23  01
2017
Organização | Organização Pessoal | Vídeos

Como definir Metas em 5 Pilares de Organização

Metas em 5 pilares de organização

O objetivo da maioria das pessoas quando começa um ano é fazer planos, atingir metas e conquistar sonhos. Mas de que forma podemos fazer isso sem cair naquela velha história de que o tempo passou e você acabou não cumprindo suas promessas?

Com a organização da nossa mente em primeiro lugar!

Para 2017 resolvi fazer diferente na hora de estabelecer minhas metas e sonhos, defini 5 pilares de organização para a minha vida e estipulei de uma a no máximo três metas para cada um destes pilares (quanto menor o número de metas, mais eficiente será o resultado). É uma questão de priorizar o que realmente é importante para você sem cair na besteira de querer abraçar o mundo em apenas um ano.

Dessa forma sua mente fica mais limpa e organizada para colocar o plano de ação em prática!

Gravei um vídeo contando melhor sobre isso e no final ainda dei 3 dicas extras para te ajudar a alcançar seus objetivos. ;)

Os 5 pilares da organização da vida

1. Eu

Esse pilar corresponde ao seu “eu”, ou seja, você mesmo! Saúde e bem-estar estão relacionados aqui, inclusive por isso sugiro colocar metas como cuidar mais da sua saúde corporal e mental, cuidar da sua alimentação, começar um exercício físico que te dê prazer, fazer meditação, frequentar a terapia, consultar uma nutricionista e por aí vai. Mas lembre-se: no máximo três metas e se puder escrever menos, melhor, assim será mais fácil cumprí-las sem se sentir culpada.

2. Família e Amigos

Depois de cuidar de si mesmo, o segundo pilar deve ser sua família e seus amigos, justamente porque hoje em dia acabamos nos dedicando muito mais a outros pilares, como trabalho e casa por exemplo, e nunca temos tempo de cultivar as verdadeiras amizades. Pior ainda, não damos oportunidade de fazer novos amigos como costumávamos fazer na época da infância, “quando tínhamos tempo”.

Aqui você pode estipular de uma a três metas como: encontrar os amigos uma vez por semana, passar no mínimo duas horas com sua família diariamente, marcar um barzinho com os amigos pelo menos uma vez por mês, entre outras. Mas não adianta anotar essas metas e não colocar em prática, ein! ;)

3. Trabalho/Estudo

No terceiro pilar vem o trabalho e os estudos, afinal sem dinheiro você não tem como realizar os seus sonhos (a não ser que você ganhe na “Mega-Sena”). Sem contar que trabalhar e estudar faz bem para a mente, desde que você ame o que faça.

Mas se o caso aqui for “Bruna, eu odeio o meu emprego”, “Não estou feliz na minha área”, “Não aguento mais o meu chefe” ou “Queria ter o meu negócio próprio”, ficou mais do que claro: a sua meta será a mudança que deseja. Para isso desenvolva mais os estudos, com certeza isso fará uma enorme diferença para alcançar seu objetivo. Nada como adquirir novos conhecimentos de uma forma prazerosa. Leia livros, faça cursos presenciais ou on-line, assista a vídeos, leia matérias sobre o assunto, frequente workshops e converse com outros profissionais. Depois ficará muito mais fácil executar sua ideia no decorrer do ano já que você estará seguro para isso!

4. Finanças pessoais

Como quarto pilar coloquei as finanças pessoais justamente após o pilar do trabalho. Se você recebe a recompensa pelo seu trabalho em forma de salário/pagamento, nada mais justo do que dar o devido valor a ele. Se você aprende a fazer o dinheiro trabalhar para você, fica mais fácil alcançar seus sonhos no futuro. Além disso, é importante usá-lo também no presente para você não se sentir frustrado achando que a vida está passando e você não está aproveitando como deveria. Equilíbrio é a chave.

Estipule suas metas, sejam elas aprender mais sobre finanças pessoais através de livros e cursos ou investir X reais por mês. Eu amo esse assunto e este ano estou me dedicando mais ainda, estou fazendo alguns cursos on-line e lendo muitos livros. Atualmente estou aprendendo bastante sobre Tesouro Direto (neste curso aqui) e em breve quero me dedicar a aprender sobre outros investimentos de maior risco!

5. Casa/Apartamento

Por último ficou a casa, e quando digo casa me refiro a ela fisicamente mesmo. Aquelas metas como “organizar meu armário”, “fazer uma rotina de limpeza mais rápida e eficiente”, “doar e vender itens, viver com menos coisas”, entram todas aqui.

Metas em 5 pilares de organização

(original via | edição: @brunadalcin)

Mas por que deixei a casa como último pilar de organização de metas?

Justamente para não se tornar motivo de estresse e neura para você assim como estava acontecendo comigo ano passado e em 2015 também (foi tenso!). Acredito que o fato de ser o meu primeiro apartamento e ser recém-casada me deixou assim. Eu queria ver sempre tudo brilhando como em fotos de revista, e ao mesmo tempo não queria admitir que não estava dando conta.

