18  03
2015
Decoração

Como montar uma sala confortável e estilosa?

A sala de estar é o espaço da casa onde toda a família se reúne e onde geralmente recebemos nossos amigos também. É quase impossível não ter uma TV ligada fazendo parte deste espaço, a não ser que a casa seja imensa e tenha mais de uma sala, o que é bem difícil na maioria das casas e apartamentos brasileiros!

Mas pra receber os amigos e fazer uma sessão de cineminha em casa é importante que todos se sintam confortáveis, não é mesmo? Não dá pra ficar muitas horas em frente a TV se o sofá te deixa com dores na coluna, se não tem um apoio para os pés ou se a distância da TV não é adequada.

Antes de começar a decoração é importante eleger o estilo que mais combina com você e sua família: romântico, moderno, jovem, clássico, etc. Depois é só definir uma paleta de cores e assim ficará muito mais fácil compor a sua decoração.

Estilo-decoração-tendência-cma

Todos estes ambientes acima assim como os móveis e acessórios são da Tok&Stok.

O sofá é o principal móvel da sala por isso merece uma atenção especial na hora da escolha. Antes de tudo, tenha as medidas do espaço onde ele irá ficar e certifique-se de que o sofá escolhido realmente cabe ali! A largura e a profundidade são muito importantes e uma dica legal é usar uma fita adesiva pra marcar o espaço e ter uma noção de quanto espaço ele irá ocupar.

Uma dica importante é evitar os sofás com espumas macias demais, embora pareçam confortáveis, a longo prazo pode prejudicar a sua coluna. Tente encontrar um meio termo, nem muito rígido nem muito macio!

Sala-tv-confortavel-cma-1

1. Movie | 2. Sofo | 3. Cine

Se a sua sala não tem TV, um sofá sem chaise deixará o ambiente mais dinâmico. Neste caso fica ótimo criar um centro de convivência com uma mesa de centro e algumas poltronas ao redor. Já em uma sala de tv, a mesa de centro pode ser substituída por uma mesa lateral, principalmente se o ambiente for bem pequeno.

Sala-tv-confortavel-cma-2

1. Dorothy | 2. Gavea | 3. Cher | 4. Stabile | 5. Linnea | 6. Werk | 7. Inside

Algo que deixa a sala totalmente aconchegante são os tapetes e cortinas, sem contar que em salas de TV eles são mais do que aliados para ajudar na acústica. Os modelos lisos são fáceis de combinar e mantém o ambiente neutro, já os estampados ou geométricos deixam a sala marcante.

Sala-tv-confortavel-cma-3

 

1. Tapete Vertus | 2. Tapete Rups | 3.Tapete Zebre | 4. Cortina Palais Blackout | 5. Cortina Rayas

A altura da televisão deve ser levada em conta para que todos que estiverem sentados na sala tenham a mesma experiência e sem causar incômodo. O centro da tela deve sempre ficar na altura dos olhos dos espectadores e não esqueça de verificar o tamanho da tela em relação ao espaço disponível. Não adianta ter uma TV de 60 polegadas se você tem apenas 1,5 m de distância do sofá até ela!

Para calcular a distância entre a TV e quem assiste: a distância mínima deve ser igual à altura da tela multiplicada por dois. Para saber a distância máxima, basta multiplicar a altura da tela por 2,5. Exemplo: a tela mede um metro, então ela deve estar com pelo menos dois metros de distância de quem assiste e, no máximo, a dois metros e meio. Resumindo, para TVs de 32, 40 e 50 polegadas, as distâncias recomendadas são 2, 2,5 e 3,20 metros, respectivamente.

Na hora de acomodar os eletrônicos, é legal escolher um rack com espaço para aparelhos de DVDs, Blu-rays, aparelho de tv a cabo, video game, etc. Se tiver gavetas na parte inferior, melhor ainda, assim você pode guardar os cabos, manuais, DVDs e outros itens que sempre ficam espalhados pela sala.

Se não há a possibilidade de alterar as tomadas, caixas e conduítes para que os fios não apareçam, invista em um rack com painel, é mais prático e evita o quebra-quebra de paredes!

