11  11
2014
Finanças

Economias que ajudam nas finanças pessoais

Dicas para ajudar nas suas finanças pessoais

finanças-pessoais-comprandomeuape

Houve uma fase da minha vida que eu já trabalhava, pagava minhas contas mas não tinha nenhuma responsabilidade maior como ter um imóvel, então nem me preocupava muito com o orçamento de casa. Eu só estabelecia limites para as minhas finanças pessoais, pagava as minhas contas sempre em dia e nunca fui do tipo que gastava o que não tinha, mas confesso que usava o meu suado dinheirinho no que eu tinha vontade. Na época eu tinha luzes no cabelo então estava no salão de beleza todo mês, além disso também gastava com hidratações pra manter, aí já que estava por lá mesmo aproveitava pra fazer as unhas também. Era o meu dia de princesa! hahaha #bonstempos

Mas uma hora temos que assumir responsabilidades de gente grande e me pergunte se faço tudo isso hoje? Nenhum dos itens citados acima! Deixei o cabelo ficar natural, muito mais fácil de cuidar e só faço as unhas em casa (eu mesma!). Deixo para ir ao salão quando realmente preciso ou quando tem alguma ocasião especial como festas de casamento. E comprar roupas então? Só quando estou com o armário no limite mesmo, e olha que uma mulher falando isso é raro, ein! hahaha

Em contrapartida economizei muito com essa troca e hoje já nem sinto falta de ir toda semana no salão. Por uma causa maior as vezes precisamos abrir mão de certos “luxos” pra conquistar outras coisas e percebemos o quanto de dinheiro sai do nosso bolso sem muitas vezes nem nos darmos conta.

Esse foi só um exemplo que dei, mas tiveram muitas outras coisas que deixei de fazer pra economizar e que me ajudam bastante até hoje. Então se você precisa mudar os seus hábitos e fazer seu dinheiro render mais, vem conferir essas dicas! ;)

1) O primeiro mês

Tire um mês para calcular todos os seus gastos e despesas, TODOS mesmo, inclusive os pequenos gastos como um simples sorvetinho. Monte uma planilha, baixe um aplicativo no celular ou anote em uma agenda mesmo, mas não deixe de calcular tudo. Após somar todos os gastos no fim do mês, subtraia do seu salário e veja o que aconteceu. Se faltou grana é hora de analisar quais são os itens supérfluos e colocar uma meta pra não gastar com eles no próximo mês. Se sobrou um pouquinho, legal, mas estipule a meta de aumentar este valor para o mês seguinte. E não esqueça de separar o que vai pra poupança ou pra outro investimento.

2) No segundo mês

Sugiro que ao receber o salário do mês seguinte você comece separando a parte destinada à poupança, sem esquecer de pagar todas as contas em dia, claro! Existe uma regrinha que muitos economistas dizem de que 10% da renda de pessoas com filhos deve ser poupada, as pessoas casadas e sem filhos deveriam guardar pelo menos 30% e os solteiros, 50%.

3) Contas em dia

Uma ótima dica é colocar suas contas em débito automático, assim mesmo que você esteja com os dias super corridos e esqueça de tal conta, você não pagará multas e juros por atraso. Não esqueça de manter os valores destinados à elas em sua conta corrente, claro! Algumas contas como a fatura do cartão de crédito e telefones/celulares pós-pagos podem ficar de fora do débito automático, já que não tem um valor fixo todo mês. Mas não é por isso que você vai deixar de ficar de olho nesses gastos, ein! ;)

4) Transporte

Um grande vilão das contas costuma ser o transporte, principalmente se o escolhido for o carro. Veja outras possibilidades nem que seja por um período da sua vida. Faça as contas e veja se compensa mesmo manter um carro pagando gasolina, manutenção, seguro e IPVA ou se é melhor usar o transporte público ou algum outro meio de locomoção.

