10  06
2015
Alvin | Pets

Como é ter um Shih Tzu?

Fazia tempo que eu queria falar mais sobre como é ter um Shih Tzu em casa, mas queria ver como seria o comportamento do Alvin ao me mudar para o apê, se tudo continuaria como antes ou se alguma novidade surgiria. Agora já posso contar mais da minha experiência!

Hoje a vida do Alvin está como todo cachorro gosta, sendo mimado demais. Com dois lares, sim, ele está muito chique, agora tem a “casa dos avós” e a “casa dos pais” hahaha!

Aqui no apartamento eu senti que ele fica mais calmo já que os vizinhos de porta não tem cachorros, já na casa dos meus pais ele late mais pois sempre ouve ou vê algum amiguinho de quatro patas passando na rua. O Shih Tzu não é um cão que late bastante, geralmente late pra avisar que alguém chegou, se ouve algum barulho diferente do normal ou no caso do Alvin, quando vê algum cachorro ao vivo ou na TV (sim, ele assiste televisão!).

alvin_brunadalcin_cma-01

Se você pesquisar pela raça Shih Tzu vai encontrar um monte de artigos sobre como é o comportamento, prós e contras e por aí vai, mas cada vez mais eu acredito que cada cãozinho da raça tem seus próprios traços de personalidade, com exceção de alguns que são padrões da raça. O Alvin por exemplo odeia colo, mas sei que muitos cãezinhos da raça até pedem pra pegá-los.

Shih Tzus são geralmente independentes, mas isso não significa que eles gostem de ficar sozinhos. O Alvin está sempre andando atrás da gente pela casa. Quando está com sono ou entretido com alguma outra coisa aí sim surge o lado independente dele.

Por enquanto ainda não consigo deixá-lo sozinho nem por alguns minutos no apê, se vou sair tenho que deixá-lo na casa dos meus pais, do contrário ele chora muito, muito mesmo. Provavelmente ele deve sentir que aqui está preso e sozinho já que o apartamento é pequeno. Além disso, na casa dos meus pais ele já estava acostumado com o ambiente maior e se fica sozinho por algumas horas, nem chora, pelo contrário, dorme que é uma beleza. Mesmo assim a gente evita ao máximo deixá-lo sozinho e se deixamos é por pouquíssimas horas.

Quando saio, mesmo que por meia hora apenas, ao voltar o Alvin faz tanta festa que parece que fiquei um ano longe. É tão gostoso receber tanto carinho. <3

alvin_brunadalcin_cma-02

Salão de beleza em casa!

Quem acompanha o blog há mais tempo deve lembrar que eu deixava o pêlo do Alvin bem longo quando tinha 11 meses de idade. Todos os dias escovava, tirava todos os nós com muita calma, amarrava os pêlos da cabeça pra não cair nos olhos e fazia toda a higiene normal. Mas com a vida corrida foi ficando inviável e preferi fazer uma tosa que facilitasse o dia-a-dia e que o deixasse lindo. Também queria uma tosa que o deixasse com cara de macho, pois cada vez que o levava passear as pessoas perguntavam se era fêmea.

Hoje olho as fotos antigas e não me conformo como não tosei antes. Além dele ter ficado muito mais fofinho pois os pêlos ficaram com toque macio igual a um ursinho de pelúcia, a higiene é muito melhor, os bigodes não ficam molhados como antes, evitando a proliferação de fungos e alergias que são bem comuns nesta raça. Mas pra quem mora em locais mais frios e tem mais tempo pra escovar e manter os longos pêlos de um Shih Tzu, aí sim acho válido pois o aspecto original da raça não se perde.

Embora eu tenha adotado a tosa pro Alvin, os nós começam a se formar quando os pêlos começam a crescer, que por sinal crescem bem rápido. Por isso continuo usando vários produtinhos de beleza como reparadores que contém silicone e também faço hidratações mensais. Chique no úrtimo!

alvin_brunadalcin_cma-03

Teimosia que a gente ama!

Bem que diziam que ensinar truques pra essa raça era algo muito mais difícil do que pra outras raças, tanto que sentar, deitar e rolar já desisti há muito tempo, mas por outro lado, percebo que o Alvin sabe o que estamos querendo dizer, mas faz pirraça de propósito fingindo não ouvir. Ele só ouve quando quer!

