04  11
2015
Decoração

Cozinha planejada: dicas importantes!

Fazer uma cozinha planejada seja americana ou fechada não é uma tarefa fácil. Temos que pensar em tudo antes de planejar os móveis, desde os locais das tomadas 110v e 220v, a ligação do gás, o tamanho de cada eletrodoméstico, quais serão embutidos no móvel, quais serão apenas apoiados, quantos nichos serão necessários, se terá mesa ou bancada para refeições rápidas e qual o espaço ideal para a circulação das pessoas neste ambiente.

Veja algumas dicas importantes e que não podem ser esquecidas!

Cozinha amarela planejada

Tomadas

Coloque várias tomadas acima da bancada para te ajudar na hora das preparações das refeições, se possível embutidas no frontão para ter um melhor acabamento. Não esqueça de colocar tomadas em duas voltagens (110v e 220v), diferenciando as de 220v com módulo vermelho. Fornos elétricos e torneiras elétricas são itens que geralmente precisam de voltagem 220v.

Eletrodomésticos

Se puder, compre todos os eletrodomésticos antes de planejar os móveis, mas caso não seja possível, tente definir as marcas e modelos no início do projeto da cozinha planejada para que ela tenha os nichos ajustados ao tamanho correto e os pontos elétricos e hidráulicos em locais exatos. Se decidir por uma lava-louças, por exemplo, precisará de entrada e saída de água assim como uma tomada próxima à ela. Não esqueça do filtro de água, e caso não haja espaço, você pode optar por uma torneira com dupla função, ou seja, que possua filtro também.

Cozinha planejada

Disposição dos armários

Na hora de fazer os móveis planejados, os armários inferiores devem ficar entre 18 e 21 cm acima do chão para facilitar a limpeza, mas também é possível deixá-los mais baixos e fechar o vão entre o chão e eles com pedras como granito ou quartzo, por exemplo. Os armários superiores devem ser instalados entre 60 e 70 cm da bancada, lembrando que estes devem ser mais rasos, entre 35 e 40 cm de profundidade, enquanto os inferiores podem ter até 65 cm.

Gavetas

Não esqueça delas! Uma cozinha planejada precisa de gavetas pois são primordiais para organizar utensílios pequenos como talheres e panos de prato, por exemplo. Gavetas fundas são ótimas para as panelas e gavetas de utensílios são ótimas quando planejadas já com divisórias internas.

Cozinha planejada

Espaço para circulação

Cozinhas corredores precisam de no mínimo 60 cm para a circulação de uma pessoa. Mas quanto mais espaço melhor, portanto priorize a circulação ao máximo, pois tarefas na cozinha exigem praticidade e um espaço legal para se movimentar. O ideal seria 1,20 m para duas pessoas conseguirem circular a vontade!

Planta da rede hidráulica e elétrica

Sempre tenha em mãos a planta das redes, tanto hidráulica quanto elétrica para evitar o furo de um cano ou descobrir que algum ponto de elétrica foi esquecido na hora da reforma ou no planejamento dos móveis.

Cozinha corredor planejadaLigação do gás

Se o fogão, cooktop ou forno não são elétricos, não esqueça de posicionar o ponto do gás próximo à eles. O indicado é ser ao lado do nicho do forno de embutir, mas quando é fogão tradicional pode ser atrás.

Cozinhas americanas

Em cozinhas integradas com outros ambientes, é ideal ter uma coifa potente para evitar cheiro de fumaça e gordura. Além disso, reserve espaço para banquetas, luminárias pendentes e quem sabe até uma torre para fornos e outros eletrodomésticos. Para o balcão é ideal que a altura seja de 90 cm do piso, mas se não for possível pode ficar com 85 cm no mínimo. Entre uma banqueta e outra é preciso 60 cm de espaço para as pessoas possam fazer as refeições sem esbarrarem umas nas outras.

Cozinhas fechadas

Se a sua cozinha é do modelo fechada, verifique se pode alterar a posição da porta para facilitar a circulação, e em alguns casos pode ser necessário até a retirada dela para ampliar o espaço.

