30  06
2016
Casa

Ar condicionado: como escolher a capacidade?

Você sabe qual é a capacidade ideal de um ar condicionado para a sua casa?

Capacidade de Ar Condicionado

(via)

BTU é a unidade de medida da capacidade de climatização de um condicionador de ar. Você precisa saber que não existe diferença na capacidade dos tipos diferentes de ar condicionado, essa capacidade só muda quando muda a quantidade de BTU’s. Portanto, dizer que o split gela mais do que o ar condicionado de janela é um grande mito!

Além de definir a capacidade ideal do aparelho, também precisamos economizar energia sem perder o conforto, para isso vamos conferir algumas dicas importantes abaixo.

Como calcular o número de BTU’s do seu ar condicionado

Primeiro, você deve medir a área do ambiente a ser climatizado, mas esse não é o único ponto a ser avaliado. A quantidade de eletrônicos dentro do ambiente também aumenta a temperatura dele, por isso, quanto mais eletrônicos dentro de um ambiente, maior deve ser a capacidade do ar condicionado.

Apenas para exemplificar, um ar condicionado de 9000 BTU’s é capaz de climatizar um ambiente com 9 metros quadrados, 5 pessoas, uma janela, voltado para o sol da manhã e com apenas um eletrônico. Se você aumentar a quantidade de eletrônicos para dois, precisará aumentar a capacidade do ar condicionado para 12000 BTU’s.

A quantidade de pessoas dentro do ambiente também interfere na temperatura, bem como a quantidade de janelas e se esse ambiente fica voltado para o sol da manhã ou da tarde, já que o sol da tarde é muito mais quente que o sol da manhã.

Capacidade de Ar Condicionado

Uma dica muito legal é o site arcondicionado.com.br, que oferece uma calculadora para que você insira todas as condições do ambiente, após isso, ela te mostra capacidade ideal do ar condicionado levando em consideração todos os pontos citados. Dessa forma não tem como errar na hora de escolher o melhor pra sua necessidade!

Evite comprar um ar condicionado com capacidade abaixo da necessária pois o conforto no ambiente ficará comprometido. Você também deve evitar comprar um modelo muito potente para um ambiente que não precisa, já que acabará gastando muito com a conta de luz. ;)

E como estamos no inverno aqui no Brasil, uma dica é optar por um modelo que tenha as funções Quente e Frio, deixando a casa aquecida ou resfriada quando necessário. Além dessas duas funções, a maioria dos modelos vem com funções extras como Desumidificar, para ambientes úmidos, Ventilar, entre outras.

Quem aí está com um ar condicionado na lista de desejos?
Me conte nos comentários!

Espero que tenham gostado das dicas. :)

7 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Thamires Alves
    30.junho.2016

    Oi Bru!!!

    Nossa caiu como uma luva esse post, estou procurando ar condicionado….. vou dar uma olhadinha lá no site.
    Obrigada!
    Bjosssss

    • 30.junho.2016

      Oi Thamires!
      Fico feliz que tenha gostado. :)
      Depois me conta se conseguiu encontrar o modelo que queria!
      Bjsss

  2. Marina
    01.julho.2016

    Oi!! Estou pesquisando sobre ar condicionado para meu apê, o problema é que não podemos furar as paredes e nem colocar nada para fora do prédio…Não sei o que fazer…

    • 01.julho.2016

      Oi Marina, seu caso é o mesmo que o meu!
      Sugiro você investir então em um ar condicionado portátil, vc coloca a saída de ar na janela como eu faço, e quando quiser pode guardar a qualquer momento. Existem versões somente frio, ou frio e quente também! ;)

  3. Chris
    01.julho.2016

    Fui em setembro no Sul e tinha dias que eu só conseguia dormir com o arcondicionado numa temperatura elevada. Realmente ajudava e muito para o frio. Principalmente que baiano com 23° graus já Ta tremendo de frio. Hauhauhauhauhauhauhau Depois, Bru, faz um post sobre lareira. Vi algumas portáteis que achei bem legal. Até sonhei em pensar, quem sabe, no apt quando recebermos (é na planta, mas eu já faço mil planos). Bjos

    • 03.julho.2016

      Oi Chris, se aqui em SP tem dias que não tá fácil, imagina no Sul!
      Vou anotar a sugestão de post. Bjsss e obrigada!

  4. 08.setembro.2017

    Acertar no Ar condicionado faz toda diferença no conforto de casa no verão, adorei as dicas!