25  06
2015
Casa

Como economizar energia elétrica em casa?

Após o primeiro mês morando no apê levamos um susto quando a conta de energia elétrica chegou. Sabíamos que iria aumentar quando nos mudássemos mas não esperávamos que seria tanto assim. E tudo isso graças a empolgação de usar todos os eletrodomésticos novinhos, mas três meses depois, as coisas entraram nos eixos e já conseguimos diminuir bastante o consumo. Por isso vim compartilhar algumas dicas de como economizar energia elétrica com vocês!

Quando se fala em economia de energia todo mundo já pensa: “Droga, vou ter que deixar de usar os aparelhos que facilitam a minha vida?”. E a resposta é não! Estamos usando praticamente tudo o que usamos no primeiro mês, só mudou a forma de como usamos.

Dicas-economia-energia-cma

Mudando alguns hábitos no dia-a-dia

Repare bem em alguns hábitos que a maioria das pessoas têm: deixar todos os eletrodomésticos conectados nas tomadas mesmo que estes aparelhos não estejam funcionando de fato. Muitos ficam na função stand by e outros como computadores por exemplo, estão ligados na função repouso/sono. Dessa forma eles continuam consumindo energia sem você estar usando de fato.

Algo que ninguém imagina é que carregadores de celular e baterias que ficam esquecidos nas tomadas também roubam energia elétrica e ainda podem ser danificados com o tempo. Que tal retirar todos os plugues das tomadas ao ir dormir ou ir trabalhar? (Menos o da geladeira, claro!). É difícil no início, a gente acaba esquecendo mesmo, mas coloque um lembrete no celular ou na sua agenda e depois de um tempo vai ser um hábito assim como escovar os dentes antes de dormir! ;)

Dicas-economia-energia-cma-02

Chuveiro

Muita gente acaba ficando com preguiça de mudar a temperatura/estação do chuveiro todos os dias, mas sendo ele um dos principais vilões do consumo de energia em casa, é bom mudar este hábito. Em dias mais quentes coloque na estação verão e deixe pra usar a estação inverno somente nos dias realmente mais frios. Ao longo dos meses você irá notar como faz diferença.

Dicas-economia-energia-cma-05

Lâmpadas

Algo que já começamos a mudar aos poucos por aqui é trocar as lâmpadas por LED, ainda faltam algumas mas aos poucos chegaremos lá. As lâmpadas incandescentes gastam até 9 vezes mais energia do que uma LED, então imagina a economia por ano que geraria ao trocar suas lâmpadas. Sem contar que uma lâmpada LED dura 35 vezes mais que uma incandescente.

Dicas-economia-energia-cma-06

Lava e Seca

Com o frio chegando, ter uma secadora além da máquina de lavar ajuda e muito. Melhor ainda se ocupar menos espaço na lavanderia e for tudo junto em um produto só. Lavadoras e secadoras consomem energia elétrica e consequentemente também afetam o consumo de água já que uma coisa está ligada à outra. Mas sabemos que, com a correria do dia-a-dia, está cada vez mais difícil viver sem ter uma lava e seca. Então pra não deixar que se torne uma vilã na conta de luz, é importante verificar se ela é econômica verificando as especificações do fabricante. O modelo LG Smart Care economiza* até 45% de água em cada lavagem graças a tecnologia 6 Motion DD e também até 24,5% de economia de energia**.

* Cálculo baseado conforme índices divulgados pelo Inmetro, em 15/04/2014 na edição 122, comparando modelos de capacidade semelhantes com abertura superior, voltagens iguais e demais especificações técnicas similares.

**Cálculo baseado na tabela Inmetro (edição 133 de 01/04/2015), comparando modelos de capacidade semelhantes, voltagens iguais e demais especificações técnicas similares. Consumo de energia (KWh/ciclo) em lavagem com água fria.

Dicas-economia-energia-cma-08

Micro-ondas

Na cozinha, mais um que adora gastar energia: o micro-ondas. O micro-ondas LG com função Eco-on economiza até 52% de energia no modo repouso (stand by) desligando a iluminação do visor ao pressionar o botão ECO ON ou após 5 minutos com o desligamento automático.

Dicas-economia-energia-cma-03

Ferro de passar

O ferro elétrico representa de 5% a 7% do valor da conta de luz. O que tenho feito e tem funcionado é acumular o maior número de peças de roupa para ligar o ferro o mínimo de vezes, afinal o aquecimento do ferro também consome muita energia.

Lg-ar-condicionado-inverter-v-04

Ar-condicionado

Sabemos que pessoas que moram em locais quentes ou muito frios precisam muito dele. Mas engana-se quem pensa que ar-condicionado é um vilão do consumo de energia. Ele representa de 2% a 5% do valor da sua conta de luz mas é importante ficarmos bem atentos às especificações de consumo de energia do fabricante. A LG por exemplo, possui uma linha com a tecnologia Inverter V, que proporciona até 60% de economia** na conta quando comparado a um split convencional sem tecnologia Inverter. O legal dele é que pode ser usado o ano inteiro, seja verão ou inverno e se torna um ótimo aliado nesses dias mais friozinhos que estamos vivendo agora, né!