Cozinha planejada

A escolha da loja de móveis

Depois de pensar em todos estes detalhes, ainda tem mais um item primordial: fazer a escolha do fornecedor/loja para a sua cozinha planejada e até mesmo para outros cômodos da casa!
Como nem sempre conhecemos alguém para nos indicar uma loja de confiança que projete os móveis planejados, tem uma dica bem útil que vai facilitar muito essa etapa.

O site ProCompra é um intermediador de serviços em móveis planejados totalmente gratuito. Ele facilita o contato entre o cliente e seus fornecedores-parceiros de móveis, ou seja, o site ProCompra coloca você em contato com até 4 lojas de confiança deles.

Como funciona?

  • Ao acessar o site, é só preencher um formulário rápido de acordo com o que você quer buscar. Por exemplo: “Quero mobiliar uma cozinha”.
  • Se tiver a imagem da planta do ambiente pode enviar também para facilitar o seu projeto.
  • Em até 24 horas, a equipe ProCompra entra em contato com você via telefone para validar as informações.
  • ProCompra encaminha a sua solicitação para até quatro fornecedores-parceiros próximos ao CEP que você cadastrou.
  • E dentro de até 72 horas os fornecedores-parceiros entram em contato com você para entender melhor o projeto e enviar seus orçamentos!

Cozinha planejada

Depois disso você poderá decidir qual deles atende melhor a sua necessidade!

Alguns dos fornecedores-parceiros do ProCompra são: Todeschini, New, Favorita, Golden Planejados, Dellano, Italínea, Closet & Cia, entre outros.

ProCompra tem uma equipe que cuida exclusivamente da qualidade do atendimento e do serviço prestados, portanto, você receberá ligações durante o andamento do seu projeto.

Não precisa mais sair de loja em loja para pesquisar pois você recebe tudo online onde estiver!

Espero que as dicas de hoje te ajudem na hora de ter a cozinha planejada dos seus sonhos! :)

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

*Publieditorial.

23 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Kaa
    04.novembro.2015

    Dicas ótimas e completas! <333
    Ficarei babando até amanhã (no mínimo) com essas cozinhas maravilhosas aí!
    Parabéns pelo post, Bru!!

    Perguntinha: Pros balcões inferiores, qual porta você acha melhor, hein? De correr ou tradicional? Pro resto da cozinha já defini: Adoro gavetões, mas colocarei só nos cantos da cozinha pq eles tiram o espaço das nossas pernas ao abrir,né?! kk Para os aéreos, gosto daquelas portas (não sei o nome) que abrem pra cima, sabe?! Pq permitem deixá-las abertas sem ninguém bater a cabeça. São lindas, pena… caras. :/

    bjos

    • 05.novembro.2015

      Oi Kaa, obrigada! <3
      Depende do tamanho da sua cozinha, se for muito pequenina, as portas de correr podem ajudar na circulação. Mas particularmente eu não curto muito, acho que atrapalham na hora de pegar os utensílios do outro lado, mas em alguns casos específicos de falta de circulação ajudam bastante como falei! ;)
      As portas com basculante são ótimas mesmo, mas só tome cuidado pra não colocar em armários muito altos, pois fica difícil segurar a porta pra fechar novamente! Bjssss

  2. Vanessa
    04.novembro.2015

    Oi Bruna… amei suas dicas… fico sonhando com uma cozinha igual a sua =)

    Bjs.

    • 05.novembro.2015

      Obrigada Vanessa! *_*
      Fico feliz que tenha curtido as dicas! :)

  3. Ariane
    04.novembro.2015

    Oii Bruna, você sabe se esse site atende só pessoas de São Paulo?

    beijos

    • 06.novembro.2015

      Oi Ariane, perguntei pra eles e atendem São Paulo e região metropolitana (Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista​)​.​ ​Eles também responderam o seguinte:
      “Pode acontecer, eventualmente, de alguma solicitação não haver um fornecedor disponível para receber aquele pedido naquele momento. Mas, posteriormente, o sistema busca alternativas nos dias subsequentes e nós retornamos para aqueles clientes assim que tivermos alguém de acordo com a região do cliente.”
      Beijos!