Sala-tv-confortavel-cma-4

1. Estante Level TV | 2. Estante Level 45 x 147 | 3. Devon Rack com Painel | 4. Rack Regata | 5. Rack Points

Mas e se você já tem uma sala montada e quer dar uma renovada no visual pra receber seus amigos ou até mesmo pra se sentir animada, basta definir uma paleta de cores, o estilo desejado e trocar alguns acessórios como almofadas, enfeites, vasos, etc. Afinal, sempre tem algo que está faltando na decoração ou que queremos mudar, não é verdade? :)

Sala-tv-confortavel-cma-5

1. Almofada Colorpix | 2. Almofada Incircle | 3. Aparador de livros Knight n Rook | 4. Suportes de velas Cafezal | 5. Cafezal Porta-revistas | 6. Xale Betim | 7. Sierra Xale Amarelo | 8. Sierra Xale Turquesa | 9. Quadro Sayings | 10. Quadro Doux | 11. Cesto Dong

Seja vintage, romântico, moderno, contemporâneo, industrial ou qualquer outro estilo, o importante é nos sentirmos bem na nossa casa, não é verdade? E se conseguimos deixar a sala confortável e aconchegante, com certeza a família toda e os amigos vão amar!

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

*Este é um publieditorial, mas amei fazer este post com dicas e com a minha seleção de móveis e acessórios Tok&Stok. Sou fã de carteirinha da loja!

18 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 18.março.2015

    Acho que o servidor do site tá sobrecarregado. Dá imagem não disponível em alguns produtos e não abre nenhuma informação sobre eles; vi pelo menos o Tapete Zebre, a Cortina Rayas e o Rack Points assim; tentei ver direto da busca do site e deu erro 503 :(

    • 18.março.2015

      Oi Manu, pois é o site deles estava dando erro mesmo, mas agora voltou ao normal. Aqui estou conseguindo acessar normalmente!
      Vê se abre aí e qualquer coisa me fale!
      Beijos

  2. barbara
    18.março.2015

    Mulher, cade vc??
    Fala ai do casamento? Todo mundo ansioso! É sabado agora? Gente nao vejo a hora de ver os vlogs e as fotos. To sofrendo pra escolher foto e filmagem.
    Eu espero q a srta esteja gravando um vlog bem bacana pra gente heim!!! Senao dou unfollow. MENTIRA. kkkk
    Adorei as dicas q vc deu. Qro botar umas almofadas dessas coloridas no sofa pra dar um vida e quero MTO comprar um rack, pra esconder a fiarada e pra botar o aparelho da internet e o da net, q ficam na sala. O cara deixou q nem a cara dele.rs
    Bjs

    • 18.março.2015

      Oi Barbara! ahahahahha ri muito!
      Siiiim, eu tô na maior correria pq é neste fds… OMG! Mas não sumi não viu, to editando os vlogs já pra irem ao ar enquanto eu me caso e vou pra lua de mel rs prometo não sumir por tanto tempo, assim que eu voltar já voltará tudo ao normal! ;)
      Um beijo e obrigada pelo carinho!

      • Barbara
        19.março.2015

        Oi bruninha. Ai que bom!!!! Algo me dizia q era esse final de semana. Nao lembro se vc falou em algum video a data.
        Que bom wue vc ta gravando os vlogs. Mto obrigada por esse carinho. :)
        Desejo que no dia saia tudo perfeito, que faca um lindo sol e que de tudo certo na realizacao desse sonho. Vc merece!!!
        E vai curtir a lua de mel em paz, que a gente entende.rs bjs

      • Luana M D do Prado
        19.março.2015

        Oi Bruna estou com saudades do seus videos, estou matando as saudades vendo os videos antigos, estou super ansiosa assim como a Barbara para ver os vlogs do seus casamento, lua de mel e inicio da vida de casada no apê, estou com saudades de ver o seu apê e o Alvin então, td mundo sumiu, sei como é difícil essa fase de últimos preparativos, dá um frio na barriga, mas depois é só alegria. Seria muita intromissão minha pedir uma foto sua no dia do casamento vc indo pra igreja ou vc saindo dela ou na festa qualquer foto, só pra eu te ver de noiva no dia, estou ansiosa pra te ver de noiva. Bjs e muuuuuuuuitas felicidades pra vc e para o Cesar, que Deus abençoe a união de vcs cada vez mais!