Enquanto estávamos pagando o nosso apartamento na planta, meu namorado e eu fizemos economias inclusive nesse quesito, ele vendeu o carro já que trabalhava um pouco mais perto de casa e eu mantive o meu pois trabalhava bem longe. No meu caso não tinha transporte público viável pra ir pois sairia mais caro do que ir de carro. Após um ano percebemos o quanto conseguimos economizar fazendo isso!

5) Lazer

Infelizmente os gastos com lazer estão cada vez mais caros. Uma ida à restaurantes no fim de semana, cinemas e teatros podem consumir uma boa parcela do nosso dinheiro. Então se o lema é economizar durante uma fase, que tal trocar esses passeios por outros mais econômicos mas que também sejam legais? Parques, seriados e filmes em casa, reunir amigos em casa e tantas outras opções podem ser mais econômicas e até mais divertidas!

6) Pergunte-se várias vezes

Sempre que achar que começou a extrapolar novamente no orçamento, pergunte-se uma, duas, três vezes se aquele item é realmente necessário na sua vida. Ele fará alguma diferença se não estiver lá na lista no mês que vem? Tem muitas coisas que achamos que precisamos, mas que no dia-a-dia nem faz tanta diferença assim. Analise bem!

E aí, qual a sua dica de economia pessoal?
Conte pra gente também! :)

Acompanhe o blog nas redes sociais seguindo:
Twitter ❤ Facebook ❤ Instagram ❤ Youtube ❤ Bloglovin

61 comentários
Deixe um comentário pra mim!

  1. Elaine André
    11.novembro.2014

    Oi Bru, adorei o post.

    Adoro quando você dá dica de finanças pessoais, é um tema super interessante e essencial para quem está para casar e pagando a casa :)

    Obrigada por compartilhar.

    Beijos.

    • 11.novembro.2014

      Aos pouquinhos a gente chega lá né… vamos de grão em grão, ops moeda em moeda hahahah

  2. Camila
    11.novembro.2014

    Bru
    Obrigada pelas suas dicas, são sempre valiosas para mim.
    E vamos começar a economizar kkkk…
    Beijos : )

  3. Sandra
    11.novembro.2014

    Desde que eu e meu noivo resolvemos comprar o nosso sobrado tudo é controlado por uma planilha. Nada foge dos nossos cálculos. Eu vendi o meu carro e ele manteve o dele, mas mesmo assim só o usa nos fins de semana. Ainda pra ajudar me cadastrei no cupom mágico e procuramos comprar tudo à vista usando os descontos obtidos por este sistema ou negociando com as lojas!

    • 11.novembro.2014

      Oi Sandra! Nossa história foi bem parecida então. Ah! Esses cupons nos salvam mesmo! hehehe

  4. Flavia Paschoal
    11.novembro.2014

    Nossa Bruna, ótimas dicas. Estou adorando este seu blog e ainda mais as postagens que ajudam sim com nossas questôes diárias ;)

  5. Ederlaine
    11.novembro.2014

    Oi Bruna!
    Entro sempre no seu blog, curto sua página no face, mas nunca comentei.
    Gosto muito da maneira como você escreve e principalmente da sua humildade e simpatia.
    Estou vivendo o mesmo momento que você (casando e decorando o apê) e já aproveitei muitas dicas do blog.
    Sobre esse assunto de economias, sei bem como é…Desde que fechei a data do meu casamento (será em maio), que não compro uma peça de roupa :(, fora as outras coisas que também tive que abrir mão. Mas no fim das contas, sei que vai valer muito a pena. E aprendi muito com isso, principalmente a dar valor maior para o meu dinheiro.

    Beijos!

    • 11.novembro.2014

      Obrigada Ederlaine, fico feliz em saber! <3
      É assim mesmo, mas vale a pena no fim das contas!

  6. Aline
    11.novembro.2014

    Bruna, vc tem uma média de quanto você gastou mais ou menos para mobiliar o ap?

