27  06
2017
Casa | Organização | Vídeos

FAXINA DE MEIO DE ANO | Antimofo caseiro e desumidificador de ar [Clube da Casa]

Extermine o mofo de uma vez por todas com uma receita de antimofo caseiro, desumidificador de ambiente e muito mais!

Oi gente! Quem aí está sofrendo com o mofo nos armários, roupas, sapatos, paredes, teto do banheiro, entre outros?

Euuuuu! (Infelizmente).

Meu apartamento não bate Sol durante o dia, apenas após as 16 horas no pôr do sol, ou seja, muito fraco para eliminar a umidade que é muito alta na região onde moro (o Grande ABC – SP fica há uns 60 km da praia para quem não sabe!).

Por isso trouxe muitas dicas que aprendi e que tem me ajudado demais a eliminar o mofo de uma vez por todas!

Esse vídeo faz parte do Especial #ClubeDaCasa, um projeto muito legal do YouTube onde vários canais se reunem para dar dicas sobre um mesmo assunto e como o tema da vez era Faxina de meio de ano e estamos no inverno, na hora já pensei em falar deste problema com o mofo que acredito que muita gente também tenha por aí!

Faxina no closet | Exterminando o mofo

Os principais pontos onde o mofo se concentra no meu apê são no closet e no banheiro. Lembram que na época da reforma tive a ideia de fazer este “closet corredor” abrindo uma passagem de um quarto para o outro? Ele é uma mão na roda pois deixou mais espaço no quarto de casal, porém mesmo sendo aberto e não havendo portas, não existe janela lá dentro, o que dificulta a circulação do ar. E o banheiro da suíte é onde tem o chuveiro, ou seja, umidade na certa.

Meus sapatos, bolsas e jaquetas de couro e camurça são os que mais sofrem com o mofo no closet. Mas agora com esses “macetes” estou conseguindo driblá-lo por muito mais tempo!

Aperte o play no vídeo abaixo para conferir a minha faxina no closet e banheiro e todas as minhas dicas! ;)

Aproveite e se inscreva lá no canal do YouTube, deixe um comentário e não esqueça de clicar no botão Gostei para me incentivar a gravar mais vídeos para vocês. Só assim consigo saber se vocês estão gostando dos conteúdos que vou criando! ;)

Vamos à faxina de inverno!

A primeira coisa a fazer é retirar todas as roupas e sapatos do armário para lavar ou higienizar.

Preparei uma receita de antimofo caseiro, ideal para aplicar em guarda-roupas, paredes, banheiros (azulejos e box), cozinha, armários e gavetas. Previne o surgimento de fungos dentro dos sapatos, no carro e até na casinha do cachorro. O antimofo caseiro também combate ácaros, pois estes se alimentam do mofo. Sem mofo, menos ácaros!

Antimofo caseiro

  • 240 ml de vinagre de álcool branco (para minimizar as manchas)
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Misture o vinagre e o bicarbonato em um recipiente alto porque a solução vai efervescer. Coloque a mistura em um borrifador e comece a usá-la nas superfícies previamente limpas com um pano úmido ou como a limpeza de costume. Após 10 minutos, passe um pano seco para limpar (no meu caso ainda liguei o ventilador lá dentro do closet para secar ainda mais rápido).

Aplique sempre que for fazer a limpeza no local. Se houver a possibilidade de deixar gavetas no sol no momento de aplicar o produto para acabar com o mofo, o resultado é ainda melhor (pena que eu não tenho como fazer isso!).

Desumidificador de ar | Tudo sobre como combater o mofo

Desumidificador de ar

Se o local é realmente muito úmido, somente a limpeza eventual com essa solução não será suficiente.

Vocês já devem conhecer o famoso umidificador de ar, certo? Sabia que existe a versão contrária também? O desumidificador de ar ou também conhecido como desumidificador elétrico de ambiente é recomendado neste caso, pois a função dele é retirar a umidade relativa do ar e mantê-la em porcentagens saudáveis entre 40 e 60%.

O reservatório vai enchendo de água e a maioria dos aparelhos desligam sozinhos se o nível máximo de água for alcançado. Uma dica é escolher o modelo de acordo com o espaço em metros quadrados que você tem a ser desumidificado!