Mesmo assim devemos ter paciência e seguir em frente pra ensinar coisas do dia-a-dia como por exemplo, o local correto de fazer xixi e cocô. O Alvin é bem esperto e aprendeu em um mês, tanto aqui no apê quanto na casa dos meus pais ele sempre vai no local certo. Aqui no apê nem precisou de um mês, eu só mostrei e falei a palavra xixi e ele já fez. Ufa!

Algo que comprovei foi que Shih Tzus realmente amam crianças. O Alvin é apaixonado, quando vê uma até esquece da gente. Pula e brinca tanto que a criança fica até sem energia suficiente pra acompanhar o pique dele!

Quem está procurando um cãozinho pra acompanhar nos exercícios físicos, jamais recomendaria um Shih Tzu. Apesar dele ter energia, também se cansa muito rápido. Até mesmo por isso, é uma raça indicada para quem mora em apartamento pois embora eles precisem de espaço pra brincar, não necessitam de um lugar tão grande.

Hoje não sei mais como seria uma vida sem tanta fofura e amor que o Alvin me dá. Aliás isso é algo que os Shih Tzus realmente sabem ser: fofos e amáveis. São carinhosos e amorosos demais, qualquer dia chato fica alegre ao lado deles, aquelas carinhas lindinhas derretem qualquer coração. AH, aliás tome muito cuidado com essas carinhas porque é assim que eles conseguem arrancar vários petiscos da gente! :D

Agora que vocês já sabem um pouco de como é ter um Shih Tzu, me contem quem tem um aí também ou quem tem planos de ter?

Leia mais posts sobre Pets aqui.

43 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Mônica
    10.junho.2015

    Oi Bruna acabei de me mudar para um apartamento também, quero muito um cachorro pesquisei que o Shih Tzu é recomendado para quem mora em Ap. Gostei de saber suas experiencia tomara que de certo comigo também.

  2. Giselle
    10.junho.2015

    Bruna! Ameeeei o post!!! Sou apaixonada por cachorros, na casa dos meus pais sempre tivemos 4, 5 cães, uns de raça e outros vira-latas msm!!! Só q agora q tenho meu apê, tenho um pouco de receio de arrumar um filhote pq eu e meu noivo saímos muito e deixá-lo sozinho não sei se daria certo…
    Pensei num shitszu, acho o Alvin uma fofuraaaa! Na casa dos meus pais sempre tinha gente em casa, tem mais espaço, é outra coisa né, e arrumar um bichinho de estimação tem q ter muita responsabilidade e compromisso. Estou avaliando ainda se vou arrumar um, pois essa troca de energia, esse carinho, faz uma faltaaaa! Beijocas!

  3. Camila
    10.junho.2015

    Muito legal este post! Eu tenho uma shitzu em casa que é a mesma coisa. Fofa, independente, não gosta de colo e é super dorminhoca!!! Não sei mais viver sem ela.

  4. 10.junho.2015

    Bru, eu tenho uma cachorrinha.. Lia!
    Ela é parecida com o Alvin hehehe
    Ela é um docinho! Dorme comigo na cama, e não gosta de ficar sozinha! Tenho outra cachorra, e durante o dia elas fazem a festa! Mas dormir sozinha fora de casa, ela não fica de jeito nenhum!
    Sim, eles adoram TV e vento! Reparei isso hehehe
    Beijos ♥

  5. Marcos Paulo
    10.junho.2015

    Decisão difícil :/ queria muito muito muito ter um no apê, mais e o medo de não conseguir ensinar o lugar certo do xixi e como tirar o cheiro desse lugar! Existe algum produto especial para eliminar o odor expelido pelas “necessidades” dos cãezinhos?

    • 10.junho.2015

      Tem sim Marcos, hj tá cheio de produtos que ajudam a tirar cheiro e inclusive ajudam no adestramento tbm!

