27  04
2015
Fotografia | Meu Casamento

Ensaio fotográfico pré-casamento Bruna & César| Pré-wedding

Fazer um ensaio fotográfico pré-casamento foi maravilhoso! Hoje temos o nosso amor registrado em fotos e vamos poder guardar pra sempre como lembrança de uma linda fase. Eiiiii namorados, noivos e casados, é sério gente, recomendo à todos os casais que pelo menos uma vez na vida façam uma sessão fotográfica juntos, pode ser pra celebrar alguma data especial, uma gravidez, enfim… fotos para celebrar o amor de vocês! <3

O nosso ensaio pré-casamento foi útil em vários momentos. Divulgamos esta primeira foto em nossos facebooks pessoais como se fosse uma espécie de teaser para os nossos convidados. No dia da festa, todas as fotos ficaram passando no telão enquanto eram servidos o coquetel e o jantar. Ainda aproveitamos algumas para revelar e fazer alguns quadros para a decoração. Então como vocês puderam notar, foi algo que além de lindo se tornou muito útil para compor o casamento.

bruna_e_cesar-001

O local escolhido foi o Parque do Carmo, mas recomendo que este local seja escolhido na época da primavera já que lá existe o Bosque das Cerejeiras. A partir de Setembro as cerejeiras ficam todas floridas, é lindo demais! Uma pena que o nosso ensaio era no verão e os galhos estavam todos secos, mas ainda assim encontramos algumas árvores com flores espalhadas pelo parque.

No dia do ensaio nós levamos várias fotos de referências de poses para o fotógrafo, assim como alguns acessórios para compor os cenários e uma troca de roupa. O César me ajudou muito nessa parte, a maioria das poses foi ele que selecionou na internet mesmo, já a foto inspirada no filme “A Culpa é das Estrelas” eu que pedi! hehehe <3

Depois que recebemos as fotos brutas do fotógrafo, eu mesma fiz a seleção das fotos finais e o tratamento de imagem nelas. Como eu sou designer gráfica, então sempre gosto de dar um toque final, melhorar luz, cores, contrastes, etc. :)

bruna_e_cesar-002 bruna_e_cesar-003 bruna_e_cesar-004 bruna_e_cesar-005 bruna_e_cesar-006 bruna_e_cesar-007 bruna_e_cesar-008 bruna_e_cesar-009 bruna_e_cesar-010 bruna_e_cesar-011 bruna_e_cesar-012 bruna_e_cesar-013 bruna_e_cesar-014 bruna_e_cesar-015 bruna_e_cesar-016 bruna_e_cesar-017 bruna_e_cesar-018 bruna_e_cesar-019 bruna_e_cesar-020 bruna_e_cesar-021 bruna_e_cesar-022 bruna_e_cesar-023 bruna_e_cesar-024 bruna_e_cesar-025 bruna_e_cesar-026

Fotos: Fabric Studio
Tratamento e edição de imagem: Bruna Dalcin

Como dica para os noivos que estiverem lendo este post, sugiro que escolham um local que tenha a ver com vocês, pode ser onde vocês se conheceram ou que faça parte do namoro de vocês, mas não deixem de comunicar ao fotógrafo com antecedência. A nossa primeira opção era o Jardim Botânico em São Paulo, mas descobrimos que para fotografar lá é necessário pagar uma grana bem alta, e ainda tem uma série de burocracias, e como nosso tempo estava curto, partimos para a opção B.

Junto com o fotógrafo escolham o melhor horário para fazer o ensaio. Se for um ambiente externo, fica lindo fazer algumas fotos no momento do pôr do sol. Se for um ambiente fechado, é legal verificar antecipadamente como é a luz e o espaço no geral para que o fotógrafo leve os equipamentos necessários de iluminação. E não tem problema se no dia do seu ensaio o céu não esteja o mais azul possível, muitas fotos ficam maravilhosas até mesmo com o céu nublado ou em dias de chuva, o que vale é a experiência do fotógrafo.

