13  09
2016
Burocracia

Cooperativa Habitacional: saiba tudo sobre!

O seu sonho pode estar na Cooperativa Habitacional. Saiba o porquê!

O sonho da casa própria é uma coisa comum entre a maioria das pessoas, mas pode não ser tão fácil de conquistar infelizmente. Na maioria das vezes, a primeira opção que pensamos é recorrer ao famoso financiamento. Mas nós sabemos que é algo bem burocrático, e nem sempre é aprovado rapidamente. E vamos combinar que, em época de crise no nosso país, alguns bancos vieram mudando as regras e dificultando um poquinho mais a nossa vida!

Cooperativa Habitacional

(via)

Por isso, existem algumas alternativas ao financiamento e uma delas é a cooperativa habitacional. Já ouviram falar disso?

Bom, a cooperativa nada mais é do que uma associação de pessoas que se reúnem para comprar ou construir um imóvel. Na verdade, é exatamente o que as construtoras fazem, mas no caso da cooperativa, dá pra pular a parte burocrática de bancos e evitar uma boa parte de juros, e ainda, economizar uma grana!

A economia acontece, porque quanto maior a quantidade maior o desconto. Como são no mínimo 20 pessoas em cada empreendimento, é possível conseguir bons descontos nos preços de material de construção e mão de obra.

Cooperativa Habitacional

(via)

Todas as decisões são tomadas em conjunto, em assembleias, e todos os associados tem o mesmo poder de voto. Mas como não existe um órgão fiscalizador, é preciso ficar de olho na obra pra garantir que tudo sairá de acordo com o combinado.

Já existem várias cooperativas que você pode se associar. Mas, é preciso tomar muito cuidado antes de aderir a um empreendimento desses.

Como em qualquer outra situação na nossa vida, não queremos gastar nosso suado dinheirinho com promessas falsas. Por isso, é importante tomar algumas medidas antes de tomar a decisão:

  • O site Reclame Aqui é uma boa ajuda (inclusive para pesquisar qualquer tipo de empresa);
  • Verifique o estatuto aprovado em assembleia que descreva claramente todas as regras de funcionamento;
  • Você precisa ter acesso a plantas, relatórios financeiros e outros documentos que mostrem o andamento da obra. Tudo deve estar de acordo com o que for decidido em assembleia;
  • Será necessário também visitar as obras ao menos uma vez por mês para garantir que a execução está de acordo com as decisões coletivas;
  • Contratos devem ser lidos sempre. Nesse caso, você precisa entender bem o estatuto da cooperativa, pois terá que obedecê-lo. Se não entender direito, peça ajuda a um advogado;
  • Visite moradias já entregues pela mesma cooperativa, converse com os moradores e pergunte a opinião deles sobre a qualidade da obra e o cumprimento de prazos.

Se estiver tudo certinho, é só começar a contar os dias para o sonho se realizar. :)

Fique por dentro sobre o mundo das burocracias de imóveis aqui no blog!

2 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 15.setembro.2016

    Obrigada Bruna, é muito bom conhecer novas formas de aquisição imobiliária ! <3