29  12
2016
Decoração

Instalações elétricas e a gás para eletrodomésticos da cozinha

O ambiente que mais necessita de pontos de luz é a cozinha. Neste local utilizamos diferentes tipos de eletrodomésticos como fogão, geladeira, forno de micro-ondas, freezer, máquina de lavar louça, liquidificador, batedeira, etc. E cada um desses aparelhos possuem diferentes tipos de voltagem, podendo ser necessários à utilização de circuitos independentes, ou seja, circuitos isolados para usos diferentes.

Instalação elétrica para cozinhas | Eletrodomésticos

Um dos problemas mais encontrados nestes ambientes é o número insuficiente de tomadas, mal dimensionamento de circuitos e em casos mais graves até a insegurança na instalação. Para evitar essas problemáticas, é recomendável a contratação de um bom profissional para que preveja um projeto de elétrica antes da construção ser iniciada, além disso o projeto deve estar em harmonia com o projeto estrutural e arquitetônico do imóvel.

Mas por que um projeto é tão importante?

Porque cada tipo de aparelho conta com uma carga necessária para a instalação elétrica. Sendo assim o projeto irá prever a quantidade de circuitos necessários para tomadas e pontos de luz, a capacidade que cada disjuntor irá utilizar, fios e cabos elétricos que deverão ser utilizados e todos os demais produtos elétricos que garantirão segurança aos usuários.

Mas para que fiquemos cientes da localização de cada tomada, precisamos saber que as dividimos em médias, baixas e altas. As tomadas baixas, posicionam-se a 45 cm do piso, tomadas médias e interruptores posicionam-se a uma altura de 1,20 m até 1,30 m do piso e tomadas altas, utilizadas para ar-condicionado e chuveiro elétrico, posicionam-se a uma altura de 2,00 m até 2,25 m do piso.

Quanto a localização de cada ponto, irá variar de acordo com o que está planejado no projeto de interiores de cada ambiente. Se você irá fazer uma cozinha planejada, o projeto irá prever a localização de cada eletrodoméstico.

Instalação elétrica para cozinhas | Eletrodomésticos

Mas para que tenhamos uma noção dessas quanto à altura, voltagem e melhor localização dos eletrodomésticos, podemos citar as seguintes instalações elétricas e a gás:

Geladeira

Utiliza-se a altura de uma tomada média (1,20 m a 1,30 m) para este tipo de eletrodoméstico que pode ser alocada atrás do equipamento. A voltagem da tomada pode ser 220v ou 110v dependendo das especificações da geladeira.

Fogão/cooktop

Podem ser de 2, 4, 5 ou 6 bocas. Os modelos podem ser de embutir, no caso do cooktop, ou de piso, no caso dos fogões. Quanto às tomadas, se no projeto será utilizado um fogão, utiliza-se tomada média, porém em projetos que se faz uso de cooktops, poderá ser embutida dentro do gabinete, de preferência embaixo da pedra que será alocado. A altura da instalação de gás dependerá do uso do instrumento a ser utilizado, seja ele cooktop ou fogão, desde que atenda as normativas legais e seja instalada por uma empresa credenciada.

Micro-ondas

A altura que se utiliza para o nicho do micro-ondas do piso é entre 1,30 m e 1,50 m, além de poder ser alocado em uma bancada de trabalho, neste caso o ponto pode estar a 95 cm ou 1,05 m de altura do piso. Estas tomadas muitas vezes ficam atribuídas a um armário e você pode passar o fio por baixo dele, apenas deve-se considerar que tenha uma distância de pelo menos 5 cm do armário.

Lava-louças

A sua localização, normalmente, é abaixo da bancada de trabalho, pode ser embutido na marcenaria do móvel ou ficar apoiado na alvenaria. Além disso, deve-se verificar a necessidade de um circuito (disjuntor) único, que dependerá do que estará especificado no manual do fornecedor. A máquina de lava louças pode ser utilizada uma voltagem de 110v ou de 220v.

Coifa

Neste tipo de eletrodoméstico, normalmente é utilizada uma voltagem de 220v e precisa de um duto para saída de ar. Normalmente é instalada entre 1,70 m a 1,80 m do piso. Para uso de depurador, necessita-se de apenas um ponto de tomada e deve ser de acordo com a voltagem do produto, além de não precisar de saída de ar.

Forno elétrico

Este tipo de eletrodoméstico sempre fica embutido na marcenaria da cozinha. É necessário um ponto de energia de 220v, que pode ser instalado em baixo da bancada de trabalho com uma altura de um fogão comum, ou em uma torre de aquecimento, com uma altura de 1,50 m, juntamente com o micro-ondas.

Tomadas de bancadas

Segundo o código elétrico, tomadas de bancadas devem ser posicionadas a 1,2 m de distância e a altura não pode passar de 45 cm, lembrando que você precisará colocar as tomadas 60 cm para dentro das extremidades da bancada. Estas são utilizadas pra uso de liquidificador, torradeira, batedeira, etc.

Deve-se considerar que todos os eletrodomésticos oferecem diversos tipos de especificações de acordo com o fabricante de cada marca, por isso a necessidade de se observar antes de fazer uso de diferentes tipos de instalações elétricas assim como instalações a gás.

Não perca também:

Dicas importantes antes de planejar a cozinha

6 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Mariana
    29.dezembro.2016

    Olá! Você colocou a coifa ou o depurador?
    Desde já, muito obrigada por todas as incríveis dicas que vc publica nesse blog tão aconchegante!

  2. Gabriela
    09.janeiro.2017

    Olá, Bruna, como vai??
    Conheci o seu blog em Outubro de 2016 e desde então, já o li quase todo!! Me identifiquei com a categoria, Meu Casamento!! Vou me casar em Maio de 2017, muito perto, meu Deus! Seus posts são de extrema utilidade, muito obrigada e feliz 2017!!

    • 11.janeiro.2017

      Feliz 2017 Gabriela! E o seu vai ser sensacional ein, casamento chegando, uuhuuuu!!! \o/
      Melhor dia da minha vida… foi muita emoção!

  3. Rosana
    09.janeiro.2017

    Olá Bruna, tudo bem?
    Acompanho você a muito tempo, adoro suas dicas de decoração e aptos de leitor.
    Eu gostei muito da sua cozinha e do trabalho da equipe Pedras Veneza.
    Por indicação sua fechei minha bancada da cozinha e lavatórios com eles.
    Amanhã eles irão no meu apto fazer a medição.
    Depois te conto tudo. Como ficou o trabalho, mas estou confiando que ficará tão bom quanto o seu.
    Parabéns pelo seu blog eu adoro. Bjs.

    • 11.janeiro.2017

      Ai que legal Rosana, fico muito feliz que te ajudei na escolha!
      Me conte sim, quero saber! :)