Tipos de cubas para o banheiro

Arquivado em: Meu Apê, Reforma

Estou na fase de escolher as cubas para os banheiros (na verdade estou em várias fases ao mesmo tempo! #tenso), e sempre bate aquela dúvida: qual tipo escolher? Qual é melhor? Qual é mais fácil de limpar?

Com a pesquisa que venho fazendo e separando nas minhas pastinhas de inspirações, resolvi compartilhar com vocês, até mesmo pra ajudar quem está na mesma fase que eu!

Então vamos às diferenças que existem entre os principais modelos de cubas existentes no mercado.

CMA_cubas_1

As cubas de embutir são os tipos mais conhecidos e mais econômicos. São coladas por baixo da bancada e esta precisa ter um recorte na medida exata da cuba.

CMA_cubas_2

As cubas de apoio são peças colocadas inteiramente sobre a bancada e precisam apenas do furo para o escoamento da água.
Fiquem atentos às torneiras para este tipo de cuba, pois elas devem ser de parede ou então deve-se adquirir uma torneira mais alta do que a cuba utilizada. E tenha uma atenção especial também à altura da bancada que deve ser mais baixa do que o comum.

CMA_cubas_3 Cubas de sobrepor são bem parecidas com os modelos de embutir, mas ao contrário delas, são embutidas pelo lado de cima da bancada deixando uma moldura aparente o que dá todo um destaque especial.

 

CMA_cubas_4
As cubas de semi-encaixe são ideais para quem não pode fazer uma bancada com grande profundidade. Elas são encaixadas apenas pela parte de trás, e a parte da frente fica para fora da bancada.
Para banheiros pequenos não esqueça de verificar a abertura da porta, pois caso for perto da cuba, talvez tenha que fazer a troca por uma porta-camarão ou porta de correr em trilho.
Este tipo de cuba também tem a opção de vir com toalheiro já embutido na parte frontal. Mas neste caso, sugiro colocar um tapete no chão pois toda vez que lavamos as mãos, ao procurar a toalha para secá-las, algumas gotinhas d’água sempre acabam caindo!

 

CMA_cubas_5
As cubas de parede, como o nome já diz são fixadas diretamente na parede sem precisar de bancada. Mas também podem ter o apoio de bancadas, e neste caso não precisam de materiais que suportem muito peso já que o peso estará distribuído na parede. Elas ficam lindas em bancadas de vidro por exemplo!

 

CMA_cubas_6
E pra finalizar, as cubas esculpidas são feitas no mesmo material da bancada. Podem ser de granito, mármore, silestone, nanoglass, porcelanato, entre outros. Não necessitam de adquirir uma cuba separada e ainda fazem o ralo ficar escondido com um rasgo no fundo abaixo da rampa.
Como dica, peça para que a rampa seja como uma “tampa removível”, pois quando é fixa ao passar do tempo pode criar o famoso lodo, já que não temos como limpar abaixo dela e isso pode causar um cheiro desagradável!

 

Essa imagem abaixo é da bancada e cuba que a construtora colocou nos meus dois banheiros e eu não curti.
Mas mantendo os pés no chão, afinal são muitos gastos nessa fase pré-casamento, decidimos trocar pelo menos elas e manter outras coisas para não pesar no bolso. Acho que o simples fato de trocá-las já dará um novo visual aos banheiros, não acham?

 

CMA_cubas_7
Já cotei a cuba esculpida, assim como a bancada reta com cuba de apoio redonda e também quadrada.
Mas apesar de achar a quadrada um luxo, já sei que ela não é nada prática no dia-a-dia pois acumula água, poeira e pasta de dente nos cantinhos. Então caso fosse quadrada, teria que ser arredondada dentro como estes modelos abaixo.

 

louça sanitária para banheiros Roca
Mas ainda assim não gosto tanto delas, então tudo indica que eu fique com uma redonda de apoio mesmo. Aliás, encontrei estes modelos da Celite em oferta. Parecem boas, principalmente a redonda!