    • 11.novembro.2014

      Putz, ainda não dividi em reforma/mobília pq nem terminamos né rs, mas não foi pouco não, cada hora surge uma coisa pra fazer rs

  7. Igor Gutierrez
    11.novembro.2014

    Eu uso o site e APP do Minhas Economias. A 2 anos ele salvou minha vida e venho mantendo ele ativo desde então. Como tem APP pra Android e IOS fica fácil atualizar, ai em casa com Wi-Fi é só sincronizar. O bom é que vc tem depois relatórios prontos e vc consegue saber onde está gatando. Aquelas besteiras que não percebemos de 2 reais aqui, 2 ali…

    Indico ele pra todo mundo pq me salvou e hoje consigo não só fazer tudo o que eu quero como ainda economizo dinheiro. Deixei de comprar aquele chocolate depois do almoço no restaurante, e comprei uma caixa fechada pagando bem menos.

    São detalhes que só percebemos quando juntamos tudo.

  8. Leticia
    11.novembro.2014

    Oi Bruna! Primeiramente queria parabenizar o blog, sempre com informações úteis e inspiradoras.
    Concordo com as dicas de economia, para comprar o meu primeiro apê também cortei os gastos com salão, assim como em roupas e reduzi as idas aos restaurantes.
    Acho que não dá para ter tudo ao mesmo tempo, a gente tem que priorizar os gastos e abrir mão de algumas coisas. Apesar de ter economizado muito e focado na compra do apê, não deixei de viajar e de me permitir alguns mimos e recompensas, pois se a gente só economiza sem ter algum prazer mais imediato, a chance de se desmotivar e largar o projeto é maior.
    Não me arrependo nem um pouco, esse apartamento eu acabei vendendo e utilizei a grana para construir a minha casa. Ela está prontinha e estou em processo de mudança, usei como referência várias dicas do seu blog :)

    • 11.novembro.2014

      Oi Leticia, obrigada!
      Exatamente, precisamos tbm de uns mimos, lembro que fizemos uma ou duas viagens no máximo nessa fase, mas que demos muito mais valor e ficamos super felizes! :)

  9. Kaa
    11.novembro.2014

    O salão come mesmo nosso dinheirinho se a gente deixar, né?! Graças as blogueiras e o youtube, hoje também faço eu mesma minhas unhas toda semana! No salão só vou uma vez por mês pcausa das unhas dos pés (ninguém merece fazer o próprio pé, né?! A coluna dóói! kkk) e pra cortar o cabelo …uma vez por ano! rsrs

    Pensei, pensei e lembrei de uma dica que uma professora da facul deu: Sabia que os saquinhos que a gente coloca os hortifruttis no mercado também pesam na balança?!! Especialmente quando ele é grande e feito com plástico grosso. Por isso agora procuro escolher os sacos de tamanho proporcional ao que vai dentro e como aqui em casa é só eu e meu marido por enquanto…. acabo tendo que pegar unidades de algumas variedades e quando isso acontece, coloco tudo no mesmo saquinho e deixo aberto que dae no caixa (onde fica a balança) eu alcanço tudo separado e depois volta pro saquinho de novo, deu pra entender? Por ex.: uma cenoura, uma beterraba, um alho, dois tomates e um abacate. Tudo no mesmo saquinho. Quando chego no caixa, tiro do saquinho pra pessoa pesar e depois coloco de novo. Dá um pouquinho de vergonha, mas sinto que faço a coisa certa!

    Notei pouca diferença na nota fiscal, mas notei. Acredito que somando isso por um ano ou +, dá uma boa economia! Vale a pena!

    • 11.novembro.2014

      Oi Kaa, boa dica, não tinha parado pra pensar nisso! rs

    • debora
      12.novembro.2014

      já pensei em fazer isso, mas o mercado que eu frequento a pesagem é feita na seção das frutas o que inviabiliza fazer do jeito em que a Kaa falou.