  6. Marilisy M
    10.junho.2015

    Tenho uma Shih tzu de 5 anos chamada Flokynha e ela é muito fofa, gosta de colo, porem não deixa de ser independente e fazer arte até hoje e aliás adora visitas que brincam e vive pedindo comida rs. É um pouco manhosa não quer fazer alguma coisa, me segue pela casa quase o tempo todo e late bastante pra qualquer coisa na rua haha. As vezes ela dorme comigo e aprendeu os truques porém com petiscos, shih tzu são muito amor não sei mais viver sem minha filhota *-* <3

  7. Gláucia
    10.junho.2015

    Oi Bruna,

    Conheci o seu blog, assim que o meu filho de quatro patas chegou na minha vida. Ele também é da raça Shih Tzu, e nome dele é Pipoca, mas sempre chamo ele de Pipo.
    Realmente, eles são tudo que você comentou no post,inteligentes, fofos, amorosos e companheiros.Sou muito feliz por ter o Pipoca na minha vida, pois fez dela muito mais feliz.
    Bjs

  8. Fabiola
    10.junho.2015

    Oieeee Bruna.
    tudo bem?

    Adorei o post de hoje sobre o Alvin!!
    Acompanho seu blog acho que há uns 2 anos já, varias ideias legais que com certeza vou usar no meu futuro novo apto !!

    Eu sou suspeita de falar de Shih Tzu, porque eu amoooooo demais essa raça… sou apaixonada.
    Tenho duas meninas – Lilica e Lana – E minha mãe tem o menino Lucky kkkkkkkk

    Eles são especiais demais, amorosos, carinhosos, brincalhões e muito espertos.
    Lindos e fofos.
    Trato como se fossem filhas kkkkkkk
    Não tem como não se apaixonar!!

    Beijos!!!

  9. 10.junho.2015

    Que coisa mais fofa, minha amiga pegou um Shih Tzu e está AMANDO.
    É muito bom quando o cachorro ama crianças, e é bom para se despreocupar até quando você pensar em ter o seu haha

    Beijos, Love is Colorful

  10. Kellen
    10.junho.2015

    Oi Bruna! Tenho um filhote Pike (yorkshire). Quando me mudei, ele também estranhou bastante. Comecei a deixar ele sozinho gradativamente… no inicio apenas alguns minutos e depois algumas horas. Experimenta deixar com ele algum brinquedo (que não fica com ele o tempo todo) quando for sair rapidinho, ou dar um petisco quando for demorar mais tempo. Quando volto pra casa ele fica até com o coraçãozinho disparado de felicidade! :)

  11. Larissa Severo
    10.junho.2015

    Bruna, acompanho seu blog há algum tempo e adoro. Me mudei há pouco meu apê com o marido (Casei!) e levei meu baby shih Tzu Romeo. Ele tem 3 anos e é branco com caramelo. Lindo, dócil e um amor de cachorro. Nos dois primeiros dias estragou toda a barulheira do apê pois na casa dos meus pais era mto silêncio e ele dominava todo o quintal. No apê ele já se adaptou, brinca o dia todo e virou minha sombra pela casa. Amo animais de estimação, principalmente cachorros. Ele é minha paixão! O Alvin é lindo também. Parabéns pelo blog. Reformei meu apê inteiro com dicas daqui. Beijos.

  12. Pri
    10.junho.2015

    O Alvin é muito fofo!
    Eu amo cachorro! :D
    Bru, tenho dois cachorros (um lhasa e um vira lata) e estava passando por algumas situações ruins, o lhasa estava muito agressivo e também chorando muito quando eu saia de casa. Comecei a ler mais sobre isso e aprendi muita coisa e apliquei aqui em casa e já melhorou 90%.
    Sobre o Alvin chorar quando vc sai, experimente deixar algum ossinho pra ele roer, ou algo pra ele ficar entretido. Uma música ou TV ligados bem baixinho também ajudam.
    Mas a dica principal que aprendi foi não avisar que vai sair de casa (eu ficava falando “mami já volta, se comportem” kkkkkk) e isso criava uma ansiedade muito grande neles! Eu simplesmente pego minha bolsa e saio, nem olho pra eles :(
    E depois quando volto eu NÃO faço festa pra eles. Quando chego (mesmo que eu tenho ido só levar o lixo) eles já pulam e ficam querendo chamar a atenção mas eu não dou bola. Nem olho pra eles :´( e depois de alguns minutos quando eles se acalmam, eu vou dar atenção e carinho.
    Quando comecei a fazer isso, me senti muito malvada, mas isso faz muita diferença porque vc não cria um “evento” quando chega ou sai de casa e eles acostumam com isso. Sei que é muito bom fazer festinha pra eles quando chega em casa mas isso fez bastante diferença no comportamento dos meus filhos hehehe
    Se vc tiver tempo, experimente pegar a bolsa e sair de casa, fique uns minutos fora (tipo vá no carro e volte) e depois ignore a festinha, isso vai acostumando ele com a tua saída e retorno.
    Depois que comecei a ler sobre comportamentos dos cachorros fiquei abismada como eles são reflexo do nosso comportamento. As nossas atitudes refletem nas atitudes deles. Quantas vezes já ouvi falar de pessoas que tiveram que doar o cachorro porque ele era agressivo e isso é bem fácil de resolver na maioria das vezes.
    Desculpe o comentário giga! Bjs

