02  08
2016
Casa

8 dicas para economizar energia elétrica

Cuidados com o uso de alguns aparelhos na hora da conta de energia elétrica!

Todos nós sofremos com o aumento de energia elétrica, mas sabemos que está presente em todos os nossos dias e é muito difícil ficar sem já que muitas de nossas necessidades básicas são supridas com ela. A grande preocupação é em relação a conta no final do mês, por isso precisamos utilizar alguns métodos para economizarmos e não nos assustarmos na hora de pagar!

Veja abaixo 8 dicas importantes na hora de utilizar alguns aparelhos que consomem muita energia elétrica, ajudando a diminuir a conta, e também, colaborando com o meio ambiente.

Como economizar energia eletrica

1. Ferro de passar roupa

Procure não utilizar o ferro de passar roupa todos os dias. Espere acumular uma quantidade de roupas considerável e eleja um dia na semana para passar todas juntas. Esta mesma dica vale na hora de utilizar a máquina de lavar louça e de lavar roupa, espere acumular uma grande quantidade para ligar o aparelho. Muita gente não sabe, mas o grande consumo acontece na hora de ligar o aparelho.

2. Chuveiro elétrico

Quando for utilizar o chuveiro elétrico, lembre-se de desligá-lo enquanto se ensaboa assim como enquanto passa o shampoo o cabelo, dessa forma além de economizar energia elétrica, você também economiza água. Diminua o tempo de banho e utilize o chuveiro na posição “verão” sempre que for possível. Lembrando que a potência elétrica do chuveiro é a relação direta entre a tensão da rede (220 ou 110 volts) pela corrente elétrica, e não o contrário como muitos pensam, ou seja, se o chuveiro tem 6 mil watts de potência, ele irá consumir a mesma quantidade de energia elétrica ligado na tensão de 220 ou 110 volts.

3. Geladeira

Quanto as geladeiras, as mais antigas são grandes vilãs na hora de consumir energia elétrica, se este é o seu caso, busque trocá-la assim que possível por um modelo mais novo. Outra dica é não posicioná-la ao lado de fogões, que tendem a aquecê-la forçando o aparelho a usar sua potência máxima para garantir que a temperatura termostato, o mesmo acontece se colocarmos alimentos quentes na geladeira, espere esfriar primeiro antes de guardá-los.

4. Computador

Atualmente o computador é um aparelho indispensável no nosso dia a dia, porém procure não deixá-lo na tomada o dia todo, se não for utilizá-lo desligue-o. Caso não saiba, o computador, considerando somente a CPU, em relação ao consumo de energia, pode ser comparado a uma lâmpada incandescente (grande consumidora de energia) de 150 watts ou mais.

Como economizar energia eletrica

5. Ar condicionado

Como moramos em um país tropical, o uso do ar condicionado tem se tornado indispensável no nosso dia a dia. Este aparelho possui tanto a capacidade de resfriar o ar, como aquecê-lo, porém é um grande consumidor de energia elétrica. Por isso, para estes aparelhos terem um bom rendimento energético, recomenda-se mantê-los sempre limpos e manter as portas e janelas sempre fechadas quando o aparelho estiver ligado. Além disso, procure adquirir aparelhos que tenham a classificação A, do selo ENCE, e que tenham o selo PROCEL.

6. Televisão

Para televisores, a dica é adquirir as do tipo LED que são mais econômicas, quanto ao consumo, pois não produzem calor. Porém cada uma possui um tipo diferente de consumo, a potência de um aparelho convencional é equivalente a uma lâmpada de 65 watts. Além disso, a dica dos computadores também vale para os televisores, procure não deixá-los ligados enquanto não está utilizando-os.

Como economizar energia eletrica

(via)

7. Lâmpadas

Na hora de escolher o tipo de lâmpadas para utilizar em sua casa, opte pelas lâmpadas fluorescentes, que consomem 4 vezes menos energia elétrica e chegam a durar até 8 vezes mais. As lâmpadas de LED também são uma opção, pois seu consumo é o menor de todos, se comparada as lâmpadas incandescentes, economizando quase 90% e durando imensamente mais, porém, o preço ainda é um pouco maior. Outra dica, é apagar as luzes ao sair dos ambientes que não estará mais utilizando.

8. Relógio de força

Fique atento ao relógio de força certificando que não há vazamento de energia. Você pode conferir isso retirando todos os aparelhos da tomada e verificando se o medidor de consumo ainda está rodando, caso esteja, certamente haverá alguma fuga de corrente em algum ponto da rede elétrica de sua casa/apartamento. Procure um eletricista confiável e analise a situação.

Quais medidas vocês geralmente tomam para economizar energia?

Por aqui já começamos a trocar as principais lâmpadas por LED (aos poucos, já que o preço é salgado!). Como estamos no inverno e moramos em apartamento, a secadora de roupas está sendo mais utilizada, assim como o aquecedor de ambiente, mas para compensar, diminuímos o número de lâmpadas acesas e vamos reduzindo o uso de outros aparelhos eletrônicos. :)

5 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 02.agosto.2016

    Oi, Bruna! Aqui em casa, somos em dois, e como não paramos em casa (os dois trabalham), a conta de luz vem baixa, mas sempre estou economizando na luz e água, adorei as dicas, faço quase todas! Beijos. :*

    • 05.agosto.2016

      Putz aqui vem bem alta pq uso a energia pra trabalhar… mas vou economizando no que dá!

      • 06.agosto.2016

        Imagino, Bruna! Quem trabalha em casa é mais complicado. Beijo!!!

  2. Barbara Leonéllo
    04.agosto.2016

    Muito bom seu post, mas sério que cada lâmpada de LED custa R$2.800,00 ?
    Uma dica, faz um post falando sobre as novas lâmpadas económicas por favor? Por exemplo, qual lâmpada de luz branca clareia mais, e qual lâmpada amarela é ideal para quartos, e qual lâmpada ideal para abajures , para deixar uma claridade confortável?

    • 05.agosto.2016

      Não Barbara, esse gráfico é de um exemplo de projeto de iluminação com muitas lâmpadas. Lâmpadas de LED ultimamente custam em torno de 20 a 100 reais, dependendo do nível de iluminação!