15  12
2016
Casa | Decoração

Como pedir para suas visitas tirarem os sapatos no hall de entrada

Lugar de sapatos que vem da rua é no hall de entrada!

Sábios são os orientais que tem o costume de deixar os sapatos na porta de casa, não é verdade? Já parou pra pensar em quantos germes e bactérias trazemos para a casa todos os dias nos nossos sapatos? Não é à toa que por lá, em todas as casas existe um deck um pouquinho mais alto que o resto da casa, logo na entrada. Ali ficam os sapatos que vem da rua. É só trocar por um limpinho e andar à vontade pela casa.

Tá, mas esse não é um costume aqui no Brasil (infelizmente). Mas, loucas da limpeza que somos, ainda mais com a casinha nova, é difícil ver a galera entrando e saindo com aqueles sapatos sujos no piso limpinho! Então, como fazer para pedir que as visitas deixem o sapato na entrada, sem constrangê-los?

Sapatos no Hall de Entrada

1 | 2 | 3 | 4

Bom, no caso de apartamentos ou casas menores, o ideal é ter um cantinho no hall de entrada para a troca dos sapatos. Ali, você pode colocar uma sapateira, ou até mesmo improvisar uma estante com caixotes, e deixar disponíveis alguns pares de chinelos, pantufas ou até meias descartáveis, caso os convidados não queiram ficar totalmente descalços.

Assim que as visitas chegarem, avise-os que gostaria que eles tirassem os sapatos. Isso serve para aqueles amigos mais chegados que vão na sua casa comer uma pizza ou tomar um café.

Caso seja uma reuniãozinha maior, seria legal já avisar na hora do convite. Se houver um convite impresso, melhor ainda. Dá até pra fazer alguma brincadeirinha e deixar o clima descontraído. Por exemplo: “Aqui em casa não temos o costume de andar de sapatos. Então, cuidado para não vir com a meia furada.”. O aviso também serve caso a pessoa queira levar seu próprio chinelo.

Mas, se você tem vergonha de fazer esse pedido, existem outras táticas!

Alguns capachos já vem com a mensagem “por favor, tire os sapatos antes de entrar”. Já no hall de entrada, logo acima da sapateira, dá pra brincar com quadrinhos com esse tipo de mensagem impressa. E que tal pintar essa parede de quadro negro? Daí, você pode escrever a mensagem que quiser. Fica bem divertido!

 

Sapatos no Hall de Entrada

5 | 6

É claro que, mesmo assim, algumas pessoas ainda podem não se sentir confortáveis com a situação. Nesse caso, não tem como obrigá-los. O jeito é esperar a visita ir embora e passar um paninho no chão (quem nunca? hahaha).

Veja também:

Muitas dicas para decorar hall de entrada pequeno.

 

15 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 15.dezembro.2016

    Hahahahaha
    adorei a observação final do paninho no chão

    Nunca tinha pensado nisso
    Mas vou pensar em como fazer isso em casa!

    Bjoooos

    • 15.dezembro.2016

      Hahahaha em último caso, é o jeito kkkkkkk
      Feliz que gostou do post, Fe!

  2. Beatriz
    15.dezembro.2016

    Nossa como meu esposo fala:”Sou a neurótica da limpeza”, fico desesperada quando recebo visita em casa. Faço faxina para receber e na horas que eles vai embora to na faxina também. Não durmo sem a casa limpa novamente.
    Aí como tenho vergonha de pedir para eles tirarem os sapatos meu marido ajuda nessa tarefa.

  3. Ju
    15.dezembro.2016

    Este é um assunto delicado, pois tem pessoas que se recusam a tirar os sapatos, mesmo pedindo com gentileza, e sabendo que os anfitriões não gostam de sapatos em casa… A solução encontrei na minha dentista, e em um prestador da porto seguro: pro-pé! Comprei na loja de descartáveis… aqueles sapatinhos descartável que se usa em hospital,… não quer tirar o sapato, ok, mas coloque o pro-pé né colega… e prestadores de serviço então?! com aquelas butinas emborrachadas, tenho uma marca no piso de madeira q não saiu até hoje… da-lhe pro-pé neles também, rs. Só os da Porto Seguro mesmo que já levam seus próprios descartáveis, achei ótimo!…

    • 16.dezembro.2016

      Jura que os da Porto Seguro fazem isso? <3 Ai que amor, gente!
      Adorei a sugestão Ju!

      • Ju
        16.dezembro.2016

        Sim Bru, fiquei encantada também, pelo respeito com o cliente sabe. São os prestadores da Porto Seguro monitoramento, uns amores,

  4. 21.dezembro.2016

    Eu não me sentiria confortável em tirar o sapato, eu tenho um problema que chama hiper-hidrose plantar, meu pé soa muito e tenho vários problemas com isso, passar mil talcos, quando uso sapatilha tenho que por palmilha, um horror… dependendo da sandália não consigo usar porque escorrega, então tirar o sapato seria sim um constrangimento pra mim.. até porque o meu pé soa e é capaz de sujar mais o chão estando descalço do que com o sapato. Então, entendo a preocupação com germes e tudo mais, mas é importante pensar na visita também, nem sempre a visita é chata e insensível por não querer tirar o sapato, eu provavelmente não voltaria em uma casa que me pedisse isso.

    • 21.dezembro.2016

      Neste caso tbm não vejo problemas Juliana, tudo é uma questão de intimidade… quando estamos entre amigos e familiares mais íntimos é mais fácil de entrar num acordo!

  5. Thaís Gibert
    21.dezembro.2016

    Em.casa não andamos de sapato, então concordo com seu texto, só uma coisa que me incomoda, os sapatos no hall de entrada. Desculpa, mas as visitas do seu vizinho e nem o seu vizinho são obrigados a compartilhar deste hábito e cruzar com sapatos de outros, possivelmente de odores duvidosos, no hall de entrada. Minha opinião é que os sapatos devem ser deixados dentro da própria casa enquanto não tiver o aval de seu vizinho.

    • 23.dezembro.2016

      Mas o hall de entrada é dentro do seu apartamento ou casa Thaís! Nunca ouvi falar de alguém que deixa no hall comum do prédio! rs

      • 28.dezembro.2016

        Bru, já vi gente que deixa no corredor dos apartamentos.

        • 29.dezembro.2016

          Ah, aí já não acho tão legal, vai que vc abre a porta e sumiram os sapatos kkkkkk

  6. 28.dezembro.2016

    Lá em casa eu e o maridón tiramos os sapatos ao chegar, mas isso porque já virou costume nosso mesmo. Já teve gente ficando sem graça e querendo tirar os sapatos ao chegarem na nossa casa, mas não nos importamos com as visitas permanecerem calçadas.

    Beijos e sucesso!!!

  7. 03.janeiro.2017

    Poxa Bru, estava precisando ler esse post!
    Na minha casa eu sempre tenho que falar com as pessoas sobre isso e as vezes fica um pouco constrangedor.

    Beijos linda!
    Thais Nathios
    http://www.thaiinathios.com/