08  09
2015
Decoração | Reforma

Decoração com Vidro temperado e Vidro laminado

O vidro é uma material muito versátil, e ao ser usado na decoração confere um aspecto de bom gosto. Sem contar que deixa o ambiente clean, moderno e iluminado também.

Com o vidro podemos fazer inúmeras coisas no mundo da arquitetura e decoração, desde prateleiras, box, janelas até mesmo escadas ou fechamento de varandas. Mas é importante prestar atenção no tipo de vidro escolhido de acordo com a sua função. Os mais conhecidos são o vidro temperado e o vidro laminado.

Vidro temperado

O vidro temperado é o vidro comum que passou por um tratamento térmico para modificar as suas características como a dureza e a resistência mecânica. O resultado é um vidro mais rígido e com maior resistência térmica do que o vidro não temperado. E como ele é produzido a partir de um vidro comum, possui todas as suas características tais como transparência, coloração e paralelismo nas faces.

vidro-temperado-1

(via)

Por isso, o vidro temperado é indicado para divisão de ambientes, box, fechamento de áreas, vitrines, portas, entre outros. Porém o vidro temperado não pode ser cortado ou partido. Todos os orifícios para hastes ou parafusos e até mesmo o polimento e lapidação de suas bordas deve ser feito antes dele ser transformado em temperado, pois qualquer dano feito em sua superfície pode resultar no estilhaçamento completo da peça. Apesar de sua maior dureza e rigidez, ele é menos flexível que o vidro comum ou o vidro laminado.

(via)

(via)

Devido a suas características, ao ser quebrado, o vidro temperado se estilhaça em inúmeros pedacinhos pequenos. O que se torna menos perigoso para causar ferimentos em pessoas do que um vidro comum que se quebra em pedaços grandes e pontiagudos, virando verdadeiras “armas”.

É um vidro frequentemente utilizado nas janelas laterais e traseiras dos automóveis, box de banheiros, além da estar em diversos utensílios de cozinha como panelas, prateleiras das geladeiras, pratos e alguns copos.

vidro temperado também pode ser encontrado em outras cores além do incolor, tais como verde, bronze e fumê.

vidro-temperado-3

(via)

Vidro laminado

O vidro laminado tem um processo de fabricação bem diferente do temperado. São duas lâminas de vidro comum texturizado, fumê ou mesmo temperado, coladas por uma película de PVB ou resina, geralmente incolor. Isso gera maior segurança pois se as peças se quebrarem, ficam coladas na película, evitando que se espalhem pelo chão. Com a aplicação do laminado, eventuais ferimentos por pessoas são evitados.

(via)

(via)

Os vidros laminados podem ser fabricados com uma infinidade de cores que variam de acordo com a combinação dos vidros, o número de películas de PVB e as cores dessas películas ou resinas.

Além de segurança, a laminação confere ao vidro um maior conforto acústico e quando produzidos com placas de vidro refletivo de controle solar, tornam-se eficientes para manter o conforto térmico e ainda bloqueiam raios UV em até 99%.

(via)

(via)

O laminado simples é mais utilizado em divisórias, portas, janelas, clarabóias, pára-brisas de carro, fechamento de sacadas, guarda-corpos, fachadas e coberturas.

(via)

(via)

O custo do vidro laminado também é um pouco maior que o temperado, porém é mais adequado em algumas situações como em pára-brisas de automóveis, janelas, varandas ou onde não pode cair o vidro quebrado, como em clarabóias e corrimãos. Assim como o vidro temperado, no entanto tem pouca resistência a impactos frontais em relação ao vidro temperado.

É possível desenvolver peças de vidro laminado de até 30 mm, o que gera uma infinidade de possibilidades de aplicação e maior segurança também como no caso de escadas.

Dicas gerais

O vidro, em geral, é um material sensível por isso é importante contratar mão de obra especializada para a sua instalação. Os cuidados devem ser tomados desde antes do processo de fabricação, durante o transporte, o armazenamento das peças e durante a instalação, para evitar quebras, rachaduras, lascas que possam afetar o material.

