23  07
2014
Decoração

Como combinar tapetes e cortinas na sala?

Tenho recebido muitos pedidos para dar algumas dicas sobre como combinar o tapete com o sofá e a cortina da sala e posso dizer que de todos os itens que fazem parte deste cômodo o tapete é sempre o mais difícil de escolher! Eu diria até que ele deveria ser o último item a ser comprado, assim você consegue finalizar a decoração sabendo quais modelos pode escolher e quais não pode!

cortinas-tapetes-combinar

O tapete é uma questão de gosto assim como os demais itens, mas deve haver uma sintonia pra não pesar no ambiente, afinal o tapete é um dos maiores itens da composição e o que mais chamará a atenção, então temos que saber como inserí-lo na decoração!

Dicas para acertar na escolha do tapete!

Como mencionei acima a primeira dica é deixar a escolha dele para o final, assim você terá mais liberdade nos outros itens e a chance de errar fica bem menor. Então a segunda dica está relacionada à padronagem lisa ou com estampa, portanto se a sua sala tem pouca estampa na cortina e nas almofadas, você pode optar por um tapete com desenhos geométricos ou com uma estampa da sua preferência. Se for optar por listras escolha uma posição em que o tapete alongue visualmente o ambiente (se a sua sala for pequena).

Quanto às cores, não fique preso somente à cor do sofá e da cortina! Quando você deixa todos os itens na mesma cor, acaba deixando a sala sobrecarregada e monótona, então prefira escolher cores que estejam dentro das matizes mas sem serem iguais.

Pra quem tem medo de errar e geralmente fica indeciso, prefira os modelos lisos assim a única coisa que precisará decidir será a cor.

01-cortinas-tapetes-combinar

Na imagem 1 note como o tapete é um dos itens mais chamativos na decoração, mas veja como as paredes e o sofá tem bases bem neutras para não interferir e ainda assim você pode usar almofadas coloridas para não deixar tudo tão cinza, branco e preto. Já na imagem 2 não temos muitas estampas nem nas cortinas, nem no sofá, mas como tudo é bem colorido fica bem melhor usar um tapete mais neutro e liso!

Um ponto-chave a ser levado em conta é o tipo do tapete, se você mora em região mais quente opte pelos mais finos ou de pelos curtos, mas se mora em uma região mais fria pode escolher os modelos de pelo alto (sintético).

Ah e claro, não esqueça de medir o tamanho antes de ir às compras! É preciso que o tapete tenha pelo menos o comprimento do sofá. Se sobrar uns 30 cm a mais de tapete para colocar embaixo do sofá fica mais bonito visualmente, porém isso não é uma regra, ok?

E a cortina?

Geralmente as mais usadas são as lisas em cores neutras como o branco, marfim, cinza clarinho e bege claro, mas uma cortina com estampa pode ser a estrela do ambiente desde que não brigue visualmente com outras cores ou estampas que já estejam no mesmo cômodo.

O tecido também influencia muito no clima que queremos dar à sala. Os mais leves deixam o ambiente com um ar de frescor quando as paredes ou demais objetos são coloridos, principalmente em tons candy color e cítricos. Mas eles também conseguem deixar a sala bem aconchegante quando os demais tons são neutros como beges e cinzas. Já as persianas trazem mais seriedade, então para não deixar o cômodo com cara de escritório sugiro colocar um tapete mais aconchegante ou até estampado, e se precisar algumas mantinhas no sofá.

Caso prefira dar destaque às cortinas, você pode optar tanto por modelos lisos coloridos quanto com estampas, sempre tomando cuidado na combinação com o tapete e as almofadas. Não é proibido misturar estampas, mas desde que haja uma composição entre elas, principalmente nos tons.

Vou deixar algumas inspirações lindas abaixo. Reparem nos detalhes e combinações de cores com estampas e quem sabe você encontre o modelo ideal para inspirar a sua sala! ;)

02-cortinas-tapetes-combinar 03-cortinas-tapetes-combinarImagens: Reprodução

Dica:
Existe um site bem legal, o Adobe Kuler, onde você pode ver cores complementares e ele ainda faz combinações pra você ao escolher uma cor. Vale a pena conferir!

