25  11
2015
Decoração

MDF x MDP: Qual é o melhor na hora de fazer os móveis?

Quando falamos em madeiras para móveis, duas siglas relacionadas aos materiais de fabricação viram dúvidas de muita gente, são elas: MDF x MDP. Qual é o melhor e quais as diferenças entre os dois tipos? Qual é o mais adequado para móveis planejados? E por aí vai…

MDP e MDF

Vamos começar deixando claro que as duas são produzidas a partir da madeira pinus ou eucalipto, ambas provenientes de reflorestamento. Os painéis são feitos da mesma matéria-prima, mas ainda assim o MDF e o MDP são diferentes. Veja o porquê!

Medium Density Fiberboard, mais conhecido por MDF tem o miolo composto por fibras de madeira enquanto o Medium Density Particleboard, mais conhecido por MDP é feito com partículas de madeira.

MDF:

O MDF é um material uniforme, plano e denso, resultado da aglutinação feita com fibras de madeira junto com resina sintética. Por ser bem homogêneo, é um tipo de madeira que permite fazer várias formas diferentes, até mesmo relevos ou acabamentos arredondados e resiste bem a variações de temperatura.

Vantagens do MDF

  • Aceita aplicação de todos os tipos de revestimentos (pintura, impressão, papéis impressos e lâminas de madeira);
  • Fácil para fazer móveis com design em várias formas, relevos e curvaturas;
  • Permite que seja cortado em qualquer sentido já que as fibras não são orientadas em apenas uma direção;
  • Grande resistência e não sofre com a variação de temperatura;
  • Resistente à abrasão;
  • Ecologicamente correto: produzido com madeira reflorestada.
  • Usado em grande quantidade em determinado projeto pode acabar saindo mais caro que o MDP.

Desvantagens do MDF

  • Vulnerável a ambientes úmidos. Em situações de umidade, a superfície e o topo devem ser recobertos ou protegidos.

MDP e MDF

MDP:

O MDP é produzido em três camadas, sendo uma grossa no miolo e duas mais finas na superfície, garantindo grande resistência estrutural até mesmo a empenamentos e a colocação e remoção de parafusos. Muito utilizado na fabricação de móveis residenciais com linhas retas, como portas, prateleiras, gavetas, etc.

Muita gente ao olhar um painel de MDP acha que é o antigo aglomerado, mas embora eles se pareçam “fisicamente”, o MDP é altamente superior devido a toda tecnologia empregada na prensagem de chapas, separação de partículas e no desenvolvimento de resinas.

Vantagens do MDP

  • É o painel de madeira mais utilizado no mundo, devido as características técnicas na fabricação de móveis residenciais e comerciais;
  • Material mais econômico e competitivo;
  • Qualidade.

Desvantagens do MDP

  • Também é vulnerável a ambientes úmidos. Em situações de umidade, a superfície e o topo devem ser recobertos ou protegidos.

MDP e MDF

Segundo os fabricantes, não existe o “melhor” ou o “pior” entre o MDP x MDF. A questão é: para qual será o fim desse móvel? Afinal cada tipo de madeira tem um uso indicado conforme falamos acima.

Esclarecendo melhor, em partes externas, onde a prioridade é o design do móvel, podendo ter curvas e cantos arredondados, as peças em MDF são as mais recomendadas. Já para o uso interno, o ideal é o MDP, já que permite a desmontagem sem prejudicar a qualidade do móvel, tem ótima colagem e custa menos em termos de produção.

Quer encontrar fornecedores de móveis planejados?

Para encontrar móveis planejados de acordo com o que você necessita, não precisa mais sair de loja em loja pesquisando. Agora nós temos a facilidade do site ProCompra que é um intermediador de serviços em móveis planejados totalmente gratuito. Ele facilita o contato entre o cliente e seus fornecedores-parceiros de móveis, ou seja, o site ProCompra coloca você em contato com até 4 lojas de confiança deles.

Como funciona?

  • Ao acessar o site, é só preencher um formulário rápido de acordo com o que você quer buscar. Por exemplo: “Quero mobiliar uma cozinha”.
  • Se tiver a imagem da planta do ambiente pode enviar também para facilitar o seu projeto.
  • Em até 24 horas, a equipe ProCompra entra em contato com você via telefone para validar as informações.
  • ProCompra encaminha a sua solicitação para até quatro fornecedores-parceiros próximos ao CEP que você cadastrou.
  • E dentro de até 72 horas os fornecedores-parceiros entram em contato com você para entender melhor o projeto e enviar seus orçamentos!

