19  08
2015
Casa

Limpeza de piso laminado

piso laminado é um dos queridinhos da arquitetura e decoração quando o objetivo é montar um lar aconchegante. Por ser um piso bonito, com muitas opções de tonalidades e bem mais em conta do que um piso de madeira natural, ele se tornou bem popular entre quem está fazendo reformas!

Além da economia financeira comparada ao piso de madeira, as vantagens são muitas. A instalação é rápida e sem sujeira, levando em torno de um a dois dias pra ficar pronta. Não precisa rejuntar devido ao sistema de encaixe macho-fêmea e não exige tratamento especial com ceras ou raspagens como acontece no piso de madeira.

É um piso que possui maior resistência a riscos e arranhões, pode ter proteção antibacteriana, e alguns novos modelos possuem até isolamento acústico devido a sobreposição de materiais que absorvem ruídos, ou seja, adeus ao toc toc! As mantas especiais servem para ajudar no silêncio, conforto e na correção de eventuais desníveis no contrapiso também.

Sem contar que costuma ser um piso ecologicamente correto quando feitos com madeira de reflorestamento (procure por fabricantes com a certificação ISO 14001 e o selo FSC). Algumas marcas possuem, inclusive, propriedades antiestáticas que isolam correntes elétricas, ou seja, ideais para ambientes com equipamentos eletrônicos.

Mas muita gente tem dúvidas sobre como fazer a limpeza de pisos laminados, qual produto pode usar, se o pano pode estar molhado com água ou não, entre tantas outras. Vamos conferir algumas dicas?

piso-laminado-durafloor

O que não pode fazer:

Não é recomendado o uso de água em abundância, que pode causar a delaminação do piso, ou o uso de ceras, não adequadas para esse tipo de piso.

Como limpar?

Ao contrário do que muitos pensam, o piso laminado é um dos mais fáceis de limpar. Basta remover a poeira/sujeira com uma vassoura ou aspirador de pó, desde que use a peça própria para pisos e não aquele bico com ponta. Depois é só  limpar periodicamente com um pano úmido (bem torcido). Mas de qualquer modo, como qualquer outra superfície, ele pede alguns cuidados, para garantir a sua beleza por muito mais tempo. Sem contar que limpar só com água não protege o piso e não deixa com cheirinho de casa limpa, né! :D

Venhamos e convenhamos que ficar torcendo pano com água não é nada agradável e nada prático. A melhor forma de limpar e manter as características originais do piso é sem gastar água, reduzindo o impacto ambiental. Para isso já existe um produto excelente, o Destac Laminados, que não precisa ser diluído em água. Além de limpar pisos laminados, ele também é indicado para pisos vinílicos.

Basta umedecer um pano limpo e seco com um pouco do produto e aplicar no piso. Simples, fácil e prático! Como Destac possui álcool em sua composição, a secagem é muito rápida. Além disso, ajuda na remoção de manchas, inclusive as de canetinha, graxa e marcas de sapatos. A melhor parte é deixar a casa com aquele cheirinho de limpeza que amamos.

Recebi o press kit e um convite para testar o produto no piso laminado e também no vinílico. Para fazer o teste no laminado, pedi auxílio à minha amiga que tem este piso no apartamento dela (o meu é o vinílico). Quando cheguei lá e mostrei o produto, ela me disse que era justamente o mesmo que ela estava usando!

O teste!

Bom, fiz o teste pessoalmente e fotografei pra vocês verem. Como o produto já era bastante usado por lá, o piso já estava com o brilho que ele proporciona, mas realmente a praticidade na hora de fazer a limpeza e o cheirinho delicioso de lavanda me chamou a atenção. Vem conferir o teste comigo! ;)

Piso laminado

teste-destac-vinilicos-cma-4

Coloquei um pouco do produto no pano limpo e seco e foi suficiente pra limpar o espaço da sala onde ficava o sofá. É melhor ir colocando o produto aos pouquinhos no pano e ir limpando parte por parte. Percebi que ele seca mesmo muito rápido conforme prometido e achei que o piso ficou com um brilho bem bonito. Senti que o produto forma uma fina película protetora que ajuda a ter menos acúmulo de poeira, mantendo assim o brilho e a limpeza por mais tempo.