E aí gostaram das dicas? :)

Não deixem de ver mais posts na categoria Decoração aqui no blog!

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

63 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 23.julho.2014

    Oi Bru! Sei que o assunto não tem nada a ver kkkk
    Mas eu queria saber se você já tem alguma opinião sobre as pastilhas adesivas do seu banheiro? Eu quero colocar no meu mas tenho medo de não resistir à umidade..
    Super beijos ;*

    • 24.julho.2014

      Já molhei várias vezes Ca, sempre estou lavando o banheiro também e nada aconteceu por enquanto! Mas quando aplicar deixe secar por pelo menos umas 24 horas ou mais antes de molhar… e pra lavar estou usando esponjinha com sabão mesmo!
      Bjs

  2. Magda
    23.julho.2014

    Obrigada pelas dicas Bruna.
    Meu sofá é cinza claro e às paredes brancas. Pensei em comprar uma cortina cinza claro também, será que fica bom?
    Também gostaria de dicas sobre o tipo de tecido, não queria um muito grosso e nem transparente.

    • 24.julho.2014

      Oi Magda, que bom que gostou! :)
      Fica bonito sim, mas então eu daria um destaque maior no tapete pra não ficar tudo muito cinza, sabe?
      Em breve vou fazer um post só sobre cortinas! ;)
      bjs

  3. 24.julho.2014

    Acertei na escolha do meu rs!
    Como o meu sofá é azul turquesa, optei pelo tapete bege..

    Beeijos

  4. Jacquelline Chetoni
    24.julho.2014

    Bruna, muito bacana esse post. Parabéns e muito sucesso!

  5. GIZELLY
    24.julho.2014

    Como assim este post hoje ???
    comprei meus tapetes ontemmmmmm :( :(
    Brincadeiras a parte ….
    Me arrisquei e comprei na cor vermelho ..de pelo alto ( mesmo morando no lugar onde é verao o tempo todo rsrsr..acho chique KKK )
    Meu sofa ficou no tom cinza não muito claro ( entregaram o sofa ontem e ja corri na loja pra comprar o tapete ) A Riachuelo esta com uma promoçao de 20% de desconto..
    Vale muitooo a pena !!!! Tem tapetes incriveis !!!!
    Agora cortina so o mês que vem …
    Preciso de dinheiroooooooooooooooooooooooooooo hahaha

    Bjim

    • 24.julho.2014

      Heheheh verdade Gi, tem que ir comprando aos poucos, estes itens não são muito baratos hehehe

  6. Maíra
    24.julho.2014

    Bruna, adorei as dicas.
    Mas você acha um problema a sala não ter tapete?
    Falo isso pois sou super alérgica e tirei o tapete que eu tinha na sala e agora, para o meu apto novo, não quero comprar outro, pois mesmo sendo cuidadosa, o tapete acumula muita poeira.

    Beijos

    • 24.julho.2014

      Oi Maíra, não acho não, tem salas que ficam lindas sem tapete quando o piso é bonito por exemplo!
      O tapete dá um arremate e deixa mais aconchegante, claro, mas quando envolve alergias mais sérias eu tb não colocaria não! ;)
      Bjs

  7. Damares
    24.julho.2014

    Bruna, adorei o post, estou nesse dilema de cortinas, preciso trocar as cortinas de casa, e não consigo decidir, acabo sempre comprando o básico, branca, marfim, de tecido leves com medo de errar.
    Voce poderia fazer um post somente sobre cortinas, e tamanho delas, pois tenho janelas grandes, e é bem difícil de escolher, nunca sei se uso até em baixo, somente do tamanho da janela.
    Bjs

