05  12
2017
Casa | Organização | Vídeos

Como organizo o Cardápio da Semana | Marmitas saudáveis

Organização e um cardápio da semana são as chaves para levar a dieta adiante!

Seja através de marmitas fitness, saudáveis ou congeladas, o importante de ter um cardápio da semana é manter uma alimentação equilibrada.

Mas como se organizar para isso?

Como organizar o cardápio da semana | Marmitas saudáveis

(via)

Hoje vou ensinar neste vídeo como organizar o cardápio da semana para que você evite sair da vida saudável!

Nós sabemos que a base para uma vida com mais energia e saúde está diretamente ligada aos nutrientes dos alimentos.

Cozinhar a sua própria comida é uma ótima forma de comer mais saudável, além de você saber a procedência de como o alimento foi preparado. E ainda tem mais uma vantagem, a questão financeira, já que a comida dos restaurantes são geralmente mais caras do que a feita em casa.

1) Organizando e definindo as quantidades

Organize o cardápio da semana em uma folha, caderno, bloco de notas do celular ou algum aplicativo distribuindo o número de refeições ao longo dos dias da semana.

Para começar, considere quantas pessoas vão consumir as refeições e as quantidades para cada um. Se tiver um cardápio exclusivo elaborado por um nutricionista, melhor, pois facilitará o processo já que nele você terá as quantidades exatas.

Uma opção para quem não tem um nutricionista, é calcular em cima do que a família já está acostumada a consumir no dia-a-dia.

Se você precisa de ideias variadas de cardápios e receitas saudáveis para não enjoar, este curso maravilhoso de opções para marmitas que contém receitas tradicionais, fitness, vegetarianas e low carb, tem o check list dos preparos, como fazer o planejamento, a melhor forma de armazenar e ainda ensina a vender as marmitas para quem quer empreender através de marketing digital. #FicaADicaMaravilhosa

E também existe um curso em vídeos que se chama Organização da Alimentação. Nele ensina como montar cardápios para ter ânimo de continuar seguindo pela vida toda, como reaproveitar alimentos para evitar o desperdício, como congelar etc. Vale muito a pena!

Como organizar o cardápio da semana | Marmitas saudáveis

(via)

2) Lista do supermercado e compras para o cardápio da semana

O próximo passo é a partir do cardápio, fazer uma nova lista no papel ou no celular, mas dessa vez será uma lista completa de todos os ingredientes que precisará comprar, colocando inclusive as quantidades certas de cada um.

#partiucompras

Hora de comprar os vegetais, frutas e carnes no açougue, na feira e/ou no supermercado!

Por aqui nós preferimos deixar o supermercado como última opção, assim conseguimos resistir mais aos produtos industrializados, sem contar que geralmente os vegetais acabam sendo mais caros no mercado do que na feira!

Na hora das compras dê preferência para alimentos orgânicos se puder, mas mesmo se no momento isso não for viável para você, pense que é sempre melhor comprar alimentos in natura mesmo contendo agrotóxicos do que produtos industrializados.

Como organizar o cardápio da semana | Marmitas saudáveis

(via)

3) Pré-preparo

Com tudo comprado, é hora de adiantar o processo (se puder, claro!), higienizando os legumes, verduras e frutas, descascando e cortando. Reserve os vegetais em potes com papel toalha para absorver o restante da umidade. As carnes já podem ser cortadas e temperadas e deixadas na geladeira de um dia para o outro em potinhos ou saquinhos.

Dá para adiantar o feijão colocando-o de molho etc. Provavelmente depois de ter ido às compras, feito todo esse processo de lavar, cortar tudo e guardar as demais compras, você estará cansado como nós sempre ficamos por aqui. Geralmente a gente guarda tudo na geladeira para a maratona do preparo do dia seguinte.

4) Mão na massa

Com tudo já adiantado, ficará muito mais simples cozinhar tudo de uma vez só!

Sabe quando a gente assiste aqueles programas de culinária na TV onde tem os potinhos com tudo já picado, pronto para misturar nas receitas?

A gente vai ter esse prazer também, a única diferença é que nós mesmos que fizemos o processo um dia antes! hahaha

Como organizar o cardápio da semana | Marmitas saudáveis

(via)

5) Como organizar e armazenar?

Depois de cozinhar tudo, você tem duas formas para organizar:

a) montar marmitas prontas ou congelar cada tipo de alimento separadamente.
Desta forma é interessante para quem não quer extrapolar as quantidades na hora de servir e fica mais fácil se manter no cardápio da semana prescrito na dieta.
Pode-se inclusive pesar as marmitas de acordo com o que seu nutricionista te passou.

b) a segunda opção é armazenar em potes, apenas cada alimento separadamente. Por exemplo, um pote para o feijão, outro pote apenas com o arroz integral e assim por diante.
A vantagem é que você pode escolher e montar seu prato do jeito que quiser na hora de comer, mas a desvantagem é que poderá ultrapassar a quantidade de calorias. Cuidado!

Aprenda a fazer marmitas congeladas para vender ou para consumo próprio!

6) Congelar as marmitas ou armazenar na geladeira?