    • 10.junho.2015

      Oi Pri, adorei as dicas!
      O problema é que o Alvin é tão esperto que ele percebe que tô me arrumando ou pegando a bolsa pra sair, mesmo que eu faça escondido hahahha ele sempre tá de antena ligada!

  13. 10.junho.2015

    Que coisa mais fofa ! Amo cachorro ! beijos
    http://www.descontraida.com

  14. Tamara
    10.junho.2015

    O meu faz 8 anos semana que vem e se chama Woody…
    Ao contrário do Alvin, ele fica numa boa sozinho, mas faz uma carinha de dó hahahahaha
    Eles tem umapersonalidade incrível!
    Amo!

  15. Mari Couto
    10.junho.2015

    Ai que lindeza o amor de vcs e conta pra mim ele ñ ficou com saudades dos seus pais no inicio?

    • 10.junho.2015

      Ele não fica porque a gente tá fazendo revezamento, então uns dias ele fica aqui e outros lá, assim ninguém fica com saudades, nem ele e nem meus pais hehehe :D

  16. 10.junho.2015

    Haaain eu tenho um lhasa apso e ele é tão fofo quanto!
    Nada melhor do que cachorros pequenos e peludinhos….amo!!! :)
    Beijinhos

    https://diaddicas.wordpress.com

  17. 10.junho.2015

    O Alvin é muito fofo Bruna!!! Também tenho uma shitzu que é minha verdadeira paixão! Me mudo ano que vem pro ap e ja estou sofrendo pq ela é bem acostumada a morar em casa. Ao contrario dele, a minha nao gosta de crianças, uma pena… rsrs Obrigada pelas dicas!!

  18. Bruna Emerick
    10.junho.2015

    Adorei seu post! É lindo ver amor que você tem pelo Alvin. Eu queria muito ter um cachorro mas agora ando sem tempo e não poderia cuidar com tanta dedicação então vou ter que esperar mais um pouco.

  19. Karine
    10.junho.2015

    Oi Bruna… também tenho uma Shih Tzu..minha Kiara, tem 4 meses. È uma graça, não chora a noite, já está fazendo as necessidades no lugar certo. E è muito obediente.. mas adoraa uma bagunça. Ela fica sozinha durante o dia, me corta o coração deixa-lá. Ela não chega a chorar quando vê que eu sumi, mais da umas latidas.. Eu acho que cada cachorro tem sua personalidade, pois antes de ficar com a kiara.. tive uma outra que fiquei 12 dias com ela, infelizmente veio a falecer devido a uma infeção no intestino. E posso te garantir. .apesar de ser a msm raça e inclusive eram irmãs.. elas se comportaram totalmente diferente. .. daqui a poucos meses, irei finalmente para o meu ape..e Ela já terá o seu espacinho garantido.
    Beijus

  20. 11.junho.2015

    Ele é muito fofinho <3 Você já pensou em alguma forma dele acostumar a ficar sozinho sem entrar em pânico? Se descobrir conta pra gente HEHEHE :D http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  21. Andréa
    11.junho.2015

    Oi Bruna!
    Adoro seus posts sobre o Alvin.
    Faz pouco mais de 1 mês que recebemos em casa um cãozinho!!
    Estou sofrendo porque não consigo fazê-lo usar o tapetinho rs
    Meu Deus!!!!!
    Bjsssssssss

  22. Danielle Araújo
    11.junho.2015

    Queria um desses Bru…
    Mas tenho uma cachorra a raça dela é box e se chama Piity

  23. Flávia
    13.junho.2015

    A minha pequinês quando chegou também não suportava colo, era só pegar que ela se debatia toda até conseguir escapar, mas conforme foi ficando mais velha passou aos poucos a aceitar e hoje com 12 anos é comum ela pedir.