Outra dica é tentar coordenar as roupas dos dois. Se você for vestida com um look leve para o dia, é legal ele estar com um look casual, como por exemplo uma bermuda e camisa, algo mais despojado. Já se o seu look é de festa, algo mais balada, o noivo também deve estar apropriado e assim por diante. Além disso, ainda é possível fazer um ensaio temático, algo com uma pegada vintage ou algo divertido. É só usar a criatividade!

E na hora de fotografar? Que pose eu faço? Sorrio, olho pra câmera ou fico sério?
Calma, calma! O fotógrafo vai acabar dirigindo a cena, mas o mais importante é a interação entre o casal, portanto, relaxem e se divirtam, assim as fotos ficam mais naturais e o fotógrafo conseguirá captar a emoção do momento. Mas para ajudar, não deixe de pesquisar referências e ver como outros casais se comportaram em tais cenas. Na dúvida leve essas fotos de referência no seu smartphone e mostre para o fotógrafo no dia do ensaio, assim ele terá uma ideia do que vocês querem!

Espero que tenham gostado do nosso ensaio e das dicas!
Quero agradecer mais uma vez por cada um que está acompanhando os detalhes do nosso casamento aqui no blog e nas redes sociais (facebook, instagram, twitter e youtube). O carinho de vocês tem sido imenso e eu não sei nem como agradecer, obrigada mesmo! <3

Acompanhe tudo sobre o nosso casamento aqui.

58 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 27.abril.2015

    Lindos! Que Deus abençoe mto vcs!!!

  2. Melissa Campos Cardoso de Sá
    27.abril.2015

    Olá Bruna!
    Ficou lindo! Muito mesmo!
    Parabens pelo casamento!
    Irei me casar daqui 3 meses e não vi nada!! só fechei o buffet! estou em desespero pq não conigo tempo para correr atras das coisas! Estou surtando! kkkk
    Bjokas!!

    • 27.abril.2015

      Oi Melissa, fique calma, tudo dá sempre certo!
      O que eu fazia era ir nos fornecedores a noite, marcava reunião ou ia aos sábados de manhã comprar coisas na 25 de março e usava meus domingos todos fazendo coisas hahahah, é uma loucura mas é gostoso!
      Bjs e boa sorte

  3. Maiara
    27.abril.2015

    Oi, Bruna!
    Lindo o seu ensaio!
    Fiz o meu no parque do Carmo também! Lá um lugar lindo com várias possibilidades de fotos…
    Uma dica da minha fotografa para as fotos foi: namorem e finjam que eu não estou aqui!

    Beijos

  4. 27.abril.2015

    Oi, Bruna! Sou fotógrafa, e tua leitora, rs. Dicas super válidas e eu também levanto a bandeira do ensaio pré-wedding. Além de tudo que citou, ainda é um momento de casal e fotógrafos se conhecerem melhor e quebrarem o gelo antes do grande dia! O casal ficará mais a vontade, verá que a câmera não morde e no dia do casamento já saberá o que fazer.
    E sobre o botânico, só é necessário pagar pela locação caso as fotos sejam pra uso comercial. Para ensaios pessoais, basta o fotógrafo assinar um termo no mesmo dia do ensaio, sem pagar nada ;)

    • 27.abril.2015

      Jura Re? Poxa vida, o meu fotógrafo falou que tinha que pagar, então desistimos pois tbm tinha visto no site, mas não sabia que era pra uso comercial.. :(

      • 29.abril.2015

        Juro, Bru =/
        Às vezes as pessoas não sabem, mesmo, e se assustam quando veem valores exorbitantes no site. Mas os valores são somente para fotos de uso comercial, quando é para ensaio pessoal, as regras são outras. Não deu certo o pré-wedding, mas vc pode fazer um pós-wedding, trash the dress ou um ensaio de família por lá =D

  5. Janaina
    27.abril.2015

    Lindos, parabéns Bru…

  6. Camila Rejes
    27.abril.2015

    Oiii Bruna, tudo bem?
    Nossa ficaram lindas as fotos, eu amei a foto que você está encostada no peito do César com os olhos fechados!! ficou muito meiga…
    Eu não sabia que no Jardim Botânico teria que pagar…mas lá não é público? acho que uns atrás não tinha que pagar não!!!
    E Bruna eu gostaria de saber se você vai postar para nós o vídeo que vocês fizeram (na academia, na quadra, etc…) to super curiosa!!!
    Beijão.

