26  02
2014
Meu Apê | Reforma

Etapas da reforma do meu apê!

Reforma_do_meu_ape

Quando recebemos as chaves do apartamento, nos perguntamos: por onde começar a reforma? Esta foi a pergunta que eu me fiz também, mas já consegui resolvê-la como vocês estão acompanhando aqui no blog! Porém vários leitores tem me pedido pra fazer um post com a lista e o passo-a-passo de como fazer uma reforma.

Bom, pra cada caso é um caso, tudo vai depender das escolhas que você fizer. Por exemplo, eu decidi trocar as bancadas, mas tem gente que não troca. Então vou fazer um post das etapas da minha reforma e assim vocês podem usar como base para a de vocês, ok?

1. Layout do imóvel
Antes de qualquer coisa, vocês precisam ter em mente e também em desenhos e anotações todas as ideias para o futuro lar, e se possível um projeto de um arquiteto pois ajudará muito. Com isso em mãos ficará mais fácil na hora de escolher cada item da reforma. Sem saber onde vai cada móvel, tamanho de bancadas, pias, etc. fica difícil saber se precisará alterar outros itens como a elétrica ou hidráulica por exemplo. No meu caso eu não comprei os móveis antes, mas eu tinha o projeto desenhado de onde ficaria cada móvel, também sabia o tamanho de cada bancada, etc., e assim eu pude alterar tomadas de lugar por exemplo!

planta_comprando_meu_ape

2. Ligação da energia elétrica
Isso pode parecer óbvio, mas já vi muita gente esquecer de solicitar a ligação da rede elétrica e na ansiedade já sai contratando pedreiros e outros fornecedores. Aí quando vão executar um serviço, cadê a energia elétrica? Então antes de começar qualquer serviço, ligue pra empresa de energia da sua cidade!

3. Alterações de layout de paredes
Comecei pela quebradeira fazendo aquela passagem da suíte para o outro quarto, lembram? Nessa fase também quebramos a parede do banheiro para fazer o nicho. Mas antes disso não esqueçam de verificar no manual do proprietário se as paredes são estruturais ou não, caso contrário não é permitido alterar nada pois pode abalar a estrutura do prédio, ok? Tenha em mente que você precisará nessa fase arcar com o custo do pedreiro, massas ou gesso para acabamento.

closet_comprando_meu_ape

4. Gesso e elétrica
A parte que faz mais sujeira sempre aconselho a fazer primeiro! Esse pó branco de gesso é um caos, então não deixe pra fazer após colocar o piso e os móveis por exemplo. #ficaadica!
E já que vai fazer o gesso aproveite para contratar a elétrica também, para poder passar a fiação por ele também. Eu contratei os dois serviços juntos, assim na hora de comprar os spots já fica tudo pronto para a instalação. Dica: se puder comprar os spots, plafons e luminárias nesta fase, o gesseiro já conseguirá deixar tudo furado e recortado para fazer a instalação da iluminação. Se não, tenha em mente que fará sujeira novamente na hora de furar!

gesso_comprando_meu_ape

5. Retirada dos pisos, revestimentos e bancadas
Mais uma etapa de muita sujeira e entulho. No meu caso retirei os pisos e bancadas e os entulhos já foram muitos, imagina trocar o revestimento também! Em alguns casos tem como pular esta etapa e colocar piso sobre piso por exemplo evitando o quebra-quebra. Eu mesma fiz isso na área da cozinha onde coloquei as pastilhas e o revestimento cerâmico na parede do tanque. Mas os pisos não tiveram jeito, se aplicasse piso sobre piso o degrau para os outros cômodos ia ficar muito grande.
Nesta fase vocês vão ter que arcar com os custos do pedreiro e da caçamba para o entulho.

retirada-dos-pisos-commprando-meu-ape

6. Ponto de água
Lembre-se de que ao tirar as bancadas você terá que tirar as torneiras, mas deixe pelo menos uma instalada nem que seja em uma mangueira para os fornecedores poderem trabalhar! ;)

7. Impermeabilizante
E se você resolveu tirar todos os pisos lembre-se que então acabou de perder a garantia de impermeabilização da construtora! Para não correr o risco de lavar os banheiros, cozinha e varanda e ver o vizinho de baixo reclamando de infiltração, nós mesmos impermeabilizamos tudo novamente. Aqui no blog tem um post explicando tudo (clique aqui).

impermeabilizante_comprando_meu_ape

8. Alterações de pontos de tomadas e interruptores
Se no seu projeto terá uma bancada de cozinha que vai de fora a fora na parede como a minha por exemplo, você precisará de novos pontos de tomada para poder ligar os eletrodomésticos abaixo dela. Lembre-se de verificar os demais cômodos do seu apartamento/casa de acordo com os projetos e ideias. Ok? No meu escritório como mostrei neste vídeo, estava faltando uma tomada para o computador justamente na parede onde eu planejei a mesa!
Ah e aqui também verifique se as paredes são estruturais, se forem tem uma dica muito legal neste post aqui para driblar o problema.

9. Colocação dos pisos cerâmicos e revestimentos
Então é hora de escolher e comprar os pisos e revestimentos para cada ambiente! Além disso não esqueça das argamassas e rejuntes, assim como a mão de obra do pedreiro/azulejista para a colocação.

pisos_comprando_meu_ape

10. Torneiras, cooktop, bancadas, cubas e nichos
Esta fase é uma das mais caras da reforma, nem gosto de lembrar! :D
Aqui é a hora de decidir praticamente tudo em conjunto pois uma coisa depende da outra. Quando você bater o martelo e fechar o negócio com a marmoraria, prepare o bolso para comprar as torneiras, cubas e o cooktop ou pelo menos ter a certeza do modelo escolhido, pois a furação das bancadas depende do tipo de cuba que você optou, do tamanho do cooktop e do modelo de torneira escolhida. #tenso!
Após ter tudo decidido é só agendar a instalação e a furação das bancadas.

