18  03
2019
Burocracia

É possível reduzir o CET – Custo Efetivo Total do Financiamento?

Recebeu um dinheiro e quer adiantar a quitação do seu apê? Saiba se compensa quitar seu imóvel ou antecipar as parcelas do financiamento.

reduzir custo efetivo total no financiamento, imóvel, imóveis, apartamento, quitar, adiantar parcelas

Você sabia que ao fazer um financiamento ou empréstimo, nós não pagamos apenas a taxa de juros mas também um custo efetivo total?

Muita gente não sabe, mas ela vem acompanhada de outros custos extras, tais como, taxa de abertura de crédito, seguro de imóvel, seguro-fiança, taxa de administração, entre outros. Pode variar de acordo com cada banco, mas basicamente estes são os mais comuns.

Resumindo, a taxa de juros somada a esses demais custos se chama CET ou Custo Efetivo Total.

Na teoria, se você quer antecipar as parcelas ou fazer a quitação do valor total, estes custos financeiros deveriam ser excluídos, certo?

Na verdade, o que você deve ter em mente é que, ao optar por um financiamento, o banco está “alugando” o dinheiro para você poder comprar o imóvel, ou seja, este dinheiro não é seu, portanto existe uma taxa de remuneração do capital emprestado.

É dessa forma que os bancos e outras instituições financeiras lucram, e por isso, geralmente há cláusulas no contrato de financiamento para que o tomador do empréstimo não desista antes do prazo mínimo de pagamento de juros estipulado por eles. Conseguiu captar?

É só você pensar em uma comparação com aluguel de imóveis, caso você desista antes do término do contrato você pagaria uma multa, então praticamente é o mesmo que acontece com um financiamento.

Fique atento ao contrato!

Por isso é muito importante ler o contrato antes de assiná-lo, pois pode conter cláusulas onde, além de não ter o desconto dos custos e taxas administrativas ao optar pela quitação ou adiantamento, você ainda tenha que pagar alguma multa ou até mesmo perca algum subsídio que tenha adquirido no início.

Geralmente isso ocorre quando o financiamento é adquirido com taxas mais baixas ou quando envolve algum tipo de subsídio, e portanto, o banco estipula o compromisso de manter esse empréstimo por um prazo maior para que faça sentido para ele.

Caso você já tenha feito o contrato do financiamento e não se atentou às cláusulas, leia-o minuciosamente, faça os cálculos do custo efetivo total e possíveis multas. Veja se realmente compensa amortizar, quitar ou manter o pagamento normal das mensalidades e enquanto isso vá investindo o restante do dinheiro que seria destinado para a quitação.

O importante é não cair em mais armadilhas e fazer a coisa certa a partir de agora!

Aproveite e se inscreva para receber conteúdos exclusivos que eu envio diretamente no seu e-mail. Lá na comunidade #RumoAoMeuApê eu te envio dicas sobre planejamento de metas, organização das finanças pessoais, mindset financeiro, investimentos e imóveis, tudo para que você possa conquistar o seu imóvel e muitos outros sonhos. Te espero lá!

6 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. Beatriz de Brito
    18.março.2019

    Não sei se entendi muito bem, no caso talvez não seja bom adiantar porque vai acabar diminuindo o tempo das parcelas para menos do que o tempo mínimo que o banco estipulou é isso?

    • 19.março.2019

      Oi Beatriz, sim, para que os bancos lucrem, eles estabelecem um determinado tempo de contrato de financiamento, pq os juros compostos “trabalham” melhor quanto maior for o prazo, ou seja, na prática ao encerrar um financiamento muito antes do prazo mínimo que o banco pede, não é tão lucrativo pra eles, por isso geralmente aplicam multas e não abatem tantos os custos. Entende?
      Cada caso é um caso, por isso tem que ler muito bem o contrato! ;)
      Beijos

  2. Camila Oliveira
    21.março.2019

    Ebaaaaaaaaaaaaaa minha bonita voltou!! S2 S2 S2

    • 21.março.2019

      Uhuuuu Ca!
      Agora tudo está se organizando do lado de cá… estava morrendo de saudades!

  3. Fabiana
    21.março.2019

    Hoje tive o prazer de conhecer seu blog, simplesmente encantada com tudo. Eu acabei de comprar meu apt e daí comecei a pesquisar por dicas…amando suas dicas. Parabéns pelo seu trabalho!

    • 09.abril.2019

      Oi Fabi, obrigada, fico muito feliz que tenha encontrado o CMA. Seja bem-vinda e espero te ajudar com meus conteúdos!
      Um beijo