    • 27.abril.2015

      Oi Ca, pois é e custa mais de mil reais, acredita? Tbm não entendo pois é público, não deveriam cobrar pra fazer fotos!
      Vou simmmm, já já no canal, to editando uma parte de introdução! Uhuuu!

      • Camila Rejes
        27.abril.2015

        Uhulllll
        Estou ansiosa para ver esse vídeo!!!
        Depois comento o que achei!!!rs e já sei que vou amar !!! Beijão

  7. 27.abril.2015

    Aiii Bru, minha xará rs!

    Que lindo o seu ensaiooo, ficou tudo perfeito!
    Tbm fiz meu ensaio pré wedding e tbm vou publicar no blog.
    Acho lindo esses ensaios, pois fica uma lembrança perfeita de carinho e amor.

    Beijooos e estou acompanhando cada detalhe do seu casório.
    O meu é dia 23/05 =D

  8. 27.abril.2015

    Amei Bru!
    Que ensaio lindo.. Amei a foto com a moldura! ♥

  9. 27.abril.2015

    Que lindo!! Amei as fotos. A foto que você está deitada no colo dele com o cabelo caído está perfeita! Parabéns pelo álbum!
    Excelentes dicas também, amei :D
    Nós nem fizemos porque a grana era curta demais kkkkkkkkkkk Mas eu acho super fofo!

    Beijos!

    • 27.abril.2015

      Mas dá pra fazer depois tbm Ju, um trash the dress ou um ensaio romântico pra guardar de recordação, nem precisa exatamente ser antes do casamento não! ;)
      Obrigada viuuu!

  10. Danielle Campos
    27.abril.2015

    Que lindo Bruna, adoreiiii as fotos…Parabéns !

    Eu também fiz fotos externas antes do casamento, acabei fazendo no parque do Ibirapuera, pois lá não tem custo e dependendo de onde você fica, passam poucas pessoas ou nenhuma, garantindo fotos super bonitas.

  11. 27.abril.2015

    Bruna, amo seu blog e amei seu ensaio.
    Eu publico vários ensaios como inspiração no meu blog, gostaria de sua autorização para publicar seu ensaio que ficou lindo de viver, com os devidos créditos.
    Bjoooo

    • 27.abril.2015

      Oi Daiana, sim, claro pode sim! :)
      Se puder colocar o link do blog, te agradeço… um beijoooo <3

  12. Pri
    27.abril.2015

    Bru, o fotografo te entregou as fotos brutas em formato RAW? bjs

    • 27.abril.2015

      Oi Pri, em jpg, mas sem tratamento!

      • Pri
        28.abril.2015

        Bru, sou fotógrafa então vou dar uns pitacos hehehehe É que as fotos em RAW possuem todas as informações da imagem. Por mais que os arquivos em JPG estivessem em alta resolução, esse formato é comprimido, então a imagem sempre perde informação. Antes de vc responder, já imaginei mesmo que estavam em JPG porque em RAW a gente consegue tratar e resolver uns probleminhas. Por exemplo, a imagem que vcs seguram a moldura (ou nas outras fotos que o céu ficou muito branco), o céu ficou estourado no branco, se fosse na imagem em RAW, vc conseguiria reverter isso e ter uma riqueza de detalhes muito maior, eliminando mais sombras sem estourar o branco, etc. Aqui nesse link tem um exemplo: http://www.designinabox.com.br/2011/07/photoshop-clareando-fotos-como-profissional/ Eu não trato as fotos como no link acima, só queria te mostrar mais ou menos o resultado nos exemplos das fotos. Trato minhas fotos no lightroom que acho mais prático pra tratar um lote grande e consigo mexer de um jeito fácil na sombra, luz, preto ou branco da foto. Não fique chateada, mas é que meu olho de fotografa chata percebe essas coisas e consigo perceber quando é um estilo de imagem e quando é um probleminha hehehehe Vcs são um casal lindo! Bjs

