu comentário! <3
      Fiquei feliz demais em saber que te ajudei com a planilha... sucesso pra vc!!!
      Um super beijo

  22. Sou viciada em planilha!!!!! Amei o post, muito inteligente e educativo. <3 <3 <3 <3
    http://www.viveresemaquiar.com/

  23. Adriane Alencar
    06.junho.2016

    Adorei sua planilha e já aderi a ideia. Pretendo comprar um apartamento, mas sou muito consumista.

    Adorando suas dicas aqui no blog, beijo.

  24. Jessica
    11.julho.2016

    Por favor Bruna.. passa essa planilha para me…

  25. VALÉRIA
    25.setembro.2016

    Boa tarde Bruna, conheci seu blog assistindo um vídeo de reforma do apartamento da Niina Secrets, e como estou pensando em reformar minha casa, vim conhecer o blog.Que “maaaara”, vi que não falava só de reforma de apartamento e de casa, fala também de uma coisa que eu venho buscando, reforma pessoal e gostei muito dessa planilha; faço isso numa agenda mas penso que vai chamar mais minha atenção assim, gostei muito. Parabéns. Vou estar sempre aqui para as novidades.

  26. Regina Aparecida de Fatima Vallini
    10.outubro.2016

    Não consigo guardar dinheiro eu gasto demais no fim do mês não sei onde foi o meu dinheiro, adorei esta planilha vamos ver o que consigo fazer de agora em diante.

  27. Jeovah Augusto O. Cavalcante
    27.janeiro.2017

    Adorei? Bastante fácil….

  28. Andrea
    12.fevereiro.2017

    Preciso desta planilha

  29. Sâmilla
    21.fevereiro.2017

    Ola, baixei o arquivo mas não consigo abrir no excel somente no WinZip. Tambem nao consigo converter arquivo para o excel. Tem algum outro tipo de documento para excel ?
    Gostei muito da planilha, queria usa-la