As marmitas ou potes com os alimentos que serão consumidos em até 3 dias podem ir direto para a geladeira, os demais armazene no freezer para durarem até 3 meses.

Veja também como eu preparo as minhas refeições para 7 a 15 dias.

Como organizar o cardápio da semana | Marmitas saudáveis

via: O Globo

7) Como descongelar as marmitas saudáveis?

Para descongelar suas marmitas, existem algumas opções:

a) retirar do freezer e colocar na prateleira mais baixa do refrigerador por no mínimo 24 horas;

b) levar diretamente ao microondas na função “descongelar pratos prontos” ou por 4 a 6 minutos na potência máxima;

c) no fogão em banho maria;

d) levar diretamente ao forno elétrico ou à gás, desde que coloque em recipiente adequado.

Como organizar o cardápio da semana | Marmitas saudáveis

Leia também: como fazer marmitas congeladas.

Se você tiver um freezer bem grande, o período entre esse processo e o outro pode ser ainda maior, por exemplo a cada 15 dias ou até mais!

Dicas extras!

Para que a comida fique saborosa ao congelar, utilize mais temperos do que de costume e na hora de descongelar, esquente mais do que o normal para que toda a água que se formou na comida ao congelar, se evapore!

Nem sempre nós comemos as marmitas e os alimentos congelados, as vezes enjoa mesmo, mas elas são ótimas para os momentos de correria do dia-a-dia. É raro sobrar tempo durante a semana para preparar o jantar ou os almoços, e é nessa hora que eu fico muito feliz ao abrir o meu freezer! :)

Acesse: Curso em vídeo com mais de 40 opções de marmitas (receitas tradicionais, fitness, vegetarianas e low carb)

Como vocês costumam se organizar com o cardápio da semana? Preferem cozinhar todos os dias, alguns dias por semana, 1 vez por semana ou a cada 15 dias?

Não esqueça de se inscrever lá no canal do YouTube para não perder nenhum vídeo novo!

36 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 06.dezembro.2017

    bom dia ! trabalho eu e meu marido e estamos de dieta devido o meu problema do figado( gordura), na verdade estou emia que perdida e vendo como vcs fazem o armazenamento estou errada.
    EX: faço feijão para tres dias e separo em vasilhas plasticas dividindo e coloco no freez, Verdura conto para dois dias, arroz integral para dois dias e as carnes deixo temperadas, franco, carne ou peixe faço na hora. mas realmente queria melhorar

    • 11.dezembro.2017

      Não existe uma forma certa e uma errada Jacque… essa é uma ideia de organização que trouxe para facilitar a vida corrida das pessoas, mas o importante é comer de uma forma mais saudável priorizando legumes, frutas e verduras! ;)
      Beijos

  2. Ana Cunha
    11.dezembro.2017

    Oi, Bruna, como vai? Sei que o assunto do post hoje não é sobre a decoração, mas tem uma coisa que queria saber: que tipo de tinta você utilizou para pintar as portas e rodapés? Queria saber também se amarelaram com o tempo e como se dá a manutenção pra ficar sempre Branquinho neve. O apartamento tá cada vez mais bonito, meus parabéns. Um abraço.

    • 12.dezembro.2017

      Oi Ana!
      Usei tinta esmalte fosca branca, mas como toda tinta com o tempo amarela um pouquinho sim e vai riscando com batidas de vassouras etc… normal! Não encana muito não se não a gente não vive hehehe
      Obrigada! *_*

    • Melissa
      01.fevereiro.2018

      Oi, Bruna! Existem marcas especificas com bons esmaltes cuja cor branco tem maior durabilidade e é mais branquinho mesmo. Experimente a marca Sherwim Willams..acho que o esmalte é base dágua.

  3. Camila
    14.dezembro.2017

    Oie Bruna tudo bem ? Pretendo colocar um espelho e gostaria de pedir uma dica sua , adorei sua ideia mais realmente não se como colocar se puder dar uma dica irei adorar ,te passarei meu e-mail caso você possa me dar uma ajuda , super bjo

    • 18.dezembro.2017

      Oi Camila, aqui no blog tem bastante posts sobre espelhos, se quiser dar uma olhada é só digitar ali no campo de busca!
      Espero que te ajude!
      Beijooo

  4. Isis Dias
    16.dezembro.2017

    Oiie Bru, adoro seu blog, poderia me dizer onde vc comprou o seu escorredor de louça? eu não acho esse modelo em nenhum lugar

    • 18.dezembro.2017

      Oi Isis, comprei há muito tempo atrás na Etna, acho que nem tem mais. :(

  5. Mariana
    23.janeiro.2018

    Adorei essas dicas! Estou me organizando para voltar a fazer minhas marmitas. Sinto muita falta de comer bem. Durante minha gravidez toda eu segui direitinho as recomendações da nutricionista e durante a minha licença também, mas depois que voltei a trabalhar e com uma bebezinha de 1 ano em casa… minha alimentação ficou para segundo plano. Vou usar essas dicas pois é uma de minhas metas para 2018.

