09  03
2015
Organização

Como organizar os armários e gavetas da cozinha?

Os armários e gavetas da cozinha podem ser lugares muito propícios para bagunça e isso acontece porque muitas vezes não procuramos soluções práticas na hora de organizá-los. A solução é sempre deixá-los da forma mais fácil para localizar os itens que precisamos.

Por exemplo, já é quase universal guardar os talheres mais usados na primeira gaveta. Agora imagina colocar os talheres na última gaveta, ter que abaixar toda hora que quiser pegar ou guardar um talher? Não tem o menor sentido, certo? Pois é, esse é o senso de organização que devemos usar para qualquer coisa que queremos arrumar.

O primeiro passo na hora da arrumação é ver tudo que precisa ser guardado, se você vai arrumar pela primeira vez fica mais fácil, se não, retire tudo dos armários e gavetas. Fica sempre mais fácil organizar começando com um armário vazio.

Deixe tudo em cima de algum lugar fácil de visualizar. Nesse momento identifique o que pode ser doado ou que pode ser jogado fora como porta copos rasgado, objetos quebrados, rachados, etc.

Na dispensa confira a validade dos produtos, nessa hora tem muita coisa para ser descartada.

Limpe bem os armários! Passe um pano com vinagre ou limpe com água e sabão de coco. Tire cada migalha, manchas de gorduras, etc. Além de manter o armário limpinho isso ajuda a conservá-lo por mais tempo.

Agora é hora de começar a guardar. As quantidades de gavetas variam, mas como a maioria tem, no mínimo, 4 gavetas, vou partir desse princípio. Se o seu tiver menos, você pode usar, por exemplo, suportes ou barras de cozinha, eliminando o uso de uma gaveta. Eles estão em super em alta:

DecoraÁ„o

Img: (via)

Dê preferência por divisórias na hora de arrumar a gaveta, os talheres devem ficar agrupados por função e, claro, na primeira gaveta. Na segunda gaveta guarde os talheres e utensílios menos usados, pegadores, espremedores, etc. Na terceira você pode guardar os seus panos de prato. Faça rolinhos com eles, ajuda na organização e também no rodízio, evitando que você use sempre os mesmos. Na quarta você pode guardar aventais, luvas térmicas, porta copos, etc.

Na hora de arrumar o armário separe louças finas e itens de festa, que são menos usados. Esses itens devem ficar na parte de cima. Como o armário é menos manuseado, menor o risco de quebrar as peças delicadas.

Se você tiver porta de vidro, separe a louça ou copos mais bonitos para ficar visíveis.

porta de vidro, armario

Img: (via)

Os itens que você usa diariamente devem ficar em local de fácil acesso, como pratos, canecas, copos (que precisam ficar perto da fonte água), etc. Esses devem ser colocados em armários em cima da pia.

Já as panelas devem ficar nos armários de baixo e próximas ao fogão, por serem mais pesadas e mais difíceis de manusear. Guarde as panelas menos usadas no fundo e as mais usadas na frente. As tampas podem ser colocadas em porta tampas, que ocupam menos espaço e ajudam na hora de localizá-las:

porta tampa de panela

Img: (via)

Os mantimentos também podem ser armazenados em baixo da pia. Para ficar mais fácil de acessar e arrumar. Quando você chega das compras, por exemplo, as sacolas já estão no chão e lá mesmo você já começa a arrumar.

Nesse armário você pode colocar os itens da cesta básica, como arroz, feijão, açúcar, macarrão, etc. Lembrando que alguns desses itens ainda podem ser colocados em potes individuais, que além de serem lindos, ajudam a arrumar e conservar os alimentos.

Img: (via)

Img: (via)

Se não houve espaço suficiente para todos, pode colocar os mantimentos que não são relacionados ao fogão, em outro armário, que também seja de fácil acesso, mas esse pode ficar em cima da pia. Nele você pode armazenar as guloseimas, por exemplo, salgadinhos, chocolates, bolachas, até para que você não veja o tempo todo.