Na hora de escolher e instalar vidros, é preciso seguir as determinações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

É importante que seja feito um projeto detalhado por um engenheiro ou arquiteto para determinar a espessura ideal do vidro e a forma correta de fixação. E para sacadas, varandas, escadas e pisos, ainda não há normas publicadas e documentos que precisam ser emitidos por estes profissionais.

Vitron Glass é fabricante de vidros laminados e temperados além de outros tipos como multilaminado, fantasia, refletivo, entre outros. Possui um rigoroso processo de segurança e qualidade, assim como a garantia no prazo de entrega aos seus clientes.

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

*Publieditorial.

24 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Luana Ouchi
    08.setembro.2015

    Oi Bru… Fiquei na dúvida….
    Quando fomos fazer a reunião do condomínio para definir sobre os vidros da sacada, os próprios fornecedores que foram apresentar seu material indicaram o vidro temperado, pois eles informaram que se caso o vidro quebrar ele realmente se estilhaça e o perigo de se machucar é menor. Já o vidro laminado eles informaram que tem uma película que protege o vidro dos dois lados, e se caso quebrar, os vidros ficam preso nessa película. Porém, eles disseram que se caso essa película não segurar o vidro, os vidros caem como uma guilhotina, pois o vidro estará em pedaços grandes e o risco de acidentes são maiores.
    Enfim, no final da reunião eles aconselharam que até o 5º andar tudo bem colocar o vidro laminado, devido ao impacto com vento, chuva, granizo serem menores, porém, do 6º andar para cima eles indicaram colocar o temperado.
    E agora? Qual colocar? rsrs…
    Beijos Bruu… =)

    • 08.setembro.2015

      Oi Luana, aqui no meu condomínio por normas de segurança só foi permitido laminado em todos, inclusive até pra quem mora acima do vigésimo andar tbm! O laminado é mais seguro justamente por conta da pelicula, imagina se o vidro quebra e os caquinhos do vidro temperado por menores que sejam caem tudo de uma altura de mais de 20 andares… pensa se está passando alguém e isso cai no olho… muito perigoso! O ideal é quando é temperado com laminado junto, fica melhor ainda!

  2. Ana Paula Santos
    08.setembro.2015

    Oi Bruna, sou a mais nova incrita no canal aeeeee
    Estou a dois dias acompanhando seu blog, seu insta adoreiii! Parabéns
    Vou me casar em novembro de 2016 adoreiii os vídeos de enxoval e presentes e vou querer uma cabeceira igual a sua heheheh

    Desculpe pelo texto enorme! Bjs

    • 08.setembro.2015

      Imagina Ana Paula, adoro ler os comentários por aqui!
      Ai que delícia… então já começou os preparativos?! Felicidades pra vcs nessa nova etapa!

      • Ana Paula Santos
        09.setembro.2015

        Ainda está um pouco parado, mas quando meu apê estiver arrumado mandarei fotos! Irá demorar um pouco Rs
        Enquanto isso vou acompanhando as dicas por aqui! Adorei
        Gosto de receitas também, sei q não gosta muito de cozinhar, mas adoraria ver culinária também ❤️ Bjs

        • 09.setembro.2015

          Oi Ana Paula, não gostava, mas agora com a minha casinha eu tô curtindo mais… embora seria muito melhor se a comida ficasse pronta sozinha kkkkkkk Esses dias mesmo fiz uma receitinha saudável e prática aqui no blog. Dá uma olhada! ;)

  3. 08.setembro.2015

    Excelente conteúdo!