  4. Penélope
    05.novembro.2015

    Oi, Bruna. Tudo bem? Adorei as dicas: super práticas, úteis e simples. Parabéns! Bjs

  5. 05.novembro.2015

    Bruna, eu amei o seu post! Está muito bem explicado e essa cozinha revestida com madeira <3 <3 <3

    • 05.novembro.2015

      Fico feliz que tenha gostado Thyeme! Linda demais essa cozinha né! <3

  6. Samara
    08.novembro.2015

    Oi Bruna, como sempre trazendo dicas valiosíssimas pra gente !!!!!
    Bjosss.

  7. ivoneti
    31.maio.2016

    oi boa noite, vejo lava louças sempre no chão da cozinha, quero colocar a minha no alto Pq acho mais fácil P colocar as louças sem precisar ficar agachada é possível?

  8. Edilene
    15.agosto.2016

    É necessário os eletrodomésticos ser de uma marca só para ser elegante?

    • 17.agosto.2016

      Oi Edilene, não precisa não!
      A minha cozinha cada eletro é de uma marca diferente, optei apenas por manter a cor igual para todos!

  9. Danny Ellen
    19.setembro.2016

    Nossa não conhecia você nem seu trabalho, mais agora que te achei você faz parte da minha vida!!!rs Amei todos seu conteúdos. Parabéns pelo trabalho, e esta me ajudando muito! Queria saber uma ideia de qual a melhor cor de planejado, pois o chão da minha cozinha é preto, entregue pela construtora desta cor, não pretendo trocar, mais quero fazer minha cozinha parecer mais ampla..
    Beijuuuuus!!!!!

  10. Ester
    05.outubro.2016

    Oi Bruna,
    Por favor, comprei um ap pequeno com cozinha americana e preciso de um profissional para modificar a bancada e colocar armários. Estou em S.Paulo, capital. Você poderia me indicar um profissional decorador?
    Muito obrigada,
    Ester

  11. Solange teruel
    04.dezembro.2016

    Bruna sua linda adoro vc. Gostaria de saber qual é a madeira que vc usou na sua cozinha, vc disse que era mdf so que mdf
    Não brilha é uma madeira meia opaca.
    É que eu vou fazer a minha e o marceneiro disse que seria melhor colocar mdf e uma Folha de fórmica pra dar brilho. Queria muito sua opinião. .. por favor bjs te adoro

    • 05.dezembro.2016

      Sim, os meus armários são revestidos com fórmica. É muito raro alguém deixar diretamente no mdf, mdp por conta de absorção de líquidos!
      Bjsss

  12. Neusa Tirone Guedes
    14.dezembro.2016

    Eu adorei as dicas e obrigada por sempre estar ajudando com ideias . Estou com dificuldade em escolher cores eu gostaria de colocar uma cor viva em uma parte . Mas será que fica cansativo com o tempo ?

  13. 08.janeiro.2017

    Lindas cozinhas!!!
    Infelizmente, suas dicas vieram depois de eu já ter projetado minha cozinha. Na época, optei por fogão tradicional, mas depois de ver os cooktops das amigas, mudei de opinião. Teria agora que haver uma emenda no granito. Será que devo seguir com essa ideia, ou ficar mesmo no meu fogão tradicional? O que você sugere?

  14. Emanuely vitoriano
    04.fevereiro.2017

    Oi Bruna faz um video sobre cozinha branca e vermelha pois é muito difícil encontrar dicas de decoração com essas cores a minha cozinha é no estilo americano e a bancada da minha pia e branca e minha bancada de refeições rapidas é vermelha e obrigada

  15. Cássia Araújo
    11.março.2017

    Amei as dicas…instrutivas e maravilhosas!!!