04  08
2017
Casa | Livros | Organização | Organização Pessoal

3 LIVROS QUE IRÃO MUDAR A SUA VIDA | Organização e Desenvolvimento

Indicação de livros: Organize a sua vida toda e tenha a rotina dos sonhos!

Eu tô aqui hoje para dividir com vocês, 3 livros que li nos últimos tempos e que irão mudar a vida de vocês para melhor!

Aproveitem já para se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder nenhum vídeo novo sempre que eu postar. ;)

E vamos ao conteúdo de hoje. Aperte o play no vídeo abaixo!

Quem me acompanha desde o início do blog e do canal, sabe que eu sempre fui uma pessoa apaixonada por organização e por desapegar das coisas que não me fazem falta. (Deve ser porque sou uma virginiana nata!). Mas mesmo assim, sempre estou em busca de melhorar mais isso em mim.

Primeiro indicação de livro para começar a organizar a sua casa!

Em 2015 me deparei com aquele livro A Mágica da Arrumação, da Marie Kondo, que ficou muito famoso no mundo todo. E logo após concluir a leitura, fiquei tão motivada, que comecei a colocar muitas dicas dela em prática aqui no meu apartamento.

Desapeguei de muitos itens que acabei trazendo para cá na mudança e que já nem faziam mais sentido na minha vida, não me traziam alegria como ela mesma fala no livro, mas eu mesma nem tinha me dado conta disso, eu simplesmente deixava eles ali porque eram lembranças de alguma fase da vida, mas sequer olhava para essas coisas mais.

3 Livros que irão mudar a sua vida

Sem contar que muitas dicas de como otimizar os espaços nos armários e gavetas são incríveis, principalmente para quem mora em espaços pequenos como eu!

Obviamente que nem tudo que ela diz no livro eu apliquei, pois acho que algumas coisas não funcionam para todo mundo. Por isso recomendo que vocês tirem dele apenas o que acharem legal para a vida de vocês. Saiba mais mais sobre ele aqui.

Segundo livro para organizar a sua vida toda!

Ano passado eu acabei lendo um outro livro que também tem um pouco a ver com o primeiro, só que este não é apenas sobre desapegar de coisas materiais. Tem um contexto geral da nossa vida mesmo, sabe! E este foi o que fez ainda mais sentido na minha vida.

Chama-se Essencialismo – A disciplinada busca por menos , e como o próprio nome já diz, trata-se de manter apenas o essencial em nossa vida, mas isso vale tanto para coisas materiais quanto pra tudo, desde amizades, trabalho, atividades que fazemos, perfis que seguimos na internet etc.

Basicamente o essencialismo que o autor defende no livro, é uma forma de organizar a nossa vida, trazendo um significado maior através de escolhas conscientes. Ele diz que devemos concentrar nosso tempo e nossa energia no que realmente importa e não deixar que outras pessoas escolham por nós.

É você olhar para todas as atividades e projetos que está tocando no momento e escolher as que não estão te levando para lugar algum, descartando-as. Concentrar sua energia em poucas coisas fará você ir muito mais rápido adiante do que dividir essa energia entre muitas coisas ao mesmo tempo.

Depois que li esse livro, percebi que já havia usado algumas das técnicas antes mesmo de o ler e notei que foram momentos cruciais e que mudaram o rumo da minha vida.

Quero deixar claro que não estou falando para NINGUÉM FAZER O QUE EU FIZ, ok?! :D

3 Livros que irão mudar a sua vida

Mas um dos exemplos que aconteceu comigo, foi quando eu trabalhava exaustivamente em agências de publicidade e design, fazendo horas extras até de madrugada para entregar o job ao cliente e enquanto isso também já escrevia o blog há uns dois anos, fazia conteúdo para as minhas redes sociais e havia criado o canal do youtube há poucos meses.

Em mais uma dessas semanas de loucura na agência, estava praticamente sem dormir direito a semana toda de tanto virar noites no projeto, mas no fim de semana eu tinha uma viagem pessoal programada e no fim do dia na sexta-feira me avisaram que tinha que ir trabalhar o dia todo no sábado também.

Neste momento eu repensei a minha vida e vi que não queria mais isso para o meu futuro, não estava mais feliz trabalhando dessa maneira, e então fiz a escolha do NÃO ao invés do SIM que sempre dizia. Depois desse dia nunca mais trabalhei dentro de uma empresa e isso já tem mais de quatro anos.

Escolhi o que era essencial para mim, aquilo que realmente importava e segui em frente com todas as minhas energias. Enquanto estava dividindo minhas energias em várias coisas ao mesmo tempo, nada caminhava como deveria!