    • Paula
      12.novembro.2014

      Isso é uma excelente ideia!
      Além de economizarmos um pouquinho, ainda ajudamos o planeta com menos saquinhos plásticos no lixo. Adorei essa ideia! Já colocarei em prática.

  10. joyce castro
    11.novembro.2014

    Oi Bruna, boa tarde…
    Amo o seu blog e hoje fiquei parte da manhã montando uma planilha para me ajudar, pois estou entrando na fase da decoração da casa nova e a conta corrente ta querendo ficar “ROXA”…RS!!! Obrigada por dividir suas idéias e Parabéns pelo blog…bjs

    • 11.novembro.2014

      Oi joyce, que legal, parabéns!
      Vc vai ver como sua vida vai mudar, eu uso planilha há muitos anos, anoto tudinho e tem dado super certo!
      Obrigada pelo carinho, super beijo!

  11. Flavia
    11.novembro.2014

    bru, eu sempre utilizei essa planilha, é a melhor coisa que tem. Com ajuda dela, eu e meu marido conseguimos comprar um terreno (que está quitado), financiamos uma casa, temos um carro e ainda pagamos a nossa festa de casamento!!
    Muitas pessoas dizem.. nossa mas pra que fazer festa, dava pra mobiliar mais a casa.. mas olha.. tenho certeza.. que se não fosse o esforço de ter que juntar o dinheiro pra festa, com certeza a gente acabaria gastando com coisas bobas.
    Por isso não me arrependo nem um pouco, conseguimos marcar o dia mais especial de nossas vidas do jeito que a gente quis e com pessoas especiais =)
    Bjs!

    • 11.novembro.2014

      Que delícia ler esse comentário Fla!
      Pq nossas histórias são super parecidas e estamos colhendo os frutos do esforço agora! É muito bom né! :)

  12. 11.novembro.2014

    Uma coisa que eu acho essencial é deixar o desconto da poupança direto da conta corrente! O dinheiro vai pra lá e você acaba nem vendo e consequentemente nem sente falta, sério e dai fica muito mais fácil juntar! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  13. Tamara Alves
    11.novembro.2014

    Quanto mais contas eu faço mais chego na conclusão que to pobre kkkkk ter na planta e se casar é muito complicado, juntar dinheiro é uma ARTE e impressão que dá é que não iremos conseguir, é a vida não é facil!!

    Eu to andando que nem mendiga, nada de passeios, comer besteira só de vez em quando… assim vou levando mas tu tem razão carro gasta muito mesmo e é um luxo dificil de tirar.

    Ai desabafei hehehehe beijos bruna *-*

    • 12.novembro.2014

      Hahahahah te entendo Tamara! Mas tenha calma, tbm achava que não íamos conseguir mas td vai acontecendo aos poucos vc vai ver!!!

  14. Lili
    11.novembro.2014

    Oi Bru,
    Como sempre, seus posts são inspiradores.
    Sei que você está na correria total, casamento, apê, trabalho e que pra parar e gravar um vídeo fica complicado….. Mas assim que der faz um tá? Rs… Pode ser fazendo compras, arrumando o apê…rs…. Saudades de você!
    Um beijão.

    • 12.novembro.2014

      Oi Lili! Oin obrigada pelo carinho, eu gravei um ontem, vc viu? :) bjuus

      • Lilian
        12.novembro.2014

        Pensa em alguém que ficou feliz quando abriu o blog e viu que tem vídeo: eu! Rs…Vou ver agorinha! Obrigada! Você é demais!

        • 12.novembro.2014

          Obaaaaa! Obrigada Lilian! :)
          Eu não faço vídeos todos os dias pq estava recebendo muitas reclamações aqui no blog de leitores que não podem ver vídeos e só tem acesso a internet no trabalho. :\
          Então estou tentando moderar pra tentar agradar a maioria e fazer posts escritos e menos vídeos na semana!

  15. Nathali
    11.novembro.2014

    Ótimas dicas Bru! Quando tiver um tempinho podia postar para a gente sobre como fazer investimentos.

