14  10
2015
Casa

Dicas para facilitar as compras no supermercado e na feira

Os donos e donas de casa de primeira viagem sempre ficam cheios de dúvidas na hora de fazer as compras no supermercado e na feira, não é mesmo?

Como escolher os alimentos corretamente e levar pra casa tudo da melhor qualidade?

(via)

(via)

Dicas básicas

  • Para economizar, sempre leve uma lista de compras com os itens que estão faltando na sua casa e que deseja comprar. Se você não levar essa lista, ficar se esforçando para lembrar o que tem que comprar para a casa fará você gastar mais e com certeza se esquecerá de algum item importante.
  • Fique atenta aos prazos de validade. Normalmente os produtos com prazo de validade maior estão no fundo das prateleiras.
  • Compare os preços dos produtos e as promoções para tentar economizar.
  • Passe longe das prateleiras de biscoitos recheados e guloseimas porque provavelmente esses corredores farão você gastar com itens desnecessários e que nem nutritivos são.
  • Independente se você faz compras mensais, frutas e verduras devem ser compradas semanalmente e em menor quantidade pois elas estragam muito rápido. Já hortaliças e legumes podem ser comprados em maiores quantidades desde sejam congelados (tem vídeo ensinando o processo de congelamento aqui no blog!).
  • Não faça compras de estômago vazio pois as coisas ficarão mais apetitosas e você pode acabar comprando mais do que o necessário.
  • Se tem tempo disponível, prefira comprar frutas e verduras na feira pois o preço é mais em conta e você conseguirá mais produtos frescos. Se possível, prefira os alimentos orgânicos, faz bem para a saúde e para o meio ambiente (pena que são mais caros!).

Como escolher corretamente frutas, verduras e legumes?

(via)

(via)

Acredito que essa seja a maior dificuldade para as inexperientes em compras, mas com algumas dicas básicas, garanto que não tem erro!

  • Cebola: A textura deve ser lisa e firme, o miolo não deve estar murcho e a casca não pode estar machucada.
  • Alho: O alho deve estar liso e não deve ter machucados e nem estar murcho. Se for possível tirar a casca para ver se os dentes estão em condições de consumo, melhor ainda!
  • Legumes em geral: A textura deve estar lisa, sem machucados e resistente ao toque.
  • Batata: os “olhinhos” escuros na casca da batata indicam que ela não está boa para consumo.
(via)

(via)

  • Verduras em geral: As folhas não devem ter furos ou machucados, a cor deve ser bem vida e deve-se descartar verduras com folhas moles e amareladas.
  • Frutas em geral: A cor deve ser bonita, não deve ter machucados e deve estar cheirosa e firme.
  • Abacaxi: Para garantir que está bom para consumo, tire uma folha da coroa. Se sair fácil é porque está bom.
  • Laranja ou limão: A casca deve estar brilhante e lisa e ao apertar, deve ser macio.

Veja também:

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

13 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 14.outubro.2015

    Estou aprendendo a escolher verduras haha, frutas eu já sei uhuul. Sou daquelas que aprende com os erros sabe?

    Beijos, http://loveiscolorful.com

    • 15.outubro.2015

      Vai aos pouquinhos mesmo Bá… é muita coisa pra uma pessoa só né. O bom é quando vai o casal junto fazer as compras, um ajuda o outro e termina mais rápido!

  2. Lila
    14.outubro.2015

    Oi Bruna, estou adorando esses posts mais “dona de casa”, rs. Faça um vídeo com sugestões de lanches/jantar… Hj em dia a maioria das pessoas come fora o dia inteiro e à noite come em casa. Já estou sem criatividade e precisando inovar o cardápio, rs… Ajuda aí…

  3. 14.outubro.2015

    Oi Bruna! Vou dar mais uma dica, essa eu aprendi com minha orientadora do Vigilantes do Peso: sempre que possível, esquecer das prateleiras que ficam à altura dos olhos e das mãos. Os funcionários são treinados pra colocar os produtos com prazo de validade já próximo do limite nelas, pra venderem logo e repor o estoque. Pães, por exemplo, eu só pego sempre da prateleira mais perto do chão! São os mais fresquinhos (do dia) e com maior prazo de validade.
    Um super beijo!
    Manu

    • 15.outubro.2015

      Ótima dica Manu, tbm faço isso ou pego bem lá do fundo, são sempre os mais novos! rs

  4. 14.outubro.2015

    No começo e muito dificil… muita coisa vai pro lixo kkkk nunca sabemos o que vai dar e as coisas acabam estragando…. aquela coisa…
    Quando nascem os filhos volta tudo…. eu sempre comprava fruta demais… ou amadurecia tudo de uma vez…. agora eu congelo tudo kkk
    A dica da lista eu acho que é mais importante…. ate comentei no blog essa semana…. pq não corre risco de esquecer nada…
    bjs
    http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/

    • 15.outubro.2015

      Oi Stella, nem me fale no início tbm comprava muita coisa e acabava estragando… a gente que vem de família maior, acha que vamos consumir o mesmo em duas pessoas kkkkkkk até pegar o jeito leva um tempinho!

  5. Kaa
    14.outubro.2015

    Muito boas dicas Bru, especialmente a de não entrar na seção das gordices! Até porque na seção de integrais já tem bolachas e salgadinhos bem gostosos! \o/

    Sobre a minha experiencia com hortifrutis: A cenoura não pode estar esbranquiçada e deve ser guardada em saquinho bem fechado na geladeira… dura até semanas sem o contato com ar. O alho, as batatas e a beterraba eu só levo se estão bem durinhos.
    Uma dica do meu pai que sempre fez feira lá em casa é tentar comprar o que der com cabo junto porque dura + tempo, especialmente a bergamota/mexerica.
    Ah a Melancia também! Falando nisso… preciso aprender a escolher melancia inteira, se alguém tiver dicas, please… distribua-as! ;)

    Beijos!

    • 15.outubro.2015

      Amei as suas dicas tbm Kaa! <3

    • Mari
      19.setembro.2016

      Kaa, aprendi a escolher melancias esses dias com um senhor no mercado, antes comprava na sorte.
      As mais arredondadas são mais saborosas, enquanto as mais alongadas são mais aguadas.
      O cabinho dela deve estar seco, isso indica que ela está madura.
      Geralmente as melancias têm uma “mancha”, quanto mais amarelada essa mancha, melhor!
      Espero ter ajudado. Bjs!

  6. Lara
    15.outubro.2015

    Bruna, não sei da sua disposição e horários mas no parque da água branca tem uma feira de organicos otima. Terça de manhã é o dia com mais variedade e alimentos mais frescos. Os valores são bons tambem . E ouvi falar do instituto chao na vila Madalena, tem feira de organicos todos dias e os valores são a preço de custo. Um pe´de alface custa 1,50 .. mas la eles tem um sistema de doação, eles sugerem que voce doe 35% em cima do valor do alimento pra instituição, todo final de mes tem prestação de contas ao publico. Não conheço, mas a ideia é boa.
    Beijos

    • 15.outubro.2015

      Que ótimo Lara, pena que fica muito longe pra mim pois moro no Grande ABC. :(