Mesmo com o marido fazendo algumas tarefas da casa, acabei pegando a maior parte para mim simplesmente por ter aquele pensamento errado “eu sei fazer melhor que ele, então eu mesma faço isso” ou pelo fato dele “trabalhar fora” e “eu não”. Na verdade eu também trabalho “fora” assim como ele, mas o fora pra mim é dentro rs. Para quem não sabe tenho meu próprio negócio e trabalho home office, o que erroneamente muita gente pensa que quem trabalha em casa não trabalha (mal sabem que trabalhamos mais ainda do que em empregos comuns!).

Sem uma rotina e uma divisão errada de tarefas da casa é óbvio que meu trabalho e minha vida pessoal iriam sofrer consequências. Felizmente consegui me encontrar, consegui organizar melhor essa rotina, dividi as tarefas igualmente, agora cada um tem as suas e fica responsável por elas (se o seu marido não sabe fazer algo em casa, simples, ensine-o nas primeiras vezes!). Estabeleci meu horário de trabalho, ou seja, se estou no meu horário de trabalho eu não penso mais se tem louça suja na pia ou roupas para lavar, hoje consigo “desligar essa chave da limpadora compulsiva” e focar somente no meu negócio.

Agora vem a melhor parte, contratamos uma diarista que vem a cada duas semanas desde o ano passado. Ainda restaram muitas tarefas rotineiras como lavar roupas, cozinhar, lavar a louça etc… (nunca tem fim!) mas a faxina pesada estamos livre, ufa! A meta é manter o que conquistei e quem sabe até otimizar mais em 2017. Se você está se sentindo como eu estava, fica a dica, sente com as pessoas que dividem a casa com você e delegue funções, e se possível, contrate alguém para te ajudar. Outra dica é ler, assistir vídeos e fazer cursos rápidos de organização de casa (mais uma coisa que amo fazer sempre que posso). Esses cursos aqui são ótimos para ajudar na organização da alimentação e na organização doméstica no geral.

Sinta-se completa!

Com pelo menos uma meta em cada um desses cinco pilares você se sentirá uma pessoa muito mais completa, organizada e feliz, além de ficar muito mais fácil conquistar os objetivos.

3 Dicas Bônus

Para você ter ainda mais facilidade de atingir suas metas!

metas-2017-brunadalcin-blog-2

(original via | edição: @brunadalcin)

1. Disciplina

Trabalhe a disciplina em você em primeiro lugar. A maior parte das pessoas não consegue ter disciplina na vida e esse é o grande motivo da desistência no meio do caminho. Disciplina é algo muito diferente de obediência, onde você recebe ordens de alguém, seja seu chefe, seu pai ou sua mãe por exemplo, e você executa por obrigação, seja por medo de levar bronca ou até por interesse em manter o emprego.

Disciplina é algo entre você e você mesmo. Quem irá te cobrar se você não fizer o que se propôs? Ninguém! E é este o estágio perigoso, onde acaba gerando uma culpa em si mesmo por não ter realizado tal objetivo.

Para acabar com a culpa, basta ter disciplina. Só que não é algo fácil de conquistar, disciplina leva muito tempo para virar um hábito, por isso a dica de ouro é fazer um pouquinho por dia, até sua mente se acostumar por completo depois de um bom tempo. Exemplo: seu objetivo é ler um livro por mês ao longo do ano mas você nunca conseguiu ler muito? Comece com apena uma página por dia, depois aumente para duas, depois um capítulo por dia e assim por diante. Isso vale para tudo, dieta, atividade física, estudos etc.

2. Praticidade

Seja prático em tudo na sua vida, até na hora de cumprir suas metas. Não coloque empecilhos, não fique postergando as tarefas e não crie mil e uma etapas para um objetivo (a não ser que seja um grande sonho, aí podem ter mais etapas para chegar nele).

Menos é mais. O simples já nos basta.
E não esqueça, tenha foco em apenas um item por vez. Não queira ser a mulher maravilha ou o super homem!

3. Não tenha vergonha se falhar

Não conseguiu alcançar alguma meta no ano anterior? Não se martirize, apenas coloque ela para este ano, ou ainda, reavalie se você realmente quer aquilo. Não faz mais sentido? Exclua da lista! Muitas vezes sentimos vergonha de nós mesmos e é uma grande bobagem. A vida muda, nós mudamos ao longo do tempo, ainda bem. E se não deu para realizar, é porque sua vida estava ocupada já com outras coisas maiores.

Gostou das minhas dicas? Como você fez a sua lista de metas este ano?
Me conte, afinal toda dica é bem-vinda!