  24. Samara
    16.junho.2015

    Eu tenho um shihtzy e sou apaixonada. Realmente são fofos de mais e adoram crianças. Sou muito apegada a ele também.

  25. Andressa
    16.junho.2015

    Bruna, tenho um shihtzu tbm! O meu no inicio sofria demais quando saiamos, mas com o tempo foi acostumando a ficar sozinho e agora só dooorme! E ele é muito esperto, quando vamos levá-lo e falamos “Vamos” ele é o primeiro a chegar na porta e fica muito eufórico!! Já quando saímos sem falar nada ele só fica olhando de longe. Outra coisa, o Spock odeiiiaaaa ficar em cima da cama, ele não suporta fica de um lado pro outro, o Alvin é assim tbm? Ou ele dorme com vcs tranquilamente?

    • 16.junho.2015

      Ele prefere a caminha dele, não gosta de ficar na nossa cama não!

  26. Raigleide Kazama
    18.junho.2015

    Oi Bruna, tenha a minha Shitzu que se chama Sophia, ela é um amor, desde bebê ela faz xixi e coco no jornal, adora colo, meu marido conseguiu ensinar ela pedir petisco, deitar e rolar, não imagino minha vida sem ela.
    Já tem 3 aninhos que essa doçura está nas nossas vidas, ela fica sozinha no apartamento e se comporta muito bem.
    Beijos.

  27. Laís
    19.junho.2015

    Oi Bruna, meu BB se chama Thor,ele tbm é da raça shitzu e se parece muito com o seu Alvin. Também adotei a tosa por mais prática, ele tbm é igual ao Alvim,não gosta de colo rsrs. Fica bem sozinho mas faz uma festa quando chego,é muito bom ver tanto amor, ele fica tão agitado quando chego em casa
    q não sabe o q faz,pula no sofá, corre de um lado pro outro,pula em mim,é uma comédia rsrs. Se pudesse, te mandava uma foto, vc ia ver cm se parece com o Alvim. Bjss
    Muito sucesso

  28. Thamires
    26.junho.2015

    Bom dia, tenho uma shith zu de 5 meses, ganhei de presente do meu namorado. E realmente bruh eles são uns amores, não consigo mais viver sem ela, a minha dorme comigo e se estamos em algum lugar e ela quer dormir ela faz manha até eu levar para a cama e não podemos esquecer o quanto ela pede colo rsrs, eles são tão amorosos e companheiros, mais também são muito arteiros, consegui ensinar ela a fazer xixi e coco no tapete higiênico, foi uma luta de 1 mês. Mas a alegria de quando ela me vê, não a nada nesse mundo que pague.

  29. Pamela Watanabe
    08.julho.2015

    Oi Bru, também tenho um shih-tzu que se chama Bolota, ele faz as mesmas coisas que o Alvin, ele aprendeu super rápido a fazer necessidades em locais certos (fralda), mas a veterinária disse que muitos cachorros não aprendem porque ao invés de ir acostumando com um espaço pequeno para a casa toda, deixam logo de cara na casa toda e o animal se sente “perdido”. O Bolota também tinha um pelo gigante mas quando chegou o verão do ano passado decidimos tosar com a tosa bebê e foi a melhor coisa que fizemos, fora os nós que sempre tinha, ele também não sente tanto calor agora. Truques tem que ter paciência, eu só consegui ensinar o Bolota como sentar mas na verdade ele deita, mas ele sabe bastantes palavras como banana, cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, coleira, vovó, mamãe, irmão, tia, primo, nomes de outros cachorros, quando chamam ele de lindo ele sempre pula (não pula antes que falem lindo rsrs)… e sempre que possível escovo os dentes dele para prevenir o tártaro… Mas vou te dar uma dica, existe um produto que comprei na cobasi que tem acho 470ml, você coloca uma tampinha e mistura com 500ml de água para tirar o mau hálito e até mesmo tirar o tártaro já existente chama fresh breath da marca tropiclean… Um grande abraço

  30. Liana
    22.julho.2015

    Bruna, estou simplesmente fissurada no seu blog. Descobri essa semana e estou que nem doida vendo todos os vídeos. Meu ap só fica pronto em março/2016 e não vejo a hora de deixar do nosso jeito tambem. Fiquei com uma dúvida sobre o Alvin… Onde fica a caminha dele? Ele dorme em outro comodo que nao seja o seu quarto? E o jornal para fazer xixi? onde fica?