  4. 09.setembro.2015

    Ei Bru.. acabei mandando uma sugestão no seu email cormecial.. =/ me desculpa? a sugestão era você colocar os post mais acessados na coluna do blog.
    e adorei a dica dos vidros.. não fazia ideia de nada disso !
    Beijos Bia

    • 09.setembro.2015

      Oi Bia, eu tentei fazer isso há um tempo atrás mas não consegui no código do blog… preciso ver com o programador se ele faz! :)

      • 10.setembro.2015

        Boa sorte.. tomara que dê ! Adoro seu blog.. você passa muita sinceridade nos vídeos ! Muito sucesso ! Beijos

  5. Mirella
    09.setembro.2015

    Oi Bruna gostaria de saber se suas cortinas da sala são de trilho ou varão, e onde as comprou???

    • 09.setembro.2015

      Oi Mirella, são de varão comum mesmo… mas não comprei online… foi numa loja da minha cidade mesmo! ;)

      • Mirella
        09.setembro.2015

        Muito obrigada, estava na dúvida porque estou na escolha das cortinas e fiz cortineiro e não sabia se dava pra por de varão, essas suas da sala são pregas macho?? Mais uma vez obrigada, adoro o seu blog. E na hora da decoração surgem muitas dúvidas e vc ajuda muiiiito.

        • 10.setembro.2015

          Não… as minhas nem tem pregas. Só a do quarto que tem prega fêmea, mas as da sala são cortinas comuns mesmo com “argolas” passando no varão direto! Acho lindas as com pregas tbm!
          Bjsss

  6. Fernanda
    09.setembro.2015

    Olá Bruna, tudo bem? Descobri seu blog agora, iniciei hoje uma reforma no meu antigo apê e estou pegando muitas dicas legais aqui! Parabéns pelo conteúdo, pelos esclarecimentos e pela forma clara que escreve os posts, adorei. Gostei bastante do cooktop azul igual ao seu, já que minha parede na cozinha será de cobogó azul, dividindo a área de serviço. Você indica a casa vitra? Gostou do cooktop? Obrigada!!!

    • 09.setembro.2015

      Oi Fe, que coincidência, gravei a resenha dele hj, tá no canal e amanhã estará aqui no blog! ;)

      • Fernanda
        10.setembro.2015

        Que legal! Vou ver agora mesmo! Obrigada por me responder!!!

  7. Bruna
    09.setembro.2015

    Oiii Bru, tudo bem linda?
    Acompanho o seu blog à alguns meses, e acho incrível, são várias ideias super legais, parabéns.

    Olha só, me tira uma dúvida, você fechou sua sacada? Com vidro? ou deixou do jeito que a construtora entregou?

    Outra dúvida, se quiser fechá-la precisamos de autorização do condomínio para fazer?

    Bjss te adoro!! :)

    • 09.setembro.2015

      Acabei de fechar Bru, mas já deu tanto problema com a empresa que contratei. Na chuva de ontem alagou tudo dentro… sem contar que o instalador já veio 9 vezes aqui, instalando a prestação kkkkkkk ninguém merece, mas enfim… quando vc for fazer a sua, pergunta para os vizinhos e amigos qual foi a empresa que fizeram e se gostaram. Eu acabei contratando o carinha que fez os espelhos e box pra mim, mas já vi que de varanda ele não é nada bom! hahaha
      Ah, precisa de autorização do condomínio sim para o fechamento da sacada, inclusive um documento ART emitido por um engenheiro por normas de segurança. O condomínio aqui padronizou todos por vidro transparente laminado, então todas varandas tem que ser iguais!

  8. Penha
    09.setembro.2015

    Oi Bruna, adoro o seu blog me inspiro muito em VC…VC sabe me dizer de quantos milimetros e o vidro que se coloca em cima do criado mudo para proteger? Beijos adoro vc

    • 09.setembro.2015

      Oi Penha… o ideal é acima de 3 a 4 mm… se for 5 mm melhor ainda… Bjssss
      Obrigada!

  9. Malu
    12.setembro.2015

    Bru,
    Meu medo de usar vidro em casa é com relação a criança, quando tiver tenho medo de ter que mudar a decoração.
    Bjokas Malu

  10. 06.agosto.2018

    Realmente o vidro temperado é muito bonito, fica muito top na minha casa, gosto muito da cor verde