    • 12.novembro.2014

      Pode deixar Nathali, ando fazendo uns testes pessoais, em breve conto pra vcs!

  16. 11.novembro.2014

    Bruna, tudo bem? Eu nunca comentei por aqui, mas já te sigo um tempinho…Eu amei este post, e confesso que sou uma consumista ao extremo. O que eu posso fazer pra melhorar esta parte?

    • 12.novembro.2014

      Oi Carlinha, obrigada por comentar!!! No início é difícil mesmo mas é uma questão de treino e persistência. Eu tento não ficar passando muito em frente de vitrines ahhahahaha tem vezes que é impossível resistir mesmo!

  17. michele
    12.novembro.2014

    ótimas dicas, adorei o post Bru….ah você pode me tirar uma dúvida, qual a marca, o tamanho e o nome do porcelanato que você usou na cozinha?? não achei post falando….você gostou de usar porcelanato?? Beijos.

    • 12.novembro.2014

      Ai Mi, eu não consigo lembrar mas falei no vídeo “tour pelo apê: reforma 1”. Mas na boa, ele é lindo mas não quero nunca mais ahhahahah graças a Deus não coloquei no apê todo pq pra limpar é o ó, agarra cabelos quando passa pano, fora que vc vê cada poeirinha que cai rs no próximo vai ser fosco!

  18. 12.novembro.2014

    Oi, tudo bem?
    Eu te acompanho pelo youtube, mas não estou sempre no seu blog, não sou mto fã de blogs sou mais fã msm do youtube.
    Sou Designer tbm, mas sou formada em Design Digital não gráfico como vc (apesar de fazer algumas coisinhas de gráfico ultimamente..kkkkkk), to desempregada, e faço freelas de Design e principalmente de Fotografia, virou praticamente minha primeira profissão e a segunda Designer, mas não consigo manter nada com isso, mal consigo pagar minhas contas, e manter minhas coisas, ta fods encontrar emprego na minha área masss não desisto nunca..
    Moro com meus pais e namoro a 6 anos (não estamos enrolando mas é que não temos dindin pra casar, casamento e apê é mtooooo caro ta difícil da gente conseguir montar nosso cantinho), por isso entrei no seu blog pra ser se salva minha vida.. kkkkkkkk
    Não tenho mtos gastos, confesso, to sem cartão de crédito (to sofrendo e mtooooo, masss, blz eu vou sobreviver), quase nunca compro roupa (só qndo tem um evento que eu precise, ou minhas roupas já estão rasgadas) mas ganho mtas roupas da minha mãe, ela ama comprar roupas pra mim (pensa até hj que sou boneca..kkkkkkkk), não gasto quase nunca com cabelereiro, vou raramente, faço hidratação em ksa msm, faço unha em ksa, faço tudo em ksa, vivo de youtube procurando coisas pra fazer q não precise gastar mto dinheiro pra dar presentes, pra ksa, pra vida, pra tudo.. e msm assim to sempre com a corda no pescoço, ta osso..
    Tem meses que tenho bastante trampo mas tem meses que não tem, e sempre tenho que pensar no dia de amanhã por isso não gasto mto, mas as vezes é necessário nééé.. igual fim de ano.
    Nunca fui de gastar mto por isso to conseguindo sobreviver com pouco, e como tenho poucos gastos isso colabora mto, masss ainda não dá para o que eu tanto sonho q é ter minha casa, meu cantinho, com meu amor..
    Q dicas vc pode me dar para conseguir duplicar o pouco que ganho e guardar todo mês algo para meu cantinho?
    Pleaseeee me ajude..kkkkk Bjusss.. Adoro seus vídeos e agora to vindo sempre q dá aki no seu blog.. :D Parabéns pelo trabalho.