    • 22.julho.2015

      A caminha dele fica no quarto ou na sala, ele dorme no quarto com a gente, mas não gosta de dormir na nossa cama, prefere a dele! Ele não faz xixi no jornal aqui, ele faz no tapete higienico com uma grade por cima pra não molhar as patinhas hehehehe e fica na varanda!

  31. Karine
    11.agosto.2015

    Oi bruna, tudo bem?

    Gostaria muito que vc fizesse um post sobre esses condomínios que proíbem animais em apartamento. Sei que não existe uma lei que proiba, porém minha amiga acabou de se mudar pro ape dela e lá eles proibiram… como agir nesse caso? Fico muito preocupada, porque daqui alguns meses entrega o meu ape, e não durmo só de pensar que lá eles podem querer proibir tbem, e eu tenho minha shithzu de 6 meses. . Beijuss

  32. Patricia
    28.novembro.2015

    Oi estava pesquisando sobre tosa e acabei conhecendo seu site achei muito bacana e adorei suas dicas sobre Shih Tzu. Sou tutora de um com apenas três meses e ele faz a alegria da nossa casa. Minha opinião pra quem decidir ter um, é ter bastante paciência e muito amor, pois eles são bastante teimosos. Com muito amor e paciência eles acabam aprendendo, com relação ao xixi agora tem também uns tapetes higiênicos que são bem atrativos, o meu Ozzy já fez xixi no lugar certo no primeiro dia aqui em casa. Um beijao!!

  33. Fabiana Martins
    23.agosto.2016

    Olá Bruna, tudo bem?
    Adorei seu blog, sério!
    Eu estou pensando em ter um shih tzu, pois moro em apartamento e minha mãe não é muito fã de cachorro, então estou atrás de raças que ela aceitaria e que também fosse de acordo com o meu gosto e BOOM, apareceu essa coisa fofa.
    No seu blog encontrei muitas informações das quais eu tinha dúvida e agora, ao ver sua relação com o seu Alvim, fiquei muito mais animada.
    Muito obrigada e parabéns pelo Alvim, ele é uma graça *–*

  34. Milena
    23.setembro.2016

    Oi Bruna, também tenho um Shin Tzu, a Lili e como os planos também são se mudar para um ap, estou pensando em ter um outro shin Tzu para a Lili não se sentir sozinha. No meu caso ficará inviável levar todos os dias na casa dos meus pais. Gostei de ler sua experiência.

  35. Thais Fonseca
    05.outubro.2016

    Olá Bruna! Tudo bem?
    Tenho um Shih Tzu de 4 meses e eles são realmente muito fofos e amorosos! O meu tb ama crianças! Ela aprendeu desde os 2 meses os comandos básico de sentar, o fica, deita..é muito legal!
    Ah, gostaria de saber, como você faz pra passear de carro com ele. Tem alguma cadeirinha especial: Obrigada! Bjs

  36. Edjane
    11.janeiro.2017

    Olá boa noite. Meu nome é Edjane.
    Adorei seu texto. Sou mãe do Arthur um shitzu de 5 meses o amor da minha vida.
    Só quem tem um consegue saber o amor que temos e damos a essa criaturinha linda e fofa em todos os sentidos. O meu ama colo. Altamente carinhoso. Não é comum da raça. Mais o meu é muito dependente. É um filho.
    Quero só acrescentar que quem tiver alguma dúvida. Não tenha pois garanto é a melhor escolha do mundo.

  37. Stella
    25.janeiro.2017

    oi Bruna, gostei muito do seu blog, tambem sigo seu canal no YouTube… bom, estou pensando em comprar um shih tzu, e estavamos pensando em pegar 2 femeas da mesma ninhada, porque passamos a manha toda fora e uma parte da tarde… entao pelo menos com 2, elas nao ficariam tao sozinhas… mas muitos sites falam que ter 2 cachorrinhos da mesma ninhada ou da mesma idade nao eh bom… voce tem alguma experiencia com isso, algo que poderia me indicar?? um beijooo

  38. 28.março.2017

    Eu tenho uma Shih Tzu ! Ela é preta e branca,
    tem 3 meses e está aprendendo os truques !