12  05
2017
Casa | Vídeos

Qual o melhor aquecedor elétrico de ar para a sua casa?

Depois do post e vídeo 7 dicas para manter a casa aquecida no inverno, recebi muitos pedidos para falar mais sobre qual o melhor e mais adequado aquecedor de ar. O pedido de vocês é uma ordem e cá estou eu! ;)

Aperte o play para assistir.

Para começar, vocês precisam observar duas coisas: as características do aquecedor e o local onde o aparelho ficará. No Brasil a maioria dos aquecedores de ar tem capacidade para atender espaços entre 20 a 25 metros quadrados, ou seja, quem tem um ambiente maior do que isso, irá precisar de dois ou mais aparelhos em pontos diferentes para que o aquecimento seja eficaz. O local influencia demais na hora da escolha, pois um ambiente com piso frio vai precisar de aparelhos mais potentes do que um local com piso de madeira ou carpete, por exemplo.

Tipos de aquecedor de ar

Tirando a tão conhecida lareira e também o sistema de calefação facilmente encontrado em países mais frios, temos em torno de outros sete tipos de aquecedores de ar, por isso as pessoas costumam ficar perdidas na hora de escolher o ideal.

Veja abaixo as características de cada um e descubra qual o melhor aquecedor de ar para a sua casa!

Aquecedor Incandescente

O aquecedor elétrico incandescente é o tipo mais barato, mas o que consome mais energia elétrica. É um aquecedor com resistência visível protegida por uma grade metálica. Não pode ficar em locais úmidos nem muito próximo a qualquer tipo de objeto. Este modelo aquece muito mais rapidamente que outros tipos de aquecedores, mas o calor fica concentrado próximo a resistência, ou seja, não é uniformemente dissipado no ambiente. São leves e portáteis.

Aquecedor de ar incandescente (elétrico)

Aquecedor Termoventilador

É um aquecedor elétrico barato também, mas funciona como um ventilador. Possui resistência acoplada à hélice, fazendo o calor dissipar melhor pelo ambiente. O resultado é mais eficiente já que tem um alcance maior. Além disso, possui regulador de temperatura, mas o consumo de energia elétrica também é grande assim como o incandescente. São aparelhos portáteis e leves para carregar.

Aquecedor de ar termoventilador

Aquecedor Cerâmico

Este aquecedor elétrico possui resistência também, mas a diferença é que ela é envolta em cerâmica, o que faz reter o calor e dissipá-lo de forma mais uniforme através de uma ventoinha. Por conta disso faz mais ruído, se assemelhando ao barulho de um ar-condicionado, mas a vantagem é que é um pouco mais econômico que os modelos anteriores e não ressecam tanto o ar. Podem ser portáteis ou de embutir na parede.

Aquecedor cerâmico | Aquecedores elétricos

Aquecedor à oleo

O aquecedor à óleo é um pouco mais caro do que os aquecedores elétricos (incandescentes), mas economiza até 15% mais de energia elétrica. Também possui resistência, mas o ar não entra em contato com ela, o que faz o ambiente não ficar com o ar ressecado. É mais silencioso que os demais mas não chega a ser ruído zero. A resistência aquece o óleo que há no interior e faz a troca de calor com o ambiente, por isso este tipo de aquecedor demora mais para aquecer. O óleo não precisa ser trocado, já que está fechado dentro do aparelho. Existem modelos com termostato que regulam a temperatura automaticamente de acordo com a necessidade.

Aquecedor à óleo | Aquecedores elétricos

Aquecedor à gás

De todos os modelos este é o mais perigoso e mais caro. Não é indicado para apartamentos por utilizar gás, mas sim para ambientes grandes como restaurantes, por exemplo. É pesado e embutido com sistema de encanamento. Se for planejado na construção de uma residência, o combustível é o mesmo utilizado na calefação. O modelo também é usado para aquecer água do banho e torneiras por meio de um junker.

Climatizador de ar reverso

Semelhante ao ar-condicionado, é portátil, mais caro porém mais eficiente que os aquecedores elétricos. Serve tanto para aquecer quanto para resfriar o ambiente, e portanto acaba sendo mais versátil ter apenas um aparelho para o verão e o inverno. A diferença do climatizador para o ar-condicionado é que não agride a camada de ozônio e ainda devolve o ar úmido ao ambiente, ideal para regiões com clima muito seco e baixa umidade do ar. Uma desvantagem é que geralmente são pesados apesar de serem portáteis e possuírem rodinhas.

Ar-condicionado reverso split

O aparelho de ar-condicionado com a opção quente e frio custa mais caro que aquecedores elétricos, mas tem a vantagem de ser mais potente e ainda poder ser utilizado no verão para resfriar o ambiente. Não apresenta risco de queimadura, espalha o calor de maneira uniforme e é mais silencioso. A desvantagem é que precisa ser instalado na parede por um profissional o que acaba encarecendo.

Ar-condicionado X Climatizador de ar

Mas afinal, qual tipo de aquecedor devo escolher?