 

CMA_cubas_9
Essa quadrada ainda é minha paixão, e olhando de perto ela não é tão reta dentro, mas mesmo assim bate um receio de ficar acumulando sujeira nos cantinhos toda hora.

 

Alguém tem estes modelos para me contar a experiência que tiveram?
E quais modelos de cubas vocês mais gostam e indicam?
Deixem aqui nos comentários para que todos os leitores possam aprender novas dicas também! :)

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube

56 comentários Comentar via blog

Comentários via facebook

Comentários via blog

  1. Alessandra

    Nao acumula nao pode compra… a da minha casa é igual…

    Responder
    1. Hmm, fiquei feliz ein Alessandra!
      Obrigada! :)

      Responder
  2. Fabiana

    Ola Bruna, tudo bem? Eu tenho exatamente essa cuba quadrada da celite e nunca tive problemas com acumulo de agua e sujeira (ja tenho ela ha mais de 1 ano e meio). Ela demora para escorrer a agua (o que tambem pode ser problema com o ralo), mas depois fica sequinha. Bjos.

    Responder
    1. Ai que maravilha Fabiana! o/
      Obrigada por me contar!
      Bjs

      Responder
  3. Oiê flor, adorei o post!
    Eu amoadoro a quadrada.. e ela já é a escolhida! rs
    Quanto acumular sujeira, andei pegando umas indicações e as pessoas dizem que isso é mito. Que vc mantendo a limpeza normal do banheiro não tem nenhum problema. Já a redonda eu não indico muito, a minha mãe comprou uma em vidro, e molha tudo ao redor quando a gente utiliza, talvez seja por causa da torneira… não sei… rs. Então… fico com a quadrada! :D

    Beeijos

    Responder
  4. Tatiane Almeida

    Bruna Dalcin adorei seu post! Foi de grande valia…ainda estou em dúvida se coloco a cuba de apoio ou de semi-encaixe :( rs…eu vou comprar a quadradinha mesmo não tem jeito, já tentei pensar na redonda mas não vai…prefiro limprar os cantinhos sempre do que depois entrar no banheiro e não me sentir feliz com a redondinha rs. Tenho uma imensa dúvida e gostaria que me desse sua opinião….fazer a bancada em madeira é ruim? Pq qdo fiz o meu projeto do planejado está assim…daí algumas pessoas falam q não é legal, pois com um tempo pode dar problema na madeira….#se alguém tiver a bancada em madeira poderia me dizer como é?! Obrigada…bjs Bru

    Responder
    1. Oi Tatiane,
      Então eu penso como vc tbm rs
      Quanto a bancada em madeira, realmente elas duram menos por conta da água, com o tempo vai estufando, mas se você utilizar formica nela toda, aí já vai proteger muito mais!
      Bjão

      Responder
  5. Adriana

    Olá, Bruna.
    Eu tenho este último modelo da Celite (última foto), também fiquei com receio de acumular sujeira nos cantinhos, mas é tranquilo, não tive problemas. Não tenho blog, mas acompanho o seu, parabéns, suas dicas são ótimas.
    Bj,
    Adriana Ricardo

    Responder
    1. Oi Adriana!
      Ai que maravilha saber disso, nossa então preciso voltar lá na loja pra pegar a promoção rsrs
      Bjs

      Responder
  6. Ana

    Comprei cubas quadradas e também ouvi essa história de que é difícil de limpar nos cantos.. mas olhando de perto, pelo menos as que eu comprei, os cantos são arredondados. Não tem como a sujeira ficar presa, sabe? Pode até ser que acumule no canto mas deve ser tranquilo limpar… bom, veremos!

    Responder
    1. Oi Ana, eu tbm penso como vc!
      Bjão e obrigada!

      Responder
  7. Silvia

    Eu tenho quadrada em casa e não vejo diferença com relação a sujeira não! Bobagem falar que acumula mais do que a redonda!!

    Responder
    1. Hmmm bom saber disso! Oba!
      Obrigada Silvia

      Responder
  8. Michelle Garcia

    Adorei o post… mas já passei dessa fase! Ufaa! rsrs
    Escolhi o modelo da Deca (redonda) de apoio.
    Realmente a escolha da torneira faz toda a diferença e até agora não tive nenhum problema com o modelo escolhido (Celite – Bica alta de mesa) e muito menos com a limpeza da cuba. Super tranquilo!

