21  03
2014
Burocracia | Finanças

Dicas preciosas para comprar um apartamento na planta ou usado

Comprar um apartamento na planta ou usado? Como economizar para comprar um imóvel? Estas e outras perguntas chegam diariamente no e-mail do blog e nos comentários também. E como são os assuntos principais do blog e como muitos leitores novos chegam a cada dia, resolvi deixar alguma dicas baseadas na experiência que tive nestes três últimos anos na compra do meu apartamento na planta.

Quando queremos sair do aluguel, comprar o primeiro imóvel ou simplesmente comprar um novo, temos que nos preparar financeiramente. Ok, isso é muito básico, mas muita gente esquece disso e acha que está comprando um produto qualquer e não é assim!

Por mais que seja cruel, a realidade do mercado é a que estamos cansados de saber: você tem o dinheiro à vista? Então se deu bem, vai poder pechinchar até um bom desconto! Você não tem, mas tem uma boa parte para dar de entrada? Ok, legal, já é um bom começo. Você não tem nenhum capital pra começar? Xiii, então melhor esquecer essa ideia e poupar por um bom tempo até ter a entrada pelo menos!

Para comprar um imóvel usado, geralmente a entrada ($) que você precisa dar é muito maior do que em um apartamento na planta. Claro, afinal ele já está pronto pra você morar, enquanto um na planta tem aquele risco de não sair do papel e você ter dores de cabeça com justiça no futuro.

Mas o que eu tenho visto ultimamente, ainda mais neste ano de Copa do Mundo aqui no Brasil, é que até mesmo os imóveis na planta estão com preços abusivos e não estão mais valendo tanto a pena como há três anos atrás quando comprei o meu (pelo menos nas regiões metropolitanas). Fica até como uma dica pra vocês, esperem passar esse boom da Copa, pois com certeza após isso, acredito que os preços caírão muito. Pelo que ando lendo por aí, o Brasil está correndo um sério risco de estourar na bolha imobiliária. Isso é bem sério. =\

Mas enfim, sempre que me pedem opiniões sobre o que é melhor: comprar um apartamento na planta ou um usado? A minha resposta é: depende do que você pretende!

Na época que eu comprei o meu na planta, eu não tinha a entrada suficiente para comprar um usado, mas hoje eu vejo que se tivesse ficado os três anos que esperei o apartamento na planta sair, eu teria comprado um usado quase à vista e ele já teria piso, armários e dormitórios planejados provavelmente, e estes são itens que são muito caros e que hoje estou tendo que tirar do meu bolso além de tudo que já paguei pra construtora!

Ah, e lembrando que durante a obra ocorre o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) e que incide não só nas parcelas e anuais, como no saldo final devedor também. Tem vários posts e vídeos no blog falando melhor sobre isso, pra quem quiser saber é só visitar a categoria Burocracia do menu!

O problema é que muita gente não consegue passar três anos juntando dinheiro e investindo em poupança, ações ou outros fundos de investimento bancários. Isso é uma questão de muita disciplina e se for um casal, os dois tem que estar dispostos a economizar juntos durante todo este tempo. Mas parem pra pensar, comprar um apartamento na planta e pagar parcelas para uma construtora não seria o mesmo de você pegar o valor desta parcela e guardar no banco? Na verdade seria muito melhor, pois você estaria ganhando juros em cima do valor e na compra do imóvel na planta, você estaria pagando juros mensalmente! #ficaadica!

Então a minha opinião sincera é que atualmente não vale a pena mais, já foi a época em que apartamento na planta tinha um preço baixo por conta do risco que você corria durante a obra e depois das chaves entregues ele tinha uma valorização e se tornava um investimento grande.

Mas por outro lado, comprar um apartamento na planta também tem seu lado bom. É como comprar um carro zero, você tem a opção de reformar e decorar tudo do seu jeito e do seu gosto, pois afinal de contas a maioria vem sem piso e não tem outros itens como móveis por exemplo. Você tem a opção de fazer mudanças no layout (desde que as paredes não sejam estruturais) e tantas outras coisas. Claro que isso você também pode fazer em um imóvel usado, mas duvido muito que ao olhar um apartamento já com tudo pronto, você queira ter o trabalho de tirar e começar do zero! rs

Com o tempo nós vamos amadurecendo e aprendendo com as experiências da vida. Hoje eu só compraria um apartamento na planta se eu tivesse o dinheiro à vista ou soubesse que pelo menos na hora das chaves eu teria pra quitar tudo e ainda reformar/decorar, aí sim valeria a pena. Se não eu iria preferir juntar o dinheiro por anos e anos e comprar um usado ou pelo menos com as obras finalizadas. Não tenho mais paciência para atrasos de construtoras, não! :D

E para quem quer sair do aluguel, a dica que eu dou é: faça contas e mais contas antes de fechar um contrato, analise os juros desde INCC até IGP-M e todos os outros. Economizem ao máximo durante este tempo para que na entrega das chaves tudo saia como o planejado. E principalmente, fique atento na hora de assinar o contrato, pois os corretores vendem um sonho na hora de visitar o apartamento decorado, mas depois que tudo foi assinado, eles somem e você começa a descobrir que comprou um imóvel por R$ 200 mil mas na hora das chaves tudo o que você pagou foi apenas juros e ainda tem mais R$ 250 mil pra pagar! #CorretoresGonnaHateMe! :D

Melhor dica: controle a ansiedade e mantenha a racionalidade neste momento! ;)

Bom, estas são as minhas opiniões sobre o que vivenciei e estou vivenciando desde que tudo começou, inclusive este blog! :)
Haverão opiniões contrárias também, mas o blog é democrático e por isso eu abro espaço para vocês deixarem suas experiências e dicas nos comentários abaixo. Quero muito saber as experiências e opiniões de vocês! :)

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube

36 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Renata Pereira
    21.março.2014

    Ótimas dicas. Penso do mesmo jeito. Melhor ir guardando, assim o meu dinheiro rende para mim (por menor q seja) e não para os bancos e construtoras. Pior é pagar uma mensalidade que não abate quase nada no montante final e a dívida só faz crescer mês a mês. Juros é coisa séria!

  2. Carolina
    21.março.2014

    Hahahaha adorei o #CorretoresGonnaHateMe! Estou nessa, juntando dinheiro e pensando em mais pra frente fazer um consórcio, mas ainda pesquisando bastante porque nem isso sei se vale a pena. Financiamento com certeza não. Pra quem quiser se informar sobre a bolha, fica a dica: http://www.bolhaimobiliaria.com
    Tirando algumas gracinhas, o site é muito bom e bem realista, eles pesquisam artigos e entrevistas sobre o assunto e publicam. Quem puder esperar que espere, pois agora é quase certeza de se dar mal!

  3. Camila Laurencio
    21.março.2014

    Acabei de comprar um imóvel na planta, associativo (só começa a ser construído após a assinatura do financiamento com a Caixa, pois é obra garantida), sem praticamente nada de entrada. Dei 2 mil e parcelei o restante até a entrega das chaves. Acredito ter feito um bom negócio e li e aprendi bastante coisa aqui, e meu financiamento já está assinado e já estou pagando os encargos da obra. Estou feliz, realizada! Trabalhando muito e juntando tudo que posso pra daqui a aproximadamente 3 anos poder fazer tudo o que quero nele!!!
    Obrigada por todas as dicas, pelo blog… indico pra todas as minhas amigas, pois tanto aqui, como no grupo de discussão aprendo muito! Se você soubesse o quanto nos ajuda…
    Sucesso!!! e que vocês sejam ainda mais felizes quando tudo estiver pronto!!!

    • Laiz Diniz
      30.abril.2014

      Olá Camila… tudo bom?
      Desculpa se estou sendo inconveniente e/ou super atrasada rsrs…
      Mas me ajuda?
      É pela caixa mesmo que você conseguiu comprar com tão pouco de entrada? E qual o período de entrega?
      Obrigada pela ajuda viu rs!!!