Como eu falei, isso vale pra tudo na nossa vida, desde pessoas do seu convívio que não te fazem bem, atividades que você faz, como por exemplo muitos cursos ao mesmo tempo. No início deste ano eu fiz um vídeo de Metas 2017 divididas em 5 pilares e tem tudo a ver com Essencialismo. Saiba mais sobre o livro aqui!

Terceira indicação de livro é para desenvolver bons e novos hábitos e exterminar os ruins!

O último livro que me fez enxergar a vida por um outro ângulo foi O Poder do Hábito.

A gente não se dá conta do porquê fazemos ou não fazemos as coisas em nossas vidas. Nesse livro o autor nos mostra através de estudos científicos porque algumas pessoas conseguem seguir uma nova rotina e outras não.

Como fazer para desenvolver novos hábitos e eliminar maus hábitos que temos, sabe aqueles que parecem até enraizados e nunca conseguimos mudar? Existe todo um conceito biológico e psicológico por trás disso.

Eu tenho colocado em prática na minha vida, e já está funcionando muito. A primeira coisa que implementei foi o hábito de ir dormir cedo e levantar as 5 da manhã para ir à academia. Quem me acompanha lá no insta stories do @comprandomeuape_oficial tem visto a minha evolução e tem mudado a minha vida para melhor. Os efeitos surtiram até na minha vida pessoal e profissional, ou seja, esse é mais um livro que recomendo demais mesmo! Saiba mais aqui.

3 Livros que irão mudar a sua vida

DICA BÔNUS

Aproveitando o gancho de ter uma vida apenas com coisas essenciais, uma coisa que mudei totalmente nos últimos tempos foi doar a maior parte dos meus livros físicos e substituir pela leitura no Kindle.

Achava que jamais iria me acostumar a ler livros de forma digital, mas como ele é feito especialmente para leitura, não cansa a visão. Valeu muito o investimento, pois os livros digitais custam muito mais barato e posso carregar até 2 mil livros aqui dentro se quiser, sem ocupar espaço algum na minha casa!

Espero que vocês tenham curtido essas dicas, mas não esqueçam de colocar em prática após ler cada livro, só assim vai ter valido a pena cada leitura, não é mesmo? ;)

Não esqueçam de ficarem ligadinhos nos próximos vídeos e posts aqui do blog!

E se você gostou da indicação dos livros, compartilhe com seus amigos e amigas, clique no botãozinho GOSTEI no vídeo para me incentivar! \o/

6 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 04.agosto.2017

    Opaaa
    Títulos anotados!
    Tô bem precisada de organizar minhas coisas!

    Bjooos Bruna

    • 04.agosto.2017

      É isso aí Fe!
      Depois me conte o que achou deles! ;)
      Espero que goste!
      Bjo

  2. Juliana
    04.agosto.2017

    Bru, se vc já está acordando às 5h00, vai gostar de incluir nesta lista de livros “The Miracle Morning” , que fala sobre os benefícios que temos ao acordar cedo, mas não acordar por acordar, mas sim acordar com propósito, e o livro traz um ritual que irá guiar seu dia, sua rotina, sua vida, e um dos 5 rituais que ele lista é exatamente o exercício (os 5 rituais são: silêncio, afirmações, visualização, exercícios, leitura e escrita). Li e gostei bastante. Sobre organização, li o da Marie Kondo, da Micaela Goes, da Donna Smallin, da Rafa Oliveira, da Thais Godinho, nós que adoramos organização é um prato cheio… Ainda falta eu ler o poder do hábito, e o essencialismo. Também tem o livro getting things done do David Allen, que tbm é muito bom, e no Netflix tem uma serie The Minimalism, acho que segue a mesma linha…
    Um Beijo, Ju

    • 07.agosto.2017

      Oi Ju! Eu já li esse, tentei colocar em prática mas não virou um hábito, apenas a meditação e os exercícios mesmo, mas já valeram super a pena!
      O filme Minimalism do Netflix eu tbm assisti, mas não concordei com tudo não, eles exageram muito na questão de ser minimalista rs!
      Um beijo e obrigada!

  3. Marta
    15.agosto.2017

    Gostaria de fazer parte do seu grupo.

    • 16.agosto.2017

      Oi Marta, seja bem-vinda ao blog!
      Para você acompanhar e não perder nenhum post vc pode digitar seu e-mail ali na lateral ou seguir o facebook e instagram do Comprando meu Apê que sempre aviso quando tem postagens novas! ;)
      @comprandomeuape_oficial no insta
      https://facebook.com/comprandomeuape
      Beijos