11  03
2015
Organização

Como organizar e limpar livros?

Pode ser bem complicado organizar os nossos livros em casa ou quando estamos de mudança, como guardá-los sem deixar aquela sensação de desorganização ou de poeira?

Aqui vão algumas dicas de organização e limpeza!

Primeiro defina com quantos livros você realmente deseja ficar. Sabemos que é uma decisão bem difícil, mas se você tem um espaço limitado, não tem jeito. Por isso é importante vender, trocar ou doar os seus livros.

estantes-para-livros-1

Separe primeiro os livros que você não vê utilidade, depois os que não tenham valor sentimental. Se você deseja vender pode usar sites desde OLX, Enjoei, até sites próprios como o Estante Virtual ou usar a forma mais clássica que é ir a um sebo e oferecer os seus livros. No sebo você ainda pode trocar 3 livros por 1, por exemplo, assim pelo menos você reduz a sua quantidade de livros e ainda fica com novas opções de leitura sem ter que gastar um centavo. Outra opção para quem quer trocar os livros é o site Livralivro, o site facilita a aquisição de um novo livro e o custo envolvido na troca é apenas o da postagem nos Correios, que varia de R$ 3,00 à R$ 8,00 (de acordo com o peso) para enviar um livro para todo o Brasil.

Agora para doá-los é ainda mais fácil, é só dar para alguma pessoa que você conhece e que gosta de determinado assunto, você também pode deixar em uma biblioteca pública ou participar de eventos nas mídias sociais onde as pessoas combinam de deixar livros pela ruas, para que outras encontrem e levem para casa.

estantes-para-livros-2

Depois de definir com quantos livros você vai ficar, é hora de organizar sua estante, prateleira, etc.

Existem várias formas de organizar seus livros, por cores, por exemplo, além de dar um toque especial na decoração, você pode associar as cores da lombada para lembrar de determinado livro e facilitar na hora de procurá-lo.

Há ainda muitas outras formas como assunto, tamanho, número de páginas, data da compra ou da leitura, lido e não lido, autor, gênero, etc. O ideal é colocar da forma que facilite mais para você.

Se você ainda não tem uma coleção de livros que preencham uma estante, aqui vão algumas inspirações de apoio de livros, que deixam a decoração super charmosa:

suporte livro 1 suporte livro 2 suporte livro 3

Limpar os livros também é muito importante! Além de evitar poeira, você evita também traças e cupins que adoram papel e prolonga o tempo de vida do seu livro.

Para limpar é simples, use apenas um pano levemente umedecido com água e em seguida um pano seco, além disso, pode-se usar bolinhas de naftalina ou cravo-da-índia, para evitar a infestação de traças, em relação aos cupins, deve-se evitar umidade no local.

Se os livros estão muito gastos, use uma luva para manuseá-lo, luva cirurgica, por exemplo. Pois os dedos transmitem umidade e a cada folheada eles podem desgastar mais as páginas.

estantes-para-livros-3

Lembre-se também de limpar o local onde o livro será armazenado, como estantes, prateleiras, etc.

Outra dica para conservação dos livros é a forma como eles serão arrumados, cuidado ao deixá-los inclinados, pois isso pode deformar o livro, deixar os livros deitados também pode danificá-lo, pois a tinta de impressão pode grudar nas páginas.

estantes-para-livros-4

O melhor local para deixar os seus livros é um lugar mais seco e arejado possível, evite colocá-los em lugares como armários fechados.

Caso não haja um escritório ou biblioteca, a melhor opção é na sala. No quarto, se não for frequentemente higienizado, pode causar alergias.

estantes-para-livros-5

Espero que tenham gostado das dicas!
E aí quem ama livros? <3

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

19 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 11.março.2015

    Adorei as dicas, eu amo livros.

  2. 11.março.2015

    Adorei! Recentemente compramos a primeira estante do post, aquela branquinha! Na época fiquei preocupada como arrumaria, resolvemos doar alguns e ficou linda! Depois vou tentar mostrar no blog. Organizei por assuntos :D

    Beijos!

