27  11
2015
Casa

Como planejar as compras de supermercado da semana

Planejamento é a palavra-chave para fazer as compras de supermercado da semana sem extrapolar no bolso!

Quando vamos sair da casa dos pais, seja para casar ou para morar sozinho, nos pegamos diversas vezes pensando em como será a vida sem aquela mágica do pacote de arroz aparecer no armário ou sempre ter uma caixa de leite e achocolatado para o café da manhã. A realidade é que precisamos de planejamento para fazer as compras de supermercado da semana e não deixar faltar nada em casa!

Como planejar as compras semanais

(via)

Compras semanais ou mensais?

Primeiro, você deve escolher qual será o seu sistema de compras: mensal ou semanal. Se você não possui carro, creio que as compras semanais serão mais indicadas para você, pois como levará para casa uma compra enorme para o mês? Se você escolher compras mensais, não se esqueça que semanalmente você precisará comprar alimentos que chegam mais rapidamente ao prazo de validade (como por exemplo, pães) e deverá ir a feira ou ao hortifrúti para abastecer a casa com frutas, legumes e verduras fresquinhos.

Como não esquecer de nada?

Seja lá qual for o seu sistema de compra escolhido, para não deixar faltar nada em casa, sempre que algo acabar anote em um papel (pode fixar na geladeira com ímã pra facilitar) ou no bloco de anotações no celular. No celular é mais fácil, pois você está sempre com ele no bolso e não corre o risco de ir para o mercado após um dia de trabalho sem a sua lista.

Uma ideia legal é ter uma lousa ou parede lousa na cozinha para anotar os itens que vão chegando ao fim. Depois quando você for fazer a lista de compras, é só ir olhando lá e anotando.

Como planejar as compras da semana?

Primeiro, tenha sempre em mente o valor disponível para gastar com compras por mês. Divida-o por 4 e terá a média que pode ser gasta por semana.

Para saber, quais itens comprar, planeje um cardápio das refeições semanais, por exemplo:

  • De manhã você come mingau de aveia e uma fruta;
  • No almoço uma porção de carboidrato (arroz, feijão, lentilha, grão de bico, lentilha…) uma proteína (carne, peixe, frango, ovos), salada e legumes;
  • No lanche da tarde você come um iogurte natural e 1 cookie integral;
  • No jantar uma sopa de legumes com frango;
  • E na ceia frutas.
Como planejar as compras semanais

(via)

Anote em um papel o cardápio planejado da semana com as quantidades de acordo com o que cada membro da família come. A partir dele, faça a lista de alimentos usados para o preparo (não se esquecendo dos temperos como alho e cebola e outros itens como óleo, extrato de tomate, creme de leite, entre outros). Exclua dessa lista os itens que já possui em casa (geralmente pacote de arroz, feijão, macarrão, óleo, etc) e vá ao mercado com sua lista prontinha.

Dessa maneira, será mais fácil comer coisas mais saudáveis e refeições mais equilibradas sem deixar faltar nada em casa e evitando o desperdício (principalmente de alimentos que têm prazo de validade curto)!

Espero que essas dicas sobre compras de supermercado da semana ajudem vocês que estão começando a vida de dona de casa! ;)

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin ❤ Snapchat: bruna_dalcin

3 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Camila Vieira
    27.novembro.2015

    Bom dia Bru… adorei as dicas eu estava precisando.
    Vc prefere a compra semanal ou mensal?

    A minha maior dúvida é a primeira compra pós casamento… pois na casa dos pais é bem diferente né (bem mais pessoas) e a compra é gigantesca rsrs.

    Se puder faça um post falando sobre a 1ª compra do casal :)
    Bjss…

    • 27.novembro.2015

      Pode deixar farei então! :)
      Por mim eu fazia somente a mensal… mas as vezes uma coisinha ou outra acaba antes, mas ir a feira ou hortifruti é de lei, toda semana eu vou praticamente pra pegar as saladas pelo menos e as frutas que acabam rápido e estragam se comprar em muita quantidade!

  2. lu
    29.novembro.2015

    Adorei as dicas, aqui em casa é muito comum a gente comprar coisa sem necessidade por falta de programação.
    Mas só pra complementar, feijão, lentilha, grão de bico, lentilha entre outros grão são ótimas fontes de proteína e vitaminas, sendo uma ótima substituição pra carne. O grão de bico por exemplo chega a ter 30% de proteína, enquanto um filé mignon tem cerca de 25%.