    • Luanna
      21.setembro.2014

      Olá se não se importar em dizer. Onde e como comprou com essa entrada minúscula. ? Bjo.

  4. Ana Paula
    21.março.2014

    Oi ótimas dicas, mas como não sei esperar comprei o meu novo, nunca habitado de um outro comprador direto e paguei a entrada somente com o uso do FGTS compensou, pq está novinho, recém entregue e não paguei nenhuma taxa para corretor. Como pesquisei bastante, acabei pagando um valor muito abaixo pq sempre tem vendedor desesperado, ou investidor que acaba vendedo por um valor menor sem perder muito e vc acaba pagando um valor menor do que pedido pelas corretoras.

  5. 21.março.2014

    Para quem já entrou de cabeça na aquisição de uma apartamento na planta este ano, provavelmente não irá lucrar tanto após a entrega das chaves e caso tenha muita sorte ainda não sairá no prejuízo, pois, se a bolha estourar o que vale 100k hoje pode vale 80k ou menos amanhã. E nessas condições para quem resolver ficar com o imóvel vai abraçar o prejuízo, pois se financiou qualquer valor do imóvel, é como se o juros fossem maiores ainda. Para quem pretende adquirir um imóvel, assim como a Bruna recomendou, também recomendo que espere, de preferencia programe a aquisição para depois das olimpíadas de 2016 pois mesmos que a bolha não estoure este ano após a copa ainda haverá a olimpíada como desculpa para manter o preço dos imóveis nas alturas, recomendo que estudem o que ocorreu com a economia de países, que receberam grandes eventos, após o termino dos mesmos, é como o fim da festa só resta a bagunça e a sujeira para limpar.

    • 19.junho.2014

      Na verdade é a taxa de Selic,não tem muito a ver o que você falou….. os investidores investiram e depois da copa vai aumentar os imoveis,pois o mesmo so valorizam,e ai a taxa vai diminuir…….

  6. Gabriela Figueiredo
    21.março.2014

    Conheci seu blog a 02 dias através do canal da Niina,estou amando estou noiva há dois anos e começando a me preparar para a compra da casa,adorei suas dicas de decoração e os seus videos acompanhando as reformas do seu apê,,,não vejo a hora de ser Euuu :)
    Bjs e muito sucesso :D

    • 22.março.2014

      Que legal Gabriela, seja bem-vinda! =)
      Boa sorte para tudo dar certo no seu futuro lar então!
      Bjs

  7. Aline
    21.março.2014

    Oi Bruna, suas dicas foram ótimas e acham q refletem bem a realidade. Entretanto, infelizmente, a vontade de ter um apartamento é grande e isto conta mto na hora de fechar um negocio. Falo por experiência própria, pois mesmo sabendo das desvantagens de assumir uma duvida dessas, optamos por pagar o preço desse sonho. Agora estamos trabalhando bastante para tentar abater essa dívida antes da entrega das chaves. Mas, concordo q assusta ao vermos o quanto q os juros aumentam a nossa dívida. Bjo, adoro seu blog!

  8. Ma
    22.março.2014

    A melhor opção mesmo é comprar apt já pronto mas ainda não entregue pela construtora. Chega nessa fase e muita, muita gente vê que deve mais que o valor inicial mesmo tendo pago parcela+entradas por 3 anos e devolve o apt pra construtora. Como ela não pode ficar com unidade parada vende com desconto. O meu comprei assim, apt novo mas com preço do m² de apt de 5 anos de uso!
    Apt na planta só se tiver $$$ pra pagar a vista ou quase quitar. As parcelas da construtora não pagam nem o reajuste do saldo devedor. Tenho um amigo que comprou o apt por 450mil no lançamento, ficou 3 anos pagando parcela e hoje o saldo devedor é de 460mil!!!