Para quem me perguntou lá no YouTube, o modelo do meu desumidificador de ar é este aqui. Mudaram o design da época que comprei, mas o modelo é o mesmo!
Também já ouvi falar bem deste outro modelo aqui.

Circulação do ar

Sempre que possível, deixe as janelas abertas para o ar circular durante o dia. E se tiver suíte, deixe a porta do banheiro fechada para evitar que o vapor do chuveiro vá para o quarto.

No closet tenho utilizado o ventilador de ar além do desumidificador, principalmente em dias chuvosos e mais úmidos.

Como limpar o mofo de paredes, tetos e rejuntes?

A água sanitária é ótima para exterminar o mofo principalmente em banheiros, mas dependendo da superfície como madeira por exemplo, não é recomendado utilizá-la. Como vocês viram no vídeo, borrifo água sanitária pura nos cantinhos do teto e rejuntes, e deixo secar sozinho. É incrível como o mofo some todo!

Na parte principal do teto passo a água sanitária com um pano, mas não esqueça de utilizar luvas, e se possível, um óculos de proteção para não espirrar nos olhos. Para quem tem alergias, é recomendado utilizar até uma máscara para não sentir o cheiro forte dela!

Espero que vocês tenham curtido as dicas! Tentem executá-las em casa e me contem se ajudaram, ok?

O mofo é o causador de muitas alergias principalmente nessa época do ano e fazer uma faxina de meio de ano, além de contribuir para diminuir esses problemas, também renova as energias da nossa casa para a chegada do segundo semestre!

Me contem o que vocês costumam fazer na casa de vocês para limpar e evitar o mofo?

Não deixem de conferir mais dicas de limpeza e decoração de inverno aqui no blog! ;)

7 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Bela Flor
    29.junho.2017

    Olá!
    Post interessante…
    Eu também estou na briga contra o mofo… No meu apê quase não pega sol também, e, agora no inverno, a falta de sol se intensifica e o mofo, infelizmente, se instala… O problema é que não posso com a água sanitária, pois sou alérgica… Então, preciso ir atrás de outros materiais para resolver o problema do mofo…
    Em tempo, os ácaros domésticos não se alimentam de mofo… Eles se alimentam de restos de pele humana… https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81caro
    Mas, mesmo assim, o mofo é um caso sério e pode desencadear vários tipos de alergias…
    Até mais.

  2. Alessandra de Oliveira
    30.junho.2017

    É Bruna, aqui em São Bernardo não é fácil! Quando vim para cá, há uns vinte anos, nem sabia o que era sinusite. Depois que nasceu minha primeira filha, também sofri com as doenças infantis em decorrência da umidade. Mas aprendi, como você, na pratica, abrindo janelas, ventilando eliminando excessos de coisas que juntamos e usando muuuuiittto bicarbonato! Beijos!

    • 30.junho.2017

      Menina, não é fácil morar nessa região por causa disso rs, mas amooooo morar aqui mesmo assim! hahahah
      Bjsssss

  3. Priscila Góes Leal
    06.julho.2017

    Obrigada pelo Post Bruna, ando sofrendo com mofo e estou desesperada!! Meu apê fica fechado o dia todo, pois trabalho e meu marido tbm.
    Como não fica ninguem em “casa” deixo tudo fechado.
    Vou seguir suas dicas e te conto o resultado “.)

    • 06.julho.2017

      É complicado demais, né Pri!
      Espero que essas dicas te ajude! Me conte sim, vou adorar saber!
      Um beijo

  4. 18.julho.2017

    Veja só, nós também estamos sofrendo com o mofo aqui em nossa região. Quase todos os meus amigos reclamam de mofo em casa. São paredes, guarda-roupas, roupas, sapatos, tudo! O post ajudou muito. Obrigado por tirar um pouquinho do seu tempo para escrever e falar aqui no blog. Continue, nunca pare! Vou tentar seguir a dicas. Beijos!

    • 19.julho.2017

      Obrigado Leandro!
      Desde o dia que gravei esse vídeo nunca mais mofaram minhas coisas (pelo menos até o momento!).
      Abraços