  19. 12.novembro.2014

    Ahhh esqueci de um detalhe.. restaurante, cinema e teatro realmente é luxo, só no começo de namoro msm pq depois de um tempo, restaurante virou casa de parentes (pra isso ele tem mtos.. kkkkkkkkk), cinema se transformou em google/filmes online, tem até lançamentos é mto bomm.. kkkkkkk, teatro, fomos 2 vezes, no começo do namoro e nunca mais.. kkkkkkkkk
    Ele come marmita no serviço pra gente as vezesssssssss bemmmm as vezesssssss poder ir num japinha pq ninguém é de ferro tbm nééé.. kkkkkkkkkkkk
    #FaleiQueTaOsso
    Pleaseeeeee me ajude.. :D todas as dicas q poder me dar vou ser eternamente grata. :D Bjus.

    • 12.novembro.2014

      Oi Ingrid, fiquei muito feliz em saber que começou a acompanhar o blog tb. Eu adoro gravar os vídeos mas minha paixão maior ainda é escrever aqui! Todas essas economias que vc ta fazendo pode ter certeza que valerá a pena mais pra frente mas nunca esqueça de fazer algo que goste como um presente a si mesma pq se não não tem economia que vá pra frente rs A área de design digital é muito maior até que o gráfico atualmente então não desiste não, tente sempre se aperfeiçoar, a internet ta aí pra gente estar sempre atualizada e aprendendo novas ferramentas! Vc vai ver como o mundo te retribui na hr certa pelo seu esforço! Boa sorte aí, super beijo! <3

  20. barbara
    12.novembro.2014

    oi bruna
    bem bacana o post. eu nunca tive o $ so pra mim, pq sempre tive q ajudar em casa. Uma coisa q acontece mto eh q qndo o nosso salario aumenta a gnt para de se preocupar com os pequenos gastos. c a economia do casamento comecei a observar q compro mta porcaria.Saia pra jantar c o meio noivo toda sexta e sabado (engordamos mto c isso) e agora paramos, pq eh uma grana significativa q vai pro ralo. Eu sempre fui mto de comprar comida, adoro lanchar fora, mas to me controlando. Prefiro juntar o $$ dos lanches e comprar uma blusa pra ir trabalhar, por ex.
    Uma coisa q ta acontecendo comigo é que fico LOUCA pra comprar coisa pra casa. kkk Eu vou numa loja, ai ate esqueco de comprar roupa ou outras coisas, pq qro levar uma colcha nova, ou fazer minha penteadeira, comprar copos, pratos, etc..
    Ainda mais q vou receber visita no natal (to surtando). Gente nao sabia q uma arvore de natal custava tao caro!!! Cruzes!
    E o casamento?? queremos novidades.rs
    Bjs

    • 12.novembro.2014

      Eu até pensei em comprar uma árvore mas desisti rs deixa pra quando eu me mudar definitivamente pro apê! :D Tô na fase dos convites do casamento agora, em breve mostro pra vcs! :)

  21. Alessandra Vitorino
    12.novembro.2014

    Adorei as dicas, estou na fase final de obra do AP, então logo mais terá a reforma ai já bate aquele medo de tantos gastos mas é bem isso que vc disse temos que abrir mão de algumas coisas para ter outras.Agora estou na fase de aprender a comprar tudo a vista rsrs e gastar só com o essencial, sempre tive habito de ter um planilha com os valores de contas e tal já moro junto com o noivo ai um controla o outro isso ajuda bastante. Mas que é difícil com certeza é ainda mais para uma mulher.
    Seu blog é lindo e vc é muito dedicada a ele parabéns!!

    • 12.novembro.2014

      Oi Alessandra, obrigada! Realmente não é uma tarefa fácil mas comprar td a vista ajuda demais tbm!

  22. Ana Maria
    12.novembro.2014

    Adoro dicas sobre finanças.
    Eu e meu marido, fizemos uma casamento em apenas 6 meses, acabamos de comprar nossa apê na planta, e agora estamos viajando em lua de mel. Tudo graça ao planejamento e nossos esforços. Valeu a pena cada centavo poupado.