    • Neia
      31.março.2015

      é isso mesmo!! Pior besteira do mundo é comprar na planta.
      E nem indico pagar a vista no lançamento, pq quando chegar a hora das chaves, é mais outro valor do que vc ja pagou a vista.
      Bom mesmo, é comprar depois que sair do habite-se.
      Ou seja, quando fôr a entrega das chaves!!!

  9. Rê Moraes
    22.março.2014

    Eu acho que o grande problema é pra quem já tá no aluguel. Qdo vc mora com os pais, vai casar no futuro, etc etc ai comprar na planta ou guardar o dinheiro tanto faz..até melhor guardar o dinheiro msm. Agora qdo a gnt vê o rico e suado dinheirinho indo pro aluguel td mês é tenso. Comprei usado e nem sabia que daria pra comprar. Achava que não tinha dinheiro pra dar entrada, mas depois vc vai juntando FGTS, poupança, etc ai dá!
    Pra quem tá no aluguel eu aconselho..espreme que dá! E vai pagar uma coisa que pelo menos é sua..

    BJs

  10. Danielle Cordeiro
    23.março.2014

    Nossa Bruna, exatamente o que estou sentindo agora, esperei quase três anos pela entrega do apartamento e se tivesse esperado esse mesmo tempo apenas economizando e guardando, com o mesmo valor daria a entrada no apartamento. Agora que já estou na fase do financiamento quando verifiquei meu saldo devedor não vejo para onde foi o dinheiro todo que até o momento paguei a construtora!

    Adoro o blog.

    bjus!

  11. Nathana
    23.março.2014

    Olá, adoro o seu blog!! Acompanho a já tem um tempinho pq cmprei o meu ape tem um ano e meio. Eu comprei o meu na planta e nao recomendo. Eu vivi um verdadeiro inferno e me arrependo bastante. Os corretores NUNCA falam a verdade. Eu fui descobrir sobre o INCC só qdo comecei a pagar as parcelas, e o reajuste não é apenas sobre ela é sobre o valor total do financiamento tb, pois enquanto o financiamento nao é aprovado o valor total vai sendo alterado. Como a Caixa empurrou o meu contrato por 7 meses o reajuste foi de quase 4 mil. Apos assinar o contrato com a Caixa vc começa a pagar juros de obra. O correspondente da Caixa havia me informado q o máximo que eu pagaria seria 100 reais e depois descobri q este valor varia de acordo com a verba que é liberada para a construção do prédio, e valor maximo seria de 572 reais, e hoje eu ja pago praticamente o máximo desses juros de obra. Entao imaginem o que eu teria economizado se guardasse tudo isso que paguei a mais (e sem saber qdo assinei o contrato ) ? Foi e ainda é um pesadelo pq o apartamento era para ter sido entregue em dezembro e foi adiado para abril e tb acho q não ficará pronto nesta data. Então a minha dica é, nao façam isso se não tiver todo o dinheiro do apto. Pesquisem mto antes de comprar pq é um sonho q pode virar pesadelo. Nunca confiem em corretores, quem me vendeu o apto foi uma “amiga” da família. Beijos.

  12. Lye
    24.março.2014

    Comprei o meu ap na planta e tive os mesmos problemas q vc. Fora todos esses problema$ com a construtora ainda o apartamento veio com várias imperfeições que não foram solucionadas para a segunda vistoria, banquei o conserto eu mesma, pq se dependesse deles arrumarem ia demorar uma eternidade para me entregar as chaves (e olha q estouraram o prazo legal). Fora que para implantar o condomínio, os moradores precisam arcar com vários gastos, pois o prédio é entregue sem câmeras de segurança, sem lixeiras, sem tudo praticamente… O apartamento foi entregue faz quase dois anos e a piscina ainda está com vazamento e vários problemas ainda não foram solucionados por eles, ou seja, temos que conviver com o pessoal da obra q parece ser interminável. Algumas pessoas acham q eu tive azar e preferem arriscar, mas eu afirmo que todos os moradores q conversei do prédio tiveram problemas semelhante$ com a construtora, e pelo q vejo na internet é que o problema é meio q geral. Apartamento na planta NUNCA MAIS!!!!

