12  10
2015
Pets

Petiscos saudáveis para cães e gatos

Tudo sobre petiscos saudáveis para cães e gatos, receitinhas e muito mais!

Quem tem um “filho” de quatro patas também tem muitas preocupações, não é? E uma delas com certeza é a alimentação!

Sempre nos preocupamos com o tipo de ração que damos, se é de boa qualidade, sem corantes, sem muita gordura e sem muito sal para o bichinho não ficar sem saúde e acima do peso. Mas também é muito comum darmos os famosos petiscos, muitas vezes como recompensa por alguma coisa. (Alvin que o diga!). Mas será que eles são saudáveis?

Existem muitas marcas boas no mercado que fazem petiscos de boa qualidade para os pets. Porém, o mais saudável é oferecer petiscos naturais. Mas quais são eles?

1 | 2

1 | 2

Os cachorrinhos são mais fáceis de agradar. Geralmente eles amam frutas (e com esse calor é tudo de bom né?). As preferidas são banana, maçã (pode ser dado com casca mas sem semente), manga e melancia (também sem sementes). Mas evite dar frutas ácidas e cítricas como laranja, limão, morango e abacaxi pois podem interferir no sistema digestivo.

Os legumes também podem entrar na dieta. A maioria dos cães adora cenoura, por exemplo. E o melhor é que tem baixas calorias, podendo ser oferecido entre as refeições sem problemas.

Alguns alimentos naturais são proibidos para os cães. São eles: abacate, cebola, alho, uva, passas, café, chá, leite, macadâmia, chocolate e doces.

É recomendável que até os 6 meses de idade o seu cãozinho não se alimente de frutas, após este período está liberado!

Já os gatinhos, tem um paladar um pouco mais exigente. Eles amam aquela ração úmida com sabores de peixes por exemplo, e até que é bom misturá-la com a ração seca, já que os gatos tem mais dificuldade em beber água. Porém, ela é bem calórica e pode tirar o gatinho da dieta. Uma dica legal é dar algum tipo de peixe em conserva (atum, salmão, sardinha etc) no lugar dela.

4 | 5

4 | 5

Se você é do time dos que tem habilidades na cozinha, ainda existem várias receitas de biscoitinhos caseiros pela internet que você pode fazer para os bichinhos. Mais natural e mais saudável!

Aqui tem algumas receitinhas ma-ra que encontrei pela internet:

Vale lembrar que os petiscos são opcionais e apenas um complemento da alimentação. Por isso, não devem ultrapassar 10% do total de alimentos oferecidos por dia.

Nós sempre nos preocupamos com a nossa dieta, não é mesmo? Então, que tal colocar os bichinhos na linha também?

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

17 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 12.outubro.2015

    Eu tenho 2 labrador e nunca dei nada que elas não comeram…. quando compro petisco diferente parece que elas estão sem comer kkkk sao esfomeadas sabe kkk
    nunca fiz nada pra elas… sempre compro pronto… gostei das receitas
    bjs
    http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/

    • 13.outubro.2015

      Petisco é com eles mesmo né Stella rs, mas temos que nos controlar mesmo ficando com dó, pq muito petisco acaba engordando os bichinhos!

  2. Oi Bruna! Eu tinha uma gatinha preta que era simplesmente LOUCA por vegetais cozidos, principalmente brócolis, cenoura e batata! hahahah
    A Peposa (nossa gatinha de 1 ano) é bem mais chata pra comer, normalmente vai só na ração seca e molhada mesmo.

    Bjs!

    http://meuprimeiroapezito.blogspot.com.br/

    • 13.outubro.2015

      E o Alvin ama que misture algo na ração dele, é fogo… esses bichinhos são espertos! rs

  3. Luana Pires
    13.outubro.2015

    Legal, Bru!! Tenho uma shih tzu, a Polly, ela adora cenoura, manga, mamão! acho uma graça, mas confesso que as vezes dou pedacinhos de biscoito de maizena, uma casquinha da tapioca, não é legal mas é difícil resistir a carinha dela de lado pedindo um petisco!
    Bjo pra vc e a Polly manda uma lambida para o Alvin ;)

    • 13.outubro.2015

      Sei bem como é… um farelinho ou outro que cai o Alvin come tbm mas evito ao máximo pq os estômagos deles são mais fracos que o nosso!
      O Alvin vai amar a lambida da Polly, certeza hahahaha

  4. 13.outubro.2015

    Alguém sabe porque eles não pode comer chocolate? Sempre ouvi dizer, mas não entendo o porque HEHEHE! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • 13.outubro.2015

      O Paola, pq chocolate tem um componente tóxico chamado teobromina e eles não conseguem eliminar esse componente rápido como nós humanos, por isso acabam intoxicados. Quantidades pequenas geram vômitos e as maiores podem causar tremores musculares, ataques cardíacos e hemorragias internas. Tenso né!

  5. Sara
    13.outubro.2015

    Bru, qdo vc mudou p AP, vc teve dificuldades em ensinar ele a fazer as necessidades no lugar correto?!
    Como fez isso, vc poderia fazer um post p nos…!
    Bjssss

    • 14.outubro.2015

      Oi Sara, vou anotar como sugestão de post! :)
      Um beijo e obrigada!

  6. Gabriella
    14.outubro.2015

    Oi Bruna! Desde mais novos ensinei meus dogs (Piti e Bitoca – Shihtzus) a comer frutas e cenoura. A mais preferida é a banana, mas eles comem mamão, maça, pera, melancia e manga também. Esses dias pra trás perguntei a um veterinário se podia dar, e ele me disse que não pois a ração que eu dou pra ele (golden premier) já tem todos os nutrientes necessários para a alimentação deles, e se eu dou essas frutas, eu sobrecarregado eles com determinada vitamina – dependendo da fruta. Fiquei confusa porque outros veterinários já tinham falado que eu podia dar, fora que na internet tem vários artigos que falam que pode dar tbm. Por via das dúvidas, diminui a quantidade de fruta que eu dava, mas continuo dando :x!

    • 14.outubro.2015

      Oi Gabriella, tem alguns veterinários que são contra mesmo. Eu tbm dou uma ração equivalente a Golden, dessas de primeira linha e caras por sinal… mas é impossível pra um cãozinho que convive dentro de casa não querer comer outras coisas, dá muita dó de ver ele de olho e não dar… acho que é bem melhor dar petiscos saudáveis e que não engordam, mas claro, com cautela e bem pouquinho!

  7. 27.agosto.2016

    TEnho medo de dar outras coisas que não a ração. Eles podem se acostumar e depois é difícil continuar dando somente a ração. Pior, podem querer evitar a ração pra comerem as outras coisas.

  8. Aksa Christina
    29.agosto.2016

    Oi Bruna. Tenho um shih tzu de um mês e meio, o nome dele é Max. Desde que ele chegou, eu só o alimento com ração. Já posso dar petiscos e frutas para ele, ou devo esperar um pouco mais?
    Beijos para você e para o Alvin!

    • 30.agosto.2016

      Oi Aksa, o ideal é conversar com um veterinário, como é filhote, temos que ter mais cuidados! :)

  9. Ana
    02.novembro.2016

    Vc sabe porque existe alguns cachorros que comem suas fezes?