Os potes plásticos, verdadeiros vilões da organização, podem ser guardados na parte inferior ou superior, mas precisam ser bem organizados. Separe todos os potes e veja quais possuem tampas. Aqueles que não tiverem devem ser descartados, doados ou reciclados.

Tente guardar todos os potes em um único lugar, escolha uma parte do armário que caibam todos eles. Você pode guardá-los tampados ou abertos um dentro do outro. As tampas podem ser colocadas em um porta tampas como esses:

porta temperos

Img: 1 | 2

Os potes de temperos devem ser padronizados e, de preferência, etiquetados. Muitos armários já possuem uma parte só para temperos. Se o seu não tem, coloque óleo, azeite e temperos em uso em uma bandeja e guarde no armário, é mais prático até na hora de limpar.

As travessas e refratários são frágeis, mas se você tomar cuidado para manusear, podem ser alocadas em lugares um pouco mais altos. Cuidado na hora de empilhar, leve em consideração o peso, pois eles podem trincar e até quebrar.

Os eletrodomésticos devem ser guardados sempre limpos e com os seus acessórios, se tiver espaço para guardá-los todos juntos, seria o ideal. Alguns podem ser deixados sobre a pia ou bancada, até como item de decoração:

eletros sobre a pia

Img: (via)

Essas são algumas dicas para você ter uma cozinha mais prática e organizada!
Espero que tenham gostado ;)

39 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Claudia Lopes
    09.março.2015

    Poooxa valeu pelas dicas, estava justamente me programando pra fazer essa organização na minha micro cozinha. Amoooo seu blog. Bjos.

  2. Graciela
    09.março.2015

    Olá Bruna..

    Adoro guardar mantimentos em potes e vidro pois fica vedado, só uma dica, como a embalagem vai para o lixo, sempre tenho uma caneta de marcar cd, para anotar no pote a data de validade e que é, e quando repor é só passar um pano com álcool que sai.

    Bjosss
    Ps: Ansiosa para ver os detalhes do seu casamento.

    • 10.março.2015

      Verdade Graciela, essa dica é mara! :)
      Bjãoooo obrigada!

    • Jay
      10.março.2015

      Boa! Bem lembrado heim . :)

  3. 09.março.2015

    Uau!! Um verdadeiro dossiê de organização! Muito precisas todas as suas dicas, obrigada por compartilhar conosco!
    Fiquei maluca por essa última foto!! Adoro itens de cozinha em amarelo, tenho um baita ciúme da minha panela de pressão amarelinha, às vezes nem me apresso pra tirá-la de cima do fogão, pra ficar enfeitando a cozinha hahahaha
    Bjão, Bruna!!

  4. Kaa
    09.março.2015

    Aqui ta quase tudo organizado, mas o que me incomoda são os acessórios do Mixer -.-‘ Como vcs organizam aquelas lâminas e potes? Tudo junto ou separado?

    • 10.março.2015

      Tô colocando tudo próximo pra facilitar na hora de localizar as peças Kaa, mas realmente esses aparelhos como mixer, processadores etc que tem muitas peças dão um trabalhinho pra organizar e nunca fica perfeito! rs

  5. Ana Lúcia
    09.março.2015

    Oi tudo bem!!! Sigo seu blog há aproximadamente 1 ano. Estou com Apê novo e nesta fase de organização dos armários. Não é nada fácil mesmo e imagina com tão pouco espaço. Suas dicas são sempre muito valiosas pra mim, que fiz muita coisa na reforma do meu Apê baseado no seu e nas suas dicas. Bjos!!!

  6. Si
    09.março.2015

    Oi Bru!!!
    Nossa, esse post vai me ajudar muito… Estou aguardando a montagens dos móveis e já vendo onde vou guardar as coisas kkk
    Tô superrrr ansiosa, não vejo a hora de ver os móveis prontinhos o/ Já vi as fotos do projeto umas mil vezes…
    Também vou querer aparecer no post do apartamento da leitora viu kkk
    Beijos!

  7. Telma
    09.março.2015

    Dicas excelentes, estou na fase dos móveis projetados. O marceneiro fez o projeto, mas ainda quero mudar uma coisinhas… aí sempre passo por aqui e encontro ótimas ideias.