    Beijo

    Responder
  9. Fernanda Prado

    Bruna, reformei meu apê a um ano (escrevi pra você no post do gesso) e usei a pia de semi encaixe arredondada dentro, não gostei, se servir como dica compre a quadrada, a redonda quando você escova os dentes ou lava as mãos, por ser mais rasa que a quadrada voa água por tudo!!! :) Beijos …

    Responder
  10. Rafa Fuzzo

    Oi Bru. Amei o post. Tbm já estou pensando em todos os detalhes. Nossa, e quantos detalhes, hein?!
    Já viu cuba de vidro? http://www.vidroecia.com.br/produtos/decoracao-com-vidro/ ….. olha a terceira foto desse link. Bjss

    Responder
  11. Tássia

    No meu ap já vem o modelo de Cuba de apoio, mas é quadrada eu nunca tinha pensado nessa questão de sujeiras :/
    Faltam dois anos ainda para entregar até lá dependendo da grana vou ficar com ela mesmo, pois eu acho linda, mas se tiver oportunidade ($$) eu troco por essas mais praticas e que não suja tanto.
    Odeio coisas que dão trabalho ://
    Gosto de coisas simples e praticas sem mto lero lero…

    bjs

    Responder
  12. Mariana

    Bruna, temos a cuba quadrada em casa,e é uma briga, pois por mais que você tome cuidado ela acaba acumulando pasta de dentes nos cantos.
    A quadrada é liinda mas no caso deveria ser com o fundo arredondado mesmo.
    Beijo querida, não vejo a hora de começar a colocar as coisas no meu ape tbm!!

    Responder
    1. Oi Mari, neste caso então tem que ficar de olho se tem os cantinhos arredondados mesmo!
      Obrigada pelas informações!
      Bjs

      Responder
  13. Michele

    A cuba quadrada é ótima!!!
    Eu instalei e não me arrependi. Sem falar que fica muito bonita… recomendo a cuba quadrada sem mesa, pois ocupa menos espaço e com um misturador bem arrojado fica tudo de bom! :)

    Responder
  14. Lane

    Oi Bruna, adorei o post, outro dia eu estava pesquisando justamente isso e a minha escolhida é a de sobrepor quadrada, ela é linda. Não vejo a hora de começar a reformar meu apê, seu blog me ajudará muitooooo,você não imagina o quanto, pois sou uma pessoa extremamente indecisa rsrsrs..beijos e boa sorte na sua reforma.

    Responder
  15. Patricia Lippa

    Bru, estou amando os posts da sua reforma, entro no blog de 10 em 10 min pra ver se tem post novo! rsrs
    Estou com um problema quanto à pia que eu escolhi para o meu banheiro. Quando comprei meu apê, tive opção de escolher coma própria construtora, e eu sem experiencia nenhuma e também sem informação nenhuma, escolhi uma pia simples (que era a unica opção da construtora também).. As vezes bate um arrependimento!! Se pudesse voltar atrás não deixaria nada pra construtora, e sim faria tudo depois.. agora quero muito uma cuba para o banheiro, mas depois de tanto dinheiro gasto, ela ficará por ultimo caso sobre algum dinheiro né!! Mas quem sabe quando o apê ficar pronto eu goste dela né?! TOMARA!
    Boa sorte e estou ansiosa pra ver seu apê!!!!

    Responder
    1. Obrigada Patricia! <3
      Mas com a decoração também pode ser que vc nem note mais que a cuba não era a dos seus sonhos.
      Eu vou trocar porque no meu caso se eu não trocar agora, não trocarei nunca mais kkkkkkkk pq pedreiro dentro de casa quando estamos morando é terrível!
      Mas os revestimentos por exemplo, eu já estou começando a pensar em deixar do jeito que tá. Não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo. Haja $$$
      Bjs

      Responder
  16. Ana Cláudia

    Oi Bruna, na casa dos meus pais temos a cuba quadrada e preta. Acumula bastante sujeito, a preta então fica toda branca da pasta de dente e ainda mais se você tem pais preguiçosos que nem os meus, rsrsrs.
    Tem que manter a limpeza impecável e dá trabalho. Mas acho que a branca dê pra disfarçar um pouco.
    Para a minha futura casa comprei a de encaixe oval, ainda não mudamos mas já estou gostando.