Na hora de decidir, leve em consideração se a região onde mora faz um período pequeno ou maior de frio, se tem os dois extremos, talvez seja melhor investir mais em um ar-condicionado modelo quente/frio ou no climatizador. Se você precisa apenas de aquecimento em um período curto e no verão o calor é suportável, os aquecedores elétricos podem ser suficientes, mesmo que a conta de energia elétrica suba neste período. Se você não tem paciência de aguardar o ambiente aquecer lentamente, prefira os modelos como cerâmico, incandescente ou termoventilador, se não tiver problema de esperar um tempo maior, o modelo à óleo funciona muito bem.

O meu aquecedor elétrico

Como não tenho paciência de ficar esperando muito tempo e o inverno aqui em São Paulo é apenas um curto período, optei por este modelo cerâmico e gostei bastante. A conta de energia elétrica aumenta um pouco sim nesta época, mas utilizo somente em dias muito frios MES-MO. Trabalho de casa (home-office), e antes de comprá-lo, em dias muito frios e sem aquecedor, a vontade que dava era de se enrolar no edredom, tomar um chá quente e ver TV. Agora não mais, coloco ele dentro do escritório na função ECO (que desliga quando a temperatura do ambiente está adequada e liga novamente quando esfria), fecho a porta para manter o calor e meus pés não congelam mais (ufa)!

Uma hora antes de dormir levo o aparelho para o quarto, ligo e deixo aquecendo. Depois desligo pois não consigo dormir com o barulho, além de ser perigoso também. O único problema é que dá vontade de ter um em cada cômodo da casa, na minha sala ampliada eu teria que ter dois pelo menos para dar conta. Só que além do custo do aparelho, a energia elétrica iria lá no topo!

Aqui vão algumas dicas extras para usar o seu aquecedor e o susto na conta de energia não ser tão grande!

  • verificar se as portas e janelas estão bem vedadas;
  • usá-lo apenas quando pessoas estiverem no local;
  • tirar o aparelho da tomada quando não estiver sendo usado;
  • comprar aparelhos com o selo Procel com notas A ou B pois consomem menos energia elétrica.

E se quiserem ainda mais dicas, não deixem de conferir o post que fiz com 7 dicas para manter a casa aquecida no inverno. ;)

Alguns modelos que recomendo:

9 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. RDS
    12.maio.2017

    Aquecedores são tudo de bom no inverno, Tenho um da Gree, que é de cristal de silício, aquece super bem não faz barulho (só uns estalos enquanto tá aquecendo) e ele tem duas coisas que acho muito útil: controle remoto e timer para desligar sozinho; ainda mais no invernão que não dá nem coragem de levantar da cama e dormir com ele ligado a noite inteira dá medo,

  2. Tânia Zanetti
    23.maio.2017

    Oi Bruna! Adorei as dicas!
    Quando comprei meu apartamento pensei nessa questão do frio, apesar da minha região ser muito quente, muito mesmo! Mas como eu não gosto de sentir frio e não sabia como seria na época do frio em um ambiente mais alto resolvi investir um modelo de ar condicionado quente/frio, Como teria que pagar a instalação de do ar de qualquer forma achei que valeria a pena e não me arrependi, principalmente porque em um apartamento pequeno encontrar espaço para qualquer equipamento sem atrapalhar é um sufoco. Tempos depois minha mãe que é costureira e precisava aquecer o ambiente para realizar as provas das clientes teve problemas com um aquecedor desses elétricos na casa dela (a fiação não aguentou e o equipamento queimou). Daí já recomendei o ar condicionado quente/frio e ela está amando, pois serve tanto para os dias frios quanto para os dias quentes.

  3. Suellen
    30.junho.2017

    Adorei a dica!!!!!
    Queria saber se esse modelo que vc comprou tb oferece risco de queimadura, pois tenho criança e animal de estimação em casa.

    • 30.junho.2017

      Oi Suellen, na verdade o risco dele é menor porque a resistência tem a cerâmica, porém qualquer um pelo fato de aquecer é perigoso encostar a mão sim!
      Eu tenho um cachorrinho e fico atenta quando estou usando, mas ele é tão esperto que nem chega perto, muito doido né! rsrs

  4. luana
    12.julho.2018

    Pode me dar uma estimativa de quanto em média aumentou sua conta de energia com esse aquecedor ? para eu poder comparar e ver se vale a pena comprar um.

  5. Marcos Paulo
    16.abril.2020

    Nossa que excelente esclarecimento e utilidade pública.

  6. Simone
    29.maio.2020

    Pena não encontrarmos mais os aparelhos indicados:
    Aquecedor cerâmico Delonghi
    Climatizador de ar Consul
    Climatizador de ar Electrolux

  7. Vera Lúcia Sartorato
    03.agosto.2020

    Olá Bruna!
    Seu vídeo foi muito esclarecedor. adorei
    Gostaria de saber onde consigo comprar o aquecedor igual ao seu e qual o preço em média.
    Sei que talvez faça muito tempo mas se você puder me ajudar eu lhe agradeço muito.

    Abraços e desejo muita sorte para você.
    Vera Lúcia