Quer receber conteúdos exclusivos totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos?
Para fazer parte da comunidade basta se cadastrar aqui! Vou enviar conteúdos gratuitos diretamente no seu e-mail sobre autoconhecimento, organização financeira,  investimentos e muito mais para que você conquiste o seu imóvel ou qualquer outro objetivo de vida. ;)

23 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Leane
    24.janeiro.2017

    Bruna, adoro suas dicas, consegui cumpri algumas em 2016, mas não tudo. E também comecei por causa do seu vídeo do ano passado. =)

    • 24.janeiro.2017

      Fico muito feliz em saber disso Leane!
      Obrigada por me contar! <3
      Feliz 2017

  2. 26.janeiro.2017

    Nossaaaa!!! Casei em 2015, primeiro apto e me identifiquei mtooo com o item 5! kkk
    Ficamos completamente noiadas!! QUERIA que a minha casa sempre estivesse impecavel e eu acabava sempre me sobrecarregando e frustando por “fazer melhor” e “fazer mais” mesmo o marido ajudando bastante. complicado!!! tentando cuidar da mente para que isso nao atrapalhe mais a rotina e o casamento heheheheh

    dicas ótimas!

    ;)

    • 27.janeiro.2017

      Mesmo ano que casei Mari!
      Fiquei exatamente assim, hoje já estou conseguindo chegar no equilíbrio… ufa!

  3. 01.fevereiro.2017

    Esse ano realmente eu tenho que me organizar pois quero iniciar os estudos para Concursos Públicos, o que requer muita disciplina e otimização de tempo.

    Beijos
    Thais Nathios
    http://www.thaiinathios.com

  4. Teresa Norma Barros dos Santos
    05.fevereiro.2017

    Bruna, amo seu blog, e esse vídeo me ajudou muito a colocar minhas metas em prática. Que Deus abençoe sua vida! Teresa. Fortaleza-Ceará..

    • 06.fevereiro.2017

      Ai que maravilha saber disso Teresa! <3
      Obrigada por compartilhar comigo!

  5. Hidja Macêdo
    19.fevereiro.2017

    Olá Bruna! Sou nova seguidora. Adorei as dicas e vou sempre lê- las, e praticar. Faço minhas metas por semestre. Mas não consigo atingir todas. Sou mãe e crio minha filha só, então, aparecem (muitos) imprevistos. Vou aplicar suas dicas e cumprir cada meta direitinho. Obrigada! Deus abençoe sua vida!😘

    • 21.fevereiro.2017

      Oi Hidja, seja bem-vinda!
      Fico feliz que tenha gostado das dicas e desejo que seu 2017 seja incrível!

  6. Karen Wabdekochen
    25.fevereiro.2017

    Oi Bruna, sou seguidora s
    do seu blog antes do seu casamento kkkk

    Me identifiquei muitoo com o item 5! Principalmente com a mudança de estado e da chegada da minha bebê…
    Cheguei a falar p meu esposo “vc não faz direito…deixa q eu faço melhor”…nem tinha percebido q havia dito isso a ele até iniciarmos uma discussão (fiquei arrasada e desde então reduzi em 50% a neura)

    Um beijo :*

    • 01.março.2017

      Oi Karen, pois é, as vezes nós mesmas queremos tudo perfeito e por isso nos sobrecarregamos. Mas temos que lembrar de viver a vida que é curta e passa rápido e parar de nos apegar tanto a essas coisas corriqueiras. Perfeccionismo só atrapalha a gente!

  7. Camila
    02.março.2017

    Adorei o post, Bru! Muito bem escrito! Quero colocar em prática também!! Beijos

  8. Teresa Norma Barros dos Santos
    02.março.2017

    Bruna, amo seu blog, agradeço pelos vídeos, pelas dicas maravilhosas que muito teem me ajudado no dia a dia. Parabéns!!!!! Teresa. Fortaleza-Ceará.

  9. Camila
    03.março.2017

    Amei o texto, e estou buscando me encontrar nessas questões da casa e trabalho (home office) de forma que fique leve e prazeroso. Agradeço as dicas e o texto. Bjs e bom 2017 para nós.

  10. jamile
    21.junho.2017

    Ola Bruna !

    Amei as dicas.

  11. Edineide
    12.novembro.2018

    Parabéns, suas dicas são muito esclarecedoras, vou tentar seguir, gostei muito dos 5 pilares, gostaria muito da sua ajuda para eu organizar esses pilares. Começo escrevendo numa agenda, ou vc sugere alguma outra coisa?

    • 14.novembro.2018

      Oi Edineide, feliz que gostou!
      Essa organização das metas pode ser feita em qualquer caderninho ou até mesmo no bloco de notas do celular. O importante é que seja um lugar onde vc passará o ano inteiro em contato!
      Bjs e sucesso!

  12. Sandra diniz
    28.janeiro.2020

    Seu vídeo me ajundou bastante, vou começar fazer faculdade a distância de ciências contábies , por conta do meu trabalho aí estou um pouco por fora kkkk.
    Aprendi muito 👏🏽👏🏽👏🏽

  13. 04.maio.2020

    Legal, tivemos pensamentos semelhante, vim conhecer seu site apenas hoje quando por curiosidade fiz uma pesquisa sobre pilares.

  14. Taissa Lameira
    10.setembro.2020

    Ameiiiii, era isso mesmo que eu estava precisando.