  23. 12.novembro.2014

    Oi Bru,
    amo ler sobre finanças pessoais e planejamento. Seu post ficou super legal, parabéns!
    Muitas dessas regrinhas já estão incorporadas no meu orçamento, e sei como elas ajudam a economizar. Ah, as minhas dicas para finanças pessoais são muitas, e por isso, criei até um blog para ajudar as pessoas que ainda não têm o hábito de se planejar e de poupar.
    Se você puder, dê uma passadinha lá. O seu blog foi o primeiro que eu comecei a ler, e o que mais me motivou a escrever! Muito obrigada! Espero que um dia meu blog cresça também.
    Beijão para você Bru!

    • 13.novembro.2014

      Oi Ca, ai que linda… vou passar sim, pode ter certeza!
      E muito sucesso pra vc viu!

      • 13.novembro.2014

        Oi Bru,
        muito obrigada! Você é uma fofa! Que tal você vir para Brasília? Vamos articular um encontrinho por aqui? Nunca vi encontrinhos aqui!!
        Beijão

        • 13.novembro.2014

          Ca!!!
          E eu não conheço Brasília ainda, quero muito ir aí conhecer, quem sabe mais pra frente né! ;)

  24. Susany Oliveira
    17.novembro.2014

    Amei as dicas. Eu faço isso desde que consegui meu primeiro emprego e vem dado certo. Tento sempre controlar minhas dividas, estou usando o manta do: Você realmente precisa disso?

  25. ELAINE
    18.novembro.2014

    Bruna, vc teria algum aplicativo de celular para me indicar?
    Obrigada pelas dicas! Vou colocar em prática!
    Bjos

  26. Mary
    06.dezembro.2014

    Bru vc é uma fofa viu ,o mundo precisa de mais pessoas como vc…
    que dividam experiencias em prol do bem maior …o amor ao próximo ,concordei com todas as dicas menos a s unhas (rsrsr), tinha tirado isso, mas cheguei a conclusão que era o único luxo que eu tinha …kkkk um dia chego la.
    Bjoooo

    • 06.dezembro.2014

      Hahahah eu tbm pensava assim, mas sabe que hj até prefiro em casa, já peguei prática e nas manicures elas sempre tiravam uns bifinhos ou a unha não ficava como eu queria kkkkkkk
      Um beijo Mary e obrigada de verdade pelo seu comentário! <3

  27. Alexandra Santana
    12.janeiro.2015

    Olá, Bruna!!!
    Sou nova internauta dos blogs e me encontrei com as suas dicas.
    É impressionante como meu modo de agir é parecido com o seu. Compramos nosso AP no final de 2012 e a entrega é para o meio do ano que vem, 2016 (Já contando com os atrasos!!! rsrsrs).
    Ansiosa!!!
    Abraço.

  28. Daiane Oliveira
    14.janeiro.2015

    Bru, adorei esse post pois me identifiquei muito! Desde cedo sempre fui de economizar, em passagem de transporte público, em salão de beleza, roupas, sapatos, comida, até em mensalidade de faculdade ou curso sempre fiz de tudo p pagar menos. Hj vejo q valeu a pena pois tenho um bom dinheiro, mas vou economizar mais p comprar uma casa :) bjs

  29. Janaina Anderlini
    29.maio.2016

    Ola Boa tarde gostei muito do seu blog e de suas susgestões mas sou uma pessoa que não consigo fazer isto gasto alem do que possuiu você teria algum whatsap para me dar umas dicas eu sei na cabeça o que eu tenho mais na prática não.Como eu faço.?

  30. Elisangela
    03.julho.2016

    Olá, são dicas valiosas! Estamos fazendo o possível para conseguirmos comprar nossa casa. Com fé em Deus conseguiremos! Abraços.

  31. Thais
    17.setembro.2016

    Olaa bruna
    Sou nova no blog e estou amando as postagens. As dicas estao sendo otimas pra mim.