    Responder
  17. Leticia Vida

    Oi Bruna, comprei uma de apoio redonda da Japi foi 167 na Leroy Merlin do DF, to bem satisfeita, mas no meu futuro banheiro não colocarei cuba de apoio, colocarei uma de embutir, assim economizamos na cuba e na torneira que não é nada barata pra essas cubas de apoio

    Responder
  18. Carol

    Oi Bruna,
    Acho lindo a quadrada, mas pela praticidade acho que quando tiver meu apê, vou comprar a de embutir onde a pia fica toda retinha. Sabe como é, fica mais fácil para apoiar o secador de cabelos e chapinha na hora de fazer a escova no cabelo.. rs

    Responder
    1. Bem lembrado Carol!
      Mas no meu caso eu vou ter um quarto sobrando que vai dar pra colocar um espelho e uma cômoda para apoiar a chapinha/secador kkkkkkkk
      Bjão e obrigada

      Responder
  19. Leidi

    Oi Bruna, mto legal esse post tbm!!!

    Acabei de fazer minha mudança, agora no feriado, e olha, nos dois banheiros utilizei a cuba de apoio branca quadrada…ameiiiii o resultado!!!
    É charmosa, deixa qualquer balcão simples com um ar mais sofisticado, e não… não acumula sujeira nos cantos… até pq a gente sempre mantém o banheiro limpinho… então é tranquilo…. vai na fé!!!

    bjão

    Responder
    1. Obrigada Leidi, que bom que gostou! =)
      Fica muito luxo né, eu amo a quadrada tbm!
      Bjs

      Responder
  20. Meu banheiro é igualzinho o seu. Peguei minhas chaves na terça-feira passada, e estou prestes a me mudar. Mas tbem penso como vc, prefiro não gastar dinheiro com peças, q não são de meu agrado, mas q pelo menos são novos. Tanta coisa pra fazer no ape ainda….afff…
    beijos

    Responder
    1. ops, tinha entendido que não iria trocá-las.
      No apartamento decorado do meu prédio eles deram uma solução com a decoração que ficou até bacana.
      beijos

      Responder
      1. Decorando de outras formas tb dá pra disfarçar o que não gostamos né! :)

        Responder
    2. Oi Pri, eu pensei em mantê-las de início, mas repensei e prefiro trocar as pias do que o revestimento da parede por exemplo.
      Mas tudo vai depender de $$$ enquanto isso estou orçando rs
      Bjs e boa sorte pra gente!

      Responder
  21. Adri

    Bruna, eu comprei essa redonda da celit, vc já olhou as torneiras, é outra facada, essa minha custou 190,00 na promoção, se quiser dar uma olhada no projeto do meu pequeno banheiro, fiz os móveis planejados…. http://caseiquerocasa.blogspot.com.br/search?q=banheiro

    Responder
    1. Torneiras também são caras que só né Adri! Afeão… haja $$$
      Que lindo o seu banheiro, ameiiii! Como está sendo sua experiência com esta cuba e torneira? Molha muito fora da cuba? Espirra demais?
      Bjsss

      Responder
  22. Glicia

    Oi Bruna, adorei o post, as cubas são lindas!! Mas já me disseram q têm modelos que molham tudo em volta, não sei se com a quadrada em cima do balcão acontece isto. Gostaria q alguém q a tivesse respondesse se isto acontece. Apesar de faltar muiittoo p/ chegar à etapa da reforma e escolha dos móveis, estou mtmt ansiosa e acompanho seu blog diariamente, anotando todas as dicas rss. Boa sorte c/ sua reforma!! Bjoss, Glícia.

