28  08
2013
Burocracia | Meu Apê

Notícias do apê: emissão do habite-se

Quem está acompanhando a agenda na lateral aqui do blog já deve ter se ligado que o habite-se do apartamento saiu! Yayyyy! No dia 14 de agosto finalmente a prefeitura o liberou e eu comecei a ficar mais feliz por aqui. :)
Mas agora deixa eu contar o que a construtora anda fazendo. Eles simplesmente não avisaram ninguém que o habite-se havia sido emitido e de acordo com contrato, 15 dias após ele ser emitido o saldo devedor pára de ser ajustado pelo INCC e começa a ser reajustado pelo IGP-M + 1% de multa mensal, afinal o saldo devedor não foi quitado, não é mesmo?
Que espertinhos! Mesmo as pessoas que iriam pagar à vista vão acabar pagando multa caso esqueçam de ligar lá perguntando se saiu! E mesmo ligando, eles apenas falam que saiu mas não avisam que a partir do dia 01 de setembro já começará a correr multa em cima. Olha vou te contar o descaso com os clientes viu!
O habite-se é o documento da prefeitura, que garante que a construção cumpriu tudo o que estava previsto no projeto aprovado. Um imóvel que não possui este documento perde valor de mercado, não pode ser registrado no Registro Geral de Imóveis e nem ser financiado em instituições financeiras. Ao se mudar para um imóvel sem esta autorização da prefeitura, além de ser perigoso, a pessoa estará sujeita à multa também. Carnês de IPTU, contas de luz, água, telefone ou gás não significam que o imóvel esteja regularizado, ok?
Agora o próximo passo do meu apartamento é a individualização da matrícula de cada apartamento, pois hoje o que existe é uma matrícula-mãe para a torre inteira, mas cada imóvel precisa ser desmembrado. O prazo que nos deram é de 30 a 60 dias. Haja paciência!
Ontem passei na CEF (Caixa) para pegar umas informações e realmente sem a matrícula individual não tem como começar nenhum processo seja de financiamento ou resgate de FGTS para ajudar no pagamento do imóvel. O jeito é esperar e enquanto isso deixar os documentos na manga para agilizar o processo quando sair a matrícula. Estes documentos são coisas básicas como comprovante do último Imposto de Renda declarado, RG, CPF, holerite ou comprovante de renda, etc. Eu fiz um post há um tempo atrás com toda a documentação necessária. Clique aqui para ver.
Para um apartamento que tinha previsão de entrega em março/2013 e que já está se estendendo pelos 180 dias de carência previstos em contrato, vamos ver se vai dar tempo deles cumprirem o prazo mesmo ou não. Eu espero muito que sim!
Bom por enquanto são essas as notícias que tenho.
Assim que tiver mais novidades eu vou contando aqui no blog!
Me desejem sorte!
Para ajudar ainda mais a esclarecer sobre finanças pessoaisinvestimentos e compra de imóveis, criei uma comunidade que se chama #RumoAoMeuApê. Lá eu envio conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail, totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos. Para fazer parte basta se cadastrar clicando aqui!
Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter ❤ Fanpage ❤ Instagram ❤ Youtube