  8. Priscila Cavalheiro
    24.julho.2014

    Oi Bruna, tudo bom… não tem a ver com o assunto deste post, mas ontem lembrei de você. Durante esta smana e semana passada estive participando de um evento do fotoclube ABC Click em São Caetano e ontem tivemos uma palestra sobre fotografia de casamento com um fotografo muito bom, Celso Vick, e lembrei de você, pois sei que esta vendo isso para seu casamento. Ele já fotografou o casamento de um amigo meu no qual fui madrinha ano passado e ficou tudo muito lindo, um super profissional, entra no blog dele que tem várias fotos dos casamento que ele fotografou para você conhecer. http://www.celsovick.com/ . Não só o fotografo principal é muito importante nesta hora , mas sim todo o preparo da equipe, ano passado também fui madrinha de outro casamento e acredita que como madrinha não sai em nenhuma foto do altar, pois o camera ficou o tempo todo na minha frente e em todas as fotos do altar estava ele lá bem em destaque no altar e isso é um erro gravíssimo em fotos de casamento. Sempre que vejo algo sobre casamento lembro de você, quando ver mais alguma coisa que acho relevante te mando umas dicas. Espero ter ajudado. Beijos.

    • 24.julho.2014

      Que legal Pri, já vou olhar pois ainda nao fechei!
      Obrigadaaaaa! <3

  9. Jéssica
    24.julho.2014

    Oii Bruu ;)

    Bom, não tem nada a ver com o post mãs…
    Te acompanho faz um tempinho, pra ser sincera desde o dia que comprei meu apê, porque cheguei em casa loca da vida e fui pesquisar tudo e mais um pouco, o primeiro video foi o sobre incc. (começamos bem xD)
    Minha dúvida é sobre o Alvin, eu adoro cachorro, mas minha mãe não gosta muito, então quando tiver meu apezinho quero um *-* Eu e meu noivo não pretendemos ter filhos então será nosso bebezinho.
    Estou em dúvida sobre Shitzu ou Lhasa.
    O Shitzu é mais simpatico, mais tenho medo de ter muitos problemas respiratórios.
    Sei que o Alvin é roncador hsausha, mais fora isso tem algum problema?

    Bjãooo Bruu S2

    • 25.julho.2014

      Oi Jé, imagina, eu amo falar sobre esse assunto pets hehehe
      Problema de respiração não… ele só ronca mesmo kkkkk mas alguns podem ter sim, por isso tem que pesquisar muito bem a procedência dos filhotes, pq infelizmente tem pet shops que se aproveitam e vendem alguns que tem muita mistura tudo por causa de vender mais e mais… eu sou totalmente contra, mas sei que é raro achar pra adotar e quando amamos uma raça acabamos comprando mesmo, então procure aqueles criadores bem conceituados, com pedigree que a chance é muito menor sabe… O lhasa tbm é fofo demais, eles são mais independentes, mas são fofos iguais!
      Bjus

  10. Luciano
    24.julho.2014

    Que legal, coincidentemente há cerca de uns 20 dias eu comprei o tapete da sala, o sofá e a cortina.

    O tapete optei por aqueles de pelo alto, já que minha sala será voltada para um home theater. O tapete é de ma cor clara, tipo creme. O sofá escolhi velut castor e a cortina branca para contrastar com minha parede texturizada vermelha.

    • 24.julho.2014

      Que legal Luciano, belas escolhas! :)

      • Luciano
        24.julho.2014

        Vou saber só quando montar tudo né, já que minha noiva não se interessa por essas coisas e eu fico sem ter uma opinião feminina e acabo escolhendo tudo sozinho :(

        Vc sabe uma loja virtual pra comprar papel de parede de qualidade? Li que os importados são melhores.

        • 24.julho.2014

          Bom, nunca testei nenhuma Luciano, mas pelas pesquisas que fiz na internet eu descobri algumas que disseram ser boas, tem um post aqui no blog. Dá uma busca aqui na lateral acima do meu perfil, ok? Abraços!

