02  02
2016
Finanças | Organização

Se livrando das dívidas e planejando as finanças em 2016

Começo de ano, geralmente é sinônimo de dívidas! Mesmo que os presentes de Natal já tenham sido pagos, agora é hora de pensar no IPVA, IPTU, material escolar etc. Mas cadê o dinheiro do 13º e férias? Aposto que foram gastos nas festas de fim de ano, não é mesmo? :D

Com tudo isso, será que ainda é possível administrar tudo e sair ileso dessas dívidas?

Com um certo planejamento, é possível sim!

Dicas de finanças pessoais para 2016

(via)

As primeiras contas que vem à mente são IPVA, IPTU e material escolar (para as mamães de plantão). Para todas essas contas, existe a opção de parcelamento. Mas, se existe a possibilidade de pagar à vista, é interessante fazer as contas e ver se vale a pena. Geralmente, o desconto não é tão grande, mas qualquer dinheiro a mais é bom né? Além disso, a chance de esquecer de pagar alguma parcela é grande. Pagar à vista evita essa dor de cabeça! :)

Dicas de finanças pessoais para 2016

(via)

Porém, se for preciso escolher algumas contas para parcelar e outras para pagar à vista, é hora de fazer algumas continhas. Por exemplo, o material escolar geralmente é parcelado no cartão de crédito (sem juros). Mas, se a situação apertar e não for possível pagar o valor total da fatura, começa a gerar um juros bem alto. Por isso, é melhor parcelar sempre o que tiver juros menor. Ou seja, neste caso o melhor a parcelar seriam as contas como IPTU e IPVA já que os juros não são tão altos!

É importante pensar no valor da renda atual que já está comprometido. Com o valor que sobrar, vá fazendo as contas para ver o que realmente se encaixa.

No caso de divídas de final de ano (presentes de Natal, viagens etc.), talvez seja uma boa ideia pensar em usar o dinheiro da poupança. Se o juros for maior do que o rendimento da poupança, vale a pena sim. :)

Mas, o mais importante mesmo, é se organizar durante o ano todo para que o próximo início de ano seja mais tranquilo. Ir deixando uma reserva na poupança, reservar parte do décimo terceiro, fazer uma viagem que gaste menos e assim por diante.

Com um pouquinho de planejamento é possível deixar o aperto de lado e se livrar das dívidas! :)

Esse é o terceiro post da série 2016: o ano da organização que estou fazendo aqui no blog. Espero que vocês estejam gostando!

Confira os anteriores:

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Pinterest  Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

11 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 02.fevereiro.2016

    Oi Bruna! Adorei o post. Inspirada em você esse ano comecei a aprender a economizar e organizar minha vida financeira! Que você continue sendo essa fonte maravilhosa de inspiração para nós!
    Sei que não tem nada a ver com o post, mas quero te fazer uma pergunta: Tem algum post no blog sobre decoração para casa alugada? Procurei e não encontrei.
    Aluguei uma casa linda, mas como você sabe não posso mexer nas paredes, devido a isso tenho medo até de usar fita dupla face. Você poderia fazer um post sobre decoração para casas de aluguel onde não possa mexer nas paredes, eu iria amar!
    Beijos e sucesso sempre!

    • 02.fevereiro.2016

      Oi Dayse,
      Vou fazer um post em breve… mas por exemplo, tinta e papel de parede não pode no seu caso? Muitas casas alugadas podem sim… desde que na devolução vc entregue pintado de branco… sabe?
      Bjsss

  2. Fabiana
    02.fevereiro.2016

    Oi Bruna! Sempre acompanho seu blog! Adoro tudo! Eu tenho uma dúvida e ñ sei se vc tem como me ajudar, eu posso postar fotos de Pinterest, tumbrl e se heart it? Estou começando um blog novo e não faço idéia de onde posso postar fotos…
    Bjs

    • 02.fevereiro.2016

      Sim pode sim Fabiana, é só linkar a imagem para a fonte!

      • Fabiana
        02.fevereiro.2016

        Obrigada querida por responder! Muito sucesso pra vc! Bjs

  3. Natassia
    02.fevereiro.2016

    Oi Bruna, boa noite. Eu perguntei no post sobre o gesso e vc não me respondeu: Quanto tem de profundidade (largura) e altura a sua sanca fechada?

  4. 02.fevereiro.2016

    Adoro aprender sobre planejamento financeiro! Gostei muito do post!

  5. DRYCA
    04.fevereiro.2016

    Bru muito bom o post eu q casei pouco adoro ver e receber essas dicas! e Parabens por toda sua atencao com seus seguidores, sempre respondendo e nos deixando por dentro de tudo! Estou por aqui Snap, canal, blog hehe
    (faz um tag vc e sua irma, acho bacana apresenta ela pra gente rsrs) beijooo sucesso

    • 04.fevereiro.2016

      Oi Dryca, ela é tímida, quando filmo ela no snap ela já morre de vergonha! :D