teste-destac-laminados-cma-2

Piso vinílico

O meu piso vinílico é no modelo rústico, por isso não há como ficar com brilho mesmo, mas pude notar a diferença do cheirinho gostoso de limpeza que ficou no ambiente. Senti que o piso ficou limpo por mais tempo da mesma forma como aconteceu com o laminado, mas o que mais gostei foi não precisar usar um balde de água e nem ficar torcendo o pano de chão. Quando sentia a necessidade de umedecer o pano, colocava mais uma tampinha do produto nele e pronto, era só passar o pano no chão.

teste-destac-vinilicos-cma-3

E vocês já conheciam o Destac Laminados?
#minhacasacomDestac

Visite o novo site para mais informações.

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

Publieditorial.

*É indicado para qualquer produto específico para a limpeza de pisos, que se faça o teste em uma pequena área escondida para verificar o resultado antes de utilizá-lo por toda a superfície.

41 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Lane
    19.agosto.2015

    Já esta na minha lista de compras rs, Bruna meu piso também é vinílico, mas estou com certa dificuldades de limpa-lo e tirar umas manchas que não sei da onde surgem rs. Amei a dica e espero que ele resolva meus problemas rs. Bjos.

    • 19.agosto.2015

      Oi Lane, se o seu é rústico como o meu, algumas manchinhas aparecem mesmo, aí nesses lugares temos que esfregar um pouco mais!

  2. Suellen
    19.agosto.2015

    Que legal Bruna.
    Acompanho seu blog diariamente e aguardo todos os dias novas postagens.
    Estava a procura de algo para limpar meu piso vinílico, agora já encontrei a solução.
    Beijos

  3. Aléxia
    19.agosto.2015

    Piso laminado e piso vinílico são a mesma coisa?? Caso não, qual a diferença entre eles??

    • 19.agosto.2015

      Oi Aléxia, o vinílico é uma imitação de madeira, na verdade ele é feito com pvc, já o laminado é de madeira mesmo! Aqui no blog tem posts sobre cada piso, explicando bem detalhadamente. Pra encontrar é só digitar no campo de busca acima da foto de perfil! Bjsss

  4. Washington Ribeiro
    19.agosto.2015

    Olá, boa tarde Bruna
    Então, meu nome é Washington tenho 22 anos, acompanho em silencio seu blog desde abril quando eu comprei minha casa e amanhã faz um mês que peguei as chaves. Então já estou para começar as obras e seu blog está sendo uma inspiração para mim, adorei seu apartamento, parabéns.
    Eu não sabia que os gastos seriam tão grandes, eu quero rebaixar o teto, mexer na cozinha, no banheiro, porém a grana está ficando curta então terei que fazer tudo aos poucos e sempre vendo dicas para sair economizando né.
    Já fiz a compra do meu piso laminado na cor cappuccino com o rodapé branco, que será colocado nos quartos, corredor e sala, porém ainda não sei a cor da parede da sala que será a mesma do corredor, estou procurando corres claras, quero bem clean.
    Caso tenha interesse, depois te mando algumas fotos de como a meu apê está ainda. Beijos e parabéns pelo blog.

    • 19.agosto.2015

      Que legal Washington, parabéns pela casa nova!
      Claro, iremos adorar conhecer o seu apê sim!