  11. 24.julho.2014

    Quando são cores neutras é fácil, mas partiu pra estampas coloridas a coisa muda de figura!

    Adorei o post… estava precisando ter umas inspirações de cortinas, pra mim em questão de cortina qnto mais simples melhor, nda de mtos panos! Gosto desses tecidos crus pra cortina, mas essas de listras que vc postou ficaram um charme!

    Beijos
    http://vestidasdeluz.com.br

  12. 24.julho.2014

    Poxa, esperei tanto uma resposta sua de um email e nao recebi :/

    • 24.julho.2014

      Oi Amanda, ué você enviou em qual e-mail?
      Nossa, tem sido tão corrido ultimamente que acabei dando mais prioridade aos comentários aqui do blog pra responder todos vocês, mas me perdi nos e-mails… Vou tentar achar aqui, ok?
      Bjãooo

  13. Carla
    25.julho.2014

    Oi Bruna!
    Estou precisando urgentemente comprar uma cortina… já fui algumas vezes olhar mas não consegui decidir… Principalmente com relação ao tecido… A cor já sei que quero clara, tipo branca, off white, pois meu sofá é num tom de cinza meio escuro, quase chumbo. O que está dificultando é porque na minha sala bate muito sol, então preciso de uma cortina que seja resistente, não fique rasgando e também proteja o sofá. Mas todas que acho mais grossinhas não consigo gostar… Queria aquelas mais leves, esvoaçantes… Dê mais dicas sobre isso quando puder!
    Adooooro o blog!
    Beijos

  14. 26.julho.2014

    Combinar as cores é o segredo para um bom resultado final. Adorei as dicas e as inspirações!
    Parabéns!!

  15. elvira
    27.julho.2014

    estou amando suas dicas,me ajude numa duvida que postei,bjos no seu coração.

  16. Maysa
    28.julho.2014

    Oi Bru.. amei o post sobre os tapetes… estou precisando comprar um para minha casinha, gosto daqueles felpudos, são lindos!!!
    Queria te perguntar: você colocou o piso vinílico que disse que iria colocar no seu ap? O que vc achou? Estou pensando em colocar lá em casa, ou talvez o laminado.. comprei minha casa, mas o piso que vem do construtor não é mto bom, arranha fácil. Como não pude mexer antes de me mudar agora tenho que fazer algo que não demande de muito trabalho. Qual sua opinião? Beijos!!!

    • 28.julho.2014

      Coloquei o vinílico, ja tem post aqui no blog é só dar uma busca ali no campo… ok?
      Estou adorando, ele é muito prático! :)

  17. ROSA MARIA
    13.agosto.2014

    ESTOU MUDANDO P UM APARTAMENTO , E COMO ESTOU SAINDO DE UMA CASA GRANDE, VOU APROVEITAR ALGUMAS COISAS. TENHO UMA SALA DE JANTAR VIDRO E MADEIRA COR MEL, AS CADEIRAS ESTOFADAS NA COR CRÚ E O TAPETE NA COR CRÚ TBM, VOU COLOCAR CORTINAS BRANCAS. QUAL A COR DO SOFÁ E DO TAPETE QUE DEVO USAR? POIS A SALA DE ESTAR FICA NO MESMO AMBIENTE. BJS. E OBRIGADA
    .

  18. ANA
    16.setembro.2014

    gostaria de colocar um tapete pequeno na minha sala de estar , que nao ficasse embaixo do sofa , tem alguma foto de como posso por esse tapete no centro da sala ?

  19. 01.outubro.2014

    Oi Bruna! Adorei seu blog, já está nos meus favoritos. Estou decorando uma casa na praia e já achei várias dicas úteis! Parabéns! Continue assim!

  20. Paula Regina
    07.outubro.2014

    oi, gostaria de uma ajuda meu sofa é preto de couro e o rack sinza com preto gostaria de uma ajuda para cortina e almofadas o tapete vermelho

    obrigada

  21. karliane maia
    21.outubro.2014

    Oi Bruna!
    Td bem?! Estou na fase de escolher o tapete da minha sala que tem tons neutros, preto com bege e branco..almofadas vermelhas (mas vou variando a cor). Entao, estava pensando em colocar um tapete estampado para quebrar um pouco o ar “serio” da sala ..nao sabia que os estampados eram tao lindos – comecei a pesquisar mais dps que vi o seu post.
    Vc pode indicar sites que vendem tapetes estampados bonitos e com preço bom. Procurei bastante, mas nada me agrada rs..obrigada!
    Seu blog é maravilhoso..sigo assiduamente!
    Beijos

  22. Dayane silva
    11.novembro.2014

    Oi vou morar em uma casa grande nao tenho a minima ideia de como decorar ela toda vou me mudar agora em janeiro as janelas são toda de vidros tem dois quarto sendo uma suite uma garagem a casa é muito grande e a cozinha americana nao sei por onde comecar mais to pensando em comprar o sofa vermelho com as cortinas da sala bege tanto a da porta como a da janela e com o tapete pequeno vermelho com um centrinho de vidro sera que combina pf me ajude to com pouco tmp.

  23. Nayara
    28.novembro.2014

    Oi Bruna, pintei minha sala de marfim com branco, meus móveis são marrons, gostaria de saber qual a cor do sofá que ficaria melhor e também da cortina.
    Meu sofá é de canto e tem dois puffs, queria saber se posso colocar os puffs de outra cor….
    Obrigada linda!!!

  24. Márcia Veruza
    28.novembro.2014

    Bruna ,
    Comprei meu sofá cinza, paredes brancas cortina cinza clara, tapete vermelho e almofadas vermelhas e cinza c vermelho. O que vc acha?

    Se eu for colocar uma cadeira de compor pode ser colorida?

    É a mesinha do canto, tem umas azul, vermelho, amarelo! O q vc sugere?
    Obrigada por tudo. Grande abraço!

  25. Ingrid
    17.dezembro.2014

    Ei Bruna,tenho um sofá Preto e tapete grande de pelos preto,mudei para um AP que as paredes são amarelas claras que cor de cortina posso colocar?Me ajude,gostaria de uma sala confortável,simples e bonita…bj

  26. lucimara
    18.dezembro.2014

    ola estou com uma dúvida minha sala o sofá é cinza e home é marron, comprei um tapete vermelho mas n sei q cor pinto as parede obrigado.

  27. […] Como combinar tapetes e cortinas? […]

  28. Karla
    22.março.2015

    Olá Bruna,minha sala tem uma parede vinho e meu sofá é clarinho,tipo um gelo. Qual cor compro a cortina e o tapete? Desde já agradeço.
    Beijos!

  29. li
    02.junho.2015

    minha parede é palha e minha cortina bege, gostaria de saber qual a melhor cor para o sofa e tapete?

  30. Claudia
    31.agosto.2015

    Olá Bruna! Olha meu sofá e marrom, o Rack é marrom com mousse e o piso e marrom, tipo madeira as paredes são branca. Que cor compro as cortinas e uma poltrona?

  31. deise
    11.setembro.2015

    Bom dia comprei um tapete vermelhos, mas estou em dúvida na cor do sofá e da cortina, pois meu rack é branco e preto meu piso tbm…me ajuda. Bjs!

  32. 22.setembro.2015

    olá! Gostaria de saber que cor posso colocar as minhas cortinas da sala, as paredes são amarelo e o sofá e laranja.

  33. Paula mourão
    28.outubro.2015

    Eu tenho um sofá de canto verde e um tapete bege . Qual cor eu uso a cortina? O pior que a sala é junto com a cozinha americana que é branco com preto! Por favor me ajude! !

