• Como se organizar para emagrecer com marmitas saudáveis
27  01
2016
Casa

Tipos de plantas para cultivar dentro de casa

Saiba mais sobre as plantas que são mais fáceis de cuidar dentro de casa!

Esse ano comecei a cultivar algumas aqui no meu apartamento. Confesso que está sendo um desafio porque sempre fui daquelas pessoas que conseguem deixar até um cacto morrer! hahaha

Plantas na decoração dão vida a qualquer ambiente, além de amenizar os problemas de poluição dentro de casa. Porém muitas vezes com a nossa rotina corrida, não temos tempo e as plantas acabam ficando sem Sol necessário para conseguir sobreviver.

Muitas pessoas se identificam com esta situação e acabam por acreditar que é impossível ter plantas dentro de casa ou apartamento. Mas a boa notícia é que sim, é possível!

As plantas se dividem em 3 tipos: pleno sol, meia-sombra e sombra.

As pleno sol são as que devem ser cultivadas em locais que recebem mais de 4 horas diárias de sol direto (como a Azaléia, Ixora e Estrelítzia). As plantas meia-sombra são as que devem ser cultivadas com luminosidade intensa, mas sem sol direto entre as 10 e 17 horas (como a Violeta Africana, Lírio-da-paz e Begônia). E as plantas de sombra, que devem ser cultivadas com luz direta por, pelo menos, duas horas por dia, e sem sol direto (como Palmeira Ráfis, Filodendro-roxo e Singônio).

Ou seja, podemos cultivar no interior de nossas residências todas as plantas que são meia-sombra e sombra, e caso tenhamos uma varanda que receba a luz direta da manhã ou da tarde as de pleno sol também podem ser cultivadas!

Abaixo podemos conferir uma relação de algumas espécies que se adaptam a esta situação.

Lírio-da-paz

É uma planta de meia sombra que exige poucos cuidados, resiste a baixas temperaturas e de pouca rega. Apenas evite o uso de prato com água sob o vaso.

Lírio da paz (Plantas para dentro de casa)

Palmeira Rafis

É uma planta de sombra muito utilizada na decoração de ambientes internos. Se cultivada nestas condições, protegida do sol e da chuva, pode-se regá-la a cada 15 dias. E não necessita de reposição frequente de nutrientes, ou seja, de adubação.

Palmeira Ráfia | Plantas para dentro de casa

Dracena

É de crescimento lento e floração com poucas exigências, é considerada uma das plantas de interior mais resistentes. Aguentam níveis de luz baixos, mas quanto menos verde for sua variedade mais luz ela precisará. A rega é feita depois que a terra secar completamente, deixando a água escorrer bem após cada rega.

Dracena | Plantas para dentro de casa

Violeta Africana

É uma planta que gosta de lugares sem ventos e precisa de pelo menos 3 horas de sol direto para florecer abundantemente, ou seja, melhor para ser cultivada em varandas de apartamentos. Os cuidados necessários e girar o vaso uma vez por semana para que tome sol por completo no vaso. A rega deve ser feita quando o substrato estiver completamente seco, apenas tomando cuidado para evitar de molhar as folhas, pois poderão aparecer manhas marrons.

Violeta africana | Plantas para dentro de casa

Azalea

Uma planta muito resistênte, apesar da aparência delicada, adapta-se a qualquer tipo de solo. Porém, o cultivo pode ser feito à meia-sombra desde que a planta receba luz solar direta pelo menos 4 horas por dia. Evite o excesso de água nas reguas, regando apenas quando o solo estiver seco.

Azalea Violeta africana|Plantas para dentro de casa

Outras plantas que são ideais para serem cultivadas em interiores são: Pacová, Espada-de-São-Jorge, Antúrio, Lírio-do-Amazonas, Bromélia Gusmânia e Maranta.

Então sempre que for adquirir uma planta nova para sua residência não esqueça de se informar se ela é pleno sol, meia-sombra ou sombra!

Uma dica!