    Parabéns pela inteligência, organização, praticidade, bom gosto… Ah! e, principalmente, pela simpatia.

    Abraços.

  8. Églin
    09.março.2015

    Amei as dicas Bruna!
    Estou na parte dos finalmentes da cozinha e nem sabia onde iria colocar tanta coisa em tão pouco espaço. Agora com essas dicas abriram minha mente rs, beijos Bru

  9. Jayaris
    09.março.2015

    Aiiiii Bruna…… E esses eletros amarelo?? Ameeeei! Eu não encontro em lugar nenhum….. Só vejo vermelho e preto… Sniff.
    E sobre a dica de limpeza do armário, seria sabão de côco barra mesmo, ou detergente de côco serviria??
    Bjkas <3

    • 10.março.2015

      Esses são da Kenwood, Jayaris! ;)
      Pode ser o em barra mesmo ou aquele sabão de côco em pó, sabe?
      Beijos

      • Jay
        10.março.2015

        Ah! Eu pesquisei depois Bruna, são carerereeeeeerrimos kkk. E os mais conta que encontrei na cor amarelo são da Cadence, particularmente, não gosto da marca.
        Mas vou comprar pelo menos alguns acessórios pra dar um charme, tbm não quero uma cozinha totalmente gema de ovo. Bjkas

  10. Camila
    09.março.2015

    Grava o tour pelo closet ja organizado. bjo

    • 10.março.2015

      Quando me mudar pra lá depois do casamento gravo sim, por enquanto ainda não dá hahaha

  11. Letícia Mello
    09.março.2015

    Post maravilhoso Bruna! Adorei :)

  12. rejane
    09.março.2015

    Olá Bruna tudo bem,adorei. As dicas como Sempre arrasando, onde. Posso encontrar os porta temperos são lindos.

    • 10.março.2015

      Oi Rejane, eles são facilmente encontrados em lojas de utensílios de cozinha como Camicado, Le Biscuit, Preçolandia entre outras… ;)

  13. Natalia Aguiar
    09.março.2015

    Bruna, arrasou nas dicas.. Outro dia estava olhando aqueles sites de compra com desconto e conheci o mundo da organização de cozinha… Tem tantos utensílios hj em dia q serve p organizar e economizar espaço q fiquei de boca aberta, nem imaginava… Que tal fazer um post sobre esses utensílios/organizadores que são super funcionais/modernos?!! Amo seu trabalho, parabéns

  14. Simone Pêgas
    10.março.2015

    Olá Bruna ,gostei muito das suas dicas,vou tentar seguir algumas,bjinhos.

  15. Amanda
    11.março.2015

    Olá Bruna, gostei das dicas. No entanto, tenho dúvidas quanto a guardar os mantimentos no armário sob a pia, pois receio a umidade prejudicar os alimentos. O que você acha? abraços e parabéns pelo blog. ;)

    • 11.março.2015

      Oi Amanda, se puder evitar melhor… deixe pra guardar panelas embaixo da pia ou outros itens que não tenham problema de mofar.
      Beijos

  16. Suellen
    20.março.2015

    Nossa tenho mil ideias sobre minha obra e decoraçao mas sobre a organizaçao nao fazia a minima e suas dicas foram incríveis obrigada

  17. elisangela aparecida affonso
    22.julho.2016

    Gostei muito das dicas me ajudou obrigada.

  18. Regina
    26.setembro.2016

    Amei as dicas, obrigada.

  19. ZELIA FIGUEIREDO DA ROCHA
    12.outubro.2016

    Sua sugestão chegou em boa hora. Estou de mudança e vou precisar de ajuda para as diversas arrumações de uma nova casa. Obrigada!

  20. Tania Cruz
    09.novembro.2016

    Esse blog é um máximo! Parabeens :D

  21. Maria Aparecida
    21.abril.2017

    Eu adorei as sugestões acima. Estou arrumando minha cozinha e as dicas me nortearam na organização. Texto simples e fácil de compreender. Parabéns!

  22. claudiceia sa silva
    07.outubro.2017

    Como organizar tampasce potes plasticos?