31  01
2016
Decoração

Como fazer um cantinho de leitura

Aqui no meu apartamento tenho um cantinho de leitura e está sendo ótimo. Geralmente gosto de ler antes de dormir e eu sempre amei , mas depois que a gente casa é quase impossível conseguir ler na cama. No meu caso que os horários de sono e trabalho do marido são diferentes, ao invés de atrapalhá-lo com a luz acesa no quarto, prefiro ficar na minha poltrona da sala relaxando e lendo o meu livro antes de ir dormir de fato.

Tour pela minha estante

Nos dias atuais a nossa rotina fica bem agitada e estressante. Não há nada melhor do que um dia ou algumas horas de folga para ler um bom livro ou usufruir de momentos de introspecção/meditação. A leitura é muito importante para estimular nossa criatividade e imaginação, por isso é muito bom ter um ambiente destinado para esta excelente prática, mais conhecido como cantinho de leitura!

Cantinho de leitura

Para esses momentos é interessante ter um ambiente aconchegante e relaxante em nossas casas/apartamentos para realizar essas atividades. Há inúmeras opções para transformar um pequeno espaço, que muitas vezes não está sendo usado, em um cantinho de leitura ou uma mini biblioteca.

Cantinho de leitura

Investir em uma poltrona confortável é o primeiro passo para montar este ambiente. Para completar um tapete, uma cortina e uma boa luminária, podem compor o espaço. É interessante usar uma cortina bem leve, como as de algodão e poliéster que tem o poder de filtrar a luz de forma mais suave, trazendo ao ambiente delicadeza e a sensação de acolhimento. Para a luminária é indicado usar uma direcionável, aquelas que nos permite regular conforme as nossas necessidades. As poltronas ideais são as que possuem braço e estofadas, pois trazem conforto e não atrapalham na nossa postura. Quanto ao tapete escolha um que se adeque ao restante da sua decoração, os que são mais “fofinhos”, deixam o ambiente mais acolhedor!

Cantinho de leitura

Outra composição interessante é utilizar aparadores, estantes, mesinhas de apoio e almofadas, deixando o ambiente funcional! Ah e não se esqueça de escolher bons livros!

Cantinho de leitura

Lembrando que uma boa estante precisa ser firme e segura, se preferência que seja fixa em uma parede, pois é mais segura!

Cantinho de leitura

Um apoio para os pés é uma dica interessante para estes cantinhos, vale utilizar pufes ou banquinhos, assim o relaxamento fica completo!

Cantinho de leitura

O espaço ideal, é aquele que é confortável e que tenha uma boa iluminação na medida certa, tanto de dia quanto a noite, as lâmpadas que emitem fachos de luz amarelados, ou mais quentes, que deixam o ambiente mais aconchegante e estimula o relaxamento, valorizando o seu cantinho. É importante, também, que não tenha muito barulho, onde você pode se sentir à vontade e se concentrar na leitura! Você pode utilizar tanto um espaço pequeno no parapeito de uma janela no quarto ou na sala, como um buraco ou vão embaixo de escadas, entre sala e a cozinha, colocando uma cadeira de balanço ou utilizar cantinho em sacadas! Aproveite o seu espaço vazio e use a criatividade para compor um ambiente aconchegante e confortável!

Cantinho de leitura

Queria muito ter feito a minha estante fixa na parede, mas como talvez um dia aquele cantinho vire o meu escritório, não posso colocar nenhum móvel que não saia do lugar. E mesmo com uma estante móvel, adorei o meu cantinho! <3

E vocês curtem ler? Onde costumam fazer isso?

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Pinterest  Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

13 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 31.janeiro.2016

    Oi Bruna! Eu acho esse canto super importante! Espero que eu consiga tê-lo na minha casinha, gosto muito de ler, ter um espaço para relaxar. O seu canto é lindo!

    Beijos!!! <3

    http://cafeeconversas.blogspot.com

    • 31.janeiro.2016

      Qualquer espacinho mesmo que pequeno dá pra transformar Ju, espero que vc ache um cantinho aí!

  2. Gabi Comis
    31.janeiro.2016

    Bruna, não consigo localizar um representante da Beaulieu para comprar o vinilico igual ao seu. Você poderia passar o contato do representante que vendeu para você em seu condomínio? Obrigada!

    • 31.janeiro.2016

      Oi Gabi, a loja onde comprei fechou… era em sbc, mas não existe mais… bjs

  3. Helena
    31.janeiro.2016

    Oi Bruna, adorei esse post até pq estou fazendo meu cantinho de leitura na minha sacada. Vai ficar assim: uma rede cadeira com duas almofadas lindas que comprei em Monte Sião/MG, um puf para apoiar os pés e um mini jardim com uma fontes fazendo barulhinho de água. Ai ai… já fico me imaginando ali. :)
    Quero tb botar uma mesinha com uma banqueta, para apoiar a xícara de chá nos dias frios e a cervejinha nesse calorão…rs
    Bjão

    • 31.janeiro.2016

      Ai que divino vai ficar o seu cantinho Helena, já imaginei o relax total… quero uma rede tbm rs

  4. Juliana
    01.fevereiro.2016

    Olá Bruna

    Eu gostaria de saber, como você faz para receber press kits de empresas em casa? Como e onde você se cadastra pra receber? Ou a empresa entra em contato com você?

    Beijos!!

    • 01.fevereiro.2016

      Oi Ju, não tem cadastro nenhum não… as assessorias das empresas enviam para blogs, jornais, portais e revistas que tenham um número legal de acessos pra que os seguidores e leitores possam conhecer através do influenciador ou da mídia em questão! ;)
      Eles pegam a minha caixa postal que fica ali na lateral do blog e me enviam…
      Bjsss

  5. Lilian
    03.fevereiro.2016

    Oi Bruna, assim como amei o cantinho do café que vc postou anteriormente e me inspirou a fazer o meu, tb amei o da leitura!!! Simplesmente divino…

  6. 04.fevereiro.2016

    Bruna que ideias maravilhosas! Gosto muito da ideia de um cantinho pra leitura, eu procuro sempre ler, mesmo que às vezes não dê muito tempo, mas na cama acho desconfortável. Já guardei algumas fotos que tu postastes pra inspirar o meu <3

    Se quiseres conhecer o meu blog, da uma passadinha por lá. Beijo!

  7. 04.fevereiro.2016

    Acho que meu quarto atualmente é um grande cantinho da leitura hahahaha
    Adorei o seu, ficou lindo :3

    https://thaisawerner.wordpress.com/

  8. 31.maio.2016

    Amo ler, tenho meu cantinho e sou bem organizada, então, na minha agenda tem 1 hora de leitura a tarde que é de um livro e a noite leio 1 hora da bíblia antes de dormir. Muito bom!

  9. jessica
    28.janeiro.2021

    oi bruna no meu apartamento eu nao tenho sacada
    quero fazer da janela da minha sala um canto para leitura
    eu gostei muito dessa 3º foto que vc colocou
    onde esta essas almofadas azuis em cima desse movel branco
    alias onde consigo achar