    • 23.janeiro.2018

      Oi Mariana, fico feliz que tenha gostado das dicas e boa sorte por aí, espero que te ajude!
      Bjs

  6. Vanice Ribeiro
    26.janeiro.2018

    Olá Bruna. Suas dicas são ótimas. Obrigada por compartilhar. Me responde uma dúvida. Vi que vc congelou as marmitas em embalagens de plástico. Na hora de comer, vc esquenta direto no microondas ou vira tudo em um prato. A comida ainda congelada ?
    Abraços!

    • 26.janeiro.2018

      Eu viro ela no prato, mas se for um pote com apenas um alimento eu coloco o pote todo no micro!
      Bjs

  7. Marcos Paulo
    14.fevereiro.2018

    Como você faz com as saladinhas cruas (tomate, folhas) ? É difícil manter uma alimentação legal e variada com elas, porém são muito práticas.

  8. 28.fevereiro.2018

    Olá Bruna, procurando dicas de como organizar melhor a minha dieta pq não aguentava mais comer a mesma coisa todos os dias, acabei encontrando o seu site com essas dicas e resolvi colocar em prática.
    Nossa, eu não tinha ideia de como isso ia mudar a minha vida pra melhor. Estou voltando aqui pra agradecer. Muito obrigado!

  9. Iza
    06.maio.2018

    Perfeito… Preciso tomar uma atitude e deixar algumas coisas reservadas . Pena que mesmo na correria, não abro mão de uma comida fresquinha.

  10. Sonia Regina
    08.junho.2018

    Adorei sua informações
    Gostaria muito de começar neste ramo
    As informações me ajudaram bastante

    • 10.junho.2018

      Este ramo é maravilhoso, facilita muito a vida de quem trabalha fora. É um nicho muito bom para empreender!
      No curso que eu citei no post, vc consegue aprender mais a fundo sobre como estruturar tudo e a partir de então, montar um negócio de marmitas saudáveis! ;)
      Bjs

  11. Dulce
    27.novembro.2018

    faço macarrão de legumes e refogo, arrumo nos potes e congelo
    Quando vou comer ele dá muita agua
    O que fazer para diminuir

  12. Kathyane
    13.janeiro.2019

    Pra começar quero te parabenizar…Você é muito organizada eu fico só admirando. Só tenho uma dúvida e espero que ela não atrapalhe meus pensamentos. Então, eu trabalho o dia todo e no meu trabalho não tem microondas, a pergunta é…eu posso descongelar de manhã E só comer meio dia ou ela vai arruinar?

  13. Giovana
    31.janeiro.2019

    Oi Bruna, tudo bem?? Amei o blog, parabéns!!!!
    Esse e-book que você recomendou não está mais disponível, você teria outro para compartilhar? To querendo melhorar a alimentação, e suas dicas têm ajudado muito, obrigada!

    • 15.fevereiro.2019

      Oi Gi, pois é a nutricionista tirou aquele e-book do ar, mas eu acabei conhecendo um muiiiiito melhor, pq além das receitas tradicionais para as marmitas, ainda tem receitas fitness, vegetarianas e low carb, tem o check list dos preparos, como fazer o planejamento, a melhor forma de armazenar e ainda ensina a vender as marmitas para quem quer empreender através de marketing digital. Muito mara! Esse é o link do e-book: http://bit.ly/e-book-marmitas
      Depois me conte como está sendo a organização da sua alimentação, ok?
      Beijos e sucesso!

  14. vanessa sa vazquez
    13.abril.2019

    Oi Bruna.Amei tuas dicas e te conheci hj…Assistindo um video teu conheci o blog e vim em busca da lista de branqueamento dos legumes ,pois la vc postou algumas e falou que aqui estaria a lista mais completinha….Nao encontrei…Tem como me falar como buscar?Muito obrigada.Amei tudo aqui e nas outras redes.

  15. 06.maio.2019

    Quero fazer marmitas saudável pra vender mais não consigo montar o cardápio oque vai nesses cardápio saudável presiso de ajuda cozinho muito bem

  16. rosane aparecida de britos
    22.junho.2020

    amei as dicas

  17. 25.junho.2020

    Adorei as dicas, principalmente a de descongelar as marmitas fitness, eu sempre tinha essa dúvida,me ajudou bastante. Obrigada.

  18. Lucia Melo
    29.setembro.2020

    Gostaria de receber cardápio diferente

    • 20.janeiro.2021

      Oi Lucia, no E-book você encontra muitas receitas para marmitas congeladas! O link está no texto!
      Bjsss

  19. Regina Celia O.F.Rosa
    07.março.2021

    Boa noite !Tudo bem…gostei das suas receitas para marmitas,meu marido leva marmita para o serviço ,estou sem muitas ideias de misturas para não cair na mesmice…se vc puder me ajudar dando sugestões para eu por em prática!!! Desde ja agradeço imensamente…..bjs

  20. 02.março.2022

    Sempre acompanhando as dicas maravilhosas! Beijos!

  21. 08.setembro.2023

    Super amei suas dicas sobre marmitas saudáveis, minha maior dificuldades é na hora de descongelar, não gosto da água que formar depois, parabéns pelo conteúdo.