  3. 11.março.2015

    Vixe, taí uma coisa que eu detesto: limpar livros :(
    Confesso que não dou a devida atenção a eles na hora da faxina de casa; passo um paninho rápido na prateleira, meio que miguelando o pano em cima deles também, mas quando vou pegar algum livro pra ler ou trocar de lugar, bate o arrependimento rsrs não tenho alergia a pó, mas a pele das minhas mãos é muito fininha (por qualquer coisinha, eu me arranho fácil) e o pó dos livros acaba com meus dedos.
    Mas gostei bastante da indicação dos sites; não conhecia muitos deles e já me peguei várias vezes sem saber o que fazer com meus livros “encalhados” em casa.

  4. Rafaela
    11.março.2015

    Oi Bruna, descobri seu blog/vlog recentemente, estou na mesma situação que você (casa nova e casamento) e estou amandando todas as suas dicas, parabéns.

    Só gostaria de fazer uma observação, sou Bibliotecária e até onde aprendi não devemos limpar nossos livros com nada liquido ou seja, o pano não pode estar nem de longe umedecido. O ideal é um pano macio (flanela ou até fralda de bebê) seco para limpar a capa e uma trincha (também seca) para limpar a lombada e os cantos dentro do livro. E também é legal destacar que os livros precisam muito ser arejados, mas nada de colocá-los no sol.

    Mais uma vez parabéns e boa sorte no casório.

    • 13.março.2015

      Oi Rafa, jura? Isso vai totalmente contra o que sempre pesquisei na internet. Mesmo assim eu não consigo limpar só com pano seco, geralmente uso levemente umedecido, mas levemente mesmo sabe… só pra poeira não levantar e voltar de novo, mas não chega a molhar o livro, claro! E em já passo um pano seco logo em seguida pra não estragá-los…

      • Rafaela
        16.março.2015

        Então Bruna, você deve tomar cuidado com isso, porque geralmente queremos que nossos livros durem o máximo possível e essa prática pode não afetar visivelmente seus livros nesse momento, mas eles vão durar menos, com certeza. Já tive algumas aulas de restauração e conservação de livros e em todas elas os professores nunca falaram sobre umedecer o pano, mesmo que levemente. Existe um livro bem interessante e de fácil compreensão sobre esse assunto, chama-se “Conservar para não restaurar” nele você vai encontrar dicas de conservação e até de pequenos reparos.
        Ah, você falou sobre a preocupação da poeira levantar e voltar para o livro, para resolver isso é simples, limpe seus livros em cima de uma mesa ou balcão, a sujeira ficará toda lá.

        Eu sei que pode parecer meio doido essas regrinhas com limpeza de livros, mas elas fazem toda a diferença. kkkk

        bjs :*

  5. amanda
    11.março.2015

    Sou viciada em livros! Acho que é a minha maior paixão!!! Amei as dicas.

  6. 11.março.2015

    Que legal !! O suporte de livros BOOK que ilustra o seu post é da minha loja http://www.todacordecor.elo7.com.br

    Valeu pelas dicas !!!

  7. Luciana Areias
    12.março.2015

    Olá Bruna
    Fiquei super feliz que postou a foto de uma amiga minha, a Vanessa Taconelli do Toda Cor Decor.
    Como sempre o seu post ficou lindo.
    Beijinhos

  8. 12.março.2015

    Estou numa fase que adoro livros, ainda quero montar uma mini biblioteca em casa! Bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

  9. Renata de Moraes
    18.março.2015

    Amo de paixão meus livros e tenho uma dica: limpei todos direitinho, sem umedecer o pano, e depois de limpos envolvi cada um com filme plástico sabe..pra proteger. Agora fiquei na duvida…será que a amiga bibliotecária pode me ajudar? Envolver com plástico pode danificar os livros?

    Bjs

  10. Vera Oliva
    24.julho.2015

    Olá,
    Parabéns pelo Blog e às dicas . Mas onde posso comprar esses suportes que estão segurando livros nas imagens acima:BOOK,LOVE,formato de tel,clipes,etc . Grata pela informação e sucesso.
    Vers

  11. Leonir ferreira da silva
    02.junho.2017

    Gostaria de comprar a torre de paris uma vermelha e outra amarelo. Quero saber dos valores e como compro ????
    Att
    Leonir