    Responder
    1. Oi Glicia
      Dizem que a redonda, se não for muito funda e larga molha mesmo!
      Obrigada por acompanhar o blog sempre! <3

      Responder
  23. Sandra Lima

    Ola Bruna!
    Temos algumas afinidades: a primeira eh que seremos vizinhas pois ja moro no condominio que vai comprar
    Meu ape eh igual ao seu, so nao tirei o 2° quarto para fazer a sala ampliada
    Fiz o clouset (acho) que do
    jeito que vc quer…rs
    Fiz as mudancas na area de servicos escondendo as mangueiras
    E vou te falar eu coloquei as pias de esculpir nos banheiros e ficaram otimas!
    Achi que a maior afinidade
    eh que temos gostos bemmm parecidos… kkk
    Precisando de ajuda eh so gritar socorrooooo
    Beijos e boa sorte na loucura da reforma

    Responder
    1. Oi Sandra!
      Legal né, mundo pequeno!
      Inclusive vc até me mandou a foto do closet no facebook rs obrigada viu, é daquele jeito mesmo!
      Obrigada, vou precisar de sorte mesmo hehehe é tanta coisa pra ver!
      Bjs

      Responder
  24. Elaine Reis

    Adoro a cuba de apoio é linda e acho que vale a pena, não são muitas pessoas se eu puder para fechar com chave de ouro s torneira de parede, acho um sonho apesar de cara. Nem tenho meu ape ainda mais a decoração já está em andamento kkkkkk. Estou decidindo se compro um ape maior, mais barato e mais longe, ou mais caro, perto e menor do meu trabalho atual ?????
    Me dá uma ajudinha vai.
    Bjao

    Responder
    1. Oi Elaine!
      Bom se vc pode comprar um mais caro e perto do trabalho atual, eu ficaria com esta opção, mesmo que ele seja menor. Pra mim o que importa é praticidade pra limpar no dia-a-dia e mais qualidade de vida (menos trânsito!). Mas tem que ver o seu gosto, se vc gosta de ambientes grandes pra morar, então pode ser que a opção 1 seja melhor pra vc.
      Bjãoooo

      Responder
      1. Elaine

        Bruninha,
        Também penso em qualidade de vida sim e como, pois já tenho uma pequenina de 2 aninhos, e fico pensando no pouco espaço que tenho, pois moro de aluguel em um apê um pouco maior que os lançamentos de hoje em dia, fico pensando 49 mts em torno de 200mil onde é mais perto ou 65 mts em torno de 160mil onde é mais longe e poderei fazer do meu jeito alias vou ficar 20 anos nele né ? E tenho a possibilidade de mudra o local de trabalho para um pouquinho mais perto. Oh dúvida cruel. Obrigada. Beijos.
        Ah fica com a quadrada é linda e charmosa.

        Responder
  25. Lennethh

    Bru o ap da minha mãe é bem pequeno e o espaço pras cubas era mais ainda. No banheiro social eu fiz o seguinte: fui nessas lojas tipo cinfel (não sei se tem aí) ou são geraldo e vi que vendia aqueles armários com cuba embutida, tipo essa aqui:

    http://www.casashow.com.br/arquivos/ids/156310_2

    e deu super certo, a madeira não encolheu nem trincou como dizem que acontece e ficou super prático!
    No outro banheiro foi diferente, como foi uma designer que fez (em início de carreira…) ela fez assim: uma base cimentada suspensa coberta por pastilhas e em cima a cuba redonda, dessa que você mostrou que está em promoção da Celite. Não sei se algumas meninas já te falaram mas adianto logo: não é nada prático! Suja muito, a água espirra, e acaba que você tem que lavar a mão com menos liberdade do que numa cuba quadrada ou uma um pouco maior. E acredite, isso no dia a dia irrita demais!

    Eu não tenho foto pra te mostrar a que eu comprei pro meu banheiro mas não me arrependo! A cuba é quadrada mas arredondada dos lados do jeito que você falou (a última que é arredondada internamente) e é uma maravilha! Tanto pra limpar quanto pra escovar os dentes! Mas olha se eu pudesse teria feito com mármore ou granito porque o acabamento fica muito mais bonito! Mas é muuuuuuuuuuito caro hehehehe

    Bjus!

    Responder
  26. Fernandes Paty

    Bru eu comprei na semana passada as minhas cubas para o lavabo comprei a redonda e para o meu banheiro comprei oval, na casa da minha mãe têm a oval e respinga um pouco, mas fica muito bonita. As torneiras a marca mais em conta que eu achei foi Docol. Comprei tudo na Leroy de São Caetano, bjois

    Responder
    1. Oi Paty
      Foi lá mesmo que eu fotografei estes preços! rs
      Bjs

      Responder
  27. Aline Amaral

    As cubas de semi-encaixe e a da última foto são muito “anti-higiênicas”. Tenho delas na minha casa e não recomendo. Digo isso porque a sujeira, água e etc acumulam longe do ralo e não é legal. Para mim, tudo bem, que sou cuidadosa, o problema é quando há homens e/ou pessoas que não tomam tanto cuidado. A minha sorte é que essa fica na suíte, pouco utilizada e em casa só são mulheres.
    No meu banheiro social tem a cuba redonda, da última foto também, e é bem melhor. Visualmente ela fica bem bonita, até mais que a quadrada. E é bem moderna.

    Bjs.

    Responder
    1. Obrigada pelas dicas Aline! ;)
      Bjs

      Responder
  28. Debora

    Oi …Td bem ?
    Fiz a vistoria no meu ape e vi pelas suas fotos, que, igual no meu apê os encanamentos das pias saem direto do chão :( . Não se se vc gosotu, mas eu não ….e estou mutio em dúvida de como vai ficar a cuba e os armários..vc já viu algo assim?
    abs

    Responder
    1. Ai menina, nem me fale… e pra me ajudar ainda tem um ralo bem onde eu iria fazer a pia até embaixo!
      Logo logo vc verá o projeto do banheiro!
      Bjs

      Responder
  29. Jordânia Freitas

    Pois Bruna, eu já acho q a redonda é q é um luxo!

    Responder
  30. Olá Bruna,

    Eu também acho lindas cubas quadradas, sempre foi meu desejo ter uma. Mas devido às sujeirinhas que acumulam nos cantos abri mão dela…
    Sei que muita gente que tem fala que isso não ocorre sempre e que adoram suas cubas quadradas, mas eu prefiro não correr o risco, pois estou buscando praticidade no meu dia a dia, então optei pela cuba redondinha, e hoje vejo que ela também tem seu charme, e como meu banheiro é pequeninho acho até que combina mais.

    Bjs e boa escolha! ;)

    http://ape114.blogspot.com.br/

    Responder
  31. Cilmara

    Usei por três anos a quadrada e não acumula. Vendi o apartamento e parecia nova.

    Responder
  32. Paula

    Bruna,
    Assim como outras leitoras disseram a cuba quadrada não acumula toda essa sujeira que falam.
    Tenho uma exatamente igual a foto que postou da marca celite e é otima. Fica com um visual lindo além do é muito prática para limpar.

    Responder
    1. Hmmm que bom saber!
      Obrigada Paula!

      Responder
  33. Camila

    Se a construtora tivesse me dado uma pia assim já tinha me poupado bastante… a que veio no meu… ranquei e mandei embora. Fiz uma pedra de granito (meu lavabo é para fora, tem uma parte só para ele) então fiz uma pedra pegando de parede a parede e pensei nessa cuba de apoio… mas pelo tamanho que tinha não ia sobrar quase nada nas laterais. O vendedor me disse que seria besteira, alem de mais caro ia perder espaço e se caisse agua para fora tinha que ficar enxugando… no fim peguei a de embutir e não me arrependo, porque até para usar como apoio de limpeza (pegar água, por exemplo) ela facilita porque cabe uma bacia pequena certinho… não preciso nem segurar rs. Adorei o site, vou acompanhar, to precisando de inspiração porque estou na fase de acabamento e decoração…

    Responder

Pingbacks e trackbacks

Deixe um comentário

Quer que sua foto de perfil apareça nos comentários? Então cadastre-se no gravatar clicando aqui.