  13. Cléber
    24.março.2014

    Bruna!
    Acompanho seu blog há tempos, e pensei, hoje, pô como eu nunca fiz um comentário no blog que eu mais curto acessar hehe (mancada rs).
    Acho suas dicas muito válidas, usar a razão e não a emoção principalmente quando se trata de dinheiro é fundamental, todavia existe o fator necessidade que precisa ser considerado, muitas vezes casais precisam se mudar e vivem no aluguel e o financiamento acaba sendo a única saída, desta forma o que você com essa bagagem que construiu a tempos aconselha.
    Parabéns pelo blog atualizado e dedicado que você construiu!

  14. Mariane
    26.março.2014

    Pois é..
    Comprar um apartamento (seja na planta, seja novo, seja usado, o q for) é caro, é muita burocracia e muito desgastante…
    Uma coisa que muita gente não pensa na hora de comprar/financiar um apê, é que quando vc tiver com as chaves em mãos, você ainda tem que dispor de uma grana boa para decorar, reformar, comprar móveis e eletrodomésticos!!!
    É tudo muito caro, e as vezes as pessoas fazem as contas só do pagamento do apê e depois ficam perdidas, sem saber de onde vão tirar a grana pra colocar tudo dentro!

    Um problema que eu tenho atualmente é esse…
    Morrendo de vontade de casar/morar junto com o namorado, só q eu estou na faculdade, não trabalho, ele trabalha mas o salário é um pouquinho a mais do que um salario minimo… Entãããoo… de onde tirar grana????
    É complicado isso…
    É muito dificil virar gente grande!
    Haha
    Beijo!

    • 27.março.2014

      Exatamente Mariane, estou vivenciando essa parte da montagem, compra de móveis, eletros e tudo mais e sei bem o quanto é caro!!!
      Tem horas que dá vontade de voltar a ser criança mesmo rs, se desse né! :D

  15. Marília
    26.março.2014

    Oi Bruna gostaria de saber quanto custa mais ou menos o valor mensal de condomínio de um ape como o seu?
    adoro o blog bjs

    • 26.março.2014

      Depende muito da localização Marília, na região onde moro fica entre 200 a 400 reais. Mas depende se o prédio é antigo, novo, itens de lazer etc.
      Bjs

  16. Elaine
    27.março.2014

    Oi Bru
    Estou pensando muito em tudo isso, e também esquecemos que teremos que pagar a parcela do financiamento e o condomínio, que no final o barato sai caro. Estou até pensando em juntar e comprar uma casa para não ter que pagar condomínio. ..
    Bjos
    Blog lindo recheado de coisas boas para ajudar todos , e disso que precisamos.

    • 27.março.2014

      Obrigada Elaine!
      Tudo tem que ser pensado mesmo, pq condomínio parece pouco as vezes mas quando junta tudo pode ser complicado! Um beijo

  17. Carolina
    30.março.2014

    Olá Bruna, adorei o cofre do gatinha e queria saber onde e se comprou em algum site. Aguardo sua resposta.. obrigada.

    • 31.março.2014

      Oi Carolina, eu ganhei de presente de aniversário. Nem faço ideia onde a pessoa comprou. :\
      Beijos!

  18. Deborah
    10.julho.2014

    Ola Bruna tudo bem? Desculpe a pergunta estou querendo comprar um apartamento mais tenho muito medo das construtoras que só pensam em si não nos clientes, poderia me indicar algumas ou a própria que você investiu lógico (Se poder). Faz 2 dias que estou acompanhando seu blog e estou AMANDOOO! com “A” Maiúsculo. Felicidades e Boa Sorte!

  19. Luciano Ferreira da Silva
    11.julho.2014

    E no caso de pagar na planta à vista vale a pena? Considerando que à vista até um desconto o comprador ganha.

  20. Bianca
    31.julho.2014

    Olá, Bruna.