07_cma_bancada_suite_crema_esculpida

11. Contrapiso
Esta parte pode ser feita antes ou após o gesso. Mas no meu caso deixei pra depois já que o piso vinílico será praticamente a última coisa a ser instalada. É dever da construtora entregar o contrapiso nivelado e perfeito, mas se alguém deu essa sorte quero dar os meus parabéns! Cansei de pedir para refazerem e eles conseguiram piorar o que já estava ruim, então arquei com a despesa pra não ter mais aborrecimentos. Como a minha sala e os quartos receberão piso vinílico de 4 mm de espessura, então o contrapiso precisa estar perfeito. Para piso laminado também é recomendado que ele esteja nivelado. Se optou por piso cerâmico/porcelanato em todo o apartamento, então essa fase já terá sido feita no item 9.

contrapiso_comprando_meu_ape

12. Pintura
Quando chegamos na pintura temos a sensação de que finalmente a reforma começa a chegar ao fim. Ufa! Mas prepare o bolso novamente! hahahaha Principalmente se resolver contratar mão de obra de um pintor como eu fiz. Sei que poderia ter feito o processo do “faça você mesmo“, mas como tinha sanca de gesso, parede de drywall sem emassar e as portas então não quis correr o risco de ficar mal feito, além disso escolhi tinta acetinada e é bem trabalhosa. Tintas também são itens bem caros em uma reforma, e se for escolher cor especial como eu fiz, ela precisa ser preparada em máquina e fica muito mais caro! :( Dica: Não esqueça de proteger com plásticos e jornais as suas bancadas e pisos novos!

13. Iluminação
Depois da sanca, gesso e teto pintados é a hora de instalar toda a iluminação, desde os spots até plafons, luminárias e pendentes.

14. Instalação do piso vinílico ou laminado
E finalmente o momento mais esperado onde a poeira da reforma começa finalmente a dar uma trégua: a instalação do seu piso vinílico, laminado ou madeira. Dica: peça para a empresa deixar os locais onde vão móveis planejados embutidos sem a instalação do rodapé e depois quando os móveis forem instalados eles voltam para fazer o arremate. Fica muito mais bonito e sem correr o risco da loja de móveis detonar o seu rodapé novo!

15. Móveis planejados
Com todos os pisos instalados, agora é a hora da instalação dos móveis planejados. Não esqueçam que geralmente as lojas e marcenarias demoram entre um a três meses para entregar então você pode se programar e fechar o negócio bem antes de terminar a reforma. No meu caso a única coisa que fechei foi a cozinha por enquanto e que ainda não foi instalada, mas assim que sobrar uma verba iremos fechar pelo menos os dois armários dos quartos!

16. Rodapé (arremate)
Como mencionei acima, peça para a empresa do rodapé voltar para fazer os arremates finais. Caso o seu rodapé precise ser pintado, proteja o piso e os móveis próximos.

17. Porta da entrada
No meu caso trocarei apenas a porta de entrada e por isso ela ficará para ser instalada somente após toda a reforma e a instalação dos móveis, assim não corro o risco de nenhum fornecedor ter copiado o segredo da chave! A minha já está comprada assim como maçaneta, dobradiças e travas, também já foi pintada e agora está aguardando a instalação final!
Para quem for trocar as portas internas, isso pode ser feito depois do item 11 (contrapiso).

Após tudo isso vou partir para a escolha do aquecedor à gás, aquecedor elétrico, colocar redes de proteção, vidros na varanda (já que moro em andar muito alto e o vento é forte demais), box no banheiro, instalar chuveiro, comprar a cama e os demais móveis, enfim, tudo o que uma casa precisa para ser habitável. Ou seja, tem chão pela frente ainda! :D

Bom espero ter ajudado vocês que estão para pegar as chaves do apê ou pra quem está no início da reforma! ;)
Como disse, muitas coisas podem mudar, já que cada caso é um caso, mas no geral dá pra ter uma boa base para não se perder nessa fase turbulenta!

Me contem como estão as reformas de vocês!
E se alguém usar esse check list como base me fale também! ;)

Acompanhe o conteúdo extra do blog nas redes sociais seguindo: Twitter ❤ Instagram ❤ Youtube

123 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Flavia Yoshitani Ferreira
    26.fevereiro.2014

    Olá!! Primeiramente, quero dizer que estou acompanhando sua reforma e estou gostando muitooo! E claro, tbm tendo algumas ideias p/ meu apê! Gostaria de saber qto tempo levou para colocar todo o gesso no seu apê?? Quero colocar aqui, mas penso na bagunça e na sujeira que fica!
    bjos

    • 27.fevereiro.2014

      Oi Flavia,
      Obrigada!
      O gesso é muito rápido, levou em torno de 3 a 4 dias, eu é que pedi pra eles pararem a obra porque tive que esperar pra poder comprar os spots! :)

      • Flavia Yoshitani Ferreira
        27.fevereiro.2014

        :D obrigada por me responder!!

  2. Elizandra
    26.fevereiro.2014

    Obrigada pelas dicas!!!! Vejo sempre seu blog e as dicas ajudam bastante nessa fase em que me encontro esperando as chaves :D!!!

