02  02
2015
Casa

Horta também cabe no seu apê!

Quem disse que é preciso ter um grande quintal pra ter uma horta orgânica?

O ideal, para ambiente menores como apartamentos ou pequenas varandas, são plantas de raízes curtas. Então a dica é ter uma hortinha de temperos. Além do contato com a natureza, podemos ter ervas sempre frequinhas, livre de agrotóxicos e acabar com aquele problema chato de perceber, no meio da receita, que falta aquele temperinho gostoso pra dar sabor na sua refeição.

horta-no ape-cma-3

A horta, além de trazer praticidade e economia, funciona também como artigo de decoração, dando aquele toque charmoso e valorizando ambientes desde coloridos, com vasinhos fofos, regadores, copos, latas, canecas, etc. Até ambientes rústicos, com os vasinhos de barro, cerâmica e madeira.

Vamos ver alguns exemplos de temperos para cultivar na sua horta!

  • Manjericão: prefere temperaturas mais altas ou, pelo menos, amenas. É bom se informar sobre as peculiaridades dos diferentes tipos. O manjericão roxo, por exemplo, não gosta de muito sol. É ótimo para acompanhar pratos da cozinha italiana, como pizzas e molhos para massas.
  • Alecrim: como é uma planta muito resistente, é ideal para quem não tem muito tempo para cuidar da horta. Adaptado a climas mais quentes e secos, pode passar até três dias sem ser regado. É ideal para temperar carnes, especialmente peixe e frango.
  • Salsão: resiste bem ao inverno e precisa ser regada diariamente para se desenvolver. Usada em sopas, saladas, omeletes e sanduíches.
  • Hortelã: como as raízes são mais profundas que as das demais ervas, deve-se sempre plantá-la sozinha em um vaso, para não prejudicar o desenvolvimento das outras plantas. Bastante apreciada pela culinária árabe, vai bem em assados e grelhados e pode ser usada na decoração de pratos e no preparo de chás.
  • Orégano: se adapta bem em vários ambientes e exige pouca água para se desenvolver. Conhecido por seu uso em pizzas, o orégano também pode ser utilizado em molhos e assados.
  • Pimenta: resistente, é uma planta que gosta de espaço para se desenvolver. Vale a pena plantá-la sozinha na floreira, para que consiga crescer rapidamente. Com seu sabor picante, vai bem em molhos, conservas e temperos.
  • Sálvia: resiste bem às baixas temperaturas, então se dá bem no inverno. É ideal para quem não tem muito tempo para cuidar, porque pode ser regada a cada dois dias. É usada principalmente para a decoração de pratos e para temperar carnes mais gordurosas, como carne de caça.
  • Tomilho: é do tipo que não gosta de muita água e pode ser regado a cada dois dias. Uma dica importante: quanto menor a umidade no vaso, mais cheiroso o tomilho fica. Usado principalmente em ensopados e molhos à base de vinho.

O vaso para plantá-los depende muito da área que você tem disponível. Ele deve ter furos, para escoar a água. Também dá para plantar em jardineiras, mas é importante separar bem as ervas, já que cada uma requer um cuidado especial.

horta-no ape-cma

No início, regue três vezes por dia até que a muda pegue. O ideal é regá-la no início da manhã ou no final da tarde, nunca do meio do dia quando o sol é mais forte. A quantidade de água tem que ser medida conforme o tamanho dos vaso. Lembre-se de retirar plantas invasoras e proteja a horta de insetos.

Para uma horta saúdavel um fator muito importante é o Sol. O aconselhável é ter, no mínimo, 3 horas de Sol diariamente.

Lembre-se que você está plantando essa horta para usar os temperos no seu dia a dia. Por isso, plante aqueles que você gosta de usar. Cultive a sua horta e não deixe os temperos estragarem.

Um dos principais ingredientes de qualquer coisa que você cultiva é o amor. Então, quanto maior o cuidado e carinho com a horta, maior e mais bonitas serão as suas ervas!

Bora se inspirar? :)

horta-no ape-cma-2

horta-no ape-cma-4

horta-no ape-cma-5

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4

Quem aí tem uma hortinha em casa?
Me conte se vocês tem costume de usar os temperinhos frescos na hora de cozinhar! ;)

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

26 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. 02.Fevereiro.2015

    Acho o máximo ter horta no apê, principalmente na hora de preparar pratos deliciosos e você ter “nas mãos” todos os temperinhos saborosos para dar aquele “tchãn” na hora de servir e impressionar.

    Eu ainda vou montar o meu! Beijos

    http://www.seujeitosuacasa.com

    • 02.Fevereiro.2015

      Oi Lidia
      Fica muito mais saboroso quando o tempero é fresquinho né! :)

  2. 02.Fevereiro.2015

    Meu apartamento é bem pequeno, sem varanda e com a lavanderia conjugada. Mas sempre morei em casa com terreno grande com muitas frutas e verduras. Queria muito fazer uma hortinha mas não sei se será possível =/

    • 02.Fevereiro.2015

      Sempre tem um cantinho que podemos aproveitar Aline, nem que seja na própria cozinha. E ainda fica lindo na decoração! ;)
      Um beijoooo

  3. 02.Fevereiro.2015

    Own que post lindo! Especialmente pra mim! kkkkkkkkkk
    Venho pensando em como encaixar uma horta no meu apê desde que nos mudamos, mas tá difícil, porque é muito pequeno!! Venho tendo algumas ideias e espero colocar em prática ainda esse mês!! Quando ficar pronto tento mostrar xD

    Beijos!

  4. 02.Fevereiro.2015

    Ai adorei a idéia! Colocar pra plaquinhas pra identificar deixa muuuito fofo igual a primeira foto do post <33333333 http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • 02.Fevereiro.2015

      Sim, fica mesmo, e pra quem não conhece muito de plantinhas é uma ótima forma de diferenciar! ;)

  5. Bruna
    02.Fevereiro.2015

    Bru, desde o ano passado tenho cultivado esse hábito de ter plantinhas em casa. Ainda não tenho quase nada de tempero, exceto a pimenta; há alguns dias plantei tomatinhos(aqueles tomatinhos cereja), morangos e hortelã. Além da arruda pra afastar as energias negativas. Acredito que os principais segredos são regar(da maneira certa, como você disse) e ficar de olho na quantidade de sol, pq por exemplo o morango não pode ficar horas exposto ao sol e nem ficar em lugares baixos por causa dos bichinhos invasores. Acho fundamental ter atenção, observar sempre o que está acontecendo com sua plantinha.
    Ah, só uma última coisa, minhas pimentinhas estavam morrendo, daí resolvi cortar todos os galhinhos que estavam secando e jogar onde plantei o original e agora elas estão renascendo(e muito mais fortes). Ainda não sei a explicação pra isso, rs. Estou observando.
    Beijos :*

  6. 02.Fevereiro.2015

    Sempre quis fazer uma hortinha aqui no meu apê; até me arrisquei e comprei um pé de manjericão, mas ele não durou nem 3 meses :( essas plantinhas são muito sensíveis e precisam de muito sol e dedicação pro cultivo (coisas que fiquei devendo feio pra elas hahaha)

    • 02.Fevereiro.2015

      É, eu confesso que não sou muito boa com plantas tbm. Tenho apenas uma no apê e tô tentando, mas não tô sentindo muita confiança que essa vai durar hehehe, espero que eu aprenda! :D

  7. Andrea
    02.Fevereiro.2015

    Onde encontro mudas pra plantar em SP?

    • 02.Fevereiro.2015

      Oi Andrea, tem o Ceasa que é o lugar mais barato e conhecido, mas tbm tem aqueles “garden shoppings” que tem muita coisa legal. Um lugar onde ninguém presta muito atenção mas que tem mudar de temperos são em hipermercados como Extra, Pão de Açucar, etc… estes que são maiores sempre tem a seção de plantinhas!

  8. Mariana Sande
    02.Fevereiro.2015

    Oi Bruna, tudo bem?
    Amo o seu blog, todo dia acesso pelo menos umas três vezes hehe *-*
    Bom, o que tenho para falar não tem muito a ver com o post de hoje. Mas, preciso de ajuda!!! Eu e meu noivo escolhemos investir nossas economias no nosso apê e por tudo estar tão caro não sobrou muito para fazer uma cerimonia e uma festa como manda o figurino. Mas não queremos deixar passar a data em branco. Mas não temos como bancar uma festa, então procuramos um restaurante bom e que gostamos muito. O espaço nos permite fazer a cerimonia religiosa com efeito civil, porém cada um dos nossos convidados pagaria o seu jantar. Sei que pedir para cada um pagar o seu é indelicado, mas infelizmente não temos condições, e queria comemorar. O que vc acha? Ah, vou servir o bolo e doces por minha conta (pelo menos isso né…) Poderia me dar uma dica de como devo colocar a informação “de cada um paga o seu” no convite? Seria legal um post sobre noivinhos que não tem condição de bancar festa… Acredito que tem muito gente na mesma situação que eu. Hoje está tudo tãaao caro :(

    • 03.Fevereiro.2015

      Oi Mari hj em dia isso tá mais normal do que vc pensa viu… e olha, quem ama vcs com certeza nem irá ligar de pagar o restaurante por pessoa… afinal estão ali pra celebrar um momento tão lindo!
      Não sei se eu colocaria no convite, acho que eu falaria pessoalmente quando entregasse o convite ou por tel… mas se quiser colocar, faça como um convite de aniversários que são em bares, sabe? Quando a gente convida e coloca o valor de entrada e consumação.. etc… ai não tem como a pessoa não entender! ;)

  9. Tamires
    02.Fevereiro.2015

    Oi Bruna, acompanho seu blog desde o começo eu acho, amo o seus estilo
    de decoração e suas dicas. Sempre tenho vontade de mudar as coisas,
    mas a preguicinha bate… Mas agora vc me inspirou a renovar o visual do meu quarto! Obrigada!! Estou com uma dúvida: aquela sua cadeira transparente com rodízio arranha fácil? (tipo com as pecinhas da calça sabe)
    E vou comprar a escrivaninha Duna igual a sua, mas to com a dúvida se fica pouco espaço pra perna embaixo? Como é pra vc por exemplo?
    Muito obrigada e continue sempre assim, pois este é o melhor blog de todos!!
    Bjinhuuss

    • 02.Fevereiro.2015

      Oi Tamires, obrigada! Que linda! <3
      A cadeira não arranha não, ela é muito resistente mesmo... e é legal vc comprar uma cadeira com suspensão a ar, assim vc pode abaixar e levantar de acordo com a sua altura. Eu não achei a escrivaninha baixa não, pra mim tá no tamanho ideal!

  10. monica vieira
    02.Fevereiro.2015

    Estou doida pra fazer na varandinha do meu ape, daqueles suspensos mas os que eu quero nao sei como fazer…tomatinho, pimentao, coentro….tem alguma ideia? Bjsss

    • 02.Fevereiro.2015

      Oi Monica
      Os suspensos são lindos, tem até aqueles jardins verticais que podem ser feitos como “horta” tbm, mas em breve eu trago uma matéria especial aqui pro blog, ok?
      Beijosss

  11. Daniela Freitas
    02.Fevereiro.2015

    Amei a ideia Bruna, ja pensei nisso varias vezes, ja morei em uma cidade que vendia os temperinhos no vasinho, era so regar, e a cozinha fica linda e cheirosa tambem, manjericao em especial é maravilhoso para ter na cozinha

  12. Flávia
    02.Fevereiro.2015

    Oi Bru, tudo bem?
    Nossa, acompanho seu blog há quase um ano e meio e essa é a primeira vez que comento aqui.. rs
    Adorei a matéria. Aliás, todo o blog é muito inspirador. Comprei meu apê com meu noivo no meio do ano passado, e ainda vai demorar dois anos para ser entregue, aí para matar a ansiedade vou lendo suas publicações e pegando inspirações.
    Parabéns pelo ótimo trabalho. Bjs.

    • 03.Fevereiro.2015

      Obrigada Flavinha, fico feliz em colaborar nesta sua nova fase! :)

  13. Natália
    02.Fevereiro.2015

    Adorei o post Bruna! Tbm é um desejo meu ter mais plantinhas em casa mas sou dessas que não tem o dedo verde! Já matei até cacto! Aí fico com dó das plantinhas e acabo não tendo nenhuma!

  14. Mari Couto
    03.Fevereiro.2015

    Bru eu sempre sonhei com uma hortinha aqui em casa, mas minha mãe nunca curtiu cuidar de plantas e eu tb não sei rs, mas agora com minha filhinha quero ensiná-la a cuidar, dar amor e preparar um delicioso prato com nossos próprios temperos. Amei bjs