    Tenho uma dúvida e queria ver se você sabe me responder. Sei que não tem uma resposta exata por contas de atrasos…mas queria saber pelo meno a média.

    Mais ou menos quanto tempo antes da data que eu pretendo casar preciso comprar um apartamento na planta?

    • 31.julho.2014

      Pelo menos uns 3 anos antes em média Bianca! Tudo depende da construtora! ;)

  21. Viviane
    26.agosto.2014

    Nossa esse post me ajudou e muito, pois como voce disse eles vendem um sonho, e eles “adequam” as parcelas em cima do que vc pode pagar. Mais no final vira uma bola de neve se vc tiver um problema inesperado.
    Muito obrigada pela ajuda, tinha minhas duvidas, agora ACHO que nao tenho mais kkkk.
    Valeu pelas dicas !

  22. Priscila Marques Cavalcante Lemos
    01.setembro.2014

    Comprei um apto na plana e ele fica pronto em agosto de 2015. Ocorre que a prestação não cabe no meu bolso, haja vista que juntando com condomínio e transporte, aumenta R$ 800,00 reais no meu orçamento ( no momento pago R$ 350 de aluguel, incluso água e luz. A minha dúvida é vendo o ágio agora por R$35000 ou continuo pagando as prestações e espero ele ficar pronto para ter uns R$ 50000 para usar como ágio para um apto usado, mais barato e com uma localização central. O que acham? Ajudem-me, por favor! Abraços!

  23. bel
    10.dezembro.2014

    Hoje em dia definitivamente não compensa comprar na planta. Comprei e entregaram no prazo mas cheio de defeitos e muito menor do que o prometido na publicidade sobre a área útil. Briguei muito com a construtora sobre várias promessas não cumpridas mas só recebi em troca aborrecimentos. Resultado: quero vender e torço para não sair em prejuízo porque para vender além de pagar pelos reparos eu estou bancando condomínios altíssimos porque o prédio não tem nada e precisamos pagar até pela lata de lixo. Mesmo sendo construtora forte não compensa financeiramente comprar na planta. Vale a pena se a pessoa está sem medo de gastos conforme surgem as surpresas condominiais e do próprio apartamento.

  24. 17.setembro.2015

    COMO IREI SABER QUANDO MEU APE ESTARA PRONTO POIS COMPREI NA PLANTA E QUANDO ESTIVER PRONTO ELES LIGAM PRO CLIENTE ISSO??????????

  25. cristiane hatsuko
    15.fevereiro.2016

    amei as informacoes e aprendi mto com os comentarios .
    estou vendo de comprar um imovel este ano mas tenho muitas duvidadas entre usado ou na planta.
    andei visitando alguns lancamentos dependendo do fluxo de pagamento no periodo de obras eles abaixam o valor total do apartamento , mas queria saber sempre quando perguntamos para os corretores eles passam o valor total sendo 30% valor pago no periodo de obras e 70% valor a ser financiado .
    Se ele passa os valores exatos dos fluxos – valor do apartamento saberiamos o valor exato a ser financiado certo? mas este valor pelo que vi sofre alteraçoes,(incc ,valorização do imovel) essa diferença que excederiao valor do imovel seria pelo juros do financiamento? pois eu tenho um consorcio , eu usaria minhas economias para pagar o fluxo , ate a entrega das chaves juntaria dinheiro para contemplacão das cartas e na entrega das chaves ja teria o valor para quitar o financiamento .
    Me ajudem estou muito na duvida .
    Pq se eu usar so minhas cartas teria que pegar um imovel mais simples .

  26. Marcellys
    07.julho.2016

    Bom, agora estou assustada pois eu e meu noivo fechamos negócio nos exatos 200 mil que você citou, porém no projeto minha casa minha vida e nos foi passado que não teria valor nas chaves que está tudo incluso :o. Tenho temor na questão de valores além do que nos foi passado afinal é nosso primeiro ap e estamos com o money contado!!!!