  5. 19.agosto.2015

    Esse piso é muito fácil de limpar, adoro a praticidade! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  6. Amanda
    19.agosto.2015

    Nossa, Bru! Era tudo o que eu precisava, super vou comprar, apesar de nunca ter visto o produto no mercado, mas vou procurar por aqui. O meu piso é laminado e ele é clarinho, mas mesmo assim consigo ver marcas de pé e sapato nele e todo tipo de mancha, me deixa suuper nervosa! Não vejo a hora de comprar e testar ♥

    • 19.agosto.2015

      Oi Amanda, a minha amiga que tem o laminado ama… tanto que já até usava antes de eu levar lá! rs

  7. Aline
    19.agosto.2015

    Olá Bruna. Que legal esse produto. Meu piso é igual ao seu e é ótimo de limpar mesmo, mas estava sentindo falta de algum produto que para proteger e dar um perfume. Como odeio torcer pano e usar rodo, comprei um tipo de rodo chamado sekito da marca betannin. Ele é ótimo. Você colaca água na bacia, molha ele, torce com uma manivela e depois passa sem molhar a mão. O legal é que os cabelos, poeira e sujeira grudam nele e depois saem na água da bacia, ótimo para limpar o banheiro. Ele tbm absorve espuma e água do chão. Não fico sem. Passo aspirador em todo o apê e depois ele. Adoro seu blog. Parabéns pelo trabalho.

    • 20.agosto.2015

      Eu comprei esse rodinho tbm Aline! Realmente o meu vinílico tbm estava ficando sem cheiro de limpeza como os demais, agora acabaram-se os problemas!

  8. Flavinha
    20.agosto.2015

    Tenho piso laminado em casa pensando que nao teria nenhum desses problemas mas ainda que ele tenha uma manta pra reduzir o ruido em baixo, faz muito barulho, tá todo riscado e faz sujeira pra por sim na hora da instalação, pq levanta poeira quando precisa cortar alguma peça.

    • 24.agosto.2015

      O pózinho de cortar a madeira é normal Flavinha, mas a parte boa é que não faz sujeira com materiais de construção. Experimente colocar um piso cerâmico pra vc ver como demora e como faz sujeira rsrs

  9. Bruna
    20.agosto.2015

    Oi Bruna… Que ótimo que ele é indicado para vinílicos também,pois só agua e sabão neutro não tava ficando legal não… com o tempo eles não ficam mais com cara de limpos rsrs.

    O meu vinílico é da durafloor. Vou testar esse produto logo logo. Inclusive logo mandarei fotos do antes e depois da minha casa, ainda falta os móveis por isso não mandei… Só tenho o banheiro pronto.. Está quase!! Seu blog foi essencial para a construção da casa, vc é espetacular!!!!

    OBS: Por favor, faça resenha da sua geladeira!!!!!

  10. Kelly
    20.agosto.2015

    Olá Bruna,

    Acompanho seu blog há algum tempo, me inspira muito!! Infelizmente não tive a mesma sorte que vc com o uso desse produto, meu piso é o laminado, comprei e fiz o teste, não ví nada de anormal e passei em td o piso, depois percebi que em alguns lugares inchou o piso

    • 24.agosto.2015

      Oi Kelly, essa minha amiga usa há um bom tempo e nunca aconteceu nada disso. Será que vc não está encharcando muito o pano? Piso laminado não pode molhar muito que incha mesmo… tem que ser só pra tirar o pó mesmo e dar o cheirinho!

  11. Jéssica
    20.agosto.2015

    Bruna, ótima sugestão de produto. Estou pegando meu apê agora e ele já tem piso laminado e como na casa dos meus pais não tem estava na duvida de produtos e como limpar meu novo piso. Adorei a dica, obrigada pelos posts

    Beijos!

  12. Lu
    24.agosto.2015

    Tinha visto este produto no supermercado mas achei que não desse para ser usado no vinilico, por isso não comprei!
    quero testar
    adorei a dica!

  13. Tati
    24.agosto.2015

    Oi Bruna adoro seus posts e dicas, entro todos os dias pra ver, Bruna tenho uma dúvida, esse seu piso vinílico você fez o seu móveis planejados em cima dele ? Por que vi no site onde vc comprou que eles indicam que não pode fazer móveis planejados em cima, mais acho que não ficaria bonito! Bjs

  14. Natalia Aguiar
    24.agosto.2015

    Uhullll, vou procurar amanhã msm!!! Tenho piso laminado, mas ainda estou na fase de mobiliar o ape e so o paninho úmido não eh suficiente pra ficar limpinho, amei a dica! :-*

  15. Tati
    25.agosto.2015

    Oi Bruna adoro seus posts e dicas entro todos os dias pra ver … Eu tenho uma dúvida, Bruna sobre esse piso vinílico posso por móveis planejados em cima dele? Por que eu vi no vídeo de onde vc comprou eles indicam pra não por mais acho que não ficaria bonito … Bjs

    • 25.agosto.2015

      Oi Tati, todos os meus móveis são sobre o piso vinílico e não aconteceu nada não!

      • Tati
        25.agosto.2015

        Obrigada Bruna!!!! Muito lindo seu blog parabéns!!!! bjs

  16. Jaqueline Mercurio
    25.agosto.2015

    Oii eu também já usava o produto e gosto bastante!! Quanto a estática é bom mesmo tenho uma gata persa, e percebo que desde que me mudei pro apê com piso laminado ela solta muito menos pelo… e Bruna te digo que o sofá de suede pega menos pelo por conta da estática também estou adorando!!

  17. Tamara Alves
    25.agosto.2015

    Amei essa dica, com certeza vou seguir, comprei um laminado rustico também claro até entçao quero cuidar o máximo dele.
    Da marca Artens não sei se conhece é marca própria da Leroy.

    Beijos *-*

    Recebi meu ape dia 10/08 estou tirando fotos da evolução da reforma para te mostrar depois :)

  18. Ana Paula Ponce
    09.setembro.2015

    Olá Bruna querida.

    Sempre ativa no seu site, venho agradecer este post, meu piso tbm é vinílico e tenho uma baita dificuldade em mante-lo limpo, pois tenho dois filhos de quatro patas q me dão um trabalhão (mas q amo d+ rs)…

    Gostaria de pedir ajuda, meu apto é muito parecido com o seu, temos quase as mesas dimensões… Gostaria de ajuda pra decorar minha varanda de uma forma que meus dogs tbm possam utiliza-la… Pode me ajudar?

    Mil bjos e obrigada.

    • Najla
      26.outubro.2016

      Oi! Vc testou o produto no seu piso vinílico? Gostaria de saber o efeito dele a longo prazo, se danifica o piso de alguma forma, sei lá #medinho rsrsrsrs

  19. 26.julho.2016

    Bom dia, estou com um problema no meu piso laminado passei cera acrílica ( seladora) ficou lindo no inicio, gostaria de saber como faço a remoção, está horrível tudo arranhado, não sei como fazer. Por favor pode me ajudar?

  20. 10.fevereiro.2017

    Após colocar piso laminado pela 1º vez em minha casa, nunca mais quiz saber de colocar outro. Gosto muito do durafloor e eucafloor, muito bom!

  21. Aline
    19.abril.2017

    Vou usa-lo pela primeira vez espero q de tudo certo rss

  22. Maria
    09.dezembro.2017

    Bruna, se eu usar o Destac no piso vinílico não irá ser como cera que marca à medida que andamos?

  23. 03.julho.2018

    o blog esta bem completo fala do vinilico agora vi os cuidados do laminado… muito bom o material postado no blog…

  24. Rangel
    13.julho.2018

    Gostei das informações, segue as mesma informações que passamos para os nossos clientes.

  25. Eu prefiro piso Vinilico .
    O Laminado faz muito barulho

  26. 20.agosto.2020

    Boa tarde, Bruna, preciso de uma orientação. Acabei de colocar piso laminado na minha sala e gostaria de saber se posso fazer a limpeza com pano umido bem torcido com agua sanitária ou algum desinfectante, diluído nas devidas proporções …… desde já agradeço!!!!

  27. Filipe Bacar
    27.abril.2021

    Olá bom dia, me tira uma dúvida, sempre gosto de usar o Mopp pra limpar o laminado, tem uma ideia de como usar esse produto da destac com o Mopp?