Para grande parte das cidades brasileiras podemos tomar como base as seguintes quantidades de horas que cada lado da casa recebe:

Lado norte: apresenta luminosidade intensa por volta de 9 horas por dia;

Lado sul: apresenta luminosidade intensa por volta de 3 horas por dia;

Lado leste: apresenta luminosidade intensa por volta de 6 horas por dia, somente pela manhã;

Lado oeste: assim como o lado leste, apresenta luminosidade intensa por 6 horas, mas no período da tarde.

E vocês gostam de ter plantas naturais em casa?

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Pinterest  Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

Imagens: Reprodução.

14 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Penha
    27.Janeiro.2016

    Oi Bruna, eu tbm adoro plantas naturais dentro de casa! Mas meu último cacto morreu ontem,rsrs …triste

    • 28.Janeiro.2016

      Eu tbm matei um cacto Penha… mas não desisto, continuo tentando e agora tenho duas plantinhas que estou conseguindo manter, espero ter mais em breve!

  2. Mari Fassina
    27.Janeiro.2016

    Adorei! Confesso que ainda nao me arrisquei, estou apenas nas suculentas, pequenas e charmosas. Mas estava procura de uma planta maior para por em destaque na sala, e de facil cuidado. ótimas dicas. Bjos Bruna.

  3. 27.Janeiro.2016

    Oi Bruna, curto muito seu blog, desde de antes de você mudar para sue apê !!
    Também te acompanho no youtube, sempre assisto seus vídeos.
    Tenho um blog e fiz um post sobre os blogs que acompanho com mais frequência, se puder dar uma passadinha lá, vou ficar super feliz.
    Bjs…sucesso !!

  4. Luisa
    27.Janeiro.2016

    Adoro plantas em casa, além de criar um clima leve ainda ajudam a limpar o ar! E algumas das que vc começou como o lírio e a espada de são Jorge são ótimas para isso!

    http://infograficos.oglobo.globo.com/imoveis/10-plantas-para-purificar-o-ar-da-casa.html?mobi=1

    Queria sugerir um post, Bru! Toda vez que vou no hortifruti apanho para conseguir escolher frutas como melão, abacaxi, ou até legumes como berinjela, beterraba… Vc poderia dar dicas de como fazer isso…! O mesmo para o açougue, qual tipo de carne escolher para cada prato? Nunca sei! Rsss!

    Nos!

  5. Nayara
    28.Janeiro.2016

    Ei Bruna! Tudo bem!?
    Eu adoro plantinhas, mas ultimamente estou sem tempo para cuidar. Adorei as dicas!
    Ps: sou a Nayara que compartilhou o mini wedding, e recentemente te enviei um e-mail sobre o post, mas acho que devido a caixa de entrada cheia vc não conseguiu identificar. Preciso de uma ajuda!! rsrsrsrs Beijos

    • 28.Janeiro.2016

      Oi Nayara, tudo bem e vc?
      Calma que tô olhando os emails um pouco por dia se não, não dou conta de trabalhar no restante, mas já já chego no seu! ;)
      Um beijoooo

  6. Jéssica
    28.Janeiro.2016

    Assim que meu apê estiver prontinho e nos mudarmos vamos ter plantinhas.
    Foi muito bom as dicas não conheço nada de plantas mais acho lindas, e ainda mais
    ter que cuida-las em pequenos espaços. Saber qual delas é melhor para cada lugar e como cuidar, adorei o post Bru.

    Beijos Flor

  7. Talita
    03.Fevereiro.2016

    Zamioculcas são ótimas. Tenho uma na garagem, não precisa de sol e borrifo água uma vez por semana. Elas são bem resistentes e são lindas.

  8. Cibele Camargo
    13.dezembro.2016

    Bruna, boa tarde,

    Li sobre sua dia de possuirmos plantas dentro de casa.
    Quero cultivar aquelas que parecem cactos e que posso colocá-las em pedras brancas, marrons e cascas de árvores em vasos. Quais são, como se chamam e qual a combinação ideal para vasos bem grandes, na verdade 1 bem grande e 2 médios, num jardim de inverno que quero montar?
    Aguardo seus comentários
    Obrigada.
    Cibele