        • 19.março.2015

          Oi Luana!
          Se eu conseguir posto sim, mas eu mesma vou estar sem o celular rsrs, espero que alguém fotografe pra mim!
          Bjus e obrigada, em breve tô de volta com os vídeos, mas só pra te animar, hj tem um que acabei de gravar… nem acredito que consegui encaixar um tempinho nessa correria maluca pra gravar e editar! rs

  3. 19.março.2015

    Ai, Bruna! Acho que vc lê pensamentos…Tô exatamente na fase de montar a sala, e tô no maior dilema em escolher o sofá…Por um lado, fico pensando na beleza e no visu, em bastante espaço pra receber as visitas, e tal. Mas ao mesmo tempo, fico pensando que na maior parte do tempo não teremos visitas, seremos só eu e marido, e a gente adora deitar pra ver tv no sofá, então teria que ser algo mega confortável…Mas entro num dilema, porque esses sofázões confortáveis não são muito harmônicos, acho muito brutos, pesados…Queria algo mais leve, bonito, clean…E tá meio difícil achar algo nesse “meio termo”.
    Ai, e tapetes…sou apaixonada. Meu sonho de consumo no momento é esse tape Zebre…quero casar com ele pra já! <3
    Adorei os produtos selecionados, tudo de muito bom gosto!
    Beijos!

    • 19.março.2015

      Oi Manu, obrigada! Fico feliz que tenha curtido! :)
      Você pode tbm optar por um sofá meio-termo, que não seja tão grande mas que tenha um pufe a parte, ai você acopla ele em dias que não tem visita assim você consegue apoiar os pés, e quando chegar seus amigos e familiares vc retira ele e coloca ao lado para servir como mais um assento pra eles! ;)

      • 20.março.2015

        Nossa, Bruna! Juro que nem conhecia esse tipo de sofá! (ou pelo menos nunca tinha reparado a utilidade hehehe). Agora que vc falou fui pesquisar e achei umas opções lindas! Realmente é super prático e resolve o meu problema! Achei genial a forma como o puff encaixa direitinho, quase um chaise, e ainda serve de mesinha ou puff pras visitas! Adorei!
        Super obrigada pela dica valiosa! Adoro seu blog ;)
        Beijão!

        • 20.março.2015

          Ai que bom Manu, fiquei feliz em te ajudar! :)

  4. 19.março.2015

    Amei as ideias Bru!
    Essa estante que você postou era bem o que procurava!
    Amei! Qual a data do seu casamento mesmo Bru?
    ps: muito amor pra você viu lindona! ♥

    • 19.março.2015

      Ai que gostou Iandara, ela é maravilhosa né! :)
      É nesse fds já… OMG!!!

  5. 19.março.2015

    Bruna,
    amei suas dicas, estou decorando meu apê e a sala gera muitas dúvidas.
    Eu adoraria ver aqui no blog dicas de mesas e cadeiras para salas pequenas. Estou em busca de algo de encaixe legal na sala mas esta bem difícil de achar.
    Sempre que tenho alguma dúvida sobre qualquer coisa na reforma e na decoração corro pro blog…kkkk…..Adoooroo!
    Obrigada
    Beijos
    Bruna

    • 19.março.2015

      Obrigada Bruuu!
      Tem alguns posts aqui no blog sobre mesas que irão te ajudar, mas prometo em breve fazer outros novos! ;)
      Bjãooo

  6. Églin
    19.março.2015

    Bru!!!! Estou ansiosa por você!!!!! Não vejo a hora de ver suas fotos de noivas.
    Estou com a maior dúvida com relação a cor de tapete :/ meu sofá é grafite e o Home com certeza será branco e não sei qual cor do tapete, espero ansiosa que vc curta seu casamento e volte com novidades pra gente. Beijos Deus abençoe

  7. FATIMA ALI SMAILI
    04.maio.2018

    Queria ajuda p minha sala, tenho um teto de madeira natural , e meu sofa e verde turqueza , e a mesa tb verde turquesa , que cor de acessorios que eu devo usar , devo trocar as cores por conta do teto de madeira , estou com muita duvida ,