11  07
2016
Reforma

Como ampliar ambientes pequenos usando porcelanato?

A maioria dos imóveis hoje em dia possui dimensões menores do que as que estávamos habituados, por isso o planejamento de cada ambiente, desde a reforma até a decoração, é cada vez mais necessário para conseguir a sensação de amplitude nos espaços. Existem muitos truques que ajudam nisso, mas hoje iremos entrar a fundo em dois deles: o piso e o revestimento!

O porcelanato é um revestimento cerâmico que pode ser usado tanto interna quanto externamente devido a alta qualidade que possui. Alguns modelos são indicados para áreas de alto tráfego enquanto outros para residências, lojas e escritórios. Sua absorção é próxima a zero, por isso é um dos revestimentos mais difundidos em muitos países como Itália, Espanha, China e Brasil.

Porcelanato sala

Na hora de escolher o piso e/ou revestimento para “ampliar” a sua casa ou apartamento, você deve levar em consideração alguns fatores:

A cor e o padrão

Ambientes com tons claros e neutros aumentam a impressão de frescor, ventilação e consequentemente o fará parecer maior do que realmente é. Dê preferência à pisos e revestimentos em cores claras, e se optar por padrões, prefira os mais neutros.

As fotos a seguir não são todas necessariamente de ambientes pequenos, mas selecionei para que vocês percebam o padrão, aplicação e cores de alguns modelos de porcelanato que cumprem o papel de ampliar visualmente pequenos espaços.

Porcelanato sala de jantar

É fato que o branco e bege são indicados para ambientes pequenos, mas nada impede que você opte por escalas de cinza, que lembram o cimento queimado, desde que sejam em tons mais claros.

Porcelanato de cozinha

Padrões que lembram mármore são ótimos para dar um ar elegante e amplo em espaços pequenos.

Porcelanato que imita Marmore banheiro

E se deseja optar por um ar mais aconchegante, a padronagem de madeira é muito indicada. Basta escolher o sentido mais adequado de aplicação do piso/revestimento.

Porcelanato madeira sala

Sentido de assentamento

Por falar nisso, o sentido da aplicação do revestimento influencia diretamente na sensação de ambiente menor ou maior. Revestimentos aplicados na parede na direção vertical dão a impressão de pé direito mais alto.

Porcelanato madeira parede

Pisos assentados na direção diagonal ou vertical são como truques de ótica que visam profundidade, portanto se ele possuir linhas, posicione-o na direção de onde desejar ampliar.

Porcelanato para quarto de bebê

Se puder usar o truque de continuidade entre parede e piso, sem o uso de rodapé, aplicando o piso e revestimento no mesmo sentido, fará com que o ambiente pareça maior.

porcelanato para sala

Tamanho da cerâmica

Sabia que ambientes pequenos parecem maiores com porcelanatos em peças grandes? (Eu mesma pude comprovar na prática nos meus banheiros e vocês acompanharam aqui no blog!)

Uma dica é medir certinho o espaço e se possível levar a planta até a loja ou arquiteto para que ele te ajude, mas basicamente tente utilizar formatos que não precisem de tantos recortes. Peças grandes pedem menos pontos de rejunte, por isso a sensação de amplitude é certeira.

porcelanato calacata mármore

O rejunte

Quanto menor a distância entre os pisos, melhor para a sensação de amplitude, por isso o porcelanato é uma das melhores escolhas, já que a maioria usa pouco rejunte. Para dar a impressão de um piso mais uniforme, escolha a cor do rejunte o mais próxima do tom do piso.

Porcelanato bege sala de jantar

Só de pesquisar esses revestimentos já me bateu uma saudade da época da reforma aqui do apê. Dá vontade de mudar tudo de novo ou quem sabe, partir para outro imóvel mais pra frente. São tantas as novidades e opções que não tem como não querer tudo, né! :)

Esses revestimentos lindos que vimos acima fazem parte da coleção 2016 da Biancogres. Postei só alguns, mas se quiserem ver mais, é só visitar o site deles e conferir os tipos de porcelanatos disponíveis. Tem um mais lindo que o outro!

3 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 12.julho.2016

    Adoro esse marmore branquinho com manchinhas <3 http://www.simsemfrescura.com.br/

  2. Tânia Zanetti
    14.julho.2016

    Oi Bruna!
    Essas dicas são muito válidas! Realmente funciona. Ano passado recebi meu apartamento que comprei na planta, Ele é super pequeno e como foi adquirido pelo programa minha casa minha vida já veio com piso e revestimento, A construtora não poderia entregar sem piso para que eu escolhesse. Então assim que recebi modifiquei algumas coisas (quase tudo kkkk). Troquei o piso cerâmico e aqueles rejuntes horríveis por um piso de porcelanato utilizando junta seca muito parecido com esse da última foto. No banheiro utilizei o revestimento na horizontal e deu uma sensação enorme de amplitude. Parece até outro banheiro, todo mundo que entra pergunta se eu quebrei alguma coisa, pois ficou muito maior em relação ao demais apartamentos (já que são todos iguais). e eu não mexi em parede alguma, mesmo porquê as paredes são de alvenaria estrutural. Estou terminando alguns detalhes e assim que possível eu te mando fotos para você colocar na coluna apartamento do leitor. Assim as pessoas que possuem apartamentos adquiridos através de programas habitacionais podem se inspirar. Tudo foi muito pensado para aproveitamento de espaço. Beijos. Fique com Deus.

    • 18.julho.2016

      Ai que demais Tânia, fiquei muito feliz por vc!
      Aqui tbm aconteceu o mesmo, algumas pessoas que tem apartamentos iguais (mesma planta) do mesmo prédio tbm acharam que aqui ficou parecendo maior. Truques de decoração são tudo né! :) heheheh