26  02
2014
Meu Apê | Reforma

Etapas da reforma do meu apê!

Reforma_do_meu_ape

Quando recebemos as chaves do apartamento, nos perguntamos: por onde começar a reforma? Esta foi a pergunta que eu me fiz também, mas já consegui resolvê-la como vocês estão acompanhando aqui no blog! Porém vários leitores tem me pedido pra fazer um post com a lista e o passo-a-passo de como fazer uma reforma.

Bom, pra cada caso é um caso, tudo vai depender das escolhas que você fizer. Por exemplo, eu decidi trocar as bancadas, mas tem gente que não troca. Então vou fazer um post das etapas da minha reforma e assim vocês podem usar como base para a de vocês, ok?

1. Layout do imóvel
Antes de qualquer coisa, vocês precisam ter em mente e também em desenhos e anotações todas as ideias para o futuro lar, e se possível um projeto de um arquiteto pois ajudará muito. Com isso em mãos ficará mais fácil na hora de escolher cada item da reforma. Sem saber onde vai cada móvel, tamanho de bancadas, pias, etc. fica difícil saber se precisará alterar outros itens como a elétrica ou hidráulica por exemplo. No meu caso eu não comprei os móveis antes, mas eu tinha o projeto desenhado de onde ficaria cada móvel, também sabia o tamanho de cada bancada, etc., e assim eu pude alterar tomadas de lugar por exemplo!

planta_comprando_meu_ape

2. Ligação da energia elétrica
Isso pode parecer óbvio, mas já vi muita gente esquecer de solicitar a ligação da rede elétrica e na ansiedade já sai contratando pedreiros e outros fornecedores. Aí quando vão executar um serviço, cadê a energia elétrica? Então antes de começar qualquer serviço, ligue pra empresa de energia da sua cidade!

3. Alterações de layout de paredes
Comecei pela quebradeira fazendo aquela passagem da suíte para o outro quarto, lembram? Nessa fase também quebramos a parede do banheiro para fazer o nicho. Mas antes disso não esqueçam de verificar no manual do proprietário se as paredes são estruturais ou não, caso contrário não é permitido alterar nada pois pode abalar a estrutura do prédio, ok? Tenha em mente que você precisará nessa fase arcar com o custo do pedreiro, massas ou gesso para acabamento.

closet_comprando_meu_ape

4. Gesso e elétrica
A parte que faz mais sujeira sempre aconselho a fazer primeiro! Esse pó branco de gesso é um caos, então não deixe pra fazer após colocar o piso e os móveis por exemplo. #ficaadica!
E já que vai fazer o gesso aproveite para contratar a elétrica também, para poder passar a fiação por ele também. Eu contratei os dois serviços juntos, assim na hora de comprar os spots já fica tudo pronto para a instalação. Dica: se puder comprar os spots, plafons e luminárias nesta fase, o gesseiro já conseguirá deixar tudo furado e recortado para fazer a instalação da iluminação. Se não, tenha em mente que fará sujeira novamente na hora de furar!

gesso_comprando_meu_ape

5. Retirada dos pisos, revestimentos e bancadas
Mais uma etapa de muita sujeira e entulho. No meu caso retirei os pisos e bancadas e os entulhos já foram muitos, imagina trocar o revestimento também! Em alguns casos tem como pular esta etapa e colocar piso sobre piso por exemplo evitando o quebra-quebra. Eu mesma fiz isso na área da cozinha onde coloquei as pastilhas e o revestimento cerâmico na parede do tanque. Mas os pisos não tiveram jeito, se aplicasse piso sobre piso o degrau para os outros cômodos ia ficar muito grande.
Nesta fase vocês vão ter que arcar com os custos do pedreiro e da caçamba para o entulho.

retirada-dos-pisos-commprando-meu-ape

6. Ponto de água
Lembre-se de que ao tirar as bancadas você terá que tirar as torneiras, mas deixe pelo menos uma instalada nem que seja em uma mangueira para os fornecedores poderem trabalhar! ;)

7. Impermeabilizante
E se você resolveu tirar todos os pisos lembre-se que então acabou de perder a garantia de impermeabilização da construtora! Para não correr o risco de lavar os banheiros, cozinha e varanda e ver o vizinho de baixo reclamando de infiltração, nós mesmos impermeabilizamos tudo novamente. Aqui no blog tem um post explicando tudo (clique aqui).

impermeabilizante_comprando_meu_ape

8. Alterações de pontos de tomadas e interruptores
Se no seu projeto terá uma bancada de cozinha que vai de fora a fora na parede como a minha por exemplo, você precisará de novos pontos de tomada para poder ligar os eletrodomésticos abaixo dela. Lembre-se de verificar os demais cômodos do seu apartamento/casa de acordo com os projetos e ideias. Ok? No meu escritório como mostrei neste vídeo, estava faltando uma tomada para o computador justamente na parede onde eu planejei a mesa!
Ah e aqui também verifique se as paredes são estruturais, se forem tem uma dica muito legal neste post aqui para driblar o problema.

9. Colocação dos pisos cerâmicos e revestimentos
Então é hora de escolher e comprar os pisos e revestimentos para cada ambiente! Além disso não esqueça das argamassas e rejuntes, assim como a mão de obra do pedreiro/azulejista para a colocação.

pisos_comprando_meu_ape

10. Torneiras, cooktop, bancadas, cubas e nichos
Esta fase é uma das mais caras da reforma, nem gosto de lembrar! :D
Aqui é a hora de decidir praticamente tudo em conjunto pois uma coisa depende da outra. Quando você bater o martelo e fechar o negócio com a marmoraria, prepare o bolso para comprar as torneiras, cubas e o cooktop ou pelo menos ter a certeza do modelo escolhido, pois a furação das bancadas depende do tipo de cuba que você optou, do tamanho do cooktop e do modelo de torneira escolhida. #tenso!
Após ter tudo decidido é só agendar a instalação e a furação das bancadas.

07_cma_bancada_suite_crema_esculpida

11. Contrapiso
Esta parte pode ser feita antes ou após o gesso. Mas no meu caso deixei pra depois já que o piso vinílico será praticamente a última coisa a ser instalada. É dever da construtora entregar o contrapiso nivelado e perfeito, mas se alguém deu essa sorte quero dar os meus parabéns! Cansei de pedir para refazerem e eles conseguiram piorar o que já estava ruim, então arquei com a despesa pra não ter mais aborrecimentos. Como a minha sala e os quartos receberão piso vinílico de 4 mm de espessura, então o contrapiso precisa estar perfeito. Para piso laminado também é recomendado que ele esteja nivelado. Se optou por piso cerâmico/porcelanato em todo o apartamento, então essa fase já terá sido feita no item 9.

contrapiso_comprando_meu_ape

12. Pintura
Quando chegamos na pintura temos a sensação de que finalmente a reforma começa a chegar ao fim. Ufa! Mas prepare o bolso novamente! hahahaha Principalmente se resolver contratar mão de obra de um pintor como eu fiz. Sei que poderia ter feito o processo do “faça você mesmo“, mas como tinha sanca de gesso, parede de drywall sem emassar e as portas então não quis correr o risco de ficar mal feito, além disso escolhi tinta acetinada e é bem trabalhosa. Tintas também são itens bem caros em uma reforma, e se for escolher cor especial como eu fiz, ela precisa ser preparada em máquina e fica muito mais caro! :( Dica: Não esqueça de proteger com plásticos e jornais as suas bancadas e pisos novos!

13. Iluminação
Depois da sanca, gesso e teto pintados é a hora de instalar toda a iluminação, desde os spots até plafons, luminárias e pendentes.

14. Instalação do piso vinílico ou laminado
E finalmente o momento mais esperado onde a poeira da reforma começa finalmente a dar uma trégua: a instalação do seu piso vinílico, laminado ou madeira. Dica: peça para a empresa deixar os locais onde vão móveis planejados embutidos sem a instalação do rodapé e depois quando os móveis forem instalados eles voltam para fazer o arremate. Fica muito mais bonito e sem correr o risco da loja de móveis detonar o seu rodapé novo!

15. Móveis planejados
Com todos os pisos instalados, agora é a hora da instalação dos móveis planejados. Não esqueçam que geralmente as lojas e marcenarias demoram entre um a três meses para entregar então você pode se programar e fechar o negócio bem antes de terminar a reforma. No meu caso a única coisa que fechei foi a cozinha por enquanto e que ainda não foi instalada, mas assim que sobrar uma verba iremos fechar pelo menos os dois armários dos quartos!

16. Rodapé (arremate)
Como mencionei acima, peça para a empresa do rodapé voltar para fazer os arremates finais. Caso o seu rodapé precise ser pintado, proteja o piso e os móveis próximos.

17. Porta da entrada
No meu caso trocarei apenas a porta de entrada e por isso ela ficará para ser instalada somente após toda a reforma e a instalação dos móveis, assim não corro o risco de nenhum fornecedor ter copiado o segredo da chave! A minha já está comprada assim como maçaneta, dobradiças e travas, também já foi pintada e agora está aguardando a instalação final!
Para quem for trocar as portas internas, isso pode ser feito depois do item 11 (contrapiso).

Após tudo isso vou partir para a escolha do aquecedor à gás, aquecedor elétrico, colocar redes de proteção, vidros na varanda (já que moro em andar muito alto e o vento é forte demais), box no banheiro, instalar chuveiro, comprar a cama e os demais móveis, enfim, tudo o que uma casa precisa para ser habitável. Ou seja, tem chão pela frente ainda! :D

Bom espero ter ajudado vocês que estão para pegar as chaves do apê ou pra quem está no início da reforma! ;)
Como disse, muitas coisas podem mudar, já que cada caso é um caso, mas no geral dá pra ter uma boa base para não se perder nessa fase turbulenta!

Me contem como estão as reformas de vocês!
E se alguém usar esse check list como base me fale também! ;)

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Instagram ❤ Youtube