  3. Elaine
    26.fevereiro.2014

    Nossa Bruna, como vc é detalista, me identifiquei muito. Quanto trabalho hein!? Mas será recompensador!!! Olha, estou quase p fechar a compra do meu cooktop na casavitra. Escolhi um modelo mais batato, este http://www.casavitra.com.br/loja/outlet/cooktop-5-bocas-rapido-vermelho-ruby.html. O que vc tem a falar sobre a loja, é ok? O q achou do modelo? Por ser outlet fiquei numa duvida

    • 27.fevereiro.2014

      Oi Elaine, deve ser culpa do meu signo, sou uma virginiana nata kkkkkk!
      Minha irmã que comprou o cooktop, chegou rápido e eu ameiiiii o presente! Não vejo a hora de vê-lo instalado na bancada!
      Bjs

      • Isabella
        07.março.2014

        Bruna,
        Como virginiana também, não quero nem ver quando for comprar minha casa própria. Já fico de cabelo em pé lendo os gastos, os aborrecimentos, etc., que tem hora que dá até vontade de desistir, mesmo antes de começar. Também sou muito detalhista, e já sei que os fornecedores irão sofrer comigo :-)

    • Liliane Pinto
      14.maio.2014

      Oi, Elaine, vi aqui o seu comentário, me diz o que você achou desse cooktop???comprou ele??? E que forno achou que combinou com ele??? Também tinha visto ele, achei muito lindo nessa cor, mas fiquei na dúvida sobre que forno poderia combinar….
      Obg

  4. adriele campos
    26.fevereiro.2014

    ja fiquei cansada só de ler.. aff só de pensar que ainda to na fase de quebrar.. :(

    • 27.fevereiro.2014

      Oi Adriele, nem me fale, tô exausta, mas quando você vai vendo o resultado você sai de lá super feliz, mesmo que o stress seja grande nessa fase!
      bjs e boa sorte!

  5. Karen
    26.fevereiro.2014

    Ótimo post Bru!
    Eu estou toda perdida com tudo (rs) e esse post me deu uma luz :D

    Adoro posts assim!

    Beijos

  6. 27.fevereiro.2014

    Oi Bru!
    Realmente é muito din din para gastar mesmo, eu entrei no apê, com algumas coisas prontas, mas muitas estou fazendo até hoje kkkkkk
    bjs

    • 27.fevereiro.2014

      Te entendo Re, mesmo quando o apê parece pronto, surgem coisas novas pra fazer né kkkkkk incrível isso!
      Bjs

  7. Erika/SP
    27.fevereiro.2014

    Oi Bruna! Muito bacana o checklist da reforma, vai ajudar mtas pessoas a se organizarem! Ansiosa pra saber sobre a empresa que vc escolheu pra montar os armários planejados na cozinha! Beijos, Erika/SP

    • 27.fevereiro.2014

      Faltam poucos dias pra instalarem, não vejo a hora tbm Erika! =)
      Espero que dê tudo certo, acho que vou até gravar em vídeo a montagem heheheheh

  8. Carol
    27.fevereiro.2014

    Oi Bruna,
    Qual programa vc usa para fazer a planta bonitinha assim com os móveis em cada lugar ?

    • 27.fevereiro.2014

      Oi Carol, como sou designer gráfica uso o photoshop mesmo! =)

  9. Kaa
    27.fevereiro.2014

    Parabéns e muito obrigada!
    + um post seu favoritado pq será muito útil! :D

    Beijão e que Deus lhe pague (com uma mega sena premiada de preferência! #vcmerece)

    • 27.fevereiro.2014

      Obaaaa, fico feliz Kaa! =)
      Essa parte da mega sena eu amei auuhahsuhaushusahusahsaushasa

  10. Amanda
    27.fevereiro.2014

    Meu Deeeus! :O’ haja dinheiro, paciência e energia para essa fase! É bom ver suas experiencias para que eu possa me preparar, física, financeira e psicologicamente quando chegar minha hora.
    Bru, uma coisa que seria legal era postar os valores de cada coisa que você comprar ou paga, ex. mão de obra. Assim da pra gente ter uma base de quando ficariam.
    Amo seu blog :*

    • 27.fevereiro.2014

      Sim Amanda, PRE-PARA! hahahahahaha
      Nem tudo eu coloquei os valores porque percebi que quando eu falava de valores, muita gente falava que encontrou mais barato ou muito mais caro, porque cada região é uma região e tem preços diferentes, e pra mim nem sempre levei em conta o quesito preço apenas, pq encontrei serviços muito baratos e que não gerava confiança, sabe? Então acabei preferindo não falar mais de valores em alguns itens. =\
      Bjs

  11. Tamara Alves
    27.fevereiro.2014

    Mega útil esse cronograma, já irei anotar no meu caderno do apê.

  12. Sonia
    27.fevereiro.2014

    Acompanho e adoro seu blog. Parabéns tenho certeza que o seu ap vai ficar de revista. Uma dica consulte o site ps do vidro comprei box 25% + barato bjs Sonia

    • 27.fevereiro.2014

      Oi Sonia, de revista não sei se vai ficar, mas quem sabe um dia! heheheheh vai demorar mas devagar a gente chega lá né! =)
      Bjs e obrigada pela dica!

  13. 27.fevereiro.2014

    Bruna queria perguntar como vc fez akela planta modificada? Pq ela eh mto parecida c a da construtora. Vc fez no photoshop? Fiquei bem curiosa.
    O q faltou no meu ape foi o planejamento mesmo. Na hora de botar as tomadas fiquei confusa e acabei botando umas a mais e em locais errados…
    Bjs
    casandosemestresse.com

    • 27.fevereiro.2014

      Oi Barbara, fiz no photoshop sim, como sou designer gráfica, photoshop é minha ferramenta de trabalho então foi fácil! rs
      Bjs

  14. 27.fevereiro.2014

    era um guia desses que eu estava precisando… não sei nem por onde começar (tá… pra começar preciso das chaves). sabia que o primeiro era o gesso, pela sujeira, mas não sabia por onde continuar… rs…
    beijinhos…

    • 27.fevereiro.2014

      Ai que bom que você gostou do “guia da reforma” hehehehe
      Estou torcendo por vc pra que suas chaves saiam logo Fran!
      Bjus

  15. 27.fevereiro.2014

    Bruna, contratar alguém especifico para colocar o rodapé e muito caro?

    • 27.fevereiro.2014

      Oi Ludmilla, isso eu já não sei te responder porque no meu caso contratei a mesma loja do piso vinílico pra instalar tudo e inclusive o rodapé comprei junto. =\

  16. Gabriele
    27.fevereiro.2014

    Oi Bruna, você não tem idéia de o qto me ajudou com o seu blog, principalmente pela parte burocrática nem sei se teria conseguido fazer tudo sem o seu auxílio!
    queria pedir se pudesse fazer um post falando sobre gesso e isopor! queria mto colocar gesso só que nesse momento é impossível! estou olhando o isopor mas queria ver se existem opções e se é válido!

    • 27.fevereiro.2014

      Ai que maravilha saber disso Gabriele! <3
      Fico feliz de vc ter vindo aqui me contar, viu!
      Vou anotar a sugestão de post aqui então.
      Bjsss

  17. Danielle
    27.fevereiro.2014

    Oi Bruna, adorei o post!! Uma dúvida para nivelar o piso você fez o PVA ou foi outra coisa? Eu também quero colocar o vinílico e a loja me ofereceu esse PVA incluso no orçamento. Você conhece? Bjoo

    • 28.fevereiro.2014

      Oi Dani, o meu ele fez com massa de concreto mesmo. Eles nem me falaram do PVA.
      Bjs

  18. Lane
    27.fevereiro.2014

    Oi Bruna, nossa esse post caiu do céu rs, finalmente peguei minha tão esperada chaves do apê, depois de longos três anos esperando rs e comecei a reforma semana passada, estou na parte do gesso, mas estava muita perdida dos próximos passos, já copiei o guia da reforma e imprimi pra mostrar pro meu noivo rsrs não sei o que seria de mim sem você pra nos mostrar os passo-a-passo. Obrigada por compartilhar conosco tudo tão detalhadamente.
    Beijuss.

    • 28.fevereiro.2014

      Ai que bom, fico feliz Lane, parabéns pelas chaves e aproveite as dicas hehehehe ;)
      bjãoooo e boa sorte aí na reforma!
      Depois no final se quiser participar do Cantinho do Leitor mostrando o seu apê estamos às ordens! :)

  19. Aline Silva
    27.fevereiro.2014

    Nossa, Bruna!!! Parece que você leu os meus pensamentos! rsrsrs. Acompanho você e adoro todas as dicas e informações, mas este post veio na horinha exata! Compramos um apartamento usado e agora no mês de março começaremos com a reforma e eu, como leiga que sou, estava pensando por onde começar. E olha que o meu pensamento era colocar o piso vinílico primeiro…rsrsrs
    Mas no mais, parabéns pelo blog e muitíssimo obrigada pelas dicas que me ajudam muito!!!! Beijos…

    • 27.fevereiro.2014

      Ai que maravilha Aline, fico feliz em te ajudar!
      A gente pensa no piso porque não vemos a hora que fique tudo pronto e ele dá essa sensação haahhahaah mas ele é uma das últimas coisas!
      Bjs

  20. Silvia
    27.fevereiro.2014

    Oi Bruna!!
    To sempre acompanhando teu blog e to boba de ver quanta coisa legal e interessante você está colocando aqui pra gente!!
    Ainda estou na fase da busca pelo apê e seu blog super me inspira!
    beijos!!

    • 28.fevereiro.2014

      Obrigada Silvia!
      Estou torcendo por vc pra ter o seu apê em breve!
      Um beijoo

  21. Paula Monteiro
    27.fevereiro.2014

    Obra chegando e um post maravilhoso p iluminar a vida da pessoa!!! São tantas coisas q a gente se perde. Amei!! Obrigada Bruna, imprimindo em 3, 2, 1! Bjosss

  22. 28.fevereiro.2014

    Nossa, esse post vai ficar nos favoritos, vou precisar MUITO!!! :D

    Beijos!

  23. flavia
    28.fevereiro.2014

    Oi Bruna! Parabénsss!! Vc está nos ajudando muito! Eu ia pegar as chaves do meu ape esse mes, mas agora depois de um ano de atraso na entrega, fomos fazer o financiamento e descobrimos umas falhas na documentação! Eu estava com tantas ideias de reforma e agora estamos pensando em pedir a rescisão do contrato :((! Sei que a entrega do seu ape atrasou tb! Vc chegou a tomar alguma menida judicial, pedir indenização ou coisa assim???? bjsss

    • 28.fevereiro.2014

      Oi Flavia, não pedi porque eles atrasaram aqueles 6 meses de carência que estava prevista em contrato, mas em compensação cobraram juros e multas pq quando saiu a matrículas eles nos deram apenas 15 dias para quitar seja com dinheiro a vista ou com financiamento. Me diz qual é o banco que financia em 15 dias?! Nenhum! E fora outras coisas que fizeram como no início cobraram valor de corretagem, vixi tantas outras coisas. Nós iremos entrar na justiça assim que passar a fase de mudança pro apê, aí terei tempo pra cuidar disso! Boa sorte no seu aí tbm! Bjs

  24. Karina Resende
    28.fevereiro.2014

    Bruna, terei serio problemas com um dos cômodos em relação a pintura, o quarto de solteiro da minha filha, ela tem tres anos e não tem que tire da cabeça dela essa cor.
    Ela quer o quarto rosa com bolinhas azuis????
    Alguma sugestão de como fazer isso???

    • 28.fevereiro.2014

      Oi Karina, nossa tem sim, e sabe que essa ideia dela é muito boa? Em sua homenagem vou preparar um post de inspiração, ok? ;)
      Aí depois vc me mostra como ficou e posta aqui no blog se quiser! hehehe
      Bjsss

    • 28.fevereiro.2014

      Post no ar!!! http://bit.ly/1i00Ybn

  25. Karen
    03.março.2014

    Bruna,

    Parabéns, está ficando tudo muito legal! Acompanho o blog faz tempo e adoro!

    Gostaria de saber se você vai divulgar a lista dos seus fornecedores (pedreiro, eletricista e tudo mais)?

    Seria muito bom pra quem for fazer uma reforma em breve, tipo eu hahaah

    Obrigada,
    Abs

    • 07.março.2014

      Oi Karen, esses tipos de fornecedores nem adianta eu indicar, pq meu pedreiro acabou fazendo a elétrica da cozinha e ele só encaixou o meu serviço pq é amigo do meu pai, mas ele já me avisou que está sem agenda por muiiitos e muitos meses e que nem iria adiantar eu indicar o serviço dele pra alguém. =\
      Mas todos os que eu estou conseguindo e gostando, estou indicando no blog, já indiquei a marmoraria, o gesseiro, os pisos que comprei, etc…
      Bjs

  26. 06.março.2014

    Oi Bruna.
    Achei otimas suas dicas. Seu blog eh mto legal. Sempre to visitando. Embora nao comente.
    Peguei as chaves do meu ape a duas semanas.
    Eu tinha varis ideias de fazer varias coisas. Mas o orçamento esta mto comprometido.
    Como a alvenaria eh estrutural tbm nao da pra quebra nada.
    So vamos por o piso e entrar! Porque precisamos mudar logo de cidade e tbm por causa da $$
    Beijos.

    • 06.março.2014

      Oi Bianca, obrigada, fico feliz que esteja gostando!
      Boa sorte no seu apê!
      Bjusss

  27. Leila
    06.março.2014

    Oi Bruna, gostaria de saber se você planejou o bebedouro de água ou fará um filtro? Procurei post sobre este item e não localizei. Ainda não pensei o que fazer pois meu apto tem cozinha americana sendo o lado da pia junto ao passa prato. Tenho certeza que seu apto ira ficar m a r a v i l h o s o.!!!!!

    • 06.março.2014

      Oi Leila, vou comprar um purificador de água. Não tem o post mesmo pq ainda não fui atrás dele, mas prometo que em breve vou fazer uma boa pesquisa e tudo que eu souber vou postar aqui!
      Bjs e obrigada!!

  28. Karen
    07.março.2014

    Pq só eu não ganhei resposta :(

    • 07.março.2014

      Karen, me desculpe, passou despercebido devido ao feriado de Carnaval me enrolei com o trabalho aqui! ;)

      • Karen
        07.março.2014

        Obrigada :D

        Quando puder, veja meu email sobre parceria :)

        Bjs

  29. Tabata Furletti
    07.março.2014

    Bruna, eu adoreiiiiii esse post! Conheci seu blog hj e já estou amando! Estou passando por essa fase: apartamento novo sendo entregue e a cabeça borbulhando de ideias! Obrigada pelas dicas e usarei com certeza!!

  30. Paloma
    26.março.2014

    Oiii, esta ficando lindo, pode me indicar o seu pedreiro?

  31. Maria Eduarda
    07.abril.2014

    Olá Bruna,

    Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar pelo seu trabalho, todos os posts são muito bem feitos, bastante didático e é visível a sua dedicação ao blog. Continue sempre assim.

    Preciso da sua ajuda, receberei as minhas chaves no final do mês. Gostaria de trocar o balcão da cozinha e dos banheiros por granito preto, além de colocar pastilha de vidro na parede da cozinha. Preciso criar três tomadas na cozinha também.

    Estou na dúvida de qual ordem deve ser feita a reforma e quem faz o que??
    Se a marmoaria além de instalar o novo balcão também faz a retirada do antigo??? Se primeiro coloca o balcão pra depois colocar o revestimento na parede ou se é o inverso??? Se a criação das novas tomadas é feita pelo pedreiro ou tenho que contratar um eletricista???

    Desde já te agradeço muito pela ajuda que você sempre nos dá.
    Beijos

  32. Jaqueline
    02.maio.2014

    Oi Bruna!

    Venho acompanhando seu blog já faz um tempinho..rs, é muito interessante e inspirador. Ainda estou entrando no processo de financiamento do meu apê, mas como sou muito ansiosa ( e virginiana tbm) :) e amo decoração já estou mega ansiosa. Amei o post sobre as pastilhas adesivas, só que aqui em Salvador/Ba não há nenhum fornecedor que trabalhem com elas, só com as cerâmicas que imitam as pastilhas, ou as próprias mesmo. Você acha confiável comprar pela internet essas pastilhas adesivas?

  33. Leonardo Marinho
    09.maio.2014

    Boa noite Bruna,

    Parabéns pelo Blog, com certeza vc ajuda muita gente que está iniciando o sonho do ap, assim como eu… kkkk

    Gostaria de saber qual program você utilizou para modificar a planta do seu ap, ficou muito legal.

    Aguardo seu retorno.

    Obrigado e mais uma vez Parabéns.

    • 10.maio.2014

      Obrigado Leonardo!
      Usei o Photoshop, pois como seu designer gráfica então trabalho sempre com ele!

  34. […] Confira o post com as etapas (passo a passo da minha reforma)! É só clicar aqui! […]

  35. Wilma Araujo
    23.maio.2014

    Oi Bruna!

    Ainda não comprei meu apê e também não comecei nenhuma reforma, mas sigo todas as suas dicas. Adoro cada post novo e já estou utilizando algumas ideias para começar o meu planejamento.
    Parabéns pelo blog!

    Sucesso!

    bju :)

    • 23.maio.2014

      Obrigada Wilma, mas mesmo sem o apê ainda é ótimo pegar as dicas pra não errar, ai como eu queria ter tido umas dicas antes heheheheh tive várias dores de cabeça, mas ok, aprendi! kkkkkkk
      Um beijooo

  36. Angela
    23.maio.2014

    Bruna,
    Adoro seu blog e estou montando minha primeira casa, usando muitas de suas dicas.
    Procurei mas não achei, me desculpe se já tiver mencionado isso em algum lugar, fiquei com uma dúvida.
    Vi que tua lavanderia estava com um rejunte mais escuro e agora está bem clarinho, branco mesmo.
    Recebi minha casa com um azulejo muito bom e bem instalado nos banheiros, mas é branco e o rejunte cinza acaba diminuindo ainda mais o ambiente que já é minúsculo.
    Queria uma solução que me ajude, sem a necessidade de remover todo o revestimento. Ouvi falar numa tinta pra revestimento tipo “Zapp” mas não sei como se comportaria depois de um tempo em ambiente úmido.

    Minha pergunta, enfim é: tu pintou o rejunte da lavanderia?

    Muito obrigada, e parabéns pelo ótimo gosto e trabalho com o blog.

    • 23.maio.2014

      Oi Angela
      Então na lavanderia eu não tinha revestimento na parede da janela, aí eu comprei e coloquei o rejunte branco. Eu tô achando que vc viu a foto quando ele estava sem rejunte, não? :)
      Existem essas tintas sim, nunca testei, mas dizem que fica super bom!
      Bjs e obrigada!

  37. Paula
    23.maio.2014

    Adorei o post, dicas ótimas!!!! Parabéns, vou reencaminhar para o meu noivo, assim ele saberá a realidade que nos espera kkk
    Beijos

  38. Camila
    26.maio.2014

    Olá Bru ! Bom, já se passaram alguns meses deste post, mas pra mim tá servindo agora..
    Sábado fiz a Vistoria do meu Apê.. E Graças á Deus foi a primeira e única ! Enfim..
    Está tudo certinho/nivelado/funcionando.. Sei que a dúvida é meio besta, mas eles ligaram a luz para todos os testes, tem até aquele aparelho que faz o controle de gastos de energia e tals.. e no final da vistoria eles desligaram a energia e colocaram o lacre em tudo..
    Quando eu pegar a chave, não preciso pedir para a Cia Elétrica religar a energia, certo??

    #ansiedademaster !!

    Besos*

    • 27.maio.2014

      Acho que precisará sim Camila, até mesmo pq geralmente ela é individual pra cada apê. Mas isso vc saberá melhor no dia do recebimento das chaves! Muito boa sorte pra vc!!! Uhuuuuu! Parabéns!!!

  39. Michelle
    27.maio.2014

    Oi Bruna , já acompanho seu blog a algum tempo , adoro suas dicas , enfim após esperar tanto vou pegar as chaves do meu ape , vou entrar nessa face das obras adorei o passo a passo , vou tentar seguir :) bjss

  40. Maria
    03.junho.2014

    Bruna, por favor, você pode informar qual a cor que pintou o seu apê?

    • 03.junho.2014

      Oi Maria, tem post aqui no blog falando já.. dá uma busca acima da foto de perfil por “tintas”! Bjusss

  41. Dayse
    05.junho.2014

    Oi Bruna! Seu blog é simplesmente maravilhoso, estou adorando! Adorei essa ideia de fazer um closet, queria saber as medidas desse que aparece na sua planta, pra ter uma noção de espaço, pois estou pensando em fazer a mesma coisa no meu ap, que também está na planta. Bjos

  42. Daniela
    08.junho.2014

    Gostaria de ver como ficou sua sala e quartos após a reforma. Procurei mas não encontrei aqui no seu blog. Obrigada

  43. Jéssica Calixto
    01.julho.2014

    Oii Linda,gostaria de saber no total,quanto ficou seu closet que fez na loja ! Bjs

  44. Estefani Amorim
    09.julho.2014

    Olá td bem???
    Adorei as dicas… principalmente as do gesso, pois acabei de comprar o apartamento e comecei por essa parte rsrsrs ….
    E tenho uma duvida sobre a largunra da sanca …
    vc poderia me informar qut q foi a do seu ?? pois fiz um orçamento hj e o rapaz me disse que faria a sanca de 40cm pois tenho uma base no teto da estrutura do apartamento de 10cm… num seria mto grande para um apartamento de 49m²?? kkkkkkk
    se puder me ajudar nisso fico agradecida…!!!
    Obrigada !!!
    fica com DEUS …
    ATT
    Estefani Amorim !!!

  45. Thaiany Meira
    05.outubro.2014

    Oii! Tudo bem Bruna? Queria muito que fizesse um post com a “linha do tempo” de tudo rs… Comprei meu imóvel na planta e ainda não sei por onde começar, o que começar a comprar e etc…Muito obrigada!

  46. […] As etapas da minha reforma […]

  47. Rachel
    06.janeiro.2015

    Olá Bruna,

    Qual a cor da pintura do seu apê? Sei que é um cinza claro. Gostaria de saber exatamente a cor e marca.

    Bjos

  48. Amanda Esteves
    08.janeiro.2015

    Boa tarde Bruna
    Gostei muito de todas as dicas, eu ja estou morando no meu apt a 7 meses, e estou realizando as reformas aos poucos. Bom já fiz o gesso com sanca e estou na reta final da pintura e estou gostando muito. Minha dúvida é sobre o rodapé. .. vi que alguns sites sugere colocar o rodapé antes da pintura, justamente para não sujar! O que vc fez com o seu apt? Qual sua sugestão porque o pintor está terminando o trabalho?
    Beijo

  49. Fernanda Tamiris
    10.janeiro.2015

    Olá Bruna, quero lhe dar o Parabéns pelo blog e seus conteúdos que são com certeza um sucesso!!! \O/
    Tento passar por aqui sempre que posso, também estamos em reforma, estamos tentando mexer o menos possível, mais esse menos sempre é muito hahaha..
    O que mais me inspirei foi no seu armário que muito semelhante a parte superior da bancada da pia.. assim que montar te mando fotos, só ñ é idêntico porque meu apê é apenas de 45m², e ñ cabia um armário daqueles !! :(

  50. Tathiana Sandoval
    12.fevereiro.2015

    Oiii queria saber que horas vc colocou as pastilhas da cozinha, que altura vc colocou e como calculou . Adorei seu blog, acabei de comprar minha casinha e estou peridinha. Pos minha casa veio igual seu apê. Bjs

  51. Jessyka
    15.março.2015

    Bruna, boa tarde.

    Você pode passar o contato do seu azulejista?

    bjs.

  52. Juliana
    13.julho.2015

    Oi Bruna tudo bem? estou acompanhando todos seus videos parabéns! Bruna tenho uma dúvida preciso da sua ajuda, quando receber as chaves quais são as primeiras compras dos materiais que precisa fazer para iniciar as obras?

  53. Paloma
    25.agosto.2015

    Olá Bruna!
    estou com um projeto para reformar um AP e me deparei com seu blog. estou lendo tudo, prestando atenção, anotando daqui, salvando imagem dali… resumindo aprendendo a melhor maneira de realizar essa missão.
    Quero desde já parabenizar seu blog, e ja deixar minha marca para futuras aparições.

    beijos

  54. helen
    31.agosto.2015

    Olá!! Adorei suas dicas! queria saber se possível o valor gasto com a cuba de mármore que vc colocou no banheiro. Muito obrigada!

  55. Stephanie Cavalcante
    13.novembro.2015

    Oi Bruna! Amo as suas dicas e to sempre por aqui acompanhando tudo que vc posta. Estou com uma dúvida (pode ser até uma pergunta boba), mas é que realmente não tenho experiência e como estou vendo para comprar um apê na planta, preciso dessa informação para saber o que fazer quando chegar o momento da vistoria. Vc contratou alguém para analisar as falhas, etc? Queria saber como vc ficou sabendo do contrapiso que não estava nivelado, como eu disse, não tenho experiência alguma e gostaria de dicas. Beijos e muito sucesso!!!

    • 13.novembro.2015

      Oi Stephanie, eu mostrei como fiz no vídeo de vistoria 1 e 2 e também em um vlog do apartamento, tem tudo aqui no blog e no canal, é só clicar na categoria meu apê ou procura pelo campinho de busca, ok? ;)
      Boa sorte aí! Bjsssss e obrigada!

  56. 01.junho.2016

    Oi Bruna! Vc tem o contato do pedreiro que te acompanhou na reforma? Preciso de um bom no ABC.

  57. Larissa
    04.julho.2016

    Olá, gostaria de dizer primeiramente MUITO obrigada pela ajuda que seu blog vem me dando. Comprei meu primeiro apartamento e estou para receber a chave mês que vem e nessa loucura de não saber o que fazer, estou encontrando muita ajuda aqui.
    Uma dúvida que tenha, se você puder me ajudar seria incrível, é com relação ao gesso no roda teto. Vou fazer móveis planejados e isso não atrapalha? Digo, se eu fizer o gesso primeiro não vai atrapalhar por exemplo a colocação do meu guarda roupas?
    Obrigada e parabéns pelo blog!

  58. Natália
    18.agosto.2016

    Qual é o tamanho do seu ap?

  59. Tatiane Araujo
    18.agosto.2016

    Olá Bruna acompanho seu blog desde quando comprei meu Ap 2014 na planta são longos anos esperando ansiosamente, mais está chegando em 2017, e quero saber a cor da sua parede da sala que parece um cinza bem claro e a marca da tinta que você comprou, é difícil achar essa cor só de olhar. Adoro seu blog e suas dicas de reformar e decoração, sucesso pra você. bjs

    • 25.agosto.2016

      Oi Tati, é cinza crômo mas tem todas as infos no post “Tintas do meu apê” aqui no blog! ;)
      Bjssss e sucesso tbm pra vc!

  60. Bruna Marcon
    30.agosto.2016

    Olá Bruna,

    Você saberia dizer quanto tempo levar esta reforma? Ou quanto foi no seu apê? (tirando o fato da espera do dinheiro, apenas a mão de obra hahaha)

    Muuuito obrigada

  61. Walkiria
    20.outubro.2016

    Olá, vc sabe se o piso vinílico pode ser instalado sobre a cerãmica atual? Também é necessário esse contrapiso?

  62. Tainá Cardeal
    08.novembro.2016

    Olá, adoro o seu blog! Comprei um apê na planta e já estou fazendo muitos planos com as suas dicas. Queria saber quanto tempo demorou essa etapa de ‘reforma’?

  63. Roberta
    30.novembro.2016

    Oi! Estou quase fechando a compra de um ap bem surrado. Gostaria de eu ter uma ideia.

    Obg

  64. Danielle Macedo
    22.janeiro.2017

    Oi Bruna peguei a chave do meu apê tem dois meses, confesso que fiquei perdida em saber por onde começar, adorei suas dicas e notei que estava deixando coisas mínimas pra trás…

  65. Jéssica
    22.janeiro.2017

    Olá Bruna tudo bem?
    Gostaria de saber se você teve problemas para trocar as instalações hidráulicas da sua casa??
    Gostaria muito de trocar as do meu apê, mais fiquei com dúvidas quanto as autorizações necessárias!

  66. Cristiana
    25.março.2017

    Olá Bruna, pode me passar por favor o contato do seu gesseiro? Estou tendo muita dificuldade para encontrar um profissional bom com preço justo.
    Obrigada!
    Cris

  67. 23.maio.2017

    Excelente postagem. Me agregou bastante. Valeu a pena

  68. Silvana
    29.maio.2017

    Olá, tudo bem

    Poderia tirar uma dúvida? Você colocou cerâmica em todas as paredes da cozinha ou foi só em algumas?
    Li seu artigo, mais não vi nada relatando isso.

  69. ADRIANA SALVARANI
    03.julho.2017

    Boa tarde Bruna, estou amando seu blog, está me ajudando demais!!! Eu gostaria de saber se a planta do seu apê foi você quem fez ou contratou um profissional? Se foi você, qual programa você utilizou pra fazer? Falta bastante tempo pro meu apê sair mas enquanto isso eu queria ter uma planta minha, pra “brincar” com os móveis e cores… A planta original da construtora não é muito legal rsrs e os softwares que eu já usei não minha realidade (são pra mansões e meu apê fica totalmente desproporcional rsrs). Enfim, se você tiver alguma dica de software pra isso agradeço. Sua planta ficou muito linda!!!

  70. Adriana
    30.agosto.2017

    Oi, Bruna, poderia me passar o contato do gesso, por favor.

  71. Marckos Silva
    30.agosto.2017

    Boa noite Bruna Dalcin, tudo bem.
    Gostei do memorial descritivo da sua reforma. Gostaria de saber se posso copiar e fazer algumas alterações para utilizar como apresentação para alguns cliente.

    Muito obrigado e boa sorte.
    abraço

  72. 12.novembro.2017

    Olá Bruna,
    Eu e meu noivo compramos nosso apartamento, porém só será entregue em 2019. Como eu sou toda ansiosa, já estou fazendo mil pesquisas e planilhas.
    Gostaria de agradecer pelo site, tem me ajudado muitoooo e este post era tudo o que estava precisando!

    Beijos ;)

  73. 05.março.2018

    Ter o projeto em mente é fundamental, elem de evitar futuras dores de cabeça

  74. 01.maio.2018

    Adorei os comentários e dicas para reforma, parabéns

  75. 01.maio.2018

    Belo Artigo e dicas para reforma Excelente !

  76. 25.maio.2018

    Para reformar é sempre bom ter em mãos um bom planejamento e contar também com bons profissionais….

  77. Renata Diniz
    01.junho.2018

    Olá Bruna adoro vc é seu canal blog suas dicas etc vc é fera heim moça rsrs, então estou comprando meu apê e estava lendo suas matérias, são topppp ,explicam tudo e mais um pouco , muito bom msm, porém tentei baixar e aparece q a matéria não existe , consigo ler mas não consigo baixar. Como será q consigo, vai me ajudar muito a nortear minha reforma, desde já agradeço,bjs Renata

  78. Suelen Rezani
    13.janeiro.2019

    Muito obrigada! Acabei de comprar um apartamento na planta e a matéria me ajudou muito a por os planos no papel, senti falta de mais fotos das etapas! Kkkk a gente fica curiosa pra ver os resultados né? Kkkk um beijo!

    • 25.janeiro.2019

      Tem toda a saga de reforma e decoração aqui no blog, dá uma olhada na categoria Meu Apê! ;)
      Bjs

  79. Pamella
    10.março.2019

    Eu te achei aqui por um acaso, e nossa como foi esclarecedor pra mim algumas coisas, estou comprando meu apartamento na planta, mas já estou anotando tudo que preciso fazer, como vou fazer, com quem vou fazer, mas não tinha ideia de quando começar a providenciar as coisas, e tipo não tinha na minha lista chuveiro, fiquei chocada de ter esquecido algo tão banal…. rsrsrsrs ….. mas uma dica que eu posso dar e que pra mim vai facilitar muito é que a empresa que vai fazer os meus planejados, eles fazem um contrato comigo para eu ir pagando aos poucos até pegar a chave do apartamento e aí tudo estará pago é só eles chegarem e fazer tudo como foi combinado, acho uma boa ideia pra quem como eu não quer pagar tudo numa tacada só e que vai precisar entrar dentro do app pronto porque não tem onde por as coisas de uma casa inteira( que no meu caso, já sou casada e já tenho toda uma mobília que quero aproveitar algumas coisas).

    • 11.março.2019

      Oi Pamella, seja bem-vinda!
      É uma forma sim de fazer, mas pra isso precisa conhecer muito bem o histórico da loja ou marcenaria, se ela é estabilizada no mercado etc., e mesmo assim envolve alguns riscos, tem que estar ciente, ok? ;)
      Fico feliz de ter ajudado com o post e se quiser receber dicas de planejamento financeiro, mindset de sucesso, imóveis e muito mais, se inscreva aqui para receber meus e-mails também: http://bit.ly/rumoaomeuape
      Beijos!

  80. 19.setembro.2019

    Adorei o post! Estou planejando reformar o meu apartamento, anotei boas dicas. Muito obrigada!
    Camila Antunes