  34. Ana Maria
    24.novembro.2015

    Oiii, meu sofá é na cor capucino e a minha cortina é branca com uma manta marrom, que cor de tapete devo escolher. Adoro seus posts!!!! BEIJOS

  35. Rairis
    12.janeiro.2016

    Oi estou me mudando para minha CS nova e n sei q cor da cortina escolhe pois a sala e vermelha c um parede média pintada de verde me ajuda ai

  36. Micheliane
    12.janeiro.2016

    Meu sofá é azul e a parede bege, que cor deve ser as almofadas e a cortina

  37. Lucimara
    05.março.2016

    Oi td bem…Estou com dúvida na minha sala tenho sofá marrom…tapete cinza e um home bege com preto. ..tipo rústico. .q cor colocar a cortina..Pode ser com estampa??
    Obrigada bjs

  38. lucia
    06.março.2016

    ganhei uma cortina vermelha sangue,gostaria de saber qual cor de sofá combina com ela?

  39. Cláudia
    28.julho.2016

    Bom dia Bruna, gostaria que você me ajudasse porque estou em dúvida meu sofá é marrom e minhas duas cadeiras são bege meu centro é espelhado que cor de tapete combinar mais ?

  40. 04.agosto.2016

    Nossa Show Adorei!!!!

  41. Marinete Reis
    27.setembro.2016

    Minha sala de apt será azul clarinho (delicadeza da coral)mandei fazer persianas ice e por cima vou colocar voal branco..tenho o sofa e o painel branco..Mas ganhei a mesa de jantar c cadeiras marrom claro e gelo ..e um tapete para sala nas cores marrom claro com cinza e um riscos meio azulado escuro…gostaria de aproveitar tudo será que ai ficar bom ? Socorro…

  42. Marinete Reis
    27.setembro.2016

    Minha sala de apt será azul clarinho (delicadeza da coral)mandei fazer persianas ice e por cima vou colocar voal branco..tenho o sofa e o painel branco..Mas ganhei a mesa de jantar c cadeiras marrom claro e gelo e a madeira cor chocolate ..e um tapete para sala nas cores marrom clarão com cinza e um riscos meio azulado escuro…gostaria de aproveitar tudo será que ai ficar bom ? Socorro…

  43. valdania
    19.dezembro.2016

    oi bom dia
    meu sofá e marron mais acizentado, gostaria desaber qual a cor do carpete e cortina colocar?

  44. Helena
    05.janeiro.2017

    Oi Bruna. Adorei a matéria e me inspirou bastante na compra da minha cortina. Meu sofá é cru e meu tapete é felpudo de listras horizontais, marrom-nude com bege e gostei muito de uma corina duplex, marfim, voil florido. As paredes da minha sala são gelo e o móvel da tv é madeira com branco. Uq vc acha? Fica legal uma cortina com essas características nesse ambiente?

  45. Gisele Sanches Campos
    28.março.2017

    Ola meu ap tem uma parede com textura azul, um azul apagado meio escuro e meu sofá é marrom tabaco, estou em duvida na cor da cortina, poderia me ajudar?

  46. 10.julho.2017

    Olá Bruna.. adorei as dicas!!! Gostaria de sua opniao..
    Pintamos uma das paredes do consultorio terapêutico de verde turquesa (quase esmeralda) e as demais de branco pintor da coral (neutra).. nossos moveis são todos brancos.. Mas gostaria de manter um ambiente clean porem acolhedor ao mesmo tempo.. dando mais vida e cor nos objetos (persianas, tapetes, flores, almofadas).. gostaria de sua opnião se for possivel.. muita gratidão!!! Namastê!….

  47. Rita Mendes
    10.agosto.2017

    Olá, boa tarde,
    Gostaria de ter um importante ajuda, na minha casa, nomeadamente sala de estar, todos os meus móveis são pretos, o aparador, a mesa de tv, ainda o sofá também.
    Queria a ajuda da Sra. para saber que cor de tapete usar para decoração.
    A minha casa tem parede laranja e creme bem claro, queria saber como decorar com tapete que cor de tapete usar e que cor decorar o meu ambiente?
    Socorro, preciso mesmo de ajuda.
    obrigada