Quem disse que é preciso ter um grande quintal pra ter uma horta orgânica?
O ideal, para ambiente menores como apartamentos ou pequenas varandas, são plantas de raízes curtas. Então a dica é ter uma hortinha de temperos. Além do contato com a natureza, podemos ter ervas sempre frequinhas, livre de agrotóxicos e acabar com aquele problema chato de perceber, no meio da receita, que falta aquele temperinho gostoso pra dar sabor na sua refeição.

A horta, além de trazer praticidade e economia, funciona também como artigo de decoração, dando aquele toque charmoso e valorizando ambientes desde coloridos, com vasinhos fofos, regadores, copos, latas, canecas, etc. Até ambientes rústicos, com os vasinhos de barro, cerâmica e madeira.
Vamos ver alguns exemplos de temperos para cultivar na sua horta!
- Manjericão: prefere temperaturas mais altas ou, pelo menos, amenas. É bom se informar sobre as peculiaridades dos diferentes tipos. O manjericão roxo, por exemplo, não gosta de muito sol. É ótimo para acompanhar pratos da cozinha italiana, como pizzas e molhos para massas.
- Alecrim: como é uma planta muito resistente, é ideal para quem não tem muito tempo para cuidar da horta. Adaptado a climas mais quentes e secos, pode passar até três dias sem ser regado. É ideal para temperar carnes, especialmente peixe e frango.
- Salsão: resiste bem ao inverno e precisa ser regada diariamente para se desenvolver. Usada em sopas, saladas, omeletes e sanduíches.
- Hortelã: como as raízes são mais profundas que as das demais ervas, deve-se sempre plantá-la sozinha em um vaso, para não prejudicar o desenvolvimento das outras plantas. Bastante apreciada pela culinária árabe, vai bem em assados e grelhados e pode ser usada na decoração de pratos e no preparo de chás.
- Orégano: se adapta bem em vários ambientes e exige pouca água para se desenvolver. Conhecido por seu uso em pizzas, o orégano também pode ser utilizado em molhos e assados.
- Pimenta: resistente, é uma planta que gosta de espaço para se desenvolver. Vale a pena plantá-la sozinha na floreira, para que consiga crescer rapidamente. Com seu sabor picante, vai bem em molhos, conservas e temperos.
- Sálvia: resiste bem às baixas temperaturas, então se dá bem no inverno. É ideal para quem não tem muito tempo para cuidar, porque pode ser regada a cada dois dias. É usada principalmente para a decoração de pratos e para temperar carnes mais gordurosas, como carne de caça.
- Tomilho: é do tipo que não gosta de muita água e pode ser regado a cada dois dias. Uma dica importante: quanto menor a umidade no vaso, mais cheiroso o tomilho fica. Usado principalmente em ensopados e molhos à base de vinho.
O vaso para plantá-los depende muito da área que você tem disponível. Ele deve ter furos, para escoar a água. Também dá para plantar em jardineiras, mas é importante separar bem as ervas, já que cada uma requer um cuidado especial.

No início, regue três vezes por dia até que a muda pegue. O ideal é regá-la no início da manhã ou no final da tarde, nunca do meio do dia quando o sol é mais forte. A quantidade de água tem que ser medida conforme o tamanho dos vaso. Lembre-se de retirar plantas invasoras e proteja a horta de insetos.
Para uma horta saúdavel um fator muito importante é o Sol. O aconselhável é ter, no mínimo, 3 horas de Sol diariamente.
Lembre-se que você está plantando essa horta para usar os temperos no seu dia a dia. Por isso, plante aqueles que você gosta de usar. Cultive a sua horta e não deixe os temperos estragarem.
Um dos principais ingredientes de qualquer coisa que você cultiva é o amor. Então, quanto maior o cuidado e carinho com a horta, maior e mais bonitas serão as suas ervas!
Bora se inspirar? :)


Quem aí tem uma hortinha em casa?
Me conte se vocês tem costume de usar os temperinhos frescos na hora de cozinhar! ;)
Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin
