Saiba quais tipos de carne escolher no açougue ou supermercado!
Na hora de escolher os tipos de carne, bate aquela dúvida: “Qual eu levo?”, “Qual carne serve para cozinhar em panela de pressão?”, qual é melhor para assar ou grelhar? Bom, a escolha do tipo de carne, vai depender do prato que você quer cozinhar.

(via)
Cozinhar pode ser uma coisa que nem todas nós gostamos de fazer, até porque dá um certo trabalho, tanto na hora de cozinhar quanto na hora de limpar. Mas, a verdade é que uma rotina saudável muitas vezes exige irmos para a cozinha. Tudo que consumimos pronto, como o nosso amigo miojo, possui muitos conservantes, gordura, sódio e nada de nutrientes. Por isso, é bom deixar a preguiça de lado e cozinhar! :)
Se você precisa de ideias variadas de cardápios e receitas saudáveis para não enjoar, este curso on-line de comidas saudáveis está com uma oferta imperdível e tem muitas opções de cardápios TRADICIONAIS, FITNESS, VEGETARIANAS e LOW CARB e muito mais.

(via)
Veja também: Curso para iniciantes na cozinha com 30 receitas fáceis e deliciosas!
Tipos de carne e seus principais usos
Se for o bife nosso de cada dia, o ideal é optar por carnes mais macias como filé mignon e o contrafilé. Por serem carnes nobres, são um pouco mais caras, mas valem a pena porque são bem mais saborosas também.
Já para aquela carne de panela ou ensopado, o acém, o patinho, a fraldinha e o músculo podem estar entre as opções por serem carnes mais duras. Essas carnes também podem ser ótimas opções para moer. Escolha a peça de carne que mais te agrada e é só pedir para o açougueiro moer na hora. Aquelas que já estão lá no balcão moídas, podem ser uma mistura de sebo, pelancas e aditivos químicos que garantem a cor.
Melhor não arriscar!
E como o próprio nome diz, carne de panela, deve ser preparada na panela de pressão o que reduz muito o tempo de cozimento, economizando muito gás ou energia elétrica em casos de cooktops por indução/elétricos.
Para o churrasco tão amado pelos brasileiros, carnes como picanha, maminha e fraldinha são as mais saborosas e macias, mas também fica muito bom usar costela, maminha e até o coração da alcatra.
Já para assados, prefira peças inteiras como cupim, lagarto, entre outras e de preferência coloque recheios, pois geralmente acabam ressecando um pouco no forno.

(via)
A carne bovina, deve estar bem vermelhinha, sem manchas ou pontos escuros, e com consistência firme. Procure olhar os dois lados da carne, porque ás vezes ela pode estar bonita por cima e feia do outro lado.
A carne suína deve estar com consistência firme, não amolecida e nem pegajosa.
A carne de aves, deve estar bem aderida aos ossos, com cor amarela pálida, um pouco rosada, e com consistência firme. Se estiver congelada, preste atenção se a embalagem não está danificada e com água ou sangue.
Na hora de cozinhar, alguns truques servem para deixar a carne mais macia. Por exemplo, aquela história de temperar a carne no dia anterior, não é uma boa. O sal desidrata a carne e deixa o bife duro. Também é importante não lavar a carne, porque isso tira os nutrientes do alimento.
Quando for cortar, preste atenção no sentido das fibras da carne e corte no sentido contrário.
Depois de comprar a carne, é só partir para a cozinha, preparar aquela refeição deliciosa e nutritiva que todos nós merecemos.
Veja também: Curso para iniciantes na cozinha com 30 receitas fáceis e deliciosas!
Preparei um infográfico com os principais tipos de carne para facilitar a vida. Se quiser, pode salvar no seu perfil do Pinterest ou até mesmo imprimir e deixar fixado na sua geladeira. ;)

Simplifique e seja prática!
Se você é iniciante na cozinha e quer aprender a cozinhar, mas acha que não leva o menor jeito ou que é difícil, saiba que cozinhar é muito mais fácil do que você imagina desde que você use o método correto.
Todo mundo admira uma pessoa que se garante na cozinha, não é mesmo?
Por isso a dica de ouro que te dou é que você precisa dar uma olhada no método de cozinhar que tem dentro deste curso com várias receitas deliciosas. Além de começar a arrasar na cozinha com pratos maravilhosos, você ainda vai economizar muito dinheiro deixando de pedir delivery e indo à restaurantes.
E agora que você já sabe os principais tipos de carne, não precisará mais ligar para a sua mãe pedindo socorro na hora de fazer as compras no supermercado! hahah ;)
Todos os tipos de carne podem ser congelados, tanto crus como já preparados. Então, para não precisar ir para a cozinha todos os dias, vale a pena congelar as refeições em porções. Aqui no blog tem um post/vídeo especial onde eu ensino a fazer marmitas congeladas para facilitar o seu dia a dia, vale a pena conferir!
Me contem se gostaram do post de hoje e fiquem a vontade para contribuir com mais dicas nos comentários abaixo.