*Conforme índices divulgados pelo Inmetro, em 15/04/2014 na edição 122, comparando modelos de capacidade semelhantes, voltagens iguais e demais especificações técnicas similares. O uso da marca WWF-Brasil não implica o endosso de qualquer produto, serviço ou atividade da LG. Imagens meramente ilustrativas.

**Economia obtida em testes realizados pela LG comparando o modelo Inverter V com um modelo não Inverter.

Realmente preciso ligar este aparelho?

Esta é uma pergunta que sempre devemos nos fazer antes de apertar o botão de qualquer aparelho! Como falei no início do post, no primeiro mês foi aquela festa, queríamos testar tudo, então até um simples arroz era feito na panela elétrica. Após o susto da conta de energia, só usamos a panela em casos de extrema necessidade. Por que gastar com a energia elétrica da panela se tenho gás encanado já embutido no condomínio? Então o arroz agora é sempre feito no fogo. Deixo para usar a energia elétrica em aparelhos que me trazem outros tipos de confortos como a máquina de lavar louças ou roupas por exemplo, mas sempre utilizando somente com a capacidade máxima!

Investir em aparelhos mais eficientes faz toda a diferença quando falamos em economizar energia. Não é que a gente tem que deixar de utilizar os eletrodomésticos que temos hoje, nós só temos que usar com consciência, não havendo desperdício!

O que vocês fazem para economizar energia elétrica? Me contem!

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin
*Publieditorial.

28 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. diana
    25.junho.2015

    acompanho seu blog a muito tempo desde o começo, adoro as dicas e sempre recorro a seu blog. Estou reformando a minha cozinha e gostei muito do depurador, cê bem que devia fazer um vídeo sobre ele, com foi instalação e a sua opinião. bjs…

    • 25.junho.2015

      Vou fazer sim Diana, tem muitos eletros pra resenhar, mas tem que ser aos poucos pq leva tempo produzir o vídeo/post! ;)

  2. Marcia
    25.junho.2015

    E o que também gasta muita energia elétrica são aquelas adegas. Elas são lindas, chiques, fazem o maior sucesso, mas… Elas são como pequenas geladeiras. Nós fizemos um teste aqui em casa, deixamos a adega 1 mês fora da tomada e a conta caiu R$60,00!!!!! Agora só ligamos no dia que recebemos visita.

    • 25.junho.2015

      Nossa, não tenho uma mas realmente imagino que gaste muita energia mesmo! Obrigada por avisar Marcia!

  3. carol
    25.junho.2015

    Adorei as dicas Bruna!! Sigo seu blog há bastante tempo, e gosto muito! As dicas me ajudaram bastante quando comprei meu apartamento há 2 anos, a matéria sobre a vistoria, o que olhar, produtos para levar no dia, foram tão úteis!
    Vou me casar em setembro e fiz as lembrancinhas de aromatizar de ambientes depois de muita pesquisa, o vídeo ensinando foi de muita ajuda! rsrs.. Muita coisa de DIY que vejo aqui, tento fazer! rs
    Os outros vídeos tb me ajudaram muito, sobre sua cozinha, armários planejados, luminárias, gesso..parece que te conheço há um tempão..rsrs

    Continue fazendo vídeos, e postando tantas dicas bacanas! O blog é ótimo! parabéns!
    Obrigada flor!

    bjs muito sucesso pra vc!

    • 25.junho.2015

      Oi Carol, fiquei feliz demais em saber que as dicas que eu posto aqui estão sempre te inspirando!
      Obrigada por me contar! <3

  4. Graziele
    25.junho.2015

    Bruna, muito legais as dicas, parabéns por seu trabalho e obrigada por sempre estar criando posts novos e agora inovando com seus videos!
    Estão muito legais.

    Desculpe te fazer esta pergunta aqui neste post, pois não tem nada a ve, mas gostaria muito de sua ajuda com o pinterest, é possível fazer moodboard digital por ele? Ou você recomenda algum site que dê para fazer online e gratuído.
    Vejo que no pinterest existem muitos, mas na verdade não sei se são feitos por ali, gostaria de poder editar eles, afinal é para um trabalho acadêmico.

    Aguardo você,
    beijos e mts parabéns.

    • 25.junho.2015

      Oi Grazi, obrigada!
      Acredito que a maioria dos moodboards são feitos em programas de edição de i magem como o Photoshop por exemplo e depois colocados no Pinterest! ;)

  5. Lila
    25.junho.2015

    Muito bem feito o post :) E tenho uma sugestão: ja fez resenhas de livros por aqui? Tem um livro chamado “Casa limpa e arrumada” que estou doida pra comprar, mas queria ler mais opiniões sobre. pode ser uma pauta nova pra você. Bjs

    • 25.junho.2015

      Oi Lila, tem essa resenha deste livro aqui no blog, dá uma busca no campo aqui em cima da foto de perfil! ;)
      Obrigada

  6. 25.junho.2015

    Adorei o post xará!!

    Vou completar meu primeiro mês na minha casinha e ainda estou fazendo o teste da energia.
    Mas já vou começar a mudar os hábitos de consumo para não me assustar depois!!

    Beijooos!

  7. Carol Ladwig
    25.junho.2015

    Olá Bruna ,
    Estou A-M-A-A-N-D-O seu blog , sou recém casada ( exatamente 1 mes e 15 dias ) e o seu blog está me ajudando e muito !
    Querida eu tenho um Filhinho YorkShire dentro do Ap , e como é recente ainda sofro em limpar as ”caquinhas dele no local errado ”
    Bem que você poderia fazer um video , né ? nos ajudando a tirar o cheirinho de cão de dentro de casa e o odor do xixi deles que as vezes ficam :))
    beijoooos linda :*

    • 25.junho.2015

      Putz cheiro de caquinha de cachorro dentro de casa não é legal mesmo. Anotei a sugestão aqui… vou tentar fazer sim em breve!
      Bjusss
      Obrigada!

  8. Kaa
    25.junho.2015

    Boas dicas, preciso me policiar com o carregador de celular…

    Bruna posso pedir um post sobre como escolher lâmpadas leds?! É que meu pai trocou algumas da casa dele e segundo o vendedor, eram pra ser da mesma potência das fluorescentes que tinham antes (ele disse que até na embalagem dizia isso pq meu pai levou por anotado as potência das lâmpadas que tinha em cada cômodo), mas são bem + fracas e algumas até amareladas… estou com medo de comprar lâmpadas leds depois dessa… E são tão caras, né?!

    Obrigada!
    Bjos

  9. Mari Couto
    25.junho.2015

    Post completão, perfeito. Aqui em casa marido pensa que é sócio da Light(fornecedora aqui do RJ) não tira os carregadores da tomada, deixa tv ligada enquanto joga no pc, deixa ventilador ligado enquanto vai na padaria, chuveiro sempre no inverno e as vezes demorado. E eu tenho o péssimo hábito de passar roupa na hora de sair então alguns dias o ferra é ligado duas vezes aqui em casa #podemmejulgar.
    Aqui em casa temos um freezer vertical de mais de vinte anos funcionando super bem, é meu queridinho, porém aumenta minha conta em cerca de 25% daí tive de desligá-lo.

    Ah estou aguardando resenha do depurador. bjs

    • 25.junho.2015

      Eita menina, haja $$ pra pagar tudo isso ein hahahaha
      Mas tentem mudar os hábitos, vai ver como vai sobrar uma boa grana no fim do ano pra gastar com coisas muito mais legais!

  10. Bruna
    25.junho.2015

    Bruna, se possível vc poderia fazer uma resenha da sua geladeira? Estou pra comprar uma e o arquiteto colocou uma igual a sua, (parece) no nosso projeto, queria saber mais sobre ela… por favor!!! Obrigada!
    A energia elétrica por enquanto que não estamos morando na casa sai R$ 17,00 hahaha acredito que quando formos morar vamos levar um susto no bolso $$.
    Adoro seu blog, vejo ele todo dia… Vc é super simpática, e seu blog tem me ajudado muiiito!!!! Parabéns! Beijos

  11. Telma
    25.junho.2015

    Oi Bruna, tudo bom? dicas valiosas, como sempre…

    Gostaria de saber de quantos litros é a panela de pressão da tramontina que você ganhou, achou muito grande ou pequena?
    Bjos.

    • 25.junho.2015

      Ela é 4,5l, achei um tamanho bom, nem muito gigante e nem pequena hehehe

  12. Ana
    25.junho.2015

    Nossa, incrível né! A LG faz milagres…

  13. 26.junho.2015

    Adorei o post <3 Isso de deixar os equipamentos na tomada é uma coisa que ninguém imagina que gasta tanta energia né? Uma dica boa é tirar da tomada sempre que terminar de usar =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  14. Paula
    26.junho.2015

    Oi Bru, não sabia que o forno microondas consumia muita energia… Vou comprar meu ar condicionado. Esse sim tenho medo… Aqui em casa 80% d//as lâmpadas são de LED. Garagem e área de serviço, as econômicas… Meu próximo investimento é uma geladeira nova! Mais pela economia… A minha tem 4 anos… Dá pra fazer um post com boas geladeiras, as bem compartimentadas, bom tamanho (não enormes!!) e econômicas? Um beijão

  15. Kytania
    29.junho.2015

    Dicas muito importantes Bruna. Aqui no ape troquei todas as lâmpadas por LED, Mas comprei aos poucos pois são caras, Mas tem válido a pena. Mas vou procurar seguir essas dicas referentes ao uso de eletros. Bjao

  16. Tamara Alves
    30.junho.2015

    Dicas valiosas e super boas.

    Beijão linda!

  17. Bia Cruz
    16.janeiro.2017

    Bruna, sua lava seca é 220v? Faz muita diferença na economia colocar o maior numero de itens possiveis em 220v?