Móveis planejados

Depois disso você poderá decidir qual deles atende melhor a sua necessidade!

Alguns dos fornecedores-parceiros do ProCompra são: Todeschini, New, Favorita, Golden Planejados, Dellano, Italínea, Closet & Cia, entre outros.

ProCompra tem uma equipe que cuida exclusivamente da qualidade do atendimento e do serviço prestados, portanto, você receberá ligações durante o andamento do seu projeto.

E agora que vocês conheceram mais sobre o MDF e o MDP, ficará mais fácil ainda! ;)

Não deixe de conferir também as dicas sobre tipos de acabamentos para móveis e sobre como planejar uma cozinha de forma prática.

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

*Publieditorial.

10 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 25.novembro.2015

    O melhor msm é madeira :) A desvantagem é apenas o preço :(

    http://www.duo4ever.com.br

  2. Stéphanie
    25.novembro.2015

    Fui a muitas lojas de móveis planejados antes de mobiliar meu apê, em lojas como Italínea comecei com orçamentos de R$22.000,00 e depois de 3 semanas dizendo ao vendedor que os valores oferecidos eram altos, consegui que “magicamente” o mesmo projeto chegasse ao valor de R$8.000,00. Isso aconteceu em mais de uma loja.
    Por fim, comprei modulados idênticos e do mesmo material em uma loja bem popular de móveis por um valor ainda mais baixo. Para mim valeu mais a pena, mas para quem quer cores diferentes o ideal é a loja de “planejados”. E chorem no preço, porque SEMPRE poderão baixar o valor total, o valor da entrada, poderão cortar o juros. O valor SEMPRE é muito mais baixo do que te passam.

    • 25.novembro.2015

      Oi Stéphanie… obrigado pelo comentário!
      Nunca vi em lojas populares com a mesma qualidade, mas que bom que encontrou… eu gosto de planejados por conta dos projetos, tem muita opção de aproveitamento, inclusive na parte de acessórios tbm!

    • Tiago
      29.novembro.2015

      Fique abismado com isso, essas lojas devem achar que somos tontos, em todas as lojas que fui (+ de 10) o preço final caiu em mais de 40%.

  3. Tais
    26.novembro.2015

    Bruna!!!!!
    Eu dei ideia desse post e você fez tão rápido! Que amooor <3
    Obrigada! É uma duvida muito grande porque nas lojas o orçamento pode crescer mais do que 5 mil só por ser em MDF…
    Ainda tenho muito tempo para decidir no que vou investir hehe
    Enquanto isso, pego as dicas do seu blog e vejo os apês dos leitores…
    Comprei um na planta de 43m² e está bem difícil ter ideias pelo tamanho…
    Obrigada mais uma vez! Parabéns pelos 100 mil inscritos!

    • 26.novembro.2015

      Obrigada Tais!
      Simmmmm, aquele dia anotei pra fazer o post! hehehehe
      Que bom que gostou… e vá mesmo pegando inspirações pq facilita na hora de planejar o seu!
      Bjssss

  4. Tiago
    29.novembro.2015

    Ola Bruna!

    Outra Opção que vejo crescer bastante nas lojas é o Compensado, e se for olhar as características do mesmo verá que ele conseguir agregar o bom do MDF e do MDP.

    Eu particularmente infelizmente não optei por ele, pois o preço não coube em meu orçamento.

    Sobre o MDF, em desvantagem tem duas que quero relatar:
    * Se tiver que soltar um parafuso, já era terá de colocar um parafuso de bitola maior.
    * Se tiver um a prateleira com o tempo é “normal” ela empenar, se virá ela ela não vai voltar, vai ficar curvada para cima.

    Espero não ter me alongado.

    Um Abraço.

  5. Leticia
    28.fevereiro.2016

    Olá Bruna. Lendo alguns comentários nos posts. Tudo bem se chorarmos um pouco conseguimos descontos ótimos. Mas precisamos analisar muito bem sobre o produto que vamos adquirir. Sobre a marca e a fabricação dos móveis. Pois existem muitas empresas no de planejados no mercado muito boa ex. Italinea (meus moveis) como tbm muitas empresas de móveis sob medidas (marceneiro) bons. Lembrando que um bom marceneiro ele valoriza o trabalho e o material dele. As vezes o preço eh bem paralelo com os móveis de uma empresa de planejado. E independente da onde fecharmos os móveis o Material de reflorestamento é muito bom. Sem contar que estamos ajudando e contribuindo com a natureza!