        • 28.abril.2015

          Ah sim, eu já tinha percebido, inclusive em outras tbm. Conheço o formato raw já que minha câmera é uma semiprofissional, mas eles me enviaram assim e faltavam poucos dias para o casamento, ainda assim eu tentei dar um toque no jpg mesmo pq o “bruto” não me agradava! Mas não sou fotógrafa então muita coisa ainda passa despercebido por mim! :)

  13. 27.abril.2015

    Ficou muito show seu ensaio! Quando casei (ano passado) quis muito um ensaio esterno e infelizmente não foi possível, mas farei assim que possível!
    Parabens pelo blog, pelo canal, pela reforma e decoração do apê, e pelo casamento!!
    Um perguntinha de mulher…rsrs De onde é essa saia rosa (parece couro!?), meio rodada. Achei linda de viver! Se puder compartilha sobre essa saia que usou!

    Beijos!

  14. 27.abril.2015

    Oi Bruna linda! Tudo bem??
    Adorei o seu casamento, esta tudo muito lindo! Parabéns e felicidade aos pombinhos :D
    Bom, tenho muita vontade de fazer um ensaio assim, mas sou muito tímida. Principalmente em fotos onde pessoas me fotografem. Meu namorado também é um pouco tímido, menos do que eu, mas ainda assim tímido. O que devemos fazer?? Como devemos agir??
    Penso em tirar umas fotos depois do casamento sabe.. aquelas que usamos vestido de noiva e tal… onde nos sujamos , molhamos e tal… tem um nome, mas eu me esqueci. Você também pensa em fazer algo assim?? É bem legal e recomendo :D
    Mil beijos linda <3

    • 27.abril.2015

      Oi Jé
      Chama Trash the Dress, eu ainda tô pensando em fazer, sabia? Curtimos tanto este!
      Eu tb sou tímida pra fotos, por mais que não pareça, até pra vídeos inclusive, mas eu tento focar e esquecer que tem alguém assistindo e vamu que vamu! hahahah Fotos são mais fáceis, mesmo que vcs sejam tímidos, não vai transparecer tanto não!

  15. Thais
    27.abril.2015

    Olá Bruna . Desejo muita felicidades e tudo bom nessa nova fase !Parabéns pelo ensaio ficou lindooooooo. Meu 1º comentário aki no blog ,mas te sigo a mais de 1 ano.

    Obrigada pela dedicação. Estou em reforma e vire mexe consulto seus posts antigos são muito utéis !!

    Gostaria de uma ajudinha , estou pensando em fazer o meu lavabo igual o seu crema premium esculpida (e já agradeço a dica de ser pedra removivel ). Agora que está utilizando e tal. Valeu a pena ? Gostou ? Acredito que tbm irei fazer branco premium meus outros dois banheiros será que mancha muito ? No aguardo do seu retorno . Obrigada

    • 27.abril.2015

      Oi Thais, ela não manchou nadinha não, mas uma coisa que percebi, junta mofo muito rápido, parece que a pedra por absorver água acaba juntando mais, porém como tem a pedra removível, então é tranquilo pra limpar!

  16. 27.abril.2015

    Oi Bruna!!
    Estamos vivendo a mesma fase.. casei no mesmo dia que vocês, 21 de março, e agora eu e o noivo estamos aprendendo a ser “donos de casa” rsrsrs. Também fiz um ensaio fotográfico antes do casamento, escolhemos o Uruguai como plano de fundo. Se tiver um tempinho olha lá, eu amei: http://asrendeiras.com/2015/04/17/trash-the-dress-no-uruguai/
    Beijo

    • 27.abril.2015

      Que demais Natali, que fotos maravilhosas!!!
      E casamos no mesmo dia, uauuu! <3 Parabéns e felicidades!

  17. Églin
    27.abril.2015

    Que linda as fotos Bru!!!!
    Meu ensaio tbem foi no jardim Botânico lá é lindo o ruim é que temos que pagar a entrada né :/ e também levamos uma lousa.
    Da uma saudade da correria, mais tudo é muito gostoso e temos que curtir tudo! Agora estou curtindo meu ape e aprendendo a ser dona de casa rs ainda não tem 1 mês que mudamos e em breve mandarei as fotos do apê pra você.
    Um super beijo Bru e Parabéns pelas fotos

    • 27.abril.2015

      Ai que demais que vc conseguiu fazer lá Églin, não tivemos tempo suficiente pra ver isso, mas no fim das contas tbm gostei do Pq. do Carmo!
      Obaaa, quero ver as fotos!!! Parabéns pela mudança e pela vida nova!

  18. 27.abril.2015

    Bruuu, que fotos lindas!! Adooro seu blog e seu canal, literalmente me sinto sua amiga. Estou morrendo de saudades dos vídeos de decoração, vc é mt criativa !!! Bjs Brulinda

    • 27.abril.2015

      Deixa só passar essa fase casamento que já volto com tudo na decor tbm, só tá faltando sobrar uma graninha pq o casamento levou tudo kkkkkkkk
      Obrigada Rhay!

  19. nathali
    27.abril.2015

    Lindas as fotos! E os olhares!

  20. 27.abril.2015

    As fotos ficaram lindas, Bruna. Vocês foram um belo casal. bjos

  21. Rubia
    27.abril.2015

    Ameiiii!! Ficou lindo!!!!

    Vou pegar todas as dicas para o meu ;)

    Obrigada!!

  22. Bruna Santos
    27.abril.2015

    As fotos ficaram lindas!
    A quinta foto, que vocês estão de costas um pro outro…. nossa, minha preferida! Merece um porta retrato lindo!

  23. Larissa
    28.abril.2015

    Bruna,

    Parabéns, simplesmente PERFEITO! Deus abençoe!

  24. Camila Rejes
    28.abril.2015

    Oiii, Bruna vi o vídeo e achei o máximo…não ficou uma coisa cansativa para os convidados né?!?! ameiii.
    E referente o seu novo visual, eu acho muito bom dar uma renovada!!! Parabéns por tudo mais uma vez!!!
    Beijão.

  25. Graziely Fraga
    28.abril.2015

    Que liiiiiindo, Bruna ! *-*
    Fiz o meu no Jardim Botânico – SP, como cheguei cedo e já tinha fila pra entrar, nos deram autorização para ensaio sem precisar assinar o termo de não-comercialização das imagens, ficou maravilhoso!
    Deus abençoe a união de vocês !
    Obrigada pela ajuda e esclarecimento de dúvidas aqui no blog (;

  26. Carol
    28.abril.2015

    Acho lindo também, mas quando o noivo não gosta de fotos, vou fazer o que ? rsrs me conformar com a fotos que já temos e tentar dar uma tapeada…

    Seu convite ficou maravilhoso, conta pra gente onde comprou a capinha rendada dele ? Bjoss e Parabéns ao casal.
    Carol

  27. tatiane
    28.abril.2015

    Oi sou sua leitora…amei as fotos ,só consegui ver o clip no celular do meu marido ,no meu num rodo de jeito nenum ,mostre algumas fotos de lua de mel…vamos adorar , pra onde vcs foram mesmo?

    • 28.abril.2015

      Vou mostrar sim, e inclusive vídeos tbm! :)
      Fomos pra Cancun no México!
      um beijoo

  28. Rosangela
    01.maio.2015

    Bruna parabéns pelo casamento que a vida de vocês seja repleta de felicidade, sigo seu blog desde o início e te confesso que é emocionante ver seus sonhos e projetos tomando forma, gostaria de agradecer por todas dicas que tem dado.

  29. deisinha
    04.maio.2015

    Um lindo ensaio
    Parabéns ao casal.

  30. oeslanhiny
    15.maio.2015

    Bruna por favor fala sobre seu convite.. preciso descidir o meu, e adorei o modelo do seu e quwria mim inspirar. bju