27  01
2016
Casa

Tipos de plantas para cultivar dentro de casa

Saiba mais sobre as plantas que são mais fáceis de cuidar dentro de casa!

Esse ano comecei a cultivar algumas aqui no meu apartamento. Confesso que está sendo um desafio porque sempre fui daquelas pessoas que conseguem deixar até um cacto morrer! hahaha

Plantas na decoração dão vida a qualquer ambiente, além de amenizar os problemas de poluição dentro de casa. Porém muitas vezes com a nossa rotina corrida, não temos tempo e as plantas acabam ficando sem Sol necessário para conseguir sobreviver.

Muitas pessoas se identificam com esta situação e acabam por acreditar que é impossível ter plantas dentro de casa ou apartamento. Mas a boa notícia é que sim, é possível!

As plantas se dividem em 3 tipos: pleno sol, meia-sombra e sombra.

As pleno sol são as que devem ser cultivadas em locais que recebem mais de 4 horas diárias de sol direto (como a Azaléia, Ixora e Estrelítzia). As plantas meia-sombra são as que devem ser cultivadas com luminosidade intensa, mas sem sol direto entre as 10 e 17 horas (como a Violeta Africana, Lírio-da-paz e Begônia). E as plantas de sombra, que devem ser cultivadas com luz direta por, pelo menos, duas horas por dia, e sem sol direto (como Palmeira Ráfis, Filodendro-roxo e Singônio).

Ou seja, podemos cultivar no interior de nossas residências todas as plantas que são meia-sombra e sombra, e caso tenhamos uma varanda que receba a luz direta da manhã ou da tarde as de pleno sol também podem ser cultivadas!

Abaixo podemos conferir uma relação de algumas espécies que se adaptam a esta situação.

Lírio-da-paz

É uma planta de meia sombra que exige poucos cuidados, resiste a baixas temperaturas e de pouca rega. Apenas evite o uso de prato com água sob o vaso.

Lírio da paz (Plantas para dentro de casa)

Palmeira Rafis

É uma planta de sombra muito utilizada na decoração de ambientes internos. Se cultivada nestas condições, protegida do sol e da chuva, pode-se regá-la a cada 15 dias. E não necessita de reposição frequente de nutrientes, ou seja, de adubação.

Palmeira Ráfia | Plantas para dentro de casa

Dracena

É de crescimento lento e floração com poucas exigências, é considerada uma das plantas de interior mais resistentes. Aguentam níveis de luz baixos, mas quanto menos verde for sua variedade mais luz ela precisará. A rega é feita depois que a terra secar completamente, deixando a água escorrer bem após cada rega.

Dracena | Plantas para dentro de casa

Violeta Africana

É uma planta que gosta de lugares sem ventos e precisa de pelo menos 3 horas de sol direto para florecer abundantemente, ou seja, melhor para ser cultivada em varandas de apartamentos. Os cuidados necessários e girar o vaso uma vez por semana para que tome sol por completo no vaso. A rega deve ser feita quando o substrato estiver completamente seco, apenas tomando cuidado para evitar de molhar as folhas, pois poderão aparecer manhas marrons.

Violeta africana | Plantas para dentro de casa

Azalea

Uma planta muito resistênte, apesar da aparência delicada, adapta-se a qualquer tipo de solo. Porém, o cultivo pode ser feito à meia-sombra desde que a planta receba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia. Evite o excesso de água nas reguas, regando apenas quando o solo estiver seco.

Azalea Violeta africana|Plantas para dentro de casa

Outras plantas que são ideais para serem cultivadas em interiores são: Pacová, Espada-de-São-Jorge, Antúrio, Lírio-do-Amazonas, Bromélia Gusmânia e Maranta.

Então sempre que for adquirir uma planta nova para sua residência não esqueça de se informar se ela é pleno sol, meia-sombra ou sombra!

Você já teve a sensação de que cuidar de plantas não é para você?

Veja só esse E-book que te ensina a como cuidar de suculentas desde o momento da compra até a hora de você replantar em vasos e terrários, como manter e fazer as regas e adubagem. Acesse o E-book aqui!

Uma dica!

Para grande parte das cidades brasileiras podemos tomar como base as seguintes quantidades de horas que cada lado da casa recebe:

Lado norte: apresenta luminosidade intensa por volta de 9 horas por dia;

Lado sul: apresenta luminosidade intensa por volta de 3 horas por dia;

Lado leste: apresenta luminosidade intensa por volta de 6 horas por dia, somente pela manhã;

Lado oeste: assim como o lado leste, apresenta luminosidade intensa por 6 horas, mas no período da tarde.

E vocês gostam de ter plantas naturais em